Choupal mais perto da reabilitação

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lion
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Recuperar e dar uma nova vida à mata do Choupal, é esta a intenção de um protocolo celebrado ontem. Ministro Nobre Guedes diz que há total disponibilidade financeira do Governo, mas não quantifica

Câmara Municipal de Coimbra e Instituto da Conservação da Natureza (ICN) assinaram, ontem à tarde, um protocolo que vai permitir a gestão partilhada da Mata do Choupal, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, Luís Nobre Guedes.
Mediante aquele acordo, a autarquia e o ICN propõem-se definir as regras pelas quais vão elaborar os designados «planos de gestão florestal e de orientação da utilização pública da mata».
Mas, para a ambicionada «reabilitação e revitalização imediata e elementar da mata», uma das competências do ICN conforme consta do clausulado, o ministro Nobre Guedes, que falou do esforço imprimido pelo seu Ministério para «dar mais meios à valorização e conservação da natureza», assim como do total «à-vontade financeiro» para este projecto, não soube dizer que verbas vão ser destinadas ao Choupal.
Ao ICN compete, ainda, «promover as diligências para providenciar o financiamento necessário para o projecto, constituir uma comissão mista de acompanhamento para o processo de elaboração da proposta dos planos de gestão florestal e de orientação da utilização pública, a qual deverá integrar um representante da autarquia.
Já a autarquia, compromete-se a acompanhar a cooperação entre o ICN e as instituições públicas e privadas com actuação na área geográfica da mata, assim como a promover as acções de sensibilização ambiental que ali venham a acontecer, sobretudo quando intervenham escolas ou instituições do concelho.
Compete também à autarquia, desenvolver, em conjunto com o ICN, projectos de «recuperação e adaptação das infra-estruturas e equipamentos de apoio à visitação e uso público da mata».
O presidente da Câmara, Carlos Encarnação, destacou o facto de a tarde de ontem ter sido dedicada a questões ambientais – momentos antes, entrara em funcionamento o centro de compostagem em Taveiro –, ao declarar que se poderá dar definitivamente a Coimbra «um espaço aprazível», que é, ao mesmo tempo, «um símbolo da cidade de Coimbra».
Situada na margem direita do Rio Mondego, a Mata do Choupal, com 3,5 quilómetros de comprimento, é o resultado de uma importante plantação de choupos, realizada em 1791 para fixar os terrenos marginais de um novo leito do rio Mondego, no âmbito de obras orientadas pelo padre Estêvão Cabral, que veio a dar nome a uma rua da cidade.
Fixar as margens do rio foi a primeira função da Mata, à qual está aliada desde o início a de «repartidora das cheias», dispersando-se a água através de canais que a “cortam” na transversal.
Nestes dois séculos, o arvoredo foi crescendo e a Mata do Choupal tornou-se uma «referência da cidade» como espaço de recreio, lazer e desporto, mas uma quarta função, no domínio da educação e sensibilização ambiental, surgiu após 1989, com a passagem da sua gestão para o ICN.

in Diário de Coimbra
Em tempo de eleições á sempre dinheiro...
Acho muito bem q façam alguma coisa pelo choupal, aquilo tem andado um pouco abandonado, quando devia ser um espaço de eleição da nossa cidade. Podiam aproveitar, e arranjam uns campitos de futebol para o pessoal, e uns campos de volei de praia, como aquele q esteve no choupalinho na altura do Euro2004. Ficamos para ver se é mais uma promessa em tempo eleitoral.

Otyg
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11

Mensagem por Otyg »

sensibilizações para aqui, ideias para ali, quando passarem ás acções já eu tenho netos. :lol:

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Mensagem por Viva_a_Historia »

É impressão minha ou ainda não se viu nada dessa reabilitação?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Bom bom era proibir os cavalinhos de irem para lá... é que encontrar croquetes gigantes pelos caminhos não é nada bom, ainda para mais porque são muitos espalhados e atraem moscas que se farta.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Corsario-Negro Escreveu:Bom bom era proibir os cavalinhos de irem para lá... é que encontrar croquetes gigantes pelos caminhos não é nada bom, ainda para mais porque são muitos espalhados e atraem moscas que se farta.
é fertilizante para as árvores :D

solum_blonde
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

Corsario-Negro Escreveu:Bom bom era proibir os cavalinhos de irem para lá... é que encontrar croquetes gigantes pelos caminhos não é nada bom, ainda para mais porque são muitos espalhados e atraem moscas que se farta.
Eu diria o contrário (criando as devidas condições de higiene, claro...).Porque não um serviço de aluguer de cavalos? Os turistas iam adorar, e para quem não tem cavalo próprio e quer fazer o gosto ao dedo era fantástico!
Uma zona de banhos, aproveitando o rio, rolava...
E porque não um ou 2 barzinhos para festas e dança ao ar livre?
Vejam o q fizeram em Lisboa. Monsanto era uma xoça e agora está super agradável.
Podiam la fazer festivais de dança, feiras temáticas (artesanato, oculto,etc). E claro, criar mais espaços para desporto, com balneários decentes.
Porque daqui a nada deixa de fazer sentido dizer-se "Coimbra do Choupal".

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Erm... os cavalos não pedem licença para ir à casa de banho, logo ias ter era ainda mais moscas e detritos nos caminhos que deviam estar limpos, e não acho que meter pessoas a limpar seja solução, o cheiro e as moscas andam por lá na mesma. :P

O choupal é para ser um sitio calmo, rural para as pessoas passearem calmamente a pé, praticarem desporto etc (quantas vezes não fui para lá correr). Não para festas barulhentas ou se andar no carroussel B)

Quando voltar a ser assim é que fica como era conhecido antigamente, mesmo que a area tenha sido reduzida.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Concordo com o corsário-negro.
Acho que o Choupal é um sítio calmo e deve ficar assim...
Não é mesmo nenhum espaço para andar a fazer barulhos.
Quando la vou procuro paz nao disturbios...
E com bares acho q nao iam durar muito tempo sinceramente...
Aquilo deve ter a finalidade que tem: passear, relaxar, "ouvir passarinhos" e nao transformar aquilo num lugar barulhento.
Talvez se fosse para sugerir algo, seria sim claro, uma limpeza só...
Porque acho bem os cavalos lá andarem...