Cidadãos de Coimbra entregam pedido para travar os testes na cimenteira da Cimpor
Vários cidadãos de Coimbra entregaram hoje ao Tribunal Administrativo e Fiscal daquela cidade um pedido para travar a co-incineração na cimenteira da Cimpor, uma acção popular que conta com o apoio do socialista Manuel Alegre.
"O Dr. Manuel Alegre Manuel Alegre transmitiu-me a sua solidariedade sobre esta acção popular, que só não vai subscrever por ser membro do Conselho de Estado e recear que possa haver incompatibilidade. O Dr. Vital Moreira está também solidário e provavelmente irá aderir", disse à agência Lusa o advogado Castanheira Barros, um dos autores da acção.
O presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Manuel Lopes Porto, e o director dos serviços de cirurgia cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra integram também a lista de autores da acção.
Ao contrário do que Castanheira Barros tinha anunciado na sexta-feira passada, em declarações à Lusa, não chegou hoje a ser entregue ao tribunal uma providência cautelar com a acção popular. "Optámos à última hora por não o fazer, por enquanto. Decidimos esperar por sentenças sobre a acção entregue pela Câmara de Coimbra e sobre a acção de Intimação para Defesa dos Direitos Liberdades e Garantias", explicou.
Castanheira Barros foi o autor da primeira acção judicial para travar a co-incineração em Coimbra, entregue a 17 de Julho (Acção de Intimação para Defesa dos Direitos Liberdades e Garantias) e que seguiu segunda-feira para recurso do Supremo Tribunal Administrativo.
Em meados de Setembro foi a vez da Câmara de Coimbra entregar ao tribunal uma providência cautelar e uma acção principal para travar a queima dos resíduos perigosos naquela cimenteira, um processo que também ainda não teve sentença do Tribunal Administrativo de Coimbra.
Com Lusa
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida ... eracao.htm
Espero que se vá em frente, pois o teimoso do nosso Governo faz orelhas moucas ao povo que o elegeu!

