De acordo com o publicado na revista cultural da CMC, entre os dias 20 e 27 de Setembro, terá lugar o 1º Festival de Cultura Cigana, com várias actvidades espalhadas pela cidade.
Deve ser isso a que se refere o primeiro post do Al Capone.
Encontro Nacional de Ciganos em Coimbra
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Mas eles já fazem isso no dia a dia... roubam, pedem, chamam nomes a quem não dá moeda... são várias actividadesRicky147 Escreveu:De acordo com o publicado na revista cultural da CMC, entre os dias 20 e 27 de Setembro, terá lugar o 1º Festival de Cultura Cigana, com várias actvidades espalhadas pela cidade.
Deve ser isso a que se refere o primeiro post do Al Capone.
-
Kika2
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
se fosse ao contrário até poderia merecer o meu respeito..Delicious Escreveu:Um gangster por dentro e um cavalheiro por fora
é um verdadeiro exemplo para todos nós, então..Delicious Escreveu:palavra que só me lembro do D. Corleone para o descrever
claro.. o meu pai tb me ensina coisas menos lícitas todos os diasDelicious Escreveu:Conclusão: cozi duas baguetes, regámos tudo com uns finos e foi uma hora e meia bem passada no paleio,onde aprendi umas coisas, lícitas e menos lícitas
Delicious Escreveu:E colectivamente é errado pensar que uma cultura é nociva para uma sociedade, porque não podemos medir uma casta por um ou dois indivíduos menos correctos que fazem parte dela.
Concordo.. o problema é que não são apenas um ou dois indivíduos..
diz-me lá uma coisa.. estão em Portugal africanos, asiáticos, europeus de leste, sul-americanos.. porque é que só os ciganos têm esta má fama? somos nós que somos xenófobos?
Delicious Escreveu:Maior parte da comunidade cigana tem negócios neste país, seja a vender roupa, joalheria
roupa contrafeita.. em feiras.. onde não pagam nem sequer imposto sobre a venda ou o espaço ocupado..
Delicious Escreveu:no bairro onde moro, a comunidade cigana é grande e no entanto não vejo desacatos
desacatos.. tenho um amigo meu que anda com uma bala de pequeno calibre alojada num braço depois de uma passagem de ano no Ingote.. onde apenas estava em casa..
sabes.. no Monte Formoso os cafés fechavam mais cedo, ou mantinham os clientes habituais lá dentro de porta fechada, para que os ciganos não lá fossem provocar desac.. oops, ocorrências.. eles não se adaptam à sociedade, mas a sociedade vai-se adaptando a eles..
Delicious Escreveu:e não vejo os ciganos a pedir na rua
pois, costumam andar pelos cafés..
Delicious Escreveu:Mais te digo que uma boa fatia do povo português não cigano chula o estado anualmente em baixas fictícias, em subsídios de desemprego porque preferem não trabalhar enquanto pingue e a fugir ao fisco, logo pergunto quem é que contribui mais para o não desenvolvimento da nossa sociedade: 30 a 50 mil ciganos ou pelo menos 1 milhão de portugueses.
interessante.. ora vamos cá ver, não chulam com faltas ficticias porque não tem emprego.. essa é fácil.. não ganham subsídio de desemprego? sabes.. existe um artigo que previne contra a acumulação de subsidios.. ou se ganha o Rendimento Mínimo Garantido ou o Subsídio de Reinserção Social.. sinceramente, a ter de escolher, prefiro o milhão de portugueses que foge ao fisco.. ao menos produzem algo..
Tenho amigos africanos, tenho um amigo chinês e vários amigos sul-americanos.. curiosamente não tenho amigos ciganos.. e vivi vários anos no Monte Formoso.. o único contacto que tive com ciganos foi quando me assaltaram por duas vezes.. as duas únicas vezes na vida em que fui assaltado..Lino Escreveu:On-topic... as pessoas em geral não gostam de quem é diferente.
e?.. Os espanhóis, alemães, franceses, ingleses, etc fizeram todos o mesmo.. olha a caça às bruxas actualmente continua tanto na Palestina como no Iraque, mas aì já ninguém quer saber..Lino Escreveu:Os Portugueses e outros expulsaram e dizimaram comunidades inteiras como foi o caso dos Judeus no tempo de D. Manuel. Foi a queima das bruxas na inquisição. Os opositores do regime. Etc. etc. etc.
Lino Escreveu:É certo que se poderiam adaptar ao esquema cultural local
concordo.. principalmente quando são pagos dos meus impostos.. e eu que trabalho honestamente e ninguém me dá uma casa..Lino Escreveu:não os podemos colocar em bairros sociais
claro.. como em todo o lado.. mas olha, vai à rotunda do Papa à hora de visita da penitenciária.. diz-me o que lá vês e depois vem aqui contar..Lino Escreveu:Mas há que lembrar que também há aí muitos brancos como a maioria de cá que fazem muita porcaria.
