Boas
Apenas concordo com os 30 Km/h nos sitios onde hoje estamos horas parados, pois mais vale a 30 e não parar do que a 50 e ter fila à frente LOL
Condução em Coimbra
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
E mais uma mania... 
Gostaria de lembrar que, quando as condições de luminosidade/visibilidade não são as melhores, devemos circular com médios. Médios! Não é com mínimos, com luzes de nevoeiro ou com mínimos e luzes de nevoeiro! Os mínimos apenas devem ser usados quando estamos parados, indicando a nossa presença. As luzes de nevoeiro, como o nome indica, devem ser usadas apenas quando está nevoeiro. Nas restantes condições, devemos usar os médios!
Nos últimos dias, como tem estado tempo chuvoso e bastante escuro, tenho assistido a uma "febre" de mínimos combinados com luzes de nevoeiro. Espero que algum desses condutores leia isto e passe a usar as luzes adequadas.
Gostaria de lembrar que, quando as condições de luminosidade/visibilidade não são as melhores, devemos circular com médios. Médios! Não é com mínimos, com luzes de nevoeiro ou com mínimos e luzes de nevoeiro! Os mínimos apenas devem ser usados quando estamos parados, indicando a nossa presença. As luzes de nevoeiro, como o nome indica, devem ser usadas apenas quando está nevoeiro. Nas restantes condições, devemos usar os médios!
Nos últimos dias, como tem estado tempo chuvoso e bastante escuro, tenho assistido a uma "febre" de mínimos combinados com luzes de nevoeiro. Espero que algum desses condutores leia isto e passe a usar as luzes adequadas.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
já agora, para reforçar a tua ideia, Artigo 61.º do Código da Estrada:
ou seja, mínimos só qd parados numa passagem de nível (para não encadear quem está do outro lado) e qd estamos parados.. nunca é demais recordar..Condições de utilização das luzes
1– Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
2– É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
5– Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.
6– Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Ninguém quer saber das luzes para nada. Eu digo isso porque por exemplo quando passo no túnel ao pé de Coimbra-B, ou no túnel lá em cima nos olivais, 1 em cada 20 carros deve-se lembrar de acender as luzes. Mais grave ainda já vi carros de uma determinada escola de condução que passam com as luzes apagadas 
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
-
Yagami
- Lendário

- Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Não é bem assim... O código da estrada obriga os condutores a ligar as luzes nos túneis, a partir do momento em que lá está o sinal de túnel.Leia Escreveu:Isso é porque naquele "túnel" não é obrigatorio acender os médios... Os que o fazem é porque a visibilidade é pouca. Mas não é obrigatorio.
4– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
-
Leia
- Lendário

Se não estou em erro, o "túnel" não está assinalado 
Já perguntei várias vezes a diferentes instrutores se era obrigatorio acender as luzes lá e a resposta foi sempre não. Alias... no dia dos meus 2 exames passei por lá e a rapariga não tinha ligado os médios e o examinador não disse nada...
(sim, já reprovei 2 vezes no exame de condução... devido a nervosismo estupido)
Já perguntei várias vezes a diferentes instrutores se era obrigatorio acender as luzes lá e a resposta foi sempre não. Alias... no dia dos meus 2 exames passei por lá e a rapariga não tinha ligado os médios e o examinador não disse nada...
-
Yagami
- Lendário

- Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
A mim o instrutor obrigava a ligar as luzes sempre que passava por láLeia Escreveu:Se não estou em erro, o "túnel" não está assinalado
-
Leia
- Lendário

Acho que a única sinalização que tem é a de regulamentação (sinal de cedência de passagem).
Eu também ligo sempre que passo por lá, já que aquilo tem pouquíssima luz, mas não se deve dizer que é uma vergonha que não se ligue lá, já que não é obrigatório.
Há coisas bem piores... Os condutores em coimbra são, na minha opinião, malucos e irresponsáveis.
Eu também ligo sempre que passo por lá, já que aquilo tem pouquíssima luz, mas não se deve dizer que é uma vergonha que não se ligue lá, já que não é obrigatório.
Há coisas bem piores... Os condutores em coimbra são, na minha opinião, malucos e irresponsáveis.
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
à semelhança da lei do tabaco, à coisas que deveriam partir da pessoa, do próprio bom senso, e não ter que haver leis, neste caso, Código da Estrada, para dizer a uma pessoa o que deve ou não fazer.Leia Escreveu:Acho que a única sinalização que tem é a de regulamentação (sinal de cedência de passagem).
Infelizmente não é só em Coimbra
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Isto é um problema que devia ser resolvido de alguma forma: a actualização. É certo e sabido que, o que hoje é assim, amanhã já não é. Como tal, e porque andamos todos na estrada, todos os dias, convém estarmos sempre actualizados. É por isso é que, por exemplo, grande parte dos condutores insiste em fazer mais de meia rotunda pela faixa da direita.JulesS Escreveu:É?
Deve ter mudado, quando eu tirei a carta era 40 e n sabia que tinha mudado.
Quanto ao limite de 30 Kms/h, não concordo que seja aplicado em todo o lado (dentro das localidades), mas apenas em locais perigosos ou potencialmente perigosos. No entanto, isso já acontece e, por isso, não estou a ver qual a razão de ser desta medida. Se não for para aplicar em todo o lado, o que é que ela traz de novo?
Relativamente às lombas na estrada para reduzir a velocidade, há quem diga que possam colocar em risco doentes transportados em ambulâncias. É provável que sim, não sei.
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
carlacs
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Bem hoje houve um acidente na portagem, fellizmente não houveram vitimas. Uma senhora vinha a descer na rua do Couraça (que é bem a pique) e ficou sem travões...chegou ca em baixo e o carro derrobou aqueles pinos de metal que estão no passeio e acabou por parar ao embater numa coisa qualquer do jardim..Eu e outra rapariga que íamos a passar não fomos colhidas por um triz...normalmente os carros chegam cá em baixo e viram à esquerda para entrarem na estrada, ninguém ta a espera que o carro continue em frente.. ainda estou meio em estado de choque, mas acabou tudo bem.
Só sei que a senhora teve muita sorte, se fosse há uns anos, quando ainda não era normal as pessoas andarem com cinto de segurança nas localidades, ela teria sido cuspida do carro de certeza absoluta..
Já não é a primeira vez que vejo um carro ficar desgovernado numa descida, mas dessa vez o condutor por acaso teve sangue frio e apitou, e quem tava a volta percebeu que algo estava mal e afastou-se, mas a senhora disse que nem viu nada, e não apitou, deve ter fechado os olhos e pensado que ia morrer..
Só sei que a senhora teve muita sorte, se fosse há uns anos, quando ainda não era normal as pessoas andarem com cinto de segurança nas localidades, ela teria sido cuspida do carro de certeza absoluta..
Já não é a primeira vez que vejo um carro ficar desgovernado numa descida, mas dessa vez o condutor por acaso teve sangue frio e apitou, e quem tava a volta percebeu que algo estava mal e afastou-se, mas a senhora disse que nem viu nada, e não apitou, deve ter fechado os olhos e pensado que ia morrer..
Última edição por carlacs em quinta-feira, 17 janeiro 2008 19:33, editado 2 vezes no total.
-
Leia
- Lendário

-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54