Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
JoséL
Suspenso
Suspenso
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

duffy Escreveu:Por acaso curto pagar multas, foi a primeira mas já não foi a única :) Além disso, eu so vim refutar a tua opinião, é para isso que serve o forum... dar-mos a nossa opinião e "criticar" a dos outros como se fosse uma conversa de café. Só disse que a tua teoria não tem lógica nenhuma :p

Já agora, as bombas do Forum devem ter começado a racionar o gasoleo, so meia duzia de bombas é que dão gasoleo e ontem de manhã nem havia :?
sim eu sei. mas há criticas que são só para chatear os outros e pode não ter muita lógica mas a verdade é que lá passa muito carro em alta velocidade e a policia se guia por isso.
Deve curtir pagar multas deve. Tanto que nem sei. :D

lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

|Johnnywalker| Escreveu:
lude Escreveu:Quando estive a trabalhar em Lisboa, passava todos os dias numa zona de 50Km/h com radar fixo.
Naquela zona não havia peões, existia um separador central em betão e a estrada tinha 3 faixas de
rodagem para cada!!! Será que fazia algum sentido o radar ali? Na minha opinião, não!
Simplesmente era um excelente sítio para apanhar os mais distraídos...
Mas ai o radar ainda avisava que o limite é de 50! Era fixe quando la passava, era so ver o pessoal todo a abrandar! eheheh
Por acaso vi por várias vezes pessoal que ia completamente distraído e não abrandou. Era curioso veres o trânsito a ficar compacto em 2 filas e aparecia um tipo à papo-seco que passava a abrir por todos os outros... lol
Devo confessar que quase que aconteceu o mesmo. Uma das vezes ia eu bem devagar mas distraído na conversa e quando me lembrei do radar travei imediatamente mas fiquei na dúvida se tinha sido a tempo ou não. Como nunca chegou a notificação, parece que sim :)
jjmaia Escreveu:
bluestrattos Escreveu: Actualmente o limite é 70km/h e uma grande maioria passa a exceder em muito esse limite
Se não me engano antes de chegares à rotunda, passadeiras e companhia tens um limite de 50km/h
Esse limite está muito bem colocado porque essa zona realmente é perigosa.
bluestrattos Escreveu:Os 70km/h, é o limite e não um sinal a indicar "por favor circule a esta velocidade".
Na Ponte RSI, o limite pode parecer pouco, mas num dos lados no final tens uma passadeira, uma saída para a esquerda e outra saída para a direita, e ainda uma entrada do lado direito. Na outra ponta há uma rotunda e uma entrada do lado direito.
Porque é que o limite não é de 90Km/h logo à entrada e à saída se mantém nos 50Km/h uma vez que como disseste e muito bem, é preciso ter muita atenção na saída?
bluestrattos Escreveu:Actualmente o limite é 70km/h e uma grande maioria passa a exceder em muito esse limite, se o subissem para 90km/h, a história era a mesma, ninguém o ia cumprir.
Sendo de apenas 50-70Km/h, poucos o cumprem. Caso fosse de 90Km/h, provavelmente ia ser cumprido pela maioria das pessoas que circula na ponte.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

O português gosta sempre de infringir quer seja o limite 50, 90 ou 120, ainda não somos suficientemente civilizados para perceber certas coisas...

lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

userN Escreveu:O português gosta sempre de infringir quer seja o limite 50, 90 ou 120, ainda não somos suficientemente civilizados para perceber certas coisas...
Isso também é verdade... Tipicamente o português tem tendência a andar sempre "mais um bocadinho".

No entanto, alguns limites de velocidade são demasiado parvos para que alguém normal os cumpra.

Penso que já dei um bom exemplo: 3 vias para cada lado, separador central de betão, ausência de
peões e um limite ridículo de 50Km/h. Ah, o piso é impecável!
Já vi muita auto-estrada com piores condições (apenas 2 vias e piso em pior estado).

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Claro que existem limites absurdos é óbvios, mas quando vejo animais a andarem a fundo por exemplo na circular eterna, tenho a certeza que não seria por o limite passar a ser de 90 que iriam cumprir...

Temos um certo tipo de condutores que julgam que dominam o automóvel e que acham que a partir do momento que estão dentro dele se tornam um ser invencível e superior.

