Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

E acho muito bem que mudem, porque sinceramente a mim causa-me alguma impressão a quantidade de papel que se gasta inutilmente com as senhas.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Leia Escreveu:E acho muito bem que mudem, porque sinceramente a mim causa-me alguma impressão a quantidade de papel que se gasta inutilmente com as senhas.
Pois, e não é só isso. Quem anda de autocarro sabe que se demora mais tempo a por a senha na máquina e esperar que ela saia do que simplesmente passar o passe. Pode não parecer muito tempo, mas em meia dúzia de pessoas representa um tempo considerável em que o autocarro tem que estar ali parado.
Julgo que o novo sistema, sem contacto, serão uns cartões recarregáveis com viagens que poderão ser reutilizados.

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Também já tinha dito isso no meu post. Vai ser usado um sistema contactless. Basicamente as senhas vão fazer a mesma coisa que fazem os passes. Não acredito que sejam de plástico... devem ser de papel como em Lisboa ou no Porto. SMTUC e METRO têm, na altura, de encontrar formas de se conjugarem, para que, com um único bilhete, seja possível usar os dois sistemas.

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Também já tinha dito isso no meu post. Vai ser usado um sistema contactless. Basicamente as senhas vão fazer a mesma coisa que fazem os passes. Não acredito que sejam de plástico... devem ser de papel como em Lisboa ou no Porto. SMTUC e METRO têm, na altura, de encontrar formas de se conjugarem, para que, com um único bilhete, seja possível usar os dois sistemas.
O sistema deveria que ser comum, não só entre Metro e SMTUC, mas também entre estes e a Joalto / Trandev.
Se não estou em erro a Joalto / Trandev já usa um sistema, sem contacto, com cartões recarregáveis.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu:
Ruizito Escreveu: Por outro lado, como presumo que o MM e os SMTUC irão ter sistemas iguais e compativeis, o que for adoptado terá de ser funcional para ambas as alternativas de transporte pelo que prevejo que o sistema final seja parecido ao dos SMTUC actual.
Não. Porque os SMTUC também vão mudar o sistema de validação de bilhetes.
Como já tinha dito atrás:
DaniFR Escreveu:Está prevista a instalação nos autocarros dos smtuc de um novo sistema de bilhética, sem contacto. É provável que o metro também adira ao mesmo sistema.
Está informação vinha na revista dos SMTUC.
Não me referia ao facto de ser com contacto ou não. Estava a falar no facto se se fazer a validação dentro da própria carruagem e não na estação. Nos SMTUC, independenteente de se mudar a máquina e os bilhetes, a forma de validar a implementar deverá ser parecida com a que já existe agora.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

bru_nex Escreveu:Será que não é um método um pouco falível? Isto é... eu posso entrar no metro, não valido o bilhete, e quando vier o revisor eu vou validá-lo.
É tão falível quanto o dos SMTUC, parece-me.. Como já disseram, cabe à pessoa a responsabilidade de cumprir e, caso não cumpra, sujeitar-se a ser um dia apanhada..

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

daniel322 Escreveu:
bru_nex Escreveu:Será que não é um método um pouco falível? Isto é... eu posso entrar no metro, não valido o bilhete, e quando vier o revisor eu vou validá-lo.
É tão falível quanto o dos SMTUC, parece-me.. Como já disseram, cabe à pessoa a responsabilidade de cumprir e, caso não cumpra, sujeitar-se a ser um dia apanhada..
Mas é diferente, porque, nos SMTUC, o motorista acaba por ser um agente dissuasor. Como tens de passar a senha ao pé dele, ele acaba por ver quem passa e quem não passa. Com o metro não será assim...

ultra
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 08 dezembro 2009 17:05

Mensagem por ultra »

E depois desse fantástico contributo para a discussão, diz-me lá... Em 2127, quando o Metro começar a funcionar, como achas que deve ser a bilhética?
Será um pouco prematuro preocupar-me com isso, porque nessa altura já nao andarei de metro....nem sei como irei andar, mas enfim!

E o metro duvido que arranque ou alguma vez se concretize tal projecto louco. O Pais entretanto vai á falencia e existem outras prioridades para resolver, do que um ...metro!

Mas, queres algo inovador?

Nao há bilhete! nem é preciso tal coisa para a nossa cidade! metro para que? uma pipa de massa que vao gastar para andar uns metros?

Podiam era construir uma rede de carro electrico sempre em andamento com bilhete a custo zero.

