onda de assaltos

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

E o problema é que esta questão da crise não vem ajudar nada, muito pelo contrário. Acredito que estes roubos não sejam cometidos com o intuito de arranjar dinheiro para comer, mas sim para alimentar vícios, mas de qualquer maneira, pessoas que se vejam em grandes dificuldades podem ver nos assaltos como o último escape para não morrerem à fome.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

D@MP Escreveu:Na estação de correios da Fernão Magalhães já está lá um polícia de plantão à porta!!! E pelo que me disseram os correios estão a pagar para ele lá estar!

Nem sei se acho bem se acho mal! Por este andar qualquer dia temos um polícia à porta de cada banco, de cada empresa, de cada estabelecimento comercial que tenha dinheiro para o pagar (Como alguns ourives já não sei onde que estão a pagar para ter um polícia à porta para guardar a ourivesaria! Acho que é em Setubal!)

Onde isto chegou!
Ontem deu no telejornal que há ourivesarias a pagar a agentes da PSP para estarem á porta da loja. Falaram em valores de cerca de 1500€ por mês.
A PSP está a tornar-se numa polícia de segurança privada, em que é preciso pagar para que façam alguma coisa.

winger
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56

Mensagem por winger »

E essas situações são legais? :?

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Não é muito importante se é legal ou ilegal, importante é tentar transmitir alguma segurança.
Os policiais não se importam de ganhar 1500 por mês(se isso é verdade).
Depois, é de facto uma vergonha que se tenha que pagar como se fosse empresa privada,afinal eles cumprem serviço para todos...
E ainda assim com eles à porta de lojas,se vem um bando pega no policia e pronto,ata-o e assalta à mesma.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Encontrei a reportagem que tinha visto no telejornal: Video - SIC
winger Escreveu:E essas situações são legais? :?
Suponho que seja legal, apesar de ser inconcebível pagar um serviço á PSP que já é pago com os nossos impostos, para que façam patrulhamentos das ruas.

Infernalord
Veterano
Veterano
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29

Mensagem por Infernalord »

Então mas vocês acreditaram estes anos todos que PSP queria dizer Polícia de Segurança Pública? :lol:

Quer dizer Polícia de Segurança Privada.
:P B)

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

também julgam que aquele policia que anda quase sempre pela baixa anda lá porque a policia achou que sim?
os lojistas pagam para ele andar lá a fazer a ronda.

é ridículo, mas quem quer segurança paga-a.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

acho que a sociedade evolui (ou regrediu) mais depressa do que as leis.

Acho que devia haver segurança privada em grande parte das lojas, ou zonas comerciais, câmaras de segurança pelas ruas, e a polícia somente devia andar a fazer as rondas na rua.

E se calhar, implementar algo como «neighbourhood watch».

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Das catorze notícias que o Diário das Beiras on-line (13 Fevereiro 2009) traz hoje, 5 são de assaltos no concelho!

Kika2
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

É a crise!:x
Leva as pessoas a roubarem :s

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Kika2 Escreveu:É a crise!:x
Leva as pessoas a roubarem :s
É a crise... a crise é a culpada de tudo... ontem não ganhei o euromilhões porque a crise devia estar comigo quando meti o cupão :p

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

duffy Escreveu: É a crise... a crise é a culpada de tudo... ontem não ganhei o euromilhões porque a crise devia estar comigo quando meti o cupão :p
Ora aí está uma grande verdade! Agora a crise é culpada de tudo, como se não houvesse assaltos antes. Já para não falar que os media até se deliciam com este tipo de noticias. Haja assaltos, violações e assassinios que é o que eles querem...