Claro que não são só os portugueses, mas como circulo maioritariamente em estradas do nosso país, são estes condutores que me tocam mais e que me fazem pensar que a minha segurança não depende do meu comportamento na estrada, que convém dizer não é exímio, cometo erros diariamente, tento é evita-los :wink:

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Tabuleiro inferior da Ponte-Açude
vai encerrar no dia 2 de Agosto

Câmara pondera recuperar as condições da Estrada do Choupal e fazer por ali um dos acessos alternativos para a margem esquerda

O INAG concordou em adiar para a próxima segunda-feira (dia 2 de Agosto) o encerramento ao trânsito do tabuleiro inferior da Ponte-Açude, estando a autarquia a ponderar a hipótese de desviar algum do trânsito que circula naquele estrutura – mais utilizada desde o encerramento da rampa de acesso ao tabuleiro superior da Ponte-Açude – para a Estrada do Choupal, após uma intervenção de melhoramento da mesma.
Depois de ter avançado com a possibilidade de fechar o tabuleiro durante o dia de hoje, por uma questão de cumprimento dos prazos estipulados para a obra da Escada de Peixe, o Instituto da Água concordou, após reuniões com a autarquia, nomeadamente com o vereador Paulo Leitão, em manter a estrutura aberta ao trânsito mais uma semana, permitindo que os veículos continuem a encontrar ali uma alternativa de acesso à margem esquerda enquanto a rampa para o tabuleiro superior da Ponte-Açude se encontra encerrada.
O responsável municipal pelo trânsito tinha dito que preferia que este encerramento acontecesse apenas a 1 de Setembro mas, em declarações ao Diário de Coimbra, admite agora que adiar mais um mês poderá significar, efectivamente, um incumprimento nos prazos estipulados para a obra da Escada de Peixe e o pagamento de encargo adicionais ao empreiteiro, situação que o INAG quer evitar.
«O tabuleiro inferior da Ponte-Açude terá de estar encerrado durante 45 dias e, estatisticamente, os índices de pluviosidade em Setembro são muito superiores do que em Agosto, o que poderá vir a trazer atrasos na obra», admitiu Paulo Leitão, concordando que a próxima segunda-feira será «a melhor altura» para o INAG encerrar ao trânsito aquela estrutura que, neste momento, está a dar muito jeito aos automobilistas que, evitando atravessar toda a Baixa da cidade para aceder à Ponte de Santa Clara, fazem por ali o acesso à margem esquerda.
Têm sido milhares, diariamente. Mas, a partir de Agosto «o trânsito começa a diminuir» e o impacto do encerramento do tabuleiro será «com certeza muito menor do que seria durante o mês de Julho», acredita o vereador, considerando esta «a solução mais razoável» para a conciliação de interesses de todas as partes envolvidas.

“Sempre um remedeio”
Com o tabuleiro interdito já a partir do início de Agosto, a autarquia está à procura de uma alternativa, enquanto a Estradas de Portugal não está em condições para abrir o acesso ao IC-2. Paulo Leitão avança com a possibilidade de parte do trânsito vir a ser desviado pela Estrada do Choupal, conhecida pelas suas condições deficientes (encontra-se há vários anos bastante esburacada) que, apesar de ser propriedade do INAG, tem sido a autarquia a remediar.
De acordo com o vereador, durante esta semana, técnicos da autarquia estão «a avaliar» as condições da estrada e o valor do investimento necessário para a recuperar, sendo certo que, não havendo tempo para o lançamento de concurso para a colocação de tapete betuminoso, a única solução será mesmo, como adiantou Paulo Leitão, «a colocação de massas frias». «Queremos perceber qual é o estado do pavimento e se vale a pena estar a investir em colocar lá massas frias. Não vale a pena, se no próximo Inverno a estrada estiver nas mesmas condições que está agora», explicou. No entanto, admitiu Paulo Leitão, «será sempre um remedeio».
De qualquer forma, a confirmar-se a criação deste acesso alternativo, este só servirá os automobilistas que queiram seguir para a zona de Taveiro, Casais ou Ribeira de Frades, uma vez que a travessia para a margem esquerda é feita através da Ponte dos Casais e, qualquer outro destino mais a montante, obrigará a percorrer vários quilómetros para trás e, consequentemente, a perder tempo.
O vereador recordou, contudo, que o melhor – até para evitar o congestionamento de trânsito na zona da Casa do Sal – é cumprir as indicações da Estradas de Portugal e aceder ao IC-2 (e consequentemente à margem esquerda) através do nó da Pedrulha ou da Ponte de Santa Clara, como pode ler-se na vária sinalização colocada pela Estradas de Portugal na zona em que está cortado o acesso ao IC-2, na Casa do Sal.
fonte:[url=http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=135]DC[/]

Parece que se estão a esgotar as alternativas.
No outro dia passei por aquela zona, e reparei no trânsito que para ali estava. O tempo que perdem ali parados na fila, a gastar gasolina, compensava mais ir à Pedrulha e depois vir pelo IC2.

jjmaia
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 12 junho 2009 12:48

Mensagem por jjmaia »

Já deviam era ter feito obras na estrada à muito tempo.

jayniga
Iniciado
Iniciado
Registado: terça-feira, 16 setembro 2008 9:54

Mensagem por jayniga »

Isto é uma vergonha de todo o tamanho! Sempre que passo no raio do pilar não está lá ninguém! Serei o único que acha que deveriam lá estar 3 turnos a trabalhar para terminar com a obra?
Ainda queriam vocês o metro mondego............irra.............com tantas fragilidades nos acessos da cidade é que nem pensar.
E os srs políticos não dizem nada?

