Ainda estão a tratar do projecto, por isso deve demorar...Câmara dá forte impulso ao novo quartel dos Voluntários de Coimbra
O presidente da câmara de Coimbra, Barbosa de Melo, assumiu ontem que os bombeiros voluntários vão contar com as novas instalações. Ao intervir na cerimónia comemorativa dos 124 anos da corporação, o autarca referiu que, na reunião do executivo agendada para 22 de abril, deverá ser aprovado um apoio de 30 mil euros para “arrancar com a realização do projeto de arquitetura” do novo quartel.
Por outro lado, Barbosa de Melo deixou a garantia de que o município irá assegurar, em conjunto com a Universidade de Coimbra, a realização dos projetos de especialidade, bem como a parcela relativa ao acompanhamento da obra. “E deixo aqui o compromisso da câmara de apoiar, depois, a obra a um nível semelhante ao que foi dado a Brasfemes”, frisou.
Fonte: As Beiras
Novo quartel dos Voluntários de Coimbra
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Novo quartel dos Voluntários de Coimbra
-
Ricky147
- Lendário

- Mensagens: 1007
- Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Re: Novo quartel dos Voluntários de Coimbra
Hum... já ouço este discurso há vários anos. Ver para crer!
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Novo quartel dos Voluntários de Coimbra
Foram anunciados os fundos previstos na notícia anterior. Ainda está na fase de pensar no projecto, por isso... não continuo muito optimista.Câmara de Coimbra apoia bombeiros voluntários na remodelação do quartel
A Câmara de Coimbra e os Bombeiros Voluntários da cidade formalizaram hoje um protocolo de cooperação, para a candidatura a fundos comunitários para a ampliação e remodelação das instalações da corporação.
No âmbito do acordo assinado, esta tarde, nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC), na Baixa da cidade, o município atribui a esta instituição um subsídio de 30 mil euros para a elaboração do estudo prévio e do projecto de arquitectura do novo quartel.
Os estudos visam a elaboração do projecto para a candidatura das obras de remodelação e ampliação das actuais instalações a fundos europeus, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.
A autarquia compromete-se, simultaneamente, a “assumir, em sede de futura candidatura a fundos comunitários, um apoio à AHBVC, por conta da necessária contrapartida nacional, no montante de 125 mil euros, a concretizar aquando da aprovação da referida candidatura”, refere o mesmo protocolo.
Além disso, a Câmara apoiará os bombeiros na realização dos “projectos de especialidades necessários ao licenciamento da operação urbanística” e isentando-os, “nos termos legais e regulamentares”, das respectivas taxas urbanísticas associadas à “ampliação e remodelação do actual quartel”, situado na Avenida Fernão de Magalhães, entre a Baixa histórica da cidade e o rio Mondego.
Recordando que a decisão da Câmara mereceu o apoio “unânime” do executivo municipal, o presidente da AHBVC, João Silva, salientou que os voluntários de Coimbra reivindicam um novo quartel “há mais de 30 anos”, pois as instalações de que dispõem actualmente “não são adequadas”, suscitando “imensas dificuldades”, designadamente de operacionalidade e de alojamento dos elementos da corporação.
Para o presidente da Câmara, João Paulo Barbosa de Melo, a decisão de manter o quartel dos voluntários no actual espaço, em prejuízo da mudança de local, como chegou a ser equacionado em “diversos momentos” deste processo, é “a solução mais inteligente”, mantendo “a protecção civil no sítio certo”.
Fonte: Público
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Novo quartel dos Voluntários de Coimbra
Parece que tinha razão em não estar optimista. Assinar protocolos para aparecer nas notícias é fácil, cumpri-los é que já é complicado...Bombeiros Voluntários reclamam 65 mil euros do município de Coimbra
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (BVC), João Silva, queixa-se de que a Câmara Municipal deve 65 mil euros à instituição e não tem respondido aos pedidos de pagamento.
“É um dinheiro que é mais preciso nesta altura do ano, em que temos mais despesas devido aos incêndios”, afirmou João Silva.
Segundo o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra, as verbas a transferir pela autarquia resultam da celebração de dois protocolos.
No primeiro, assinado no dia 10 de junho, está consignado um apoio de 15 mil euros para pagamento parcial do trabalho técnico de arquitetura com vista à remodelação e ampliação do quartel.Este documento, aprovado pela direção, foi enviado à Câmara Municipal, liderada pelo social-democrata João Paulo Barbosa de Melo, no dia 20 de junho.
Na quinta-feira, “faz um mês que foi celebrado o protocolo de apoio à atividade” dos BVC, salienta João Silva num comunicado.
Este segundo protocolo, celebrado no dia 05 de agosto, abrange um apoio de 40 mil euros ao funcionamento dos serviços da associação, mais um subsídio de 10 mil euros para equipamentos.
Fonte: As Beiras
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Novo quartel dos Voluntários de Coimbra
Começo a achar que a única maneira de os Bombeiros Voluntários conseguirem o quartel é se começarem a cobrar pelas garantias que são dadas. Já teriam reunido uma boa quantidade de dinheiro.Machado garante novo quartel aos Bombeiros Voluntários
“Vamos arregaçar as mangas”. A frase, apesar de curta, é bem elucidativa da vontade do presidente da câmara, Manuel Machado, em relação ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbra.
Sem se comprometer com prazos – apesar degarantir que “será concluído antes dos próximos 30 anos”, gracejou –, o autarca entende que é “desconfortante” saber que na cidade que dirige está sediado o quartel de bombeiros “mais carenciado” do distrito. “Eu até digo que é do país”, frisou o anterior presidente da direção, João Silva.
Fonte: As Beiras