Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

bluestrattos Escreveu:
mauriciopxp Escreveu:Eu fui um dos sorteados na Ponte Europa. Estava a 108 Km/hora (102 reais) e deixei 120 Euros de presente para a PSP. Fizeram a festa naquele dia!
Achas que procederam mal ? Estavas a infringir a lei, logo foste punido.
A questão não é o facto deles estarem a "proceder mal". É lógico que a lei está do lado deles e como tal nunca estarão a proceder mal.

A grande questão é o sítio dos radares. Porque é que não os metem em frente às escolas e outros sítios realmente relevantes?
Porque é que estão sempre em zonas que a estrada é boa e os limites de velocidade baixos?

Quando estive a trabalhar em Lisboa, passava todos os dias numa zona de 50Km/h com radar fixo.
Naquela zona não havia peões, existia um separador central em betão e a estrada tinha 3 faixas de
rodagem para cada!!! Será que fazia algum sentido o radar ali? Na minha opinião, não!
Simplesmente era um excelente sítio para apanhar os mais distraídos...

lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

lude Escreveu:a estrada tinha 3 faixas de rodagem para cada
faltou a palavra lado:
"a estrada tinha 3 faixas de rodagem para cada lado"

toze
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05

Mensagem por toze »

completamente de acordo, temos a estrada que vai da Portela para a praia fluvial onde o limite máximo é precisamente igual ao da Ponte Europa maximo 70km/h, e a estrada é bastante insegura com curvas muito acentuadas,e ravinas muito altas.
Quem define o limite de velocidade não deve ter a perccepção do que são 70 km/h em reta ou em curva.

lude Escreveu:
bluestrattos Escreveu:
mauriciopxp Escreveu:Eu fui um dos sorteados na Ponte Europa. Estava a 108 Km/hora (102 reais) e deixei 120 Euros de presente para a PSP. Fizeram a festa naquele dia!
A questão não é o facto deles estarem a "proceder mal". É lógico que a lei está do lado deles e como tal nunca estarão a proceder mal.

A grande questão é o sítio dos radares. Porque é que não os metem em frente às escolas e outros sítios realmente relevantes?
Porque é que estão sempre em zonas que a estrada é boa e os limites de velocidade baixos?

Quando estive a trabalhar em Lisboa, passava todos os dias numa zona de 50Km/h com radar fixo.
Naquela zona não havia peões, existia um separador central em betão e a estrada tinha 3 faixas de
rodagem para cada!!! Será que fazia algum sentido o radar ali? Na minha opinião, não!

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

toze Escreveu:completamente de acordo, temos a estrada que vai da Portela para a praia fluvial onde o limite máximo é precisamente igual ao da Ponte Europa maximo 70km/h, e a estrada é bastante insegura com curvas muito acentuadas,e ravinas muito altas.
Quem define o limite de velocidade não deve ter a perccepção do que são 70 km/h em reta ou em curva.

lude Escreveu:
bluestrattos Escreveu:

Os 70km/h, é o limite e não um sinal a indicar "por favor circule a esta velocidade".

Na Ponte RSI, o limite pode parecer pouco, mas num dos lados no final tens uma passadeira, uma saída para a esquerda e outra saída para a direita, e ainda uma entrada do lado direito. Na outra ponta há uma rotunda e uma entrada do lado direito. Actualmente o limite é 70km/h e uma grande maioria passa a exceder em muito esse limite, se o subissem para 90km/h, a história era a mesma, ninguém o ia cumprir.

|Johnnywalker|
Veterano
Veterano
Registado: terça-feira, 11 janeiro 2005 15:55

Mensagem por |Johnnywalker| »

lude Escreveu:
bluestrattos Escreveu:

