Universidade. O que vai mudar?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Jimmy Escreveu:
Lino Escreveu:Façam como em Dresden e reconstruam a Alta como ela estava antes. Isso sim, era Coimbra!
Já mandei vir o bombardeamento aliado. B)

É complicado Lino, em Dresden era para reconstruir logo houve uma razão 'forte', cá não existe essa razão.
E mesmo que haja essa razão forte, quem garante que ficava melhor? Olhem para o resto da Alta e digam lá com sinceridade em que é que está melhor do que a zona das faculdades.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Jimmy Escreveu:É complicado Lino, em Dresden era para reconstruir logo houve uma razão 'forte', cá não existe essa razão.
Não é muito diferente, em Dresden a polémica, se não estou em erro, é devido à vontade de demolir edifícios comunistas construídos após os bombardeamentos, para se voltar ao aspecto gótico e neo-barroco anterior..

(Já em Coimbra, quem vê imagens das demolições pode bem comparar com um bombardeamento :p)

É que segundo teorias modernistas (todas são válidas) a identidade e história da cidade faz-se também com as novas edificações.. e a cidade universitária do Estado Novo faz já parte da História de Coimbra..
Ruizito Escreveu:E mesmo que haja essa razão forte, quem garante que ficava melhor? Olhem para o resto da Alta e digam lá com sinceridade em que é que está melhor do que a zona das faculdades.
Não se sabe, a analogia não deve ser feita dessa forma, no meu entender.. segundo me contam a zona do Castelo-Universidade era a mais dinâmica e viva da Alta, cheia de comércio, associações e estudantes, existia um belíssimo edifício do Governo Civil, grandes colégios como de São Bento, o largo da Feira (Sé Nova) era bem mais bonito, o Arco do Castelo dava uma outra graça à entrada da Alta.. Acho que o que se fez foi um crime e nunca deveria ter sido feito, principalmente tendo em conta que na altura espaço não faltava.. mas agora está feito, não sei se demolir e reconstruir seria uma boa opção..

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: Não se sabe, a analogia não deve ser feita dessa forma, no meu entender.. segundo me contam a zona do Castelo-Universidade era a mais dinâmica e viva da Alta, cheia de comércio, associações e estudantes, existia um belíssimo edifício do Governo Civil, grandes colégios como de São Bento, o largo da Feira (Sé Nova) era bem mais bonito, o Arco do Castelo dava uma outra graça à entrada da Alta.. Acho que o que se fez foi um crime e nunca deveria ter sido feito, principalmente tendo em conta que na altura espaço não faltava.. mas agora está feito, não sei se demolir e reconstruir seria uma boa opção..
Pois, é sempre difícil comparar coisas completamente distintas. E também é bom não esquecer que essa Alta dinâmica e viva de há muitas décadas atrás, poderia perfeitamente hoje estar morta e degradada, mesmo sem a demolição.

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Pois... Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Até porque, se calhar, nessa altura, o grande pólo da cidade era a alta. Hoje não. Felizmente, a cidade tem vários pólos.. E não podemos pôr tudo na alta, sob pena de ficarem por dinamizar os outros espaços da cidade.