Coimbra (Alta) a Património Mundial!!!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

mas não podes comparar uma cidade como Heidelberg ou Florença, por exemplo a Coimbra.. Não tem nada a ver em termos de estilo arquitectonico e de desenvolvimento turistico

tens na alemnaha o exemplo perfeito da combinação entre centro historico com centro moderno: frankfurt
Imagem

já em Lisboa, na zona ribeirinha vão construir a Torre Foster e não vejo "velhos do restelo" ;)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Tem a ver por causa da preservação de um centro histórico. São cidades que têm como característica aquela traça e é o que atrai as pessoas, quer locais quer forasteiros, por isso há que as preservar. Além disso é o dar vida à cidade, algo que se tem concentrado muito nos shoppings! E mais concertos, algo que só acontece na Latada, Queima e pouco mais. Raramente se vê artistas de renome aqui fora dessas alturas...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

é algo que não entendo.. disseram que para o estadio se auto-sustentar tinha de ter, o minimo, 2 grandes concertos.. tirando o de ianuguração ainda n houve mais nenhum de registo

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Voltamos ao mesmo, vocês querem Coimbra igual a tantas outras cidades no mundo, onde se recuperam os edificios "velhos" e dá-se um ar de que a cidade parou no tempo.
Se reparares nessa foto de Heidelberg os edificios seguem todos o mesmo design, não se distingue os novos dos antigos ou os recuperados. Se fores a ver em Coimbra temos construção antiga e contrução nova misturada, e que não tem nada uma coisa a ver com a outra dando um ar desleixado.
Se na alta os estudos forem bem feitos e se recuperarem os edificios existentes e construirem edificios novos com uma estética que se misture bem com os que já existem, qualquer turista que chegue cá vê que a cidade soube evoluir no tempo, continua viva mas também soube manter e preservar o passado.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:mas não podes comparar uma cidade como Heidelberg ou Florença, por exemplo a Coimbra.. Não tem nada a ver em termos de estilo arquitectonico e de desenvolvimento turistico

tens na alemnaha o exemplo perfeito da combinação entre centro historico com centro moderno: frankfurt
Imagem

já em Lisboa, na zona ribeirinha vão construir a Torre Foster e não vejo "velhos do restelo" ;)
Mas depende do local da construção...
Frankfurt é um bom exemplo de bom gosto, mas é porque são locais distintos. Estive lá duas vezes e as torres estão todas concentradas num Business District, sendo o resto edifícios mais típicos. Além de que a cidade foi completamente arrasada na II Guerra Mundial... Tens lá por exemplo o Römer, feito de casas típicas:
Imagem

Eis a skyline de Frankfurt:
Imagem

Ou seja, não fica tipo Arnado.

Sobre Lisboa, eles querem fazer essa torre em Alcântara, um local onde não vejo mesmo onde a possam fazer. Ficaria lá como a Torre do Arnado na Baixa... aquilo é só casas e prédios baixos... não se vê velhos do restelo? É só porque os media não lhes dão visibilidade... olha a RTP1 é tão imparcial :roll: que não fala deles, nem sequer dos males do Governo...
Última edição por Lino em terça-feira, 24 outubro 2006 14:21, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

carlacs Escreveu:
duffy Escreveu:A maioria de vocês têm tantos projectos para Coimbra, metem.se a divagar tanto, quando há algum projecto, dizem logo NÃO!
A questão é que a Alta transpira história. Um caloiro chega lá pela primeira vez e até perde a respiração, daí o medo de se ver engenheiros e arquitectos a mexer naquilo. Mas gostei de algumas maquetes, principalmente da parte dos espaços verdes. :)
Normal, desgraçado vem fartinho de subir escadas, se não estiver habituado já deve ir um pouco cansado :D
Bem eu falando por mim perco la a respiração porque acho aquela zona cinzenta e velha. Acho que o melhor até era deitar aquilo tudo abaixo e voltar a construir de novo algo que estivesse na moda durante mais 20 anos, depois voltava-se a fazer escavações para descobrir cacos velhos desta altura :D

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

duffy Escreveu:Acho que o melhor até era deitar aquilo tudo abaixo e voltar a construir de novo algo que estivesse na moda durante mais 20 anos, depois voltava-se a fazer escavações para descobrir cacos velhos desta altura :D
Tava mesmo à espera de uma coisa destas... Já não bastou o que o estado novo fez...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu: Ou seja, não fica tipo Arnado.

