Passou 1 mês.. E agora?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Bubleam
Regular
Regular
Mensagens: 131
Registado: segunda-feira, 09 novembro 2009 23:11

Passou 1 mês.. E agora?

Mensagem por Bubleam »

Boas

Comprei, à 1 mês e 3 dias, umas sapatilhas na Levi's (fórum). No entanto, passado 3 dias a sapatilha do lado esquerdo começa-se a descolar, apesar de só ter sido usada 1 vez. Levei à loja e informaram-me que nao poderiam fazer troca ou devolução mas sim que as sapatilhas tinham de ir à fabrica para apurar se podem ou nao trocar o material.

O que aconteçe é que estou à 1 mês à espera da resposta da fábrica e nada. Fiquei sem dinheiro e sem sapatilhas (que não são tão baratas quanto isso......)

Agora a minha pergunta é a seguinte: eu sei que ha lojas que passado um mês têm um tipo de politica especial. Isso está estipulado em alguma lei? Tenho alguns "benefícios" por ja ter passado um mês?

Obrigado antes de mais

Cumps

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O que está estipulado na lei é que o produto deve ser arranjado no prazo de 2 meses. No caso deste prazo não ser cumprido deverá proceder-se à devolução do dinheiro ou à troca por um produto semelhante.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Leia Escreveu:O que está estipulado na lei é que o produto deve ser arranjado no prazo de 2 meses. No caso deste prazo não ser cumprido deverá proceder-se à devolução do dinheiro ou à troca por um produto semelhante.
Exactamente! O meu computador avariou em garantia e foi o funcionário da Staples tomou a iniciativa de me informar que o computador teria de ser reparado em 30 dias, senão devolviam-me dinheiro ou poderia escolher outro artigo.
Sugiro que vás à loja e pede que te solucionem o problema de imediato, se lá tiverem sapatilhas iguais pede a troca, senão o dinheiro. Como já passaram 30 dias, como dizes, tens tudo do teu lado. Senão conseguires resolver, pede o livro de reclamações (se eles se recusarem podes chamar a PSP). Decerto não vão querer que reclames no livro porque depois a ASAE dá-lhes uma cabeçada.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:O que está estipulado na lei é que o produto deve ser arranjado no prazo de 2 meses. No caso deste prazo não ser cumprido deverá proceder-se à devolução do dinheiro ou à troca por um produto semelhante.
Não são 2 meses, são 30 dias :wink:

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Pois.... eu quando escrevi pensei "são 2 meses ou só 1??" E depois esqueci-me de dizer "salvo erro". Vou editar o meu post para não confundir mais.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Alias, não dá para editar, portanto fica assim! No entanto, são de facto 30 dias!

Avatar do Utilizador
Bubleam
Regular
Regular
Mensagens: 131
Registado: segunda-feira, 09 novembro 2009 23:11

Mensagem por Bubleam »

Boas

Antes de mais obrigado pela resposta.

Entao posso chegar lá e exigir que me devolvam o dinheiro? E se eles vierem com as tretas de que só posso escolher algo da loja, e nao me podem devolver o dinheiro?

Cumps

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Se é um defeito não interessam os 30 dias. Tu podes reclamar a qqr altura de um defeito no produto que adquiriste, desde que tenhas talão.
Claro que se as sapatilhas estiverem mal tratadas eles não fazem nada... Mas se não estão «novas» eles são obrigados a fazer a troca... aliás, substitução. Estamos a falar de uma situação de 'reclamação' e não de troca convencional :P Força nisso

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33

Mensagem por keBas »

e quando se fala numa reclamação, eles ficam logo a tremer :)

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Bubleam Escreveu:Boas

Antes de mais obrigado pela resposta.

Entao posso chegar lá e exigir que me devolvam o dinheiro? E se eles vierem com as tretas de que só posso escolher algo da loja, e nao me podem devolver o dinheiro?

Cumps
Não és obrigado a escolher algo na loja (até porque podes ter perdido o interesse e confiança na marca devido ao sucedido).

Procura o decreto de lei, não sei ao certo qual é, mas isso está claramente escrito no decreto.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Comprei um casaco na zara em Dezembro, há 15 dias o fecho deu o berro, fui lá e a pessoa que me atendeu diz: na boa manda-se para a costureira, entretanto começa a ver preços e eu digo: "atenção não pago nada, isto é um bem de consumo tem 2 anos de garantia", e ela ah e tal e coiso wiskas saketas, e eu na boa tem livro de sugestões ou o de reclamações, "só um momento vou chamar a gerente"; chega a gerente e eu conto olhe o casaco o fecho estragou-se, ela olha a volta e diz: bem já não temos o casaco em causa em stock vai para a costureira pode ser? e eu pode mas não pago nada, e ela: claro que não paga, não tem problema.

Resumindo na zara estão formatados(as) para darem resposta que não se responsabilizam por nada, mas mal mostramos que sabemos algo muda a conversa.

