Pessoal, aqui procuram-se ideias construtivas para a nossa cidade. Uma visão a 10 anos. Procedimentos, metas, vontades e desejos.
Como querem que a vossa cidade seja daqui a 10 anos, em 2020.
Se não sabem por onde começar têm aqui um bom ponto de partida: rio; turismo; reabilitação urbana; expansão urbana; transportes; entradas da cidade; salas de congressos/espectáculos; artesanato; limpeza; espaços verdes; empreendedorismo; saúde; ensino; desporto; cultura e justiça.
Força, pessoal.
Estou à espera das vossas ideias.
Estratégia coimbra 2020
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Gostava de tanta coisa!... Que a Câmara me isentasse de IMI durante 100 anos, que os multibancos da cidade oferecessem 5 euros por cada 50 levantados...
- Assim de repente e falando de pouca coisa, gostaria de ver as margens do Mondego a jusante da Ponte de Santa Clara limpas e reparadas; aquilo tal como está neste momento é uma vergonha.
- Gostaria de ver uma ciclovia/via pedonal desde a zona da Portagem/Parque Verde até à praia fluvial da Misarela. Integrado nessa zona recuperar e rejuvenescer o que resta do laranjal que vai desde o pavilhão de Portugal até à zona da Ponte Raínha Santa. Um pouco de ruralidade dentro da cidade fica sempre bem e na zona onde é, a ladear o rio e a ponte iria dar uma imagem de rara beleza (é a minha opinião). - - Do outro lado do rio e quase em linha recta com o laranjal gostaria de ver recuperado aquele grande edifício rural na zona da Várzea. Tenho muita pena de o ver naquele estado degradado e, com a área que tem, decerto se poderia criar ali um excelente espaço útil.
- Finalmente, gostaria de ver o Choupal recuperado e requalificado. Se se foi transformando naquela miséria há vinte e tal anos sem que ninguém tenha feito nada por ele, acho que terá de ser uma visão a 10 anos (ou mais) para que façam alguma coisa por ele.
- Assim de repente e falando de pouca coisa, gostaria de ver as margens do Mondego a jusante da Ponte de Santa Clara limpas e reparadas; aquilo tal como está neste momento é uma vergonha.
- Gostaria de ver uma ciclovia/via pedonal desde a zona da Portagem/Parque Verde até à praia fluvial da Misarela. Integrado nessa zona recuperar e rejuvenescer o que resta do laranjal que vai desde o pavilhão de Portugal até à zona da Ponte Raínha Santa. Um pouco de ruralidade dentro da cidade fica sempre bem e na zona onde é, a ladear o rio e a ponte iria dar uma imagem de rara beleza (é a minha opinião). - - Do outro lado do rio e quase em linha recta com o laranjal gostaria de ver recuperado aquele grande edifício rural na zona da Várzea. Tenho muita pena de o ver naquele estado degradado e, com a área que tem, decerto se poderia criar ali um excelente espaço útil.
- Finalmente, gostaria de ver o Choupal recuperado e requalificado. Se se foi transformando naquela miséria há vinte e tal anos sem que ninguém tenha feito nada por ele, acho que terá de ser uma visão a 10 anos (ou mais) para que façam alguma coisa por ele.
-
Nuno Miguel
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 03 fevereiro 2010 16:38
mais marketing de rede
Bom tópico este Bru-nex. Ora bem...em termos de espaço fisico, não tenho nada a dizer. Vejo a nossa cidade bastante boa, especialmente nestes últimos 10/15 anos, muita coisa mudou...e para melhor. Agora o que eu gostava era que as nossas empresas ou micro empresas, investissem mais na internet. Por exemplo...eu faço marketing de rede, para isso conto com empresas que aceitam afiliados. Agora eu gostaria de fazer marketing de productos derivados de empresas sediadas aqui em coimbra, divulgar e vender seus productos. Com tantos e tantos estabelecimentos comerciais, micro empresas e não só...se todos se auto divulgassem na net e tivessem programas de afiliados, isso por si só ajudaria por exemplo a diminuir o desemprego.Abraço 
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Re: mais marketing de rede
Divulgar e vender produtos dos estabelecimentos comerciais (que são a maior parte das micro-empresas de Coimbra) na net pode fazer-see ajudar, mas não se notará muito, pois o que se vende nas lojas de Coimbra também se vende em lojas de outras cidades, muitas delas com presença na net.Nuno Miguel Escreveu: Agora eu gostaria de fazer marketing de productos derivados de empresas sediadas aqui em coimbra, divulgar e vender seus productos. Com tantos e tantos estabelecimentos comerciais, micro empresas e não só...se todos se auto divulgassem na net e tivessem programas de afiliados, isso por si só ajudaria por exemplo a diminuir o desemprego.Abraço
Ideal seria a criação de indústria, algo que trouxesse dinheiro a Coimbra e à região. A balança pesa muito para o lado dos seviços e para o comércio e quase nada para a indústria. Os serviços são necessários e as pessoas precisam deles mesmo que não tenham dinheiro, por isso, a não ser por decisões administrativas, continuarão cá. O comércio está estagnado... tirando os centros comercias que são visitados por pessoas de fora, a maior parte do comércio é endémico, a oferta é muita e o dinheiro pouco, por isso existem tantas lojas a fechar, até mesmo nos grandes centros comerciais.
É a indústria que tem a capacidade de gerar riqueza pela exportação de produtos para fora da região. E qual é a indústria que temos em Coimbra? Aquilo a que se chama "parque industrial" como é o caso de Taveiro, Eiras, Pedrulha, de industrial têm apenas o nome, porque as empresas que lá laboram são na sua maioria empresas de comércio. A grosso ou a retalho, mas são empresas de comércio, que compram fora da região (e fora do país) e vendem para cá.
Empresas industriais que me lembro de terem fechado: Termec, Fábrica da Cerveja, Rações Triunfo, Estaco, Bolachas Triunfo, Fundição Gomes Porto, Textilândia, Miderâmica (depois Faianças Subtil), Ideal, Fárica de Cortumes (na casa do Sal, não sei que nome tinha), mais recentemente a MarcoPolo, a Ceres (que está no último suspiro)... Quantas novas indústrias foram criadas no Concelho nos últimos anos?
Esse marketing de rede iria funcionar muito bem associado a indústrias que se estabelecessem cá. Um bom projecto a 10 anos seria criar condições para a instalação de indústria na região (ainda quero ver o que irá dar o IParque).
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
INSTITUTO PEDRO NUNES - Investimento tecnológico
Coimbra vai ter “aceleradora de empresas”
O Instituto Pedro Nunes obteve a aprovação de um financiamento comunitário de três milhões de euros para construir uma nova estrutura quatro vezes maior do que a incubadora existente
As Beiras
Para mim este é o caminho! Investir na criação de empresas para fixar em Coimbra os jovens que cá estudam! Consequentemente aumenta a população da cidade e aos poucos voltamos a ter um centro económico importante e alternativo a Lisboa e Porto. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. O caminho? O caminho é este!
Coimbra vai ter “aceleradora de empresas”
O Instituto Pedro Nunes obteve a aprovação de um financiamento comunitário de três milhões de euros para construir uma nova estrutura quatro vezes maior do que a incubadora existente
As Beiras
Para mim este é o caminho! Investir na criação de empresas para fixar em Coimbra os jovens que cá estudam! Consequentemente aumenta a população da cidade e aos poucos voltamos a ter um centro económico importante e alternativo a Lisboa e Porto. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. O caminho? O caminho é este!