Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Xaqueto Escreveu:Nunca disse, que as vezes não existe algum exagero na abordagem. Se trabalha-se permanentemente com o publico se calhar ao fim de 6 a 7 horas, 7 dias por semana, provável a tua atitude era diferente.
Só umas questões Xaqueto, que se calhar até já foram respondidas anteriormente (Se assim for, peço que me indiquem a página s.f.f.):

- Não obstante o facto das pessoas estarem de "pé-atrás" aquando da abordagem, algo que acredito que seja frequente, não é obrigação de qualquer profissional, seja de que ramo for, manter a postura?

- Ainda que tenha sido um caso particular, porque é que já presenciei essa "má disposição" de um agente para com um familiar meu às 8:30 da manhã? Não estaria em fim de turno, certamente..

- A notícia que se leu na comunicação social de que os agentes tinham como objectivo mensal determinado número de multas é verdade?

- O artigo 237º estabelece que «as polícias municipais cooperam na manutenção da tranquilidade pública e na protecção das comunidades locais» -> O que faz a Polícia Municipal de Coimbra, concretamente, para o fim acima descrito, para além da regulação dos parquímetros?

Xaqueto
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:22

Mensagem por Xaqueto »

Caro Micromys, se me permites o abuso, o artigo 49, nº1 alínea d), permite a atuação do veiculo, contudo o artigo 163 e 164, do C.E., não permitem nem o seu bloqueamento e tão pouco a sua remoção.
Concordo plenamente com a tua opinião, aliás partilhada pelo efectivo inteiro da PM.
Relativamente, às Paragens de Autocarros dos SMTUC, antes das passadeiras, posso dizer que muitos já foram autuados dessa forma. Mais, posso dizer, que durante os três últimos anos tudo foi feito para tal ser alterado, e o resultado esta à vista.
O corrigir desta situação, já não se encontra nas mãos da PM, mas sim no SMTUC, ou melhor, na gerência desta entidade e do "Estado maior" da CMC. (Estas a perceber?)
Outro ponto, que afloras, é o dos Parques de Estacionamentode Duração Limitada, que, mais uma vez, se encontra sob a alçada dos SMTUC, são eles que fazem as marcações no pavimento, compram as maquinas, cobram os tickets às pessoas. Cada vez, que abrem um novo parque não consultam ninguem, pelo menos a PM, e cometem alguns atropelos,e quando se faz um reparo, para efectuarem alguma alteração, há problemas entre o presidente dos SMTUC e o da CMC, adivinhem que é que apanha por tabela? é isso, é a PM.
Não têm conta, as vezes que já foi escrito, dito sei lá, acho que até já se socorreram de Santos para alterar algumas paragens problematicas. Que já foram autuados, isso garanto.
A Divisão de Trânsito de Coimbra, não tem a frente dos seus quadros uma pessoa que saiba, ou tenha, uma formação especifica para coordenar, reformular toda a sinalização da cidade, apoiando-se de facto nas pessoas que lidam constantemente com o trânsito, a PM, PSP e a GNR. Aliás, quando se propõem a alteração de algo na sinalização, dizem logo que nós não sabemos de nada e que o engenheiro é que sabe e que os condutores, se não percebem é porque são burros. Sim é este o genero de chefias que existem nesta casa.
Relativamente às denúncias que se recebe, no Quartel ou quando os agentes são abordados na rua, é sempre feita uma informação interna para o averiguamento de qualquer situação e encaminhada para as autoridades compententes, ex. se existe barulho é contactada a PSP, se existe um banco de jardim partido é encaminhado para a secção das obras, e assim sucessivamente. Se depender de nós, é resolvido no mais curto espaço de tempo possivel.
Constatamos, diariamente, a falta de apoio das restantes entidades para nos ajudar na "satisfação" dos municipes.

Nem tudo depende da vontade de resolver da PM. A informação circula até as entidades competentes, o que fazem depois não sabemos.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:
Carol Escreveu:
menino Ruizito, se a carapuça lhe serviu nada mais tenho a dizer!

