Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Isto é para levar a sério, ou é apenas demagogia?
Só agora é que li... :oops:

P.S.: Mas que desenterranço! Quase 1 ano...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

se vires bem a cronologia até que nem estão atrasados...

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Bem, não estão atrasados se as autarquias envolvidas não estiveram este tempo todo a olhar para os projectos sem chegar a nenhuma conclusão. Se é que eles sequer saíram do arquivo onde foram enfiados há uns bons meses.

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Assim que começar existir o metro muita gente vai preferir metro ao autocarro e eu não serei único. O preço do passe do autocarro compensaria se desse para metro/smtuc, agora 31€ de passe é um exagero.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

31? mas actualmente não é de 19,80 euros? com o aumento de 1,3% passa a 21 euros....

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

daniel322 Escreveu:31? mas actualmente não é de 19,80 euros? com o aumento de 1,3% passa a 21 euros....
31€ para não estudante, não sou estudante :!:

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Já agora, deixem-me dizer que o Ramal da Lousã fez 100 anos no dia 16 de Dezembro de 2006.

O RAMAL DA LOUSÃ

A história do Ramal da Lousã começou com o anúncio oficial da sua construção em 1873, por portaria no reinado de D. Luís I. No entanto, só em 1887 foi outorgada a concessão de uma linha de via reduzida, de Coimbra a Arganil, com passagem em Miranda do Corvo e Lousã, à firma "Fonsecas, Santos e Viana".

Pouco tempo depois a firma solicitou a substituição da via reduzida por uma via larga, com a ideia de prolongar o ramal até à Covilhã. No mesmo ano um novo alvará outorgou a concessão à Companhia do Caminho de Ferro do Mondego da linha Coimbra-Arganil, numa extensão de 62 km.

Em 1889 iniciaram-se os trabalhos de construção em todo comprimento da linha, mas mais intensamente no troço de 29 km Coimbra-Lousã.

Estavam os trabalhos já muito adiantados quando rebentou a crise de 1890, com tal influência nos negócios da Companhia que obrigou à paralisação completa dos trabalhos. Tendo sido declarada a falência da Companhia em 1897, só em 1903 o problema foi ultrapassado com o recurso a um empréstimo obrigacionista por parte da empresa.

Em Janeiro de 1905, e depois de 15 anos de interregno, recomeçaram as obras do ramal, tendo sido o troço Coimbra-Lousã inaugurado a 16 de Dezembro de 1906.
A circulação no novo ramal começou com quatro viagens diárias, duas entre Coimbra e Lousã e outras duas no sentido inverso, demorando o trajecto cerca de hora e meia. No entanto, e devido à onda de protestos, em 1907 anunciou-se o alargamento dos horários da linha. E foi também nesta altura que o troço se estendeu à Figueira da Foz.

Nos anos seguintes foram feitas várias tentativas de prolongar a linha até Arganil, mas uma série de factores (mudança de regime político, instabilidade política, 1a Guerra Mundial e as graves crises financeiras do 1º quartel do séc. XX) inviabilizaram o projecto.

Em 1923 a Companhia do Caminho de Ferro do Mondego conseguiu um empréstimo de 10.000 contos junto da Caixa Geral de Depósitos. Foi feito um contrato de construção com a Companhia Portuguesa, mas esta empresa alterou o traçado da linha, encarecendo-o e gastou em apenas 6 km o dinheiro que estava orçado para chegar da Lousã a Arganil. Este último troço construído (Lousã-Serpins) foi inaugurado em 10 de Agosto de 1930.
in Metro Mondego

Passados mais de 100 anos desde o início das obras no Ramal da Lousã, o projecto inicial (fazer chegar o comboio a Arganil) continua inacabado!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

banjix Escreveu:Passados mais de 100 anos desde o início das obras no Ramal da Lousã, o projecto inicial (fazer chegar o comboio a Arganil) continua inacabado!
isso é que me dava jeito B)

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

banjix Escreveu:Já agora, deixem-me dizer que o Ramal da Lousã fez 100 anos no dia 16 de Dezembro de 2006.

O RAMAL DA LOUSÃ

A história do Ramal da Lousã começou com o anúncio oficial da sua construção em 1873, por portaria no reinado de D. Luís I. No entanto, só em 1887 foi outorgada a concessão de uma linha de via reduzida, de Coimbra a Arganil, com passagem em Miranda do Corvo e Lousã, à firma "Fonsecas, Santos e Viana".

Pouco tempo depois a firma solicitou a substituição da via reduzida por uma via larga, com a ideia de prolongar o ramal até à Covilhã. No mesmo ano um novo alvará outorgou a concessão à Companhia do Caminho de Ferro do Mondego da linha Coimbra-Arganil, numa extensão de 62 km.

Em 1889 iniciaram-se os trabalhos de construção em todo comprimento da linha, mas mais intensamente no troço de 29 km Coimbra-Lousã.

Estavam os trabalhos já muito adiantados quando rebentou a crise de 1890, com tal influência nos negócios da Companhia que obrigou à paralisação completa dos trabalhos. Tendo sido declarada a falência da Companhia em 1897, só em 1903 o problema foi ultrapassado com o recurso a um empréstimo obrigacionista por parte da empresa.

Em Janeiro de 1905, e depois de 15 anos de interregno, recomeçaram as obras do ramal, tendo sido o troço Coimbra-Lousã inaugurado a 16 de Dezembro de 1906.
A circulação no novo ramal começou com quatro viagens diárias, duas entre Coimbra e Lousã e outras duas no sentido inverso, demorando o trajecto cerca de hora e meia. No entanto, e devido à onda de protestos, em 1907 anunciou-se o alargamento dos horários da linha. E foi também nesta altura que o troço se estendeu à Figueira da Foz.