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Papelaria assaltada à mão armada em pleno dia

Ladrão esperou até ficar sozinho com o proprietário. Depois, recorreu a uma arma de fogo para levar cerca de 500 euros e tabaco
A Papelaria José Falcão, localizada na Rua Doutor Henriques Seco, perto das traseiras da escola, foi ontem o alvo de um assalto, por volta das 14h30.
Até essa hora o dia estava a correr com naturalidade, como afirma a proprietária Sónia Rodrigues. «O meu marido estava na loja com uma cliente. Às tantas entrou um rapaz com uma mochila e come­çou a ver revistas. O meu marido perguntou-lhe se precisava de ajuda e ele respondeu que precisava de material para um trabalho. Então o meu marido deixou-o a ver as revistas à vontade», explicou.
O pior veio depois, quando a cliente foi embora. «O meu marido ficou sozinho com o rapaz. Ele che­gou-se ao balcão e o meu marido só sentiu a arma na testa. Se era verdadeira não sabemos, mas pelo menos era de metal», garantiu a proprietária.
O ladrão exigiu o dinheiro que estava na loja, garantido que não queria fazer mal a ninguém, mas os momentos seguintes foram de pânico. «O meu marido temeu pela vida e implorou para não lhe faze­rem mal, que tinha dois filhos», contou Sónia Rodrigues.
Sempre com a arma apontada à testa da vítima, o bandido virou o dinheiro da caixa registadora para um saco que transportava. Segundo a proprietária, contando com «um fundo de maneio», o assaltan­te levou cerca de 500 euros e ainda um volume de tabaco e mais «uns seis ou sete maços».
«Depois, nos primeiros segundos, o meu marido não se mexeu. Tinha medo de ir à porta e levar um tiro», garantiu. O bandido ainda passou a correr pela cliente que tinha estado na loja há uns minu­tos. «Parece que ele entrou num carro vermelho, onde estava outro à espera dele», revelou Sónia Rodrigues.

Assaltante é português e tem entre 25 e 35 anos

O ladrão concretizou o assalto sem estar mascarado, o que permitiu a Sónia Rodrigues elaborar uma descrição física com facilidade.
«Era português, branco, com um metro e 65 centímetros. Não tinha aspecto de drogado. Aparentava ter entre 25 e 35 anos. O cabelo era preto pelas orelhas, mas ondulado. Tinha barba de quatro ou cin­co dias. Vestia roupa escura, como a mochila», recordou.
Os proprietários da loja já fizeram a participação do assalto às entidades competentes.
«Parece aqueles filmes da televisão e que se pensa que só acontecem aos outros. Connosco nunca tinha acontecido e já estamos cá há oito anos», afirmou Sónia Rodrigues. A loja está equipada com um alarme, que é ligado durante a noite.

Suspeitos detidos ontem no Ingote

Ainda durante a tarde de ontem, na sequência do assalto à papelaria, foram detidos dois suspeitos que já estariam na zona do Bairro do Ingote. Ao que apurámos, os dois homens foram detidos pela Polícia Judiciária a quem cabe a investigação destes crimes. Nos últimos meses, tem havido um núme­ro anormal de assaltos, sob ameaça de arma, em Coimbra, mas à hora de fecho desta edição não era possível ainda assumir-se com garantia que estes dois homens detidos ontem eram os responsáveis por essa vaga de assaltos. Tudo indica que apenas hoje será possível mais detalhes destas deten­ções.

Diário de Coimbra, 18 Fevereiro 2009
Em pleno dia, num sítio movimentado!

lilcrazy_dfk
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 15 abril 2006 0:08

Mensagem por lilcrazy_dfk »

AP-Esidm e sabes reconhecer algum deles? Digo, conheces de vista ou algo do género?

Pois em Itália, na minha outra terra, a 2 anos tinham um guarda para cada banco com uma metralhadora na mão. Mas lá as coisas resolvem-se sempre e de maneira diferente. Aqui, no entanto, é o descalabro total...

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Assaltou papelaria no Arnado à luz do dia e levou mil euros

Assaltante encostou faca de cozinha à barriga da funcionária e exigiu o dinheiro que estava na caixa registadora