Sobre Lisboa, eles querem fazer essa torre em Alcântara, um local onde não vejo mesmo onde a possam fazer. Ficaria lá como a Torre do Arnado na Baixa... aquilo é só casas e prédios baixos... não se vê velhos do restelo? É só porque os media não lhes dão visibilidade... olha a RTP1 é tão imparcial :roll: que não fala deles, nem sequer dos males do Governo...
A torre foster vai ficar no largo de santos, perto do museu das janelas verdes ;)
não sei quais as maravilhas arquitectonicas que há a preservar na zona do arnado.. (tirando a rua da sofia) Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Recuperar as casas ali existentes, manter as casas a uma altura idêntica, manter a traça tradicional.

E essa localização para um arranha-céus é um erro, nem Lisboa toda. Construir um prédio alto naquela cidade, ainda por cima com o tráfego aéreo daquela cidade, seria um erro.

Para ti, modernidade são torres e etc. estou a ver. Mas não, actualmente, a corrente da modernidade é manter as características dos edifícios, renovando-os por dentro e mantendo a traça exterior e tb interior.
Há que preservar o património! Tantos projectos de defesa do património e etc. que se fazem por aí para destruir esse trabalho enorme em tão pouco tempo!!

Critérios para o reconhecimento pela UNESCO
Última edição por Lino em terça-feira, 24 outubro 2006 16:27, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:
duffy Escreveu:Acho que o melhor até era deitar aquilo tudo abaixo e voltar a construir de novo algo que estivesse na moda durante mais 20 anos, depois voltava-se a fazer escavações para descobrir cacos velhos desta altura :D
Tava mesmo à espera de uma coisa destas... Já não bastou o que o estado novo fez...
Eu disse aquilo a brincar :P

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

ya :D eu percebi.. :P (espero q n penses que te falei de maus modos ;))

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Recuperar as casas ali existentes, manter as casas a uma altura idêntica, manter a traça tradicional.

E essa localização para um arranha-céus é um erro, nem Lisboa toda. Construir um prédio alto naquela cidade, ainda por cima com o tráfego aéreo daquela cidade, seria um erro.

Para ti, modernidade são torres e etc. estou a ver. Mas não, actualmente, a corrente da modernidade é manter as características dos edifícios, renovando-os por dentro e mantendo a traça exterior e tb interior.
Há que preservar o património! Tantos projectos de defesa do património e etc. que se fazem por aí para destruir esse trabalho enorme em tão pouco tempo!!
Não me conheces, por isso por favor não me metas um rótulo ;)
Para mim modernidade não é sinonimo de construção em altura, agora dizer q não se podem construir torres em Lisboa por causa do trafego aereo, desculpa mas é um disparate!
Eu concordo com a recuperação/preservação do patrimonio historico. e acho q coimbra não esta má mas podia tar bem melhor nesse aspecto, senão repare-se no exemplo de Guimarães.
Mas uma coisa é centro historico, outra é centro financeiro, como acima disseste e bem ;) agora diz-me onde é q no Arnado tens centro histórico? Naqueles barracoes da Ideal? Atras do Tivoli?? :roll:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

ai frankfurt frankfurt...
bela cidade sim senhor

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

:P

Não é centro histórico, mas é património da cidade, as ruas pequenas e típicas, com aqueles nomes populares como Rua da Moeda ou Rua da Loiça, fazem parte da história da cidade!

Aquela torre fica ali tão bem como esparguete com bacalhau!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu::P

Não é centro histórico, mas é património da cidade, as ruas pequenas e típicas, com aqueles nomes populares como Rua da Moeda ou Rua da Loiça, fazem parte da história da cidade!

Aquela torre fica ali tão bem como esparguete com bacalhau!
Olha que existe esse prato, por isso é porque combina bem :P