Coimbra vista em Setembro de 1873 por uma inglesa

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Coimbra vista em Setembro de 1873 por uma inglesa

Mensagem por Lino »

«Coimbra dista obra de milha e meia da estação, que está ao sopé de um monte a pique. A ida para a cidade por larga estrada, vestida de tílias, é agradavel couza. (…)
O trajar domingueiro do povo é diverso do que uzam as aldeãs suburbanas do Porto, principalmente no feitio do chapéu, que tambem tem aba larga, mas descaída para a nuca. Excedem-nas no alardo de ponderosas correntes de ouro, que pelo tamanho e grossura, parecem insignias de dignatarios civicos. Afóra estes enfeites, uzam cruzes, broches, arrecadas, anneis e pulseiras, chitas ramalhudas, lenços bordados e aventaes, ramilhetes e grinaldas nos chapeus, soccas elegantes e, ás vezes, meias.
(…)
As ruas de Coimbra são negras; muitas são meras viellas, de costa acima quazi todas, escadeadas, litteralmente, calçadas de pedrinhas redondas, de nenhum modo gratas aos pedestres. Algumas são asquerosas; mas, hoje em dia, creio que já se não faz mister aos estudantes, primorosos como já foram no calçado, estabelecer estações em diversos pontos da cidade para, durante o dia, mudarem de calçado. (…) Actualmente estão fóra muitos academicos; mas alguns vi envoltos nas suas grandes capas, descobertos, posto que tinham uma especie de carapuças que trazem nas mãos ou nos bolços, e com ellas cobrem as cabeças á semelhança dos nossos «opas-azues». (Blue-coat boys).
(…)
Á tardinha, subimos aos jardim botanico e aqueductos, e passeamos entre os elegantes na bonita alamêda, á margem do rio. Estudantes e lentes com as suas vestes academicas, e senhoras esmeradamente trajadas iam e vinham, ou sentavam-se debaixo das tilias e acacias d´este passeio graciosamente arborizado.»

in Lady Jackson, Catharina Carlota (1877) A Formosa Lusitânia por… Versão do inglez, prefaciada e annotada por Camillo Castello Branco.
Porto: Livraria Portuense-Editora, pág. 389 à 397

Imagem

:)

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Obrigado Lino por esta "fotografia" da nossa Coimbra do séc. XIX.
Continua a coleccioná-las!

Cláudia BN
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 09 março 2006 21:10

Mensagem por Cláudia BN »

Curioso... passado mais de um século, pouco mudou em Coimbra. Continua a mesma cidade, pitoresca, extremamente atractiva e bela aos olhos de quem a visita. É uma cidade pequena, uma espécie de aldeia global, onde existe de tudo um pouco, onde todas as pessoas se conhecem, onde tudo nos é familiar. Não se parece nada com Lisboa ou com o Porto (excepto no que toca ao trânsito, infelizmente). Não quero com isto dizer que tudo em Coimbra é bom, até porque nada é perfeito, mas se há cidade onde eu gostaria de viver é, sem sombra de dúvida, Coimbra!

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eheh e eu contínuo a achar Coimbra feia, velha e cinzenta sem atractivo nenhum para se viver!

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

:shock: :shock: Desculpa, Coimbra tem mais que ver que o Porto, penso eu... e tem vários motivos de visita na região. Monumentos, natureza, praia, campo, boa doçaria e gastronomia... se bem que está menos desenvolvida a muitos níveis que, por exemplo, o distrito de Aveiro, Leiria ou Viseu...

Cláudia BN
Novato
Novato

duffy Escreveu:Eheh e eu contínuo a achar Coimbra feia, velha e cinzenta sem atractivo nenhum para se viver!
Ainda me hás-de explicar em que cidade é que vives... ou de que cidade gostas...

knight
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21

Mensagem por knight »

Cláudia BN Escreveu:Curioso... passado mais de um século, pouco mudou em Coimbra. Continua a mesma cidade, pitoresca, extremamente atractiva e bela aos olhos de quem a visita. É uma cidade pequena, uma espécie de aldeia global, onde existe de tudo um pouco, onde todas as pessoas se conhecem, onde tudo nos é familiar. Não se parece nada com Lisboa ou com o Porto (excepto no que toca ao trânsito, infelizmente).
Bem, acho que a ter de escolher um trunfo de Coimbra, o facto de ser pitoresca é sem dúvida um dos principais. A imagem de Coimbra vista do alto de Santa Clara, da ponte, ou da varanda da Universidade é absolutamente deslumbrante. Mas o que acho de mau é que muita dessa beleza desaparece quando se vem ver mais ao perto... Ruas mal cuidadas, edifícios decadentes (podres mesmo, só de me lembrar daqueles ali ao lado do elevador da Universidade... enfim...), lixo, aberrações pós-salazaristas misturadas com edifícios antigos em pleno centro, enfim, acho que Coimbra ainda tem muito que crescer em termos de apresentação. E acho que essa ideia transparece em muitos turistas que visitam a nossa cidade. Agora o que não se pode negar é a história, a tradição e a mística da cidade, que faz toda a diferença e lhe dá um carácter único, que nem Lisboa nem o Porto ou outra cidade qualquer no país consegue igualar.

