onda de assaltos

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Re: Autentica vergonha...

Mensagem por DaniFR »

Spik3 Escreveu:
Sou sincero e condeno muitas vezes as forças policiais por actos que não teêm e acções que não tomam...
Foi o caso à dias de passar num sítio onde costumo ver o pessoal das "passas", e logo 1 predio abaixo ver um carro de patrulha com um agente encostado ao prédio a fazer uma necessidade fisiológica...

Eles sabem que esse pessoal está lá... mas não fazem nada!! Diz que têm que os apanhar em flagrante...
Então porque não usam os carros à paisana da Secção de Justiça para tirar umas fotos e fazer uns filmes?

Da mesma maneira que eles sabem que naquela zona da antiga fabrica da Ideal e naquelas oficinas velhas é só drogados e tambem nao fazem nada para os tirarem de lá para fora!

Porque é que tao sempre a mandar os ciganos embora e nao mandam tambem os drogados :?: Aquilo qualquer dia está a ficar como o casal ventoso! E está se a tornar num autentico mercado de droga!

Estes assaltos que têm acontecido nao sao feitos por profissionais...mas sim por aqueles que de qualquer maneira têm de arrajar dinheiro para a droga. É esse o problema :!:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

banjix Escreveu:E que tal meterem militares a patrulhar a zona? Se a PSP não tem meios para o fazer, acho que o exército podia dar uma ajudinha...
Se for apenas patrulhar e sem recorrer a atitudes exageradas (e mostras de armamento pesado), poderia ser uma boa ideia. Lembro-me de ter ido ao Dolce Vita numa altura em que estava lá uma exposição militar e havia vários elementos do exército a patrulhar a zona... na altura comentei com quem estava comigo que, naquele momento, aquele devia ser o centro comercial mais seguro do país. O nível de preparação dos elementos do exército é, sem dúvida, superior ao da polícia, pelo que a sua presença acaba por dar mais segurança.

No entanto, estou a falar apenas de uma patrulha de proximidade (como a polícia devia fazer, mas não tem meios para isso), sem intervenções do exército "à Brasil". Acho que bastava a presença desses elementos para dissuadir eventuais assaltantes.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Baya Escreveu:...e declarar estado de sítio?!
Alguém falou em estado de sítio?!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O Rio de Janeiro é uma cidade insegura como se sabe e quando uma pessoa que conheço lá foi, depois dos Jogos Pan-Americanos, ele disse que havia bastantes militares a patrulhar as ruas e sentiu-se bastante seguro.

Como ontem comentei, aqui no meu bairro só vi a polícia no Magusto do ano passado, quando andavam à cata de uma pessoa pelo mato envolvente, arraial de S. João e ontem vi uma carrinha cheia de polícias a descer a ladeira. De resto, nem a polícia a patrulhar, como via antigamente, vejo. :?

Baya
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 10:10

Mensagem por Baya »

banjix Escreveu:
Baya Escreveu:...e declarar estado de sítio?!
Alguém falou em estado de sítio?!
Arranjas outro motivo para destacares militares para patrulhar as ruas de uma cidade no seu próprio país?
Só consigo imaginar o destacamento de forças militares em caso de revolta popular ou algo identico... Não vivemos no brasil :p

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Nem sempre. Por exemplo, durante o Verão, tem sido habitual os militares patrulharem as florestas como medida preventiva contra incêndios. Afinal, o exército não existe apenas para guerras, ficando fechado no quartel o resto do tempo.

Baya
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 10:10

Mensagem por Baya »

Sim, verdade, os militares devem ser considerados uma força multi-facetada / multi-usos. Sei da situação que descreves, no entanto acho que é algo completamente diferente a teres militares armados a fazer patrulha dentro de uma cidade.

Bom, não digo que esteja indubitavelmente certo, nem tento impor o meu ponto de vista a ninguem, só acho que não tem qualquer cabimento a presença de militares nas ruas portuguesas.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Acrescento ainda que estou a falar disto (mas com uma pistola estilo sidearm em vez desta arma) e não disto. :p Uma presença discreta, mas dissuasora. Considerando a falta de meios da polícia, parecia-me uma solução eficaz (não só em Coimbra, mas mesmo em cidades como Lisboa e Porto, que têm problemas de segurança muito mais sérios que os nossos).