Mas ai o radar ainda avisava que o limite é de 50! Era fixe quando la passava, era so ver o pessoal todo a abrandar! eheheh

jjmaia
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 12 junho 2009 12:48

Mensagem por jjmaia »

bluestrattos Escreveu:Na Ponte RSI, o limite pode parecer pouco, mas num dos lados no final tens uma passadeira, uma saída para a esquerda e outra saída para a direita, e ainda uma entrada do lado direito. Na outra ponta há uma rotunda e uma entrada do lado direito. Actualmente o limite é 70km/h e uma grande maioria passa a exceder em muito esse limite, se o subissem para 90km/h, a história era a mesma, ninguém o ia cumprir.
Se não me engano antes de chegares à rotunda, passadeiras e companhia tens um limite de 50km/h

toze
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05

Mensagem por toze »

o limite de 50 aparece +- quando termina a ponte nas juntas de dilatação ara ser mais preciso

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Está-se a chegar a um ponto bastante pertinente nesta discussão que é o dos limites de velocidade fixados nos sinais. Grande parte destes limites de velocidade estão completamente desajustados ao local onde são colocados. O exemplo que o Lude refere é perfeito: Uma estrada com 3 faixas para cada lado e com separador central e um limite de velocidade de 50 Km/h!!! Isto só pode ser classificado como ridículo! E isto acontece em imensos sítios. Os sinais acabam por não serem levados a sério. Devia haver muita atenção neste aspecto. Se os limites de velocidade fossem fixados de forma coerente, se calhar não haveria tanta prevaricação.

O exemplo da Ponte Rainha Santa Isabel que aqui referiram... Neste momento, o limite de velocidade é de 70 Km/h. Com este limite, as pessoas passam lá (suponhamos) a 90 Km/h. Acham mesmo que se colocassem um limite de 90 km/h as pessoas iam passar a andar a 120 Km/h?! Muito sinceramente, eu acho que não. E até acho que 90 Km/h é um limite mais do que razoável!

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Também acho que esta questão dos limites de velocidade deveria ser revista. De facto se as pessoas cumprissem à risca todos os sinais limitadores (sobretudo os de 50 que existem por todo o lado) o trânsito ficava caótico e era totalmente impossível circular na cidade.
Também não concordo com a filosofia que está subjacente a muitos deles, que é do género "pomos aqui um 50 mas já sabemos e é aceitável que as pessoas circulem a 70". Se é para limitar, deve ser rigoroso, e os limites a introduzir devem estar de acordo com o local.
Mas também convenhamos que o problema é muito mais vasto e complexo. Por exemplo, a actual Avenida Mendes Silva (Vale das Flores) quando foi pensada há umas décadas era para ser parte da Circular Interna de Coimbra, uma via onde supostamente o trânsito seria rápido e fluído. Depois encheram-na de prédios e consequentes passadeiras para peões, e lá tiveram que vir por acréscimo os limites de velocidade. Resultado final: o que era para ser uma circular, tornou-se uma rua de "para-arranca".
Ou seja tudo isto tem a ver sobretudo com o planeamento que se faz, em que as funções para as quais uma estrada foi pensada, depois com o tempo vão sistematicamente sendo adulteradas.

JoséL
Suspenso
Suspenso
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

O problema em portugal que há em relação aos limites de velocidade é que as estradas são mal construídas e ai tem de levar limite para não haver tantos acidentes que continuarão a existir derivado a muitas situações além das más condições da estrada. Mas deve-se principalmente à má construção pois quando limitam uma estrada há tolerância de 7 km/h mas nem a velocidade limite a estrada o permite realmente, como se pode ver por as fracas escapatórias(bermas) que os condutores tem na maior parte das estradas que por vezes nem um metro tem quando deviam ter a largura de uma via de rodagem para em caso de acidente poderem se desviar outros automóveis que poderão embater...
E no caso da ponte da Europa a policia passa lá mais tempo pois como alguns devem saber naquela zona se pratica street racing e muitas das vezes a partir das 22h aquela ponte é palco de algumas corridas por vezes, sendo mais típico nos polos. E daí pagar o justo pelo pecador quando excedem um bocado o limite.
http://www.youtube.com/watch?v=7AkCFF8u ... re=related
Nada como se fazer boas estradas e auto-estradas como na Alemanha em que o limite é até onde o carro der. Com isto não quero dizer que seja a favor de situaçoes como esta: http://www.youtube.com/watch?v=SMwfM83XGF0.
Ou visto que as estradas não serão mexidas a favor do aumento do limite de velocidade a única solução que vejo é os carros serem limitados electronicamente em função da zona em que circulam sendo colocado um GPS em todos os carros com a informação da velocidade naquela estrada e fazendo o carro circular naquela velocidade indiferentemente do condutor acelerar a fundo ou não(nem todos os carros pode ser implementada esta solução derivado a não terem tanta electrónica como nos carros novos). Uma solução que ninguém aceitará e muito menos as grandes marcas de carros e gasolineiras pois perderiam muito com isso.

