Como é viver em Coimbra?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
suB
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: domingo, 16 janeiro 2005 1:27

Como é viver em Coimbra?

Mensagem por suB »

Primeiro de tudo, olá a todos :). Bem, a minha pergunta começa como começam milhares na cabeça de todos os jovens na altura do secundario.. Eu neste momento sou caloiro de Eng. Biomédica na FCT-UNLisboa, mas quero mudar de curso, sempre tive em mente Ciências Farmaceuticas na FFULisboa, no entanto, o facto de ter estado um par de semanas no IST em Informatica (depois mudei na 2ª fase) deixou-me muito desiludido em relaçao à ideia que tinha de Lisboa. Fartao de confusões, pessoas a correr dum lado pro outro, carros que so param para deixar passar porque se nao pararem amachucam o para-choques, beggers, sem-abrigo, etc (e outras 'coisas' que quem ja foi a lx sabe e se lêm nas entrelinhas). E então pensei na hipotese de ir estudar para Coimbra, ja la estive em visita de estudo e embora nao tenha conhecido muito da cidade (so andei numa avenida com esplanadas logo dps da ponte e fui até ao largo da CGD (?)) mas foi o suficiente para adorar a cidade :) muito limpa, pouco grafitti e acima de tudo, uma amabilidade espantosa para quem é da margem sul e está habituado a estas zonas (eu e mais uns amigos, perdidos numa ruela, fomos prontamente ajudados por 2 ou 3 pessoas q n conheciamos de lado nenhum e logo se ofereceram para nos ajudar caso estivessemos perdidos). Mas como eu sei, uma coisa é turismo, outra é (e)migração. Portanto, gostava de saber qual é a vossa opiniao, qual é o ambiente da universidade, da propria cidade, transportes, alojamento.. etc (tambem estou influenciado pelos meus colegas do norte que se queixam especialmente das confusoes na rua e dos assaltos em liboa/caparica). Obrigado :)

(tambem pesa um pouco ter sabido por uma veterana de farmacia que as condiçoes da FFUL sao muito más e que na UC vai haver um edificio novo :))

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu fiz um trajecto parecido... sou de Coimbra, mas estive um ano no IST. Fiquei tremendamente desiludido com a cidade e com a universidade... acabei por voltar para Coimbra e já vou no 5º ano do curso. Não há comparação possível... é uma cidade mais pequena, as pessoas são mais simpáticas, a qualidade de vida é superior, etc. Também detestei aquela sensação horrível de correr para todo o lado que há em Lisboa, aqui não há nada disso. Eu recomendava-te a mudança.

Vai lendo os vários posts desta secção, vais ficando com uma ideia de algumas coisas que vão acontecendo na cidade. E de certeza que vai haver mais pessoas a responder aqui para te dar uma opinião. :)

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Anda pa cá e traz amigas!
Agora a sério.. não trocaria Coimbra por cidade nenhuma. Pode não ser a mais desenvolvida, pode não ser que tem mais movimento mas who cares? Por isso mesmo é a adoro, é uma cidade linda. Transito: penso que so as 6 da tarde se torna um cadinho intenso mas anda do outro mundo. Poluição? Bem, o meu maior prob agora é o po das obras do dolce vita e o rio podia ter um cadinho de melhor aspecto. Espaços verdes? Não sendo muitos, são sufecientes se bem aproveitados. Noite? Os tascos vão chegando pas encomendas. Pronto... quanto mais la estou mais gosto daquilo.
A minha terrinha fica a 40kms de Coimbra, tou 2 dias fora e já quero voltar :D.
Coimbra para sempre 8) ... tou fanático :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

suB
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: domingo, 16 janeiro 2005 1:27

Mensagem por suB »

Pois, o IST é realmente mau.. Ha pessoas q se adaptam perfeitamente mas eu nao gostei muito, tem um ambiente muito pesado (o contrario da FCT-UNL). Outra das coisas que detestei em lx (e tambem na margem sul, embora a minha zona, barreiro, nem seja das piores) é o constante sentimento de insegurança, especialmente em Lx. O mais caricato que me aconteceu foi decidir apanhar o Autocarro no ist em vez de ir de metro para ir mais descançado (um caloiro que conheci foi assaltado no metro, no 2º dias em lisboa. é preciso sorte.) e qual é a primeira coisa que vejo assim quem entao? Um grande autocolante a dizer "Beware of pickpockets" :roll:

Quais sao para ti os "down-sides" de Coimbra em relaçao a lisboa? talvez os transportes, n?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sim, os transportes são sem dúvida um dos pontos fracos da cidade, embora quem more nos subúrbios seja muito mais afastado do que quem mora na própria cidade. Por exemplo, eu moro na área suburbana e em transportes públicos demoro uma hora de casa para o departamento (quando há transportes públicos). A isto junta-se uma caminhada de 5 a 20 minutos, dependendo de onde se apanha o autocarro (o mais próximo só passa umas 6 vezes por dia). De carro demoro 10 minutos. No entanto, se fores morar dentro da cidade (como é provável) não deverás sentir isto assim tanto.