-
userN
- Lendário

- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
x2daniel322 Escreveu:se fosse ao contrário até poderia merecer o meu respeito..Delicious Escreveu:Um gangster por dentro e um cavalheiro por fora
é um verdadeiro exemplo para todos nós, então..Delicious Escreveu:palavra que só me lembro do D. Corleone para o descrever
claro.. o meu pai tb me ensina coisas menos lícitas todos os diasDelicious Escreveu:Conclusão: cozi duas baguetes, regámos tudo com uns finos e foi uma hora e meia bem passada no paleio,onde aprendi umas coisas, lícitas e menos lícitasaliás o outro em Loures levou o filho para o assalto para o ensinar bem logo de pequenino..
Delicious Escreveu:E colectivamente é errado pensar que uma cultura é nociva para uma sociedade, porque não podemos medir uma casta por um ou dois indivíduos menos correctos que fazem parte dela.
Concordo.. o problema é que não são apenas um ou dois indivíduos..
diz-me lá uma coisa.. estão em Portugal africanos, asiáticos, europeus de leste, sul-americanos.. porque é que só os ciganos têm esta má fama? somos nós que somos xenófobos?
Delicious Escreveu:Maior parte da comunidade cigana tem negócios neste país, seja a vender roupa, joalheria
roupa contrafeita.. em feiras.. onde não pagam nem sequer imposto sobre a venda ou o espaço ocupado..
Delicious Escreveu:no bairro onde moro, a comunidade cigana é grande e no entanto não vejo desacatos
desacatos.. tenho um amigo meu que anda com uma bala de pequeno calibre alojada num braço depois de uma passagem de ano no Ingote.. onde apenas estava em casa..
sabes.. no Monte Formoso os cafés fechavam mais cedo, ou mantinham os clientes habituais lá dentro de porta fechada, para que os ciganos não lá fossem provocar desac.. oops, ocorrências.. eles não se adaptam à sociedade, mas a sociedade vai-se adaptando a eles..
Delicious Escreveu:e não vejo os ciganos a pedir na rua
pois, costumam andar pelos cafés..
Delicious Escreveu:Mais te digo que uma boa fatia do povo português não cigano chula o estado anualmente em baixas fictícias, em subsídios de desemprego porque preferem não trabalhar enquanto pingue e a fugir ao fisco, logo pergunto quem é que contribui mais para o não desenvolvimento da nossa sociedade: 30 a 50 mil ciganos ou pelo menos 1 milhão de portugueses.
interessante.. ora vamos cá ver, não chulam com faltas ficticias porque não tem emprego.. essa é fácil.. não ganham subsídio de desemprego? sabes.. existe um artigo que previne contra a acumulação de subsidios.. ou se ganha o Rendimento Mínimo Garantido ou o Subsídio de Reinserção Social.. sinceramente, a ter de escolher, prefiro o milhão de portugueses que foge ao fisco.. ao menos produzem algo..
Tenho amigos africanos, tenho um amigo chinês e vários amigos sul-americanos.. curiosamente não tenho amigos ciganos.. e vivi vários anos no Monte Formoso.. o único contacto que tive com ciganos foi quando me assaltaram por duas vezes.. as duas únicas vezes na vida em que fui assaltado..Lino Escreveu:On-topic... as pessoas em geral não gostam de quem é diferente.
e?.. Os espanhóis, alemães, franceses, ingleses, etc fizeram todos o mesmo.. olha a caça às bruxas actualmente continua tanto na Palestina como no Iraque, mas aì já ninguém quer saber..Lino Escreveu:Os Portugueses e outros expulsaram e dizimaram comunidades inteiras como foi o caso dos Judeus no tempo de D. Manuel. Foi a queima das bruxas na inquisição. Os opositores do regime. Etc. etc. etc.
Lino Escreveu:É certo que se poderiam adaptar ao esquema cultural localfinalmente!.. nem mais.. esse é o cerne da questão.. sabes, conheço uma jovem professora que deu aulas no antigo acampamento junto ao tunel da estação velha.. ela viu-se aflita não com os alunos mas com os pais, que a controlavam todo o tempo.. tinha de ser tudo feito à maneira deles e de acordo com os costumes e tradições deles.. é assim que se querem integrar?
concordo.. principalmente quando são pagos dos meus impostos.. e eu que trabalho honestamente e ninguém me dá uma casa..Lino Escreveu:não os podemos colocar em bairros sociais
claro.. como em todo o lado.. mas olha, vai à rotunda do Papa à hora de visita da penitenciária.. diz-me o que lá vês e depois vem aqui contar..Lino Escreveu:Mas há que lembrar que também há aí muitos brancos como a maioria de cá que fazem muita porcaria.