Fica a minha experiência, espero que seja útil.

Avatar do Utilizador
Bubleam
Regular
Regular
Mensagens: 131
Registado: segunda-feira, 09 novembro 2009 23:11

Mensagem por Bubleam »

Boas

Eu espero que sim, que seja util. Tenho de lá ir o mais rapido possivel e exigir o meu dinheiro de volta, pois o preço das sapatilhas lá nao é nenhuma brincadeira..

Obrigados a todos

Cumps

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Bubleam Escreveu:Boas

Eu espero que sim, que seja util. Tenho de lá ir o mais rapido possivel e exigir o meu dinheiro de volta, pois o preço das sapatilhas lá nao é nenhuma brincadeira..

Obrigados a todos

Cumps
Depois dá um feedback a dizer como correu!

Avatar do Utilizador
- marco P
Regular
Regular
Mensagens: 148
Registado: quarta-feira, 02 setembro 2009 23:44

Mensagem por - marco P »

userN Escreveu:Comprei um casaco na zara em Dezembro, há 15 dias o fecho deu o berro, fui lá e a pessoa que me atendeu diz: na boa manda-se para a costureira, entretanto começa a ver preços e eu digo: "atenção não pago nada, isto é um bem de consumo tem 2 anos de garantia", e ela ah e tal e coiso wiskas saketas, e eu na boa tem livro de sugestões ou o de reclamações, "só um momento vou chamar a gerente"; chega a gerente e eu conto olhe o casaco o fecho estragou-se, ela olha a volta e diz: bem já não temos o casaco em causa em stock vai para a costureira pode ser? e eu pode mas não pago nada, e ela: claro que não paga, não tem problema.

Resumindo na zara estão formatados(as) para darem resposta que não se responsabilizam por nada, mas mal mostramos que sabemos algo muda a conversa.

Fica a minha experiência, espero que seja útil.
realmente tenho que admitir que me deu vontade de rir, porque é sempre assim, primeiro testam a pessoa e depois então fazem as coisas como deve de ser.
um cheguei a discutir uma vez com um funcionário da tmn por causa de um serviço deles, o karga, em que dizia que era compativel com todos os tarifários pré-pagos, e só depois cheguei à conclusão que era compativel mas era com todos aqueles que não estavam num separador ao lado. o homem não me chegou a dar razão, e disse-me que iria ser contactado prostriormente, o que aconteceu há pelo menos 3 ou 4 meses e contacto ? nem vê-lo. é um bom país que temos, cada um rouba onde pode, é incrivel :wink:

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

- marco P Escreveu:
userN Escreveu:Comprei um casaco na zara em Dezembro, há 15 dias o fecho deu o berro, fui lá e a pessoa que me atendeu diz: na boa manda-se para a costureira, entretanto começa a ver preços e eu digo: "atenção não pago nada, isto é um bem de consumo tem 2 anos de garantia", e ela ah e tal e coiso wiskas saketas, e eu na boa tem livro de sugestões ou o de reclamações, "só um momento vou chamar a gerente"; chega a gerente e eu conto olhe o casaco o fecho estragou-se, ela olha a volta e diz: bem já não temos o casaco em causa em stock vai para a costureira pode ser? e eu pode mas não pago nada, e ela: claro que não paga, não tem problema.

Resumindo na zara estão formatados(as) para darem resposta que não se responsabilizam por nada, mas mal mostramos que sabemos algo muda a conversa.

Fica a minha experiência, espero que seja útil.
realmente tenho que admitir que me deu vontade de rir, porque é sempre assim, primeiro testam a pessoa e depois então fazem as coisas como deve de ser.
um cheguei a discutir uma vez com um funcionário da tmn por causa de um serviço deles, o karga, em que dizia que era compativel com todos os tarifários pré-pagos, e só depois cheguei à conclusão que era compativel mas era com todos aqueles que não estavam num separador ao lado. o homem não me chegou a dar razão, e disse-me que iria ser contactado prostriormente, o que aconteceu há pelo menos 3 ou 4 meses e contacto ? nem vê-lo. é um bom país que temos, cada um rouba onde pode, é incrivel :wink:
Box do jumbo:

o meu router avariou (1,5anos), fui la disse que queria o dinheiro de volta pois precisava do aparelho, ah e tal "não é possível", eu refiro conheço a lei minha senhora, quero falar com o gerente, ""o gerente nao ta foi almoçar", quando volta?, "daqui a meia hora".
regressei, o gerente entao, ah ele veio, mas dado que a empresa que faz a assistencia ao router faliu excepcionalmente vou fazer a devolução.

Conclusão: a mesma história da zara.

Normalmente mando tudo para reparação e espero os 30 dias por bom senso, mas nos casos em que é estritamente necessário valho-me dos meus direitos, ainda hoje fui a makro buscar a devolução de um lcd que demorou mais de 30 dias a reparar.