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Exactamente, Pedro! Percebeste onde eu queria chegar!

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

PSP disse que foi ao local mas advogada desmente

PSP confirmou ontem assalto a loja de informática no antigo prédio da Infinito, mas diz que enviou uma patrulha ao local, que não viu nem ouviu ninguém. Advogada Manuela Ferreira reafirmou que a Polícia não compareceu ao pedido de ajuda e apresentou reclamação

Na sequência da notícia avançada ontem pelo nosso Jornal sobre o assalto a uma loja de Informática no antigo imóvel da Infinito, na Rua da Sofia, a PSP de Coimbra confirmou, através de comunicado, que em 18 de Outubro foi assaltado o edifício n.º 97 da Rua da Sofia, onde funcionam estabelecimentos e escritórios.
De acordo com a PSP, «o alerta foi dado por uma senhora que se encontrava no quinto andar, cerca da 1h45 para a central deste Comando, que afirmou ter ouvido barulho no primeiro andar». «Um primeiro apuramento dos factos pelo Comando da PSP de Coimbra confirma parcialmente o relato da reclamante», disse a Polícia, acrescentando que enviou uma patrulha ao local, respondendo desta forma à solicitação. «Chegados junto à entrada para o edifício, que se faz pela Rua da Sofia, os agentes não detectaram qualquer sinal de arrombamento ou intrusão, nem ninguém se lhes dirigiu», prosseguiu a PSP, que explicou que o acesso ao primeiro andar faz-se também pela porta virada para a Rua da Sofia pelo que os elementos policiais não tinham acesso ao interior do edifício.
Segundo a PSP, os agentes permaneceram no local cerca de 10 minutos, tendo rondado o edifício, mas não viram nem ouviram ninguém, seguindo o serviço de patrulhamento normal à zona. «Foi assaltada uma loja de informática, desconhecendo-se se algo foi furtado, visto que até ao momento não foi apresentada qualquer queixa», de acordo com o comunicado recebido ontem à tarde no nosso Jornal. Ainda segundo aquela nota, a «actuação da PSP será objecto de averiguação interna para apuramento de eventuais responsabilidades no sentido de melhorar continuamente as nossas intervenções, reafirmando o nosso comprometimento com a segurança de todos os conimbricenses».
Conforme noticiámos ontem, o prédio foi alvo de «pelo menos duas» visitas indesejadas que roubaram dinheiro e computadores de uma loja de informática situada no primeiro andar e pertença do senhorio do edifício.
Apesar de terem sido detectados por dois advogados, que trabalhavam no quinto andar, os assaltantes tiveram «todo o tempo do mundo para fazer o que lhes apeteceu».

“É totalmente falso”

Recorde-se que a advogada Manuela Ferreira contactou quinta-feira o nosso Jornal para dar conta da sua indignação com a PSP, que disse ter contactado duas vezes para se deslocar ao local mas sem que tal tenha acontecido. «Eu e o meu colega ficámos a trabalhar até mais tarde, quando por volta da 1h00 ouvimos barulho que parecia de um martelo a bater no interior do prédio. Como não é normal, descemos, meio às escuras, as escadas para ver o que se estava a passar, vimos um indivíduo aos pontapés à porta da loja de informática e a entrar no seu interior», descreveu ao nosso Jornal.
De seguida os advogados voltaram ao escritório e telefonaram para a PSP a dar conta da ocorrência. «O agente respondeu-me que ia enviar um carro. Fui para a varanda espreitar à espera que o carro da Polícia chegasse mas nada. Vi foi o indivíduo a saltar da varanda do primeiro andar para cima do caixote do lixo que está ao lado da cabine telefónica e a ir emboora», prosseguiu Manuela Ferreira.
Para sair do prédio, aquela advogada disse que voltou a telefonar para a PSP. «Disseram-me o mesmo que tinham dito 30 minutos antes, não veio ninguém e saímos sozinhos», acrescentou, afirmando ainda que os agentes só foram ao local de manhã.
Contactada ontem à tarde pelo nosso Jornal, Manuela Ferreira disse que o teor do comunicado da Polícia «é completamente falso» e deu-nos conta que apresentou reclamação na PSP.
De acordo com aquela reclamação, a que tivemos acesso, Manuela Ferreira refere que é advogada e exerce a sua actividade na morada supra indicada (Rua da Sofia, 97-5º andar). «Na realidade, segundo pude apurar, o primeiro andar do prédio, a “UNIFASE, Lda,” estava a ser assaltada, tendo um indivíduo partido a fechadura da porta com um martelo. Nisto, a reclamante ligou para o número geral da PSP alertando do que se passava e da necessidade de ali se deslocarem, também pelo justo receio da sua integridade física», pode ler-se na reclamação. «Certo é que ninguém da PSP lá apareceu e o assalto foi concretizado quando podia e devia ser evitado pois é esta a função da PSP», concluiu a queixosa.