E mais uma vez parece-me que o menino deve ter uma certa dificuldade na leitura dos meus posts (desculpe-me a afinidade, mas pareceu-me bem tomar esta liberdade já que o menino também a tomou).

Que têm os advogados a ver com a questão? É mesmo de quem não sabe o que dizer mais..
E podes ter a certeza que estou perfeitamente ciente do que se diz sobre os advogados, não é por isso que vou agredir verbalmente quem o disser. Mas isto devo ter sido demasiado bem educada para me dar a esses desvairos.

A minha atitude perante os PM's ou qualquer outra pessoa é sempre educada e respeituosa, até ao momento em que me respondam torto. Mas mais uma vez deve ser a minha demasiado boa educação a saltar, peço perdão por não ter sido criada por lobos..
Não assuma aquilo de que não faz ideia, e deixe a atitude ignóbil para outro tipo de foruns.
Qual atitude ignóbil? Por que é que não perde um pouco do seu precioso tempo a reler o que escreveu neste tópico desde a primeira página (já lá vão 20) e tenta perceber quem é que começou com a atitude ignóbil? Se a sua noção de educação e respeitabilidade é a que demonstra nos seus posts, então digo-lhe que mais valia ter sido de facto criada com lobos...
Quanto ao que disse dos advogados, foi uma analogia, sabe o que isso é?
Se não lhe interessa que possam denegrir a sua (futura) profissão é lá consigo, mas eu que nem sequer sou policia, não gostaria que dissessem da minha profissão aquilo que foi já aqui dito sobre eles.
PS: O tratamento por "menina" não teve nada de depreciativo, pois se é estudante deve ser nova, logo trata-la por menina é perfeitamente aceitável. Já eu sou um bocadito velho demais para esses tratamentos, mas também não lhe levo a mal por isso...
Presumo pelo nome que seja macho, logo menino deve aplicar-se tão bem a si como menina se aplica a mim pois não sabe a minha idade.

Eu sei bem o que escrevo e não fui mal-educada para com ninguém. Se confunde sarcasmo com má educação é problema seu.

Quanto aos advogados tenho-lhe a dizer que, como analogia foi inútil uma vez que, mais uma vez digo, se tivesse lido os meus posts devidamente seria desnecessária.
E que lhe interessa a si se me importa ou não aquilo que dizem dos advogados? Felizmente eu tenho olhos e boca e consigo ter opiniões próprias, e não é por dizerem mal dos advogados que vão deixar de precisar deles.

E a atitude não é só deste tópico.
Para encerrar de vez o assunto (não o da PM, mas a conversa consigo), leia como bem entender e diga o que bem lhe parecer, mas não entre em considerações sobre a minha pessoa ou sobre o que faço, devia fazer ou devia não gostar que fizessem. Deixe esses assuntos para mim e não ocupe a cabecinha com essas coisas

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Xaqueto Escreveu:A Divisão de Trânsito de Coimbra, não tem a frente dos seus quadros uma pessoa que saiba, ou tenha, uma formação especifica para coordenar, reformular toda a sinalização da cidade (...)
Esse é, infelizmente, um factor que se nota e bem..

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

Ilustre Daniel322, a postura dos agentes é sempre mantida, até ao limite possível, mas na primeira abordagem se o municipe começar logo a "agredir" verbalmente, do genero, em tom agressivo, só multam quem trabalha, se fossem atrás dos ladrões, se fosse um Dr. não autuavam, ou a por em causa o nosso bom nome, não podemos, se calhar até compreendes, dar uma abertura seja para o que for, não respondemos a provocações mas mantemos uma postura mais agressiva, responder o menos possível mas áspero.

É claro, que se entrou às 8:00, normalmente não é normal, desculpem o pleonasmo, estar-se "mal disposto", mas deriva de muitos factores, uma noite mal dormida, problemas familiares, problemas dentro do serviço, como foi o ano passado, problemas com os filhos, etc.. Não estou a desculpar seja o que for, se me pergumtarem se agiu mal, eu tenho que concordar.

