mas, de qq maneira era mto boa onda haver um aeroporto para as lowcost aqui perto de casa...
Aeroporto Coimbra/Leiria para low cost
-
rdaniel
- Novato

- Mensagens: 23
- Registado: sexta-feira, 11 abril 2008 13:52
lol, desculpa? entao se a meio da pista o gajo detectar um problema, e a unica soluçao é abortar e n levantar....é bom k tenha metros de pista para travar....ali em cernache era monte abaixo a cortar pinheiros... 
mas, de qq maneira era mto boa onda haver um aeroporto para as lowcost aqui perto de casa...
isso sim
mas, de qq maneira era mto boa onda haver um aeroporto para as lowcost aqui perto de casa...
-
Lopes
- Experiente

- Mensagens: 206
- Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11
rdaniel Escreveu:lol, desculpa? entao se a meio da pista o gajo detectar um problema, e a unica soluçao é abortar e n levantar....é bom k tenha metros de pista para travar....ali em cernache era monte abaixo a cortar pinheiros...
mas, de qq maneira era mto boa onda haver um aeroporto para as lowcost aqui perto de casa...isso sim
Em Cernache e em todas as pistas.
E se não conseguir abortar uma descolagem? É possivel.
Quando já não há pista .... podem existir pinheiros, casas, cabos de alta tensão etc. Por isso é que são situações criticas.
-
dcarvalho
- Novato

- Mensagens: 27
- Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
Por isso é que há uma coisa que se chama V1 ( velocidade de decisão), que é a velocidade a q o piloto, durante a corrida de descolagem, decide descolar ou abortar; essa velocidade é calculada tendo em conta q em caso de descolagem abortada o avião pára na pistardaniel Escreveu:lol, dar ate deve dar...mas tinha de ser mm à justa. mas ficava sem espaço nenhum para erro, imagina que falhavam os motores e o gajo tinha de interromper a meio da pista....não sei se tinha espaço para travar depois..
-
rdaniel
- Novato

- Mensagens: 23
- Registado: sexta-feira, 11 abril 2008 13:52
-
dcarvalho
- Novato

- Mensagens: 27
- Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
normalmente ninguém aborta pq quer; a razão mais frequente é falha de um dos motores; esse espaço após a pista de que falas é a Stopway e nem todas as pistas têm;rdaniel Escreveu:sim, mas isso tas a falar em abortar pk ele ker....akilo pode ir a correr bem e no momento antes de levantar falhar qq coisa...que eu saiba convem haver um espaço após a pista para estas eventualidades....200m ou coisa parecida...
-
rdaniel
- Novato

- Mensagens: 23
- Registado: sexta-feira, 11 abril 2008 13:52
exacto....nem todas têm mas tava apenas a referir que ali no caso de cernache é ainda mais complicado dado ter um gd desnivel...houve ate um caso no Canada (se n tou em erro) em que o aviao n travou como deve ser, e foi bater num carro que ia a passar na estrada logo depois da pista e matou uma criança (e no brasil aquele acidente recente)...acho k esses casos vieram a chamar à atençao dessa questao e não sei se n chegou mm a ser alterada a lei...
mas calma, n tou a querer dizer que n queria um aeroporto para as lowcost aqui por perto...era interessante, mas n sei se cernache seria o local ideal...

mas calma, n tou a querer dizer que n queria um aeroporto para as lowcost aqui por perto...era interessante, mas n sei se cernache seria o local ideal...

-
dcarvalho
- Novato

- Mensagens: 27
- Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
Também não sei se Cernache seria o local ideal; de qualquer forma 920 metros de pista nunca será suficiente até pq as low cost operam com jactos que requerem uma distância de pista maior;( Ex: Airbus A320 operados por algumas low cost tem como Minimum Take-off Distance : 1,707m e Minimum Landing Distance : 1,540m ); para além disso seria necessário uma placa de estacionamento maior, rádio ajudas, bombeiros, fuel, etc, etc;
Prolongar a pista em 300 metros trará vantagens apenas para a aviação particular e executiva já que com 1200 metros já é possível operar alguns jactos executivos
Prolongar a pista em 300 metros trará vantagens apenas para a aviação particular e executiva já que com 1200 metros já é possível operar alguns jactos executivos
-
TrêsPês
- Regular