-
Atheist
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
-
yELLOW
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
-
Lopes
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11
-
Fuzzy
- Experiente

- Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
Tivemos ainda agora o caso de Loures. Pagam 20 e poucos euros de renda e ainda queriam uma casa nova e muitos deles nem esta renda pagam. Tomara muitos idosos portugueses que descontaram uma vida inteira ter uma casa com boas condições e pagar 20 e poucos euros de renda. Bem esteve o Presidente da Camara de Loures que disse que se nao quisessem aquelas casas não lhes davam mais nenhuma. Mas isto leva para uma discussão sobre muita coisa que não vale a pena falar porque ainda era acusado de alguma coisa. Um dos males de Portugal é olhar primeiro para os de fora e dar-lhes tudo e só depois para nós portugueses. Basta ver o que aconteceu no caso Maddie, a Joana nem teve metade daquela importancia. E muitos mais exemplos podiam ser dados. Acho bem que toda a gente faça parte da sociedade, mas será que alguns dão hipotese para que isso aconteça?
-
rocah
- Banido
- Registado: terça-feira, 02 setembro 2008 18:06
é impossivel educar aqueles que não querem ser educados, como muitos ciganos não o querem. eles simplesmente reclamam por casas, por condições, mas quem reclama (e não digam que é só uma parte porque a outra trabalha e bla bla e bla) são os ciganos, porque nada fazem para se integrar, não se esforçam para serem bem vistos, pelo contrário parece que gostam de se sentir odiados e postos de parte, porque assim se fizerem asneira já podem dar desculpa de que sao coitadinhos porque a sociedades os despreza...Lino Escreveu:Primeiro: o verbo haver conjuga-se como "há" e não "ah"...
On-topic... as pessoas em geral não gostam de quem é diferente. Há aversão a quem é diferente. Os Portugueses e outros expulsaram e dizimaram comunidades inteiras como foi o caso dos Judeus no tempo de D. Manuel. Foi a queima das bruxas na inquisição. Os opositores do regime. Etc. etc. etc. Os ciganos sempre existiram e têm uma cultura muito vincada.
É certo que se poderiam adaptar ao esquema cultural local, pelo menos nas regras. Com isso concordo e há muitos que o fazem. Mas pela sua história de fuga da Pérsia há 1000 e tal anos atrás para a Europa e resto do mundo, e pela maneira como sempre foram vistos, foram aspectos que os fecharam ainda mais ao mundo. Quanto mais uma comunidade é perseguida e ameaçada, mais ela se fecha em si. Há que os ouvir, há que os conhecer, não os podemos colocar em bairros sociais (autênticos guetos) que por si só já são mal vistos, há que educar os filhos para que se integrem na sociedade para que as próximas gerações sejam diferentes. Mas se forem ao Bairro da Rosa, o caso que melhor conheço, já há intervenção, a corrigir os erros do passado, e já há alguns resultados. Mínimos, mas existem. Há que intervir hoje para se mudar amanhã, a mudança não é repentina e não é só através das leis que são necessárias, também.
Mas há que lembrar que também há aí muitos brancos como a maioria de cá que fazem muita porcaria.
A realidade é esta e para ser mudada não tem que partir da sociedade para eles,mas de eles para a sociedade, porque não é a sociedade que lhes tem que dar um braço, são eles que têm que merecer a mão
-
dif88
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
x 2 e x 2 ao que o Daniel disse. Há que chamar "os bois pelos nomes". Da mesma maneira que entram aqui pessoas decentes para trabalhar, também entra muita escumalha, como em todo o lado. Também há emigrantes portugueses bons e outros que só arranjam confusão. Especificamente em relação aos ciganos, não vejo o minimo esforço da comunidade para se integraremFuzzy Escreveu:Tivemos ainda agora o caso de Loures. Pagam 20 e poucos euros de renda e ainda queriam uma casa nova e muitos deles nem esta renda pagam. Tomara muitos idosos portugueses que descontaram uma vida inteira ter uma casa com boas condições e pagar 20 e poucos euros de renda. Bem esteve o Presidente da Camara de Loures que disse que se nao quisessem aquelas casas não lhes davam mais nenhuma. Mas isto leva para uma discussão sobre muita coisa que não vale a pena falar porque ainda era acusado de alguma coisa. Um dos males de Portugal é olhar primeiro para os de fora e dar-lhes tudo e só depois para nós portugueses. Basta ver o que aconteceu no caso Maddie, a Joana nem teve metade daquela importancia. E muitos mais exemplos podiam ser dados. Acho bem que toda a gente faça parte da sociedade, mas será que alguns dão hipotese para que isso aconteça?
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Como ninguém parece com vontade de discutir o referido encontro e relembrando a regra 11 (que diz não ser permitido colocar posts ofensivos para toda uma comunidade - religiosa, étnica, etc)... tópico bloqueado. Dado já não ser a primeira vez que estamos numa situação destas, posts ofensivos foram contados como uma infracção (três infracções deste tipo resultam em ban). Abrir tópicos semelhantes resultará em ban directo.