Foi verdade até à 2 anos atrás, e houve uma tentativa de reposição no ano transacto. Todavia, os agentes insurgiram-se contra esta medida, pois é de todo ilegal este tipo de avaliação, e foram apresentados através de advogados todo o tipo de argumentos fazer cair esta avaliação. É impensável, num pais que se diz civilizado, utilizar uma medida sordida para avaliar policias. Era o mesmo que pedir a um coveiro que efectuasse 30 enterros por dia. Asseguro que e recusamos esse tipo de avaliação.

Sim, o artigo 237 refereisso mesmo. Porém é muito dificil, quando o efectivo de um turno se reduz a 2 pessoas, averiguações de denúncias, fiscalização rodoviária, alguma coisa fica para trás, a que contar com a prioridade do Executivo Camarario.
Sempre que possível, e quando o efectivo o permite, tentamos efectuar um policiamento de proximidade da comunidade, tentamos contribuir para a manutenção da tranquilidade pública.

É claro que não se pode fazer uma omelete sem ovos. Para Coimbra, era necessário um efectivo de pelo menos de 100 agentes, existem pouco mais de 40.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

obrigado pelas respostas

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Por mais voltas que tentem dar chega-se sempre à mesma triste conclusão: PM 99,9% das vezes é uma entidade meramente fiscalizadora do pagamento de estacionamento.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Carol Escreveu:
Presumo pelo nome que seja macho, logo menino deve aplicar-se tão bem a si como menina se aplica a mim pois não sabe a minha idade.

Eu sei bem o que escrevo e não fui mal-educada para com ninguém. Se confunde sarcasmo com má educação é problema seu.

Quanto aos advogados tenho-lhe a dizer que, como analogia foi inútil uma vez que, mais uma vez digo, se tivesse lido os meus posts devidamente seria desnecessária.
E que lhe interessa a si se me importa ou não aquilo que dizem dos advogados? Felizmente eu tenho olhos e boca e consigo ter opiniões próprias, e não é por dizerem mal dos advogados que vão deixar de precisar deles.

E a atitude não é só deste tópico.
Para encerrar de vez o assunto (não o da PM, mas a conversa consigo), leia como bem entender e diga o que bem lhe parecer, mas não entre em considerações sobre a minha pessoa ou sobre o que faço, devia fazer ou devia não gostar que fizessem. Deixe esses assuntos para mim e não ocupe a cabecinha com essas coisas
Está bem Carol, passe então muito bem, e desde já peço desculpa se a ofendi em algo, mas não se esqueça que quem primeiro veio comentar o que escrevi foi a menina (mais uma vez lhe recomendo a leitura do historial deste tópico), assim para a próxima, ao ler algo que eu escreva, passe adiante e poupa toda a gente do espectáculo do seu "sarcásmo".

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:Parece que cada vez que tenho uma opinião contrária à tua, estou a atirar pedras.. enfim, tudo bem..
Chamares-me de prepotente, não é atirar pedras?
Ok, então com todo o respeito e sem atirar pedra nenhuma, prepotente és tu!

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Disseram-me que ultimamente a PM tem andado pelo jardim do Vale das Flores a sensibilizar os donos dos cães para que recolham os dejectos dos animais. Pelo que ouvi, não tem tido grande efeito pois parece que o pessoal ainda goza. Também me contaram que já por algumas vezes a PM não foi propriamente muito amável com alguns donos de bobbys, que teimaram em deixar os dejectos.
Eu pergunto:
O que é que se pode considerar pior neste caso, ser "arrogante" como acusam a policia, ou passear o cão, deixar a porcaria toda para os outros?
Será que uma pessoa que demonstra tanta falta de respeito pelos outros ao ponto de deixar a porcaria espalhada em locais frequentados por muitas crianças, não merece que sejam arrogantes ou mal educados com ela?