Entrou como se de um cliente normal se tratasse. Desfolhou algumas das revistas e perguntou por outras. Os clientes foram entrando e saindo da Papelaria Arquivo, na Rua Dr. Manuel Rodrigues, pare-
des-meias com o Tribunal de Coimbra, mas houve um que por ali permaneceu muito tempo. Aproveitando o momento que idealizou como oportuno, preparou-se para pagar duas revistas. Quando a funcionária se preparava para somar as parcelas em dívida, já só sentiu uma faca de cozinha encostada à barriga.
Sem reagir, a mulher fez o que o homem, «alto e entroncado, em resumo bem constituído», lhe pediu. O dinheiro que estava na caixa registadora, «à volta de mil euros», passaram para a mão do larápio, que se colocou em fuga em direcção ao Arnado. Antes, ainda deu um encontrão numa cliente que se preparava para passar a porta da entrada. A funcionária da papelaria gritou, mas o assaltante desapareceu sem deixar rasto em passo de corrida.
Tudo isto aconteceu em plena luz do dia, com o relógio a andar perto das 14h00, numa das zonas mais movimentadas da cidade e com uma paragem dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), sempre com gente à espera do autocarro, à porta. Tal cenário não causou, no entanto, qualquer inibição ao criminoso, que usava «uma camisola vermelha» e actuou de «cara destapada», embora a proprietária não confirmasse, com certeza absoluta, tratar-se de um cidadão português.
«A minha colega [funcionária] foi ter com ele, duas ou três vezes, para o ajudar e ele disse-lhe que andava à procura de revistas de caça e da Playboy», afirmou Vanuza Souza, proprietária, há seis anos, da Papelaria Arquivo. A funcionária, que ali trabalha «só no período da manhã», ficou «muito assustada e chorou muito». «Até fui aqui ao lado [ervanária] comprar-lhe um calmante. Pela forma como saiu daqui, não sei se vem amanhã [hoje] trabalhar», confidenciou Vanuza Souza.
O facto de estarmos no início do mês, época destinada à renovação dos passes dos SMTUC, contribuiu para que o dinheiro em caixa fosse mais do que é habitual. Além da venda de jornais e revistas, a papelaria é agente payshop, o que significa que recebe diversos pagamentos de facturas e carregamentos de telemóveis ao longo do dia. «Tenho aqui muito dinheiro que não é meu», revelou Vanuza Souza, antes de afirmar que tem seguro, desconhecendo, contudo, se o prejuízo está acautelado.
«O meu marido é que trata dos seguros. Não sei se paga isto. Tudo isto é incrível. É uma coisa de loucos», disse a proprietária da papelaria, que se ausentou do estabelecimento para ir a casa. «Fui buscar o almoço e quando voltei já tinha sido assaltada», acrescentou Vanuza Souza. As forças da autoridade estiveram no local, entre as quais agentes da Brigada Anti-Crime da Polícia de Segurança Pública, para recolheram o testemunho da funcionária.
Apesar deste ter sido «o primeiro assalto durante o dia e à mão armada», a Papelaria Arquivo foi assaltada duas vezes nos últimos dois anos. «Foi de noite e levaram senhas e tabaco», revelou Vanuza Souza, que logo concluiu: «A sorte é que, durante o dia, tiramos várias vezes o dinheiro da caixa, mas, agora, tenho de me precaver ainda mais. Não sei muito bem como vou fazer».

Proprietária da papelaria “impediu” roubo à mão armada

O povo costuma dizer que «um azar nunca vem só». Ontem, parece que foi o que aconteceu a Vanuza Souza. Depois do assalto à sua papelaria no Arnado, acompanhou a funcionária até ao carro desta, estacionado na zona da Rua de Aveiro. Quando descia as Escadas de Santa Justa, que ligam a Rua Figueira da Foz à Rua de Aveiro, para voltar ao trabalho presenciou uma tentativa de roubo à mão armada. Um homem tinha uma arma apontada a uma mulher e estava a exigir-lhe o cartão multibanco.
«Vestia um casaco com capuz e tinha uma arma na mão encostada à perna», referiu Vanuza Souza, que, sem querer, acabou por fazer fracassar o roubo. «Ele deixou a rapariga, que também vinha a descer as escadas, mandou-nos embora às duas e fugiu», contou. De seguida, as duas mulheres subiram até à Rua de Aveiro e mandaram parar uma ambulância. Esta chamou a polícia, que, de imediato, se deslocou ao local com diversos efectivos na tentativa de localizar o assaltante, mas sem sucesso.

Diário Coimbra - 04 Março 2009

E os assaltos continuam à descarada.