Fica aqui o meu comentário em relação a este assunto.

randre
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

JoséL Escreveu:(...)
E no caso da ponte da Europa a policia passa lá mais tempo pois como alguns devem saber naquela zona se pratica street racing e muitas das vezes a partir das 22h aquela ponte é palco de algumas corridas por vezes, sendo mais típico nos polos. E daí pagar o justo pelo pecador quando excedem um bocado o limite.
(...)
Por isso é que eles lá estão as 13h. Deve de ser a fazer o aquecimento pra depois das 22h, ou então são treinos cronometrados. Enfim

JoséL
Suspenso
Suspenso

Mensagem por JoséL »

randre Escreveu:
JoséL Escreveu:(...)
(...)
Por isso é que eles lá estão as 13h. Deve de ser a fazer o aquecimento pra depois das 22h, ou então são treinos cronometrados. Enfim
Também se fazem de dia. E não estão lá apenas por isso. Só dei como exemplo de lá passarem mais tempo. Se for a ver em Lisboa a maior parte do tempo a policia passa nos sítios em que é mais habitual os excessos de velocidade como a vasco da gama pois a caça a multa neste país é uma das maiores causas de eles lá estarem. Para passarem multas estão sempre dispostos mas quando são chamados aos bairros mais problemáticos na maior parte das vezes nem velos ou chegam 2h depois.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Vai começar a novela outra vez... não sabia que o Polo II ficava na Ponte Europa, mas estamos sempre a aprender :) O radar está lá "sempre" entre as 13 e as 15, desde a 5 anos para cá... não qual a relação com a noite, mas se tu o dizes, depois do fiesta a dar 300 eu já acredito em tudo :lol:

JoséL
Suspenso
Suspenso

Mensagem por JoséL »

duffy Escreveu:Vai começar a novela outra vez... não sabia que o Polo II ficava na Ponte Europa, mas estamos sempre a aprender :) O radar está lá "sempre" entre as 13 e as 15, desde a 5 anos para cá... não qual a relação com a noite, mas se tu o dizes, depois do fiesta a dar 300 eu já acredito em tudo :lol:
A novela só começa porque você esta com atitudes estúpidas. E o fiesta não é para aqui chamado. Para criticarem o que os outros dizem estão sempre presentes mas para dar opiniões acertadas nada. Mas se gostou de levar a multa passe lá todos os dias à mesma velocidade que deve ficar muito contente de pagar multas, que se calhar o dinheiro não lhe faz falta para muita coisa mais útil do que dar ao governo. Deixem-se de criticar o que os outros dizem e conversem sobre o que realmente de mal se passa! Eu tenho 17 anos e muitos conseguem ter atitudes mais infantis pelo que vejo de comentários a outros tópicos.Há sempre uma palavra a dizer para chatear os outros. Se o dia não correu bem não venham descarregar nos outros users do forum, cada um tem o direito a sua opinião mas à muitas que não são necessárias. Com atitudes de muitos é que o pais não anda para frente e voltamos há altura em que todos se davam extremamente bem.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Por acaso curto pagar multas, foi a primeira mas já não foi a única :) Além disso, eu so vim refutar a tua opinião, é para isso que serve o forum... dar-mos a nossa opinião e "criticar" a dos outros como se fosse uma conversa de café. Só disse que a tua teoria não tem lógica nenhuma :p

Já agora, as bombas do Forum devem ter começado a racionar o gasoleo, so meia duzia de bombas é que dão gasoleo e ontem de manhã nem havia :?