E quanto ao trânsito... não tem comparação com Lisboa ou Porto heheh, mas para a dimensão da cidade, acho que é um pouco excessivo. Ainda está pra vir o dia em que reconhecem a importância de verdadeiros acessos e avenidas largas e descongestionadas na drenagem do trânsito... Porque isto de chamar circulares a meras avenidas internas da cidade, cheias de rotundas e prédios e acessos a tudo quanto é sítio... não dá em nada

Cláudia BN
Novato
Novato

knight Escreveu:
Bem, acho que a ter de escolher um trunfo de Coimbra, o facto de ser pitoresca é sem dúvida um dos principais. A imagem de Coimbra vista do alto de Santa Clara, da ponte, ou da varanda da Universidade é absolutamente deslumbrante. Mas o que acho de mau é que muita dessa beleza desaparece quando se vem ver mais ao perto... Ruas mal cuidadas, edifícios decadentes (podres mesmo, só de me lembrar daqueles ali ao lado do elevador da Universidade... enfim...), lixo, aberrações pós-salazaristas misturadas com edifícios antigos em pleno centro, enfim, acho que Coimbra ainda tem muito que crescer em termos de apresentação. E acho que essa ideia transparece em muitos turistas que visitam a nossa cidade. Agora o que não se pode negar é a história, a tradição e a mística da cidade, que faz toda a diferença e lhe dá um carácter único, que nem Lisboa nem o Porto ou outra cidade qualquer no país consegue igualar.

E quanto ao trânsito... não tem comparação com Lisboa ou Porto heheh, mas para a dimensão da cidade, acho que é um pouco excessivo. Ainda está pra vir o dia em que reconhecem a importância de verdadeiros acessos e avenidas largas e descongestionadas na drenagem do trânsito... Porque isto de chamar circulares a meras avenidas internas da cidade, cheias de rotundas e prédios e acessos a tudo quanto é sítio... não dá em nada
Devias ter citado toda a mensagem. Esqueceste-te da parte em que eu dizia que nem tudo em Coimbra é bom. Estudei em Coimbra durante cinco anos e agora, quatro anos depois de ter deixado a cidade, confesso que sinto saudades. Também me lembro das ruas completamente degradadas, dos pedintes e mendigos (que continuam os mesmos), mas essa não foi a principal lembrança que a cidade me deixou. Falei do trânsito porque sempre que vou a Coimbra atrofio, pois ando horas para encontrar estacionamento. Para quem lá vive, não tenho dúvidas que os transportes públicos são uma boa solução. Infelizmente, a mentalidade do nosso povo ainda não permite deixar de mostrar aquilo que se tem...

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Lino Escreveu::shock: :shock: Desculpa, Coimbra tem mais que ver que o Porto, penso eu... e tem vários motivos de visita na região. Monumentos, natureza, praia, campo, boa doçaria e gastronomia... se bem que está menos desenvolvida a muitos níveis que, por exemplo, o distrito de Aveiro, Leiria ou Viseu...
Meu Deus, tenho perdido a praia! Onde é que está Lino, diz-me! onde é que fica? :P

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

mario Escreveu: Meu Deus, tenho perdido a praia! Onde é que está Lino, diz-me! onde é que fica? :P
Prós lados de Ceira. A praia fluvial :)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Eu disse, "na região", ou seja, na região centro. Estava a referir-me à Figueira. Há ainda a praia fluvial de Torres do Mondego ou a praia dos tesos, bem mais perto. :lol:

knight
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21

Mensagem por knight »

Cláudia BN Escreveu:Devias ter citado toda a mensagem. Esqueceste-te da parte em que eu dizia que nem tudo em Coimbra é bom.
Só tenho que citar a parte que comento directamente... De outra forma seria bastante repetitivo... :D
E quanto aos transportes públicos... são certamente uma alternativa mas estão bem longe de ser uma alternativa eficaz :)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Sim especialmente em período de férias escolares. Não se lembram que há os que precisam dos transportes nestes dias? Meia hora à espera do autocarro é inadmissível!

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Ou mesmo uma hora, no caso do 34 em períodos de férias escolares. Eu hoje estive séculos à espera do 3A :?

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

O facto da zona mais antiga de Coimbra estar decadente e praticamente em ruínas é típico em Portugal!

À excepção de algumas cidades (recordo-me de Sintra e Guimarães, em particular) todas as outras têm as suas zonas históricas votadas praticamente ao abandono, com os edifícios velhos, mal cuidados e alguns em risco de ruir. Aposta-se muito na criação de zonas novas e aquilo que já existe acaba por ficar esquecido.

Esquecido fica também o facto de que são as zonas históricas que chamam os turistas e, neste aspecto, Coimbra, tal como outras vilas e cidades, ainda têm muito para fazer. E nota-se ainda mais esta diferença se formos comparar com as cidades no estrangeiro, onde as zonas históricas estão impecáveis, totalmente reabilitadas e agradáveis de visitar.

Quanto ao trânsito, e uma vez que Coimbra é uma cidade, é normal que o trânsito reflicta esse estatuto. Está certo que Coimbra até pode nem ter avenidas muito largas, que permitam o rápido fluxo de trânsito, mas este é um problema comum a muitas vilas e cidades, cujos governantes parecem não ter visão para o futuro. Parece que 5 metros de terreno para cada lado de uma avenida são preciosos demais para serem ocupados por alcatrão, com todas as consequências que daí advêm, nomeadamente os problemas de trânsito ou até mesmo a falta de espaços verdes. Mas também é verdade que Coimbra possui nas várias entradas da cidade parques da Ecovia que estão praticamente vazios. O problema é que as pessoas são demasiado comodistas e preferem usar o carro particular para se deslocarem dentro da cidade, o que leva aos engarrafamentos. Podem dizer que os transportes públicos também não prestam ou que são escassos, mas a procura gera oferta! Podem dizer até que os bilhetes são caros mas... quanto se gasta em combustível quando estamos no pára-arranca no meio de um engarrafamento? Se calhar, o preço do bilhete até acaba por compensar. Se calhar, havendo menos carros no centro da cidade, os transportes públicos talvez nem demorem tanto tempo a dar a volta!