Aumenta oferta e procura no setor do arrendamento
Um considerável aumento de procura e oferta no mercado de arrendamento foi registado no mês de maio, contrariando os sinais de enfraquecimento notados no mês anterior, revela um estudo do Portuguese Housing Market Survey (PHMS) num inquérito mensal a 80 empresas do setor.
“Tanto a procura como a oferta de imóveis tem continuado a crescer, embora, à semelhança de meses anteriores, o preço das rendas continuem a cair, o que é expectável que aconteça nos próximos meses”, lê-se na informação.
O aumento da atividade no setor, acompanhado da queda dos valores das rendas, é notado nas três regiões abrangidas pelo PHMS: Lisboa, Porto e Algarve. A região Centro, excluindo a cidade de Coimbra – que revela alguma atividade no arrendamento de alojamento para estudantes – é a que tem a mais baixa taxa de arrendamento, porque 81% das casas são habitadas pelos próprios proprietários, tal como é revelado na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS desta quarta-feira.
O índice nacional de confiança, uma medida baseada nas expectativas relativas a preços e a vendas, manteve-se em -17, “embora este seja o melhor resultado que o indicador apresentou desde outubro de 2010”.
Fonte: As Beiras
É positivo ver o aumento da oferta, embora fosse simpático se esta fosse acompanhada por alguns ajustes nos preços. Há muitas casas que são colocadas a valores absurdos, o que dificulta a expansão do mercado de arrendamento.