- Mensagens: 108
- Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22
"
O estudo técnico encomendado pela Câmara de Ourém e vários agentes locais confirmou a viabilidade económica do novo aeroporto regional de Fátima, faltando agora definir qual o investimento a realizar, noticia a agência Lusa.
«Ou aproveita-se a pista e aumentamos um pouco o que existe ou então parte-se para uma coisa maior e um aeroporto com mais condições», explicou Joaquim Clemente, proprietário da actual pista da Giesteira e um dos parceiros do grupo de trabalho que encomendou o estudo.
Em cima da mesa estão duas soluções, uma mais modesta que implica menos gastos, mas ficará apenas vocacionada para servir a cidade-santuário ou outra mais ambiciosa, mas também mais rentável do ponto de vista económico.
Os promotores do projecto poderão optar pela ampliação da pista de 1.600 para 1.750 metros, dotando-a de condições para acolher aviões com capacidade até 170 passageiros ou então pela remoção do actual pavimento, construindo um aeroporto de raiz.
«Nesse caso, a pista já não se pode aproveitar porque tem de ter outros requisitos técnicos» para acolher aviões de grande porte, explicou Joaquim Clemente.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, explicou que agora o objectivo é avaliar as condições de investimentos e depois fazer a «escolha final».
O coordenador do grupo de trabalho, Álvaro Órfão, explicou que «a viabilidade está garantida, mas tudo depende do investimento que queira fazer».
A aposta será em voos charters e de low-cost para o Santuário mas as ambições podem ser maiores, com ligações regulares que sirvam não apenas Fátima mas também toda o centro do país, até porque o futuro aeroporto internacional de Lisboa será colocado na margem sul, mais afastado do tecido económico da região.
«Penso que se deve fazer tudo para ser em Fátima o novo aeroporto» até porque «tem uma mais-valia que não tem preço», a proximidade em relação ao santuário.
A decisão de avançar com este estudo foi tomada em Setembro do ano passado, já que a actual pista da Giesteira foi apontada como destino de oos turísticos a partir do Vaticano e de outros pontos da Europa.
A atractividade de Fátima nos mercados turísticos internacionais levou várias entidades locais a criarem um grupo de trabalho, até porque da parte do proprietário existe disponibilidade para alienar (parte dos seus direitos) a uma sociedade que venha a gerir o equipamento.
Os voos low-cost a partir do Vaticano são uma ideia que nasceu a partir de uma nova companhia do género sedeada na Itália e que quer apostar no turismo religioso."
Em IOL diário
Reparem bem na localização da pista:
Mapa 1
Mapa 2
edit do moderador: links editados por serem muito compridos
O estudo técnico encomendado pela Câmara de Ourém e vários agentes locais confirmou a viabilidade económica do novo aeroporto regional de Fátima, faltando agora definir qual o investimento a realizar, noticia a agência Lusa.
«Ou aproveita-se a pista e aumentamos um pouco o que existe ou então parte-se para uma coisa maior e um aeroporto com mais condições», explicou Joaquim Clemente, proprietário da actual pista da Giesteira e um dos parceiros do grupo de trabalho que encomendou o estudo.
Em cima da mesa estão duas soluções, uma mais modesta que implica menos gastos, mas ficará apenas vocacionada para servir a cidade-santuário ou outra mais ambiciosa, mas também mais rentável do ponto de vista económico.
Os promotores do projecto poderão optar pela ampliação da pista de 1.600 para 1.750 metros, dotando-a de condições para acolher aviões com capacidade até 170 passageiros ou então pela remoção do actual pavimento, construindo um aeroporto de raiz.
«Nesse caso, a pista já não se pode aproveitar porque tem de ter outros requisitos técnicos» para acolher aviões de grande porte, explicou Joaquim Clemente.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, explicou que agora o objectivo é avaliar as condições de investimentos e depois fazer a «escolha final».
O coordenador do grupo de trabalho, Álvaro Órfão, explicou que «a viabilidade está garantida, mas tudo depende do investimento que queira fazer».
A aposta será em voos charters e de low-cost para o Santuário mas as ambições podem ser maiores, com ligações regulares que sirvam não apenas Fátima mas também toda o centro do país, até porque o futuro aeroporto internacional de Lisboa será colocado na margem sul, mais afastado do tecido económico da região.
«Penso que se deve fazer tudo para ser em Fátima o novo aeroporto» até porque «tem uma mais-valia que não tem preço», a proximidade em relação ao santuário.
A decisão de avançar com este estudo foi tomada em Setembro do ano passado, já que a actual pista da Giesteira foi apontada como destino de oos turísticos a partir do Vaticano e de outros pontos da Europa.
A atractividade de Fátima nos mercados turísticos internacionais levou várias entidades locais a criarem um grupo de trabalho, até porque da parte do proprietário existe disponibilidade para alienar (parte dos seus direitos) a uma sociedade que venha a gerir o equipamento.