:twisted: :shock: :shock:

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

ultra Escreveu:Nao há bilhete! nem é preciso tal coisa para a nossa cidade! metro para que? uma pipa de massa que vao gastar para andar uns metros?
Metro para quê? Comboios para quê? Autocarros para quê? Os smtuc andam a gastar uma pipa de massa em autocarros. :?
Se calhar é melhor começarmos todos a andar de transporte próprio. :dis:

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

DaniFR Escreveu:
ultra Escreveu:Nao há bilhete! nem é preciso tal coisa para a nossa cidade! metro para que? uma pipa de massa que vao gastar para andar uns metros?
Metro para quê? Comboios para quê? Autocarros para quê? Os smtuc andam a gastar uma pipa de massa em autocarros. :?
Se calhar é melhor começarmos todos a andar de transporte próprio. :dis:
Melhor: andamos todos a pé. É gratuito e não polui! Ideia fantástica!

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Metro Mondego:
SONDAGENS GEOFÍSICAS NA LINHA DO HOSPITAL 08-01-2010

Devido à necessidade de efectuar trabalhos de aquisição de dados geológicos, arqueológicos e de infra-estruturas enterradas através do método de georadar, no âmbito da inserção da Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego, o trânsito e o estacionamento serão condicionados.

Nos dias 10/01/2010 a 15/01/2010, no período nocturno das 22:00h às 6:00h, a Rua Olímpio Nicolau Fernandes e a Rua da Sofia, na área compreendida entre o entroncamento com a Rua João de Ruão e a Manutenção Militar, estarão com o trânsito condicionado permitindo-se apenas a circulação de veículos de emergência, transportes públicos e cargas e descargas.

Em alternativa devem ser usadas, no sentido descendente a Rua da Manutenção Militar e no sentido ascendente a Rua da Figueira da Foz e Rua de Aveiro, de acordo com esquema da planta anexa. Os acessos às áreas de prospecção serão coordenados pelas autoridades (PSP).

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Em Granada havia um cartão que era recarregavel. Esse cartão custava dois euros e dava para toda uma vida, no caso de já não se necessitar mais dele podia-se vender pelo mesmo preço. Carregava com o dinheiro que quisesse e cada vez que passava na máquina (ao lado do condutor), aparecia o saldo. Para além disso, havia o passe mensal como em Coimbra.
O lado negativo era o facto de ter de se comprar e carregar este cartão nos autocarros, o que atrasava imenso.
Acaba por ser a melhor opção, só é requerida alguma atenção do motorista.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

CriCri_BlaBla Escreveu:Em Granada havia um cartão que era recarregavel. Esse cartão custava dois euros e dava para toda uma vida, no caso de já não se necessitar mais dele podia-se vender pelo mesmo preço. Carregava com o dinheiro que quisesse e cada vez que passava na máquina (ao lado do condutor), aparecia o saldo. Para além disso, havia o passe mensal como em Coimbra.
O lado negativo era o facto de ter de se comprar e carregar este cartão nos autocarros, o que atrasava imenso.
Acaba por ser a melhor opção, só é requerida alguma atenção do motorista.
A Joalto / Trandev também usa esse sistema de cartão recarregável. E também só se pode carregar os cartões nos autocarros.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Na Alemanha têm um passe semestral que dava para todos os transportes de toda uma região que envolvia algumas cidades (como se aqui desse para conhecer Coimbra, Soure, Montemor, Figueira, Poiares, Condeixa, etc.). Dá para usar quer no autocarro, quer no metro de superfície quer no comboio regional. Não tem que se apresentar ao condutor nem na máquina. Compra-se no início do semestre e anda-se com ele e é da responsabilidade do dono andar sempre com ele, pelo que se for apanhado sem o título leva uma bela multa.
No Porto há outro sistema, o Andante, que poderia ser mais adequado a nós. Carrega-se o cartão com x viagens e apresenta-se na máquina junto da paragem do bus / estação de metro e, após validado, vale uma hora, podendo nós andar nos veículos que entendermos usar. E depois é só entrar no veículo e procurar lugar.
O sistema actual que temos demora imenso tempo, então com as pessoas à procura de carteira + os que compram título de motorista + os que têm problemas com o cartão, nunca mais se sai dali... além disso temos um cartão que vale sempre, é carregado na máquina ou na cabine, conforme o caso e a pressa, e não temos que andar a deitar fora senhas de 11 em 11 (e raio de conta, 11, porque não 10 como dantes?) viagens... e se não tivermos viagens, vamos ali carregar e pronto. Aqui se não tivermos senha, percorremos meia cidade à procura de um quiosque dos SMTUC ou de uma das, agora raras, papelarias com senhas de autocarro... :?