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

O acesso à Ponte-Açude reabre a ligeiros no próximo dia 9 de Agosto, segunto informação das edições online do Diário de Coimbra e Diário As Beiras. Menos mal...

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Ricky147 Escreveu:O acesso à Ponte-Açude reabre a ligeiros no próximo dia 9 de Agosto, segunto informação das edições online do Diário de Coimbra e Diário As Beiras. Menos mal...
Má ideia... Como vão controlar isso ? Vão ter lá a Polícia 24/7 ?
Aliás, estou mesmo a ver, passa um camião vindo da Pedrulha, passa na zona, avisa que a polícia não anda por ali, e passa logo 1 ou outro camião.

Ou seja, o pilar que ainda está a ser arranjado começa logo a sofrer desgaste

Enfim...

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Hoje de manha quando passei reparei que aquele sistema de viadutos acessos por baixo e por cima foi construído em 1991, penso que a ponte do açude terá sido nessa altura também ora se assim é aquilo tem 19 anos.

Não me parece assim tão antigo para que já houvesse pilares a desintegrarem se, também me parece que em Coimbra e principalmente naquela zona existe uma falta clara de manutenção dos equipamentos urbanos, a estrada tem buracos que cheguem, os rail´s estão todos empenados a pouca sinalização existente esta muito deteriorada, lembro me que quando chove em alguns sítios em cima da ponte forma grandes poças de água

No fundo existe uma grande desmazelo com toda aquela construção, mesmo quem vem de fora e chega a Coimbra tanto pelo IC2/IP3 como pela A1 e dá de caras com aquela construção o que será que fica a pensar?

Será que não era possível limpar aquilo , pintar ? e recuperar o mobiliário urbano ? e fazer a manutenção das estruturas?

ao longo dos últimos 6 anos que felizmente tenho andado por Coimbra e sempre conheci aquilo assim uma vergonha. . .

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Paulo Almeida Escreveu:Hoje de manha quando passei reparei que aquele sistema de viadutos acessos por baixo e por cima foi construído em 1991, penso que a ponte do açude terá sido nessa altura também ora se assim é aquilo tem 19 anos.
Junta mais 10, tem 29 anos. O açude-ponte entrou em funcionamento em 1981. Lembro-me da última cheia do Basófias antes do início da regulação do caudal.

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

micromys Escreveu:
Paulo Almeida Escreveu:Hoje de manha quando passei reparei que aquele sistema de viadutos acessos por baixo e por cima foi construído em 1991, penso que a ponte do açude terá sido nessa altura também ora se assim é aquilo tem 19 anos.
Junta mais 10, tem 29 anos. O açude-ponte entrou em funcionamento em 1981. Lembro-me da última cheia do Basófias antes do início da regulação do caudal.
Tive a procura e sim tens razão de qualquer forma os acessos como hoje os conheces foram logo feitos ? ou foram feitos á posterior ? em 29 anos nunca levou manutenção ?

Fiquei com a sensação que num dos viadutos dizia JAE 1991

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Paulo Almeida Escreveu:Tive a procura e sim tens razão de qualquer forma os acessos como hoje os conheces foram logo feitos ? ou foram feitos á posterior ? em 29 anos nunca levou manutenção ?

Fiquei com a sensação que num dos viadutos dizia JAE 1991

Há coisas que me falham na memória, em 1981 tinha 7 anos :?

De qualquer maneira, sem conseguir precisar bem, vêm-me à cabeça imagens da construção do seguimento para norte do IC2, do Açude até à saída da Pedrulha, e isso foi posterior à construção do Açude.

De uma coisa me lembro bem: a área onde hoje é um parque de estacionamento da Câmara mesmo na cortada da via que vai para o "túnel" do comboio na zona da Casa do Sal, era ocupada pela empresa Brinca & Morais, que na altura vendia tractores.

De qualquer maneira vou tirar as dúvidas com o meu pai. Ele lembra-se disso de certeza.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Os viadutos da Casa do Sal datam de facto de 90 ou 91. O açude-Ponte propriamente dito é mais antigo.