Adiragram
Novato
Novato
Mensagens: 39
Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 15:09
Localização: paradise...
Contacto:

Mensagem por Adiragram »

como é viver em coimbra?! boa pergunta...
já estou no meu 3º ano, vim dos açores, por isso foi uma mudança radical... apesar d já conhecer a cidade, pois tenh família cá e vinha nas férias... é totalmente diferente a noção q tens de coimbra qndo te tornas num estudante de cá... sempre quis vir p cbr, tlvz pla influencia da minha mãe e tios q estudaram cá e sempre me flaram c gnd entusiasmo, o q é certo é q acabei por vir p cbr, e apesar d por vezes estar arrependida qnto ao curso, de uma coisa não me arrependo e é d ter vindo p cá... as pessoas q se conhece, o ambiente, a latada, a queima, a rotina (q nunca é rotina cá em cbr, plo menos p mim), isto tdo se "entrenha" em nós e não queremos mais nada dps d cá estarmos!!! :)


caso venhas p cá, acredito q vais adorar tdo este ambiente!!

qnto aos downsides... provavelmente os transportes, isso se tiveres longe d onde estudas...
"Na vida, as coisas amargas são as escolhas que temos de fazer." (in Adeus Pai)

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Coimbra não tem grafitti? :roll:

Bem, digamos que sempre vivi cá, por isso...

Digamos que isto tem um grande ambiente jovem na altura das aulas e que durante o Verão é um deserto. Mas, o Porto também o é nos fins-de-semana.

O ar é menos pesado do que em Lisboa... Temos mais verde...

Não temos é tantos espectáculos e concertos.

O principal senão de Coimbra em relação a Lisboa é que eles têm o Benfica.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Bem para começar devo dizer que sou um bocado "suspeito" pois nasci e sempre vivi cá em Coimbra! Mas por acaso conheço relativamente bem Lisboa, e a grande diferença é o ambiente que se vive na cidade, quase sempre alegre e descontraído. Ao contrário, em Lisboa as pessoas parece que vivem para elas só, são mais introvertidas e muitas delas com complexos de superioridade, não todas felizmente.

Quanto a transporte, também não estamos assim tão mal servidos como isso. Dentro da cidade, tens autocarros com alguma frequência, dependente dos locais para onde vais. Existem alguns espaços verdes de qualidade, ajudando a ter uma boa qualidade de vida na cidade. O trânsito, é mais intenso nas horas de ponta, nada por aí além, mas o estacionamento é algo complicado, principalmente na zona mais "central" ou "histórica" da cidade. Também é uma cidade relativamente segura.

Penso que irás gostar da cidade, se vieres para cá e depois da 1ª Queima ou Latada, não vais querer outra coisa. :wink: Ah, e trás gajas. Nunca são demais! :twisted:
ShichiAkaAkuma Escreveu:O principal senão de Coimbra em relação a Lisboa é que eles têm o Benfica.
Essa é a nossa principal vantagem. Temos a BRIOSA. Não precisamos cá de lampiões, lagartos ou tripeiros. :evil:

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

Sys7eM Escreveu:
ShichiAkaAkuma Escreveu:O principal senão de Coimbra em relação a Lisboa é que eles têm o Benfica.
Essa é a nossa principal vantagem. Temos a BRIOSA. Não precisamos cá de lampiões, lagartos ou tripeiros. :evil:
Mais nada :twisted: :twisted: :twisted:

É assim os transportes talvez seja um dos aspectos maus de Coimbra mas para mim o que sempre fez falta em Coimbra foi cinemas sala de espectaculos e locais decentes onde praticar desporto.

Os cinemas está quase a ficar resolvido!!!
Salas de espectaculo acho que devia haver mais :evil: :evil:
Locais onde praticar desporto vai aparrecer o do complexo do estadio mas vao deitar abaixo outro pavilhão por isso (falo não só de relvados, mas de pavilhões e piscinas)

Cumps

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Só uma nota: em relação às piscinas, além das de Celas tens agora também o complexo de piscinas de Eiras (que foi construído onde era o Ciclo da Pedrulha). Este complexo pertence à lista de contrapartidas que a Câmara pediu ao Grupo Amorim referentes ao Eurostadium (assim como o novo parque de campismo, por exemplo).

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Bem tens de contar também com a abertura de uma piscina em S. Martinho do Bispo, q está incluida nesse tal pacote de obras feitas pelo grupo AMORIM. É exactamente igual á piscina de Eiras, e supostamente é também para ser inaugurada no mesmo dia q o DolceVIta e o complexo desportivo do estádio. E já mereciamos á muito tempo uma piscina do lado esquerdo do rio... :D :D

Quanto á cidade de Coimbra, posso dizer q não há outro igual, quem vem para cá viver dificilmente quer sair, tem os seus pontos negativos, mas tem ainda mais pontos positivos, n vou voltar a falar neles visto q já os disseram quase todos neste tópico. Além disso temos a nossa BRIOSA. E acima de tudo a melhor Queima do país!!!!! Ui q nunca mais chega Maio....

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

qto as piscinas tenho que retirar o que disse mas quanto a pavilhõe de jeito....... :cry: :cry:

Cumps

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

andre_aac_12 Escreveu:qto as piscinas tenho que retirar o que disse mas quanto a pavilhõe de jeito....... :cry: :cry:

Cumps
No âmbito daquele projecto para a entrada norte de Coimbra - que inclui a construção da Gare do Mondego - vão construir uma Arena com capacidade para 5.000 pessoas que servirá para desporto e outros espectáculos. Deve ser uma espécie de Pavilhão Atlântico com metade da capacidade.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Responder