Diário de Coimbra - 20 - Outubro - 2007

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Bem dum lado temos uma advogada que viu o assalto começar, chamou a policia e teve na varanda á espera de ver o carro chegar e nada... do outro temos a versão da polícia, que mandou uma patrulha ao local, tiveram la 10 minutos e não viram nada...

Tendo em conta que a advogada apresentou queixa mais tarde e fez estas declarações á imprensa, (e naquela noite esteve a espera do carro da policia para poder sair do prédio e nada..) estou mais inclinada para a versão dela..

Epa e isto tudo na Rua da Sofia.. é que a esquadra de policia mais próxima fica longe á bruta..

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Tambem acredito mais na versao da advogada.
Mesmo que eles nao tivessem meios podiam muito bem ir a pé, pois a distancia nao é assim tao grande!
Se quando a advogada deu conta do assalto eles ainda estavam a tentar entrar dentro da loja, a policia tinha tempo suficiente para lá chegar mesmo vindo a pé.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Pedro Escreveu:
No entanto, estou a falar apenas de uma patrulha de proximidade (como a polícia devia fazer, mas não tem meios para isso), sem intervenções do exército "à Brasil". Acho que bastava a presença desses elementos para dissuadir eventuais assaltantes.

se houvesse intervençoes à brasil podes crer que eles desmotivavam logo! alem do mais os tropas às vezes chateiam-se de nao ter nada de motivante para fazer!

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

PSP de Coimbra recuperou objectos furtados na Baixa

Dezenas de objectos furtados nos últimos meses na zona da Baixa foram ontem recuperados na sequência de uma operação surpresa da PSP de Coimbra na zona da Praça do Comércio. Ao que o Diário de Coimbra apurou, a PSP identificou mesmo uma pessoa suspeita do crime de receptação de material furtado, sendo que o leque dos presumíveis assaltantes estará há já algum tempo referenciado pelas autoridades e está associado ao tráfico de droga.
Com esta operação, a PSP acredita que a vaga de assaltos que se tem verificado nas últimas semanas termine, até porque as investigações que já estavam em curso podem agora culminar com algumas detenções. A alegada receptadora teria uma actividade comercial naquela zona, mantendo uma relação próxima com os suspeitos. O material furtado estaria “guardado” em sua casa, também na mesma zona.
Apenas durante o dia de hoje se deverá conhecer, ao pormenor, o número de objectos recuperados, sendo certo que pelo menos alguns computadores e televisores foram recolhidos, como relataram ao DC alguns transeuntes que assistiram ao aparato policial que envolveu a referida operação, realizada por volta das 9H30.
Como o DC tem noticiado, o número de assaltos na Baixa tinha vindo a aumentar nas últimas semanas. Desde escritórios de advogados, a estabelecimentos comerciais, os ladrões têm roubado material informático, dinheiro e roupa, deixando um rasto de grande destruição por onde têm passado. Um dos últimos casos foram as instalações do British Council onde aparentemente os assaltantes procuravam documentos de grande valor “comercial” no mercado negro e destruiram parte das instalações. O mesmo já haviam feito, por exemplo, no edifício da Previdência.
fonte: Diário de Coimbra

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
Pedro Escreveu:

se houvesse intervençoes à brasil podes crer que eles desmotivavam logo! alem do mais os tropas às vezes chateiam-se de nao ter nada de motivante para fazer!
Em Angra do Heroísmo as minhas irmãs foram visitar um forte onde funciona o quartel. Os magalas estavam a navegar na net e a descansar. :p