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

userN Escreveu:Por mais voltas que tentem dar chega-se sempre à mesma triste conclusão: PM 99,9% das vezes é uma entidade meramente fiscalizadora do pagamento de estacionamento.
UserN, sou obrigado a contrapor o que dizes, a PM fiscaliza o pagamento de estacionamento para aí cerca de 60%,o resto é trabalho efectuado fora destes locais.

Já não têm conta, as autuações ao Telemóvel, nos passeios, nas passadeiras, em 2ª fila, a impedir o acesso a propriedade privada,sem cinto de segurança, a utilização das luzes de nevoeiro, passagem de sinais vermelhos, seguros, traços continuos, condução sem carta, poderia dar-te uma panóplia de situações nas quais agimos. Se não fazemos mais é porque falta efectivo.

lontra99
Advertido
Advertido
Registado: quarta-feira, 28 março 2007 16:15

Mensagem por lontra99 »

Ruizito Escreveu:Disseram-me que ultimamente a PM tem andado pelo jardim do Vale das Flores a sensibilizar os donos dos cães para que recolham os dejectos dos animais. Pelo que ouvi, não tem tido grande efeito pois parece que o pessoal ainda goza. Também me contaram que já por algumas vezes a PM não foi propriamente muito amável com alguns donos de bobbys, que teimaram em deixar os dejectos.
Eu pergunto:
O que é que se pode considerar pior neste caso, ser "arrogante" como acusam a policia, ou passear o cão, deixar a porcaria toda para os outros?
Será que uma pessoa que demonstra tanta falta de respeito pelos outros ao ponto de deixar a porcaria espalhada em locais frequentados por muitas crianças, não merece que sejam arrogantes ou mal educados com ela?
Perdi a conta ás vezes que assiti a essa situação pois moro na zona.
Vejo donos a fazerem o correcto e muitos outros a simplesmente ignorarem um gesto tao simples como apanhar os dejectos do seu propio animal. É que nem querem saber . E quando sao abordados e isto eu ja vi, são do mais arrogante possivel.

E depois ainda se queixam que a Pm ou outro orgao fiscalizador etc sao assim e assado. Epa respeitem as leis e acima de tudo civismo e bom senso.

Ha pms arrogantes? claro
Há cidadãos arrogantes? claro que sim tb

Boa postura terá de haver dos dois lados, ou pensam que la por ser autoridade ou cidadão, alguém tem de se rebaixar ou continuar a dar um sorriso se o mandam para o c***** ou pior?

Entao deixem de generalizar em ambos os sentidos.
Este topico ja devia ter sido encerrado ha muito, a discussão nada trás de novo.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Xaqueto Escreveu:
userN Escreveu:Por mais voltas que tentem dar chega-se sempre à mesma triste conclusão: PM 99,9% das vezes é uma entidade meramente fiscalizadora do pagamento de estacionamento.
UserN, sou obrigado a contrapor o que dizes, a PM fiscaliza o pagamento de estacionamento para aí cerca de 60%,o resto é trabalho efectuado fora destes locais.

Já não têm conta, as autuações ao Telemóvel, nos passeios, nas passadeiras, em 2ª fila, a impedir o acesso a propriedade privada,sem cinto de segurança, a utilização das luzes de nevoeiro, passagem de sinais vermelhos, seguros, traços continuos, condução sem carta, poderia dar-te uma panóplia de situações nas quais agimos. Se não fazemos mais é porque falta efectivo.
Ontem:

Carro
Carro PM
EU

Semáforo passa de amarelo para vermlho, carro PM ia atrás e nada fez; claro que isso acontece com outras policias também foi só um exmeplo, mas eu não vejo a PM como auxiliar do que quer que seja, a não ser fiscalizadores de parquímetros. Lamento.

E não, nunca fui atuado por PM, não me costumo por a jeito e de uma vez que estava estacionado num local para BUS, quando ia a chegar estava um colega teu, se é que não eras tu em frente ao meu carro de papel na mão, e perguntou-me: "não sabia que este lugar é de bus" e eu "não, não sabia." (e não sabia mesmo), foi nas docas ao lado das bombas onde agora estão muitas vezes bus parados da linha da Lousã, e não me autuou.