Nos anos seguintes foram feitas várias tentativas de prolongar a linha até Arganil, mas uma série de factores (mudança de regime político, instabilidade política, 1a Guerra Mundial e as graves crises financeiras do 1º quartel do séc. XX) inviabilizaram o projecto.

Em 1923 a Companhia do Caminho de Ferro do Mondego conseguiu um empréstimo de 10.000 contos junto da Caixa Geral de Depósitos. Foi feito um contrato de construção com a Companhia Portuguesa, mas esta empresa alterou o traçado da linha, encarecendo-o e gastou em apenas 6 km o dinheiro que estava orçado para chegar da Lousã a Arganil. Este último troço construído (Lousã-Serpins) foi inaugurado em 10 de Agosto de 1930.
in Metro Mondego

Passados mais de 100 anos desde o início das obras no Ramal da Lousã, o projecto inicial (fazer chegar o comboio a Arganil) continua inacabado!
Pois! O terreno era da minha bisavó que vendeu à câmara para construção da linha do comboio e nunca tocaram nele para algo :!:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Troço em tunel

Mensagem por daniel322 »

Pormenores sobre os troços em tunel do MetroMondego:

Imagem

Sereia-Celas:
Imagem

Celas-HUC-PoloIII:
Imagem

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Alguém me sabe dizer como as obras do Metro Mondego :?:

jorgoliveira
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registado: domingo, 17 setembro 2006 0:48

ESTRANHO

Mensagem por jorgoliveira »

O dossier METRO MONDEGO tem para mim, duas dúvidas fundamentais:
1. Porque é que o Metro Mondego não avança tão rápido, pelo menos, como os metros de outras zonas do País? O Metro do Porto, o Metro da Margem Sul, ou estão a funcionar e a circular há mais ou menos tempo ou então está pronto ( o do Porto) a ser ampliado rápidamente. O do Mondego avança nas questiunculas que motiva e não nas atitudes concretas de o colocar emmarcha efectiva. Será mesmo má vontade (como parece ser) por parte dos responsáveis do Governo Central ? Seria bom saber o que vai dentro da cabecinha do Senhor Presidente do Conselho de Ministros Sr. José Sócrates. Mas saber isso é impossivel. Só ele poderia dizer e confessar mas nunca saberemos. Poderemos desconfiar apenas. E como desconfiamos ... !!!
2. Ninguém fala no seguinte. A linha de comboio que na década de 30 chegou com enorme dificuldade a Serpins, poderia ter chegado cerca de 3 kms mais além. Poderia porque as obras estão feitas. Só falta colocar a brita, as travessas e os carris. No entanto, as tentativas de ultrapassar o maciço rochoso da garganta da Candosa, resultaram infrutiferas pela quase incapacidade da maquinaria de perfuração existente à época.
Mas hoje tudo seria muito fácil, ou pelo menos, muito mais fácil.
A questão é a seguinte: porque razão os autarcas dos concelhos de Arganil, Góis e Lousã (pelo menos) não se juntam, protestando e argumentando com a necessidade de colocar o Metro Mondego a funcionar para lá da Candosa, fazendo chegar o progresso e os transportes rápidos para os seus concelhos? Que bom seria ver aqueles concelhos encherem-se de novos habitantes em vez da desertificação que por ali avança a passos (muito) largos.
Que responda quem souber.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Porque o dinheiro vai todo para Lisboa e o Porto e para Coimbra nicles... olha os financiamentos dos SMTUC e a anulação da Área Metropolitana de Coimbra...
Seria muito bom, mas infelizmente não se faz nada por esta região... precisamos de muitos Fernando Ruas e de um estado verdadeiramente descentralizador (como acontece na Suíça, por exemplo), não metendo só umas secretarias do governo aqui e ali como o Santana Lopes ainda fez...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Re: ESTRANHO

Mensagem por daniel322 »

jorgoliveira Escreveu:O dossier METRO MONDEGO tem para mim, duas dúvidas fundamentais:
1. Porque é que o Metro Mondego não avança tão rápido, pelo menos, como os metros de outras zonas do País? O Metro do Porto, o Metro da Margem Sul, ou estão a funcionar e a circular há mais ou menos tempo ou então está pronto ( o do Porto) a ser ampliado rápidamente.
Falta de expressão política por parte do poder autárquico local, a mais que sabida "falta de interesse" de sócrates por coimbra e o belo apoio que o BE está a dar, metendo todas as semanas um processo novo para parar as obras.
jorgoliveira Escreveu:A questão é a seguinte: porque razão os autarcas dos concelhos de Arganil, Góis e Lousã (pelo menos) não se juntam, protestando e argumentando com a necessidade de colocar o Metro Mondego a funcionar para lá da Candosa, fazendo chegar o progresso e os transportes rápidos para os seus concelhos? Que bom seria ver aqueles concelhos encherem-se de novos habitantes em vez da desertificação que por ali avança a passos (muito) largos.
Que responda quem souber.
Concordo, mas isso deixava de ser metro. Para distâncias tão longas teria-se de pensar num sistema mais vantajoso financeiramente pois com um sistema de metro de bitola europeia que apesar de atingir os 100kms/h não aguenta grandes viagens diariamente

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O Metro na cidade pode ser combinado com uma rede suburbana como em Lisboa há a Linha de Sintra ou de Cascais, ou como a linha da Figueira. Isso tudo combinado num só sistema de transportes combinado com as empresas de autocarros, como tive na Alemanha, onde com um passe semestral de 79€ deu para andar de autocarro, metro de superfície e suburbano na região envolvente. :)