Os voos low-cost a partir do Vaticano são uma ideia que nasceu a partir de uma nova companhia do género sedeada na Itália e que quer apostar no turismo religioso."
Em IOL diário
Reparem bem na localização da pista:
Mapa 1
Mapa 2
edit do moderador: links editados por serem muito compridos
Última edição por TrêsPês em quarta-feira, 14 maio 2008 22:55, editado 1 vez no total.
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
bom.. é melhor que ir para o Porto pois é mais perto e não se apanha tanto trânsito.. mas não é a melhor solução para o Centro do país.. que o digam os de Viseu, por exemploTrêsPês Escreveu:as ambições podem ser maiores, com ligações regulares que sirvam não apenas Fátima mas também toda o centro do país, até porque o futuro aeroporto internacional de Lisboa será colocado na margem sul, mais afastado do tecido económico da região.
«Penso que se deve fazer tudo para ser em Fátima o novo aeroporto» até porque «tem uma mais-valia que não tem preço», a proximidade em relação ao santuário
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Por si só nenhuma cidade da região centro tem dimensão que justifique um aeroporto mesmo que para low coast. A única possibilidade seria um aeroporto que servisse toda a Região Centro, mas aí teríamos um grande problema, é que por um lado para ser viável o aeroporto teria de ser perto do litoral, onde está a principal oferta turística e onde o mesmo poderia ser rentabilizado, mas por outro, lá ficaria de novo o interior esquecido e prejudicado.
Um dos grandes problmas do país é precisamente a dispersão do povoamento por milhentas cidades, vilas e aldeias de pequena dimensão. Tirando Lisboa, Porto (e respectivas áreas metropolitanas) e o Algarve por motivos turísticos, não existe mais nenhum aglomerado urbano realmente significativo que justifique um aeroporto.
Um dos grandes problmas do país é precisamente a dispersão do povoamento por milhentas cidades, vilas e aldeias de pequena dimensão. Tirando Lisboa, Porto (e respectivas áreas metropolitanas) e o Algarve por motivos turísticos, não existe mais nenhum aglomerado urbano realmente significativo que justifique um aeroporto.
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Por isso mesmo teria de ser um pequeno aeroporto mas que servisse a região centro.. já a localização, como disseste, é complicada..
é que não se encontra em mais zona nenhuma do país tanta oferta turística como nesta região com praia, campo, serra, turismo religioso, aldeias históricas, congressos, termas, monumentos e mais algo que me esteja a esquecer.. para além de que, só nos distritos de Coimbra e Leiria moram quase um milhão de pessoas
é que não se encontra em mais zona nenhuma do país tanta oferta turística como nesta região com praia, campo, serra, turismo religioso, aldeias históricas, congressos, termas, monumentos e mais algo que me esteja a esquecer.. para além de que, só nos distritos de Coimbra e Leiria moram quase um milhão de pessoas
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Lino, a questão não é essa. Obviamento que a Região Centro justifica um aeroporto, já não acho que cada cidade por si só o justifique. O problema seria mesmo escolher o sítio. E repara que se para escolher o de Lisboa foi a tourada que se sabe, e no fundo era saber apenas se ficava a Norte ou a Sul da Cidade, então imagina a confusão que seria na região centro, com Coimbra a puxar para um lado, Leiria para outro, Viseu para outro etc.Lino Escreveu:Ruizito já viste o tamanho de algumas cidades que têm vôos low cost na Europa? Frankfurt-Hahn é lá no meio do nada, longe de cidades grandes...
Coimbra nada, Fátima é que se mexe e já tem interessados... e fica lá tão longe, e a apenas 100km de Lisboa...
Aliás uma questão parecida aconteceu há uns anos quando se falou na regionalização, em que as várias cidades da Região Centro já quase que andavam à bofetada para saber qual seria a capital. Como o o processo de regionalização não avançou a questão morreu, mas poderia perfeitamente ser ressuscitada por outro motivo qualquer.
-
userN
- Lendário

- Mensagens: 1264
- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
de de facto só estranho uma coisa, falar-se tanto no portugal do interior e litoral, como se fossem grandes distâncias... lembrem-se da pequena largura do nosso também pequeno país, ok? sorry o off-topic (sim não há estradas em condições etc daí o interior esquecido, concordo isso sim é o problema).
aeroporto em fátima, não concordo muito.
aeroporto em fátima, não concordo muito.
-
Infernalord
- Veterano

- Mensagens: 589
- Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
O Aeroporto em Fátima dá jeito a muita gente, é um local de peregrinação, já pensaram no número de gente que voava directo para lá por causa de ir lá ao santuário? É parvo, mas é verdade... Sendo Fátima o local de "culto" que é a nível mundial é evidente que levam vantagem sobre por exemplo Coimbra, Leiria etc...