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Xaqueto Escreveu: Relativamente, às Paragens de Autocarros dos SMTUC, antes das passadeiras, posso dizer que muitos já foram autuados dessa forma. Mais, posso dizer, que durante os três últimos anos tudo foi feito para tal ser alterado, e o resultado esta à vista.
O corrigir desta situação, já não se encontra nas mãos da PM, mas sim no SMTUC, ou melhor, na gerência desta entidade e do "Estado maior" da CMC. (Estas a perceber?)
Não tinha conhecimento sobre autos feitos a autocarros pela PM. De qualquer maneira isso acaba por não dar em nada, é tirar dinheiro do bolso esquerdo para voltar a pôr no direito. Neste caso específico, e uma vez que há situações que atentam contra a segurança dos peões, a fiscalização deveria ser feita pela PSP, pelo menos o dinheiro não sairia dos SMTUC para lá voltar a entrar.
Xaqueto Escreveu: Cada vez, que abrem um novo parque não consultam ninguem, pelo menos a PM, e cometem alguns atropelos,e quando se faz um reparo, para efectuarem alguma alteração, há problemas entre o presidente dos SMTUC e o da CMC, adivinhem que é que apanha por tabela? é isso, é a PM.
A Divisão de Trânsito de Coimbra, não tem a frente dos seus quadros uma pessoa que saiba, ou tenha, uma formação especifica para coordenar, reformular toda a sinalização da cidade, apoiando-se de facto nas pessoas que lidam constantemente com o trânsito, a PM, PSP e a GNR. Aliás, quando se propõem a alteração de algo na sinalização, dizem logo que nós não sabemos de nada e que o engenheiro é que sabe e que os condutores, se não percebem é porque são burros. Sim é este o genero de chefias que existem nesta casa.
É mesmo triste que se continuem a preferir panelinhas, amigalhaços e nomeações políticas em detrimento da qualidade, currículo e capacidade... Está tudo minado!
Xaqueto Escreveu: Se depender de nós, é resolvido no mais curto espaço de tempo possivel.
Constatamos, diariamente, a falta de apoio das restantes entidades para nos ajudar na "satisfação" dos municipes. A informação circula até as entidades competentes, o que fazem depois não sabemos. Nem tudo depende da vontade de resolver da PM. A informação circula até as entidades competentes, o que fazem depois não sabemos.
E vê-se essa falta de apoio em muitas situações. Acho que o melhor seria juntar as denúncias e informações dadas às entidades pela PM às reclamações dos munícipes. É necessário haver sentido de civismo. E é neste contexto que continuo a dizer que a PM poderia actuar sensibilizando os munícipes para a necessidade de também eles reclamarem situações que acharem convenientes.

Xaqueto, agradeço os esclarecimentos. :D

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Ruizito Escreveu:Disseram-me que ultimamente a PM tem andado pelo jardim do Vale das Flores a sensibilizar os donos dos cães para que recolham os dejectos dos animais. Pelo que ouvi, não tem tido grande efeito pois parece que o pessoal ainda goza. Também me contaram que já por algumas vezes a PM não foi propriamente muito amável com alguns donos de bobbys, que teimaram em deixar os dejectos.
Eu pergunto:
Culpa de quem? Da CMC. Sabe-se que em Lisboa o cocozinho do lulu que fica no chão dá direito a multa. Se não há civismo por parte das pessoas é altura de a CMC tomar uma atitude, aliás, há vários anos que a CMC deveria ter tomado uma atitude em relação a isto, porque o problema não é novo. É um nojo passar ali na Nicolau Chantrene e ver o chão todo cagado e os rastos deixados pelos tristes que não vêem o bolo a tempo!

Tive cães em casa durante muitos anos e qualquer pessoa lá de casa que passeasse com eles levava sempre um saquinho de plástico para apanhar o presente.