E mesmo que haja essa razão forte, quem garante que ficava melhor? Olhem para o resto da Alta e digam lá com sinceridade em que é que está melhor do que a zona das faculdades.Jimmy Escreveu:Já mandei vir o bombardeamento aliado.Lino Escreveu:Façam como em Dresden e reconstruam a Alta como ela estava antes. Isso sim, era Coimbra!![]()
É complicado Lino, em Dresden era para reconstruir logo houve uma razão 'forte', cá não existe essa razão.
Universidade. O que vai mudar?
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Não é muito diferente, em Dresden a polémica, se não estou em erro, é devido à vontade de demolir edifícios comunistas construídos após os bombardeamentos, para se voltar ao aspecto gótico e neo-barroco anterior..Jimmy Escreveu:É complicado Lino, em Dresden era para reconstruir logo houve uma razão 'forte', cá não existe essa razão.
(Já em Coimbra, quem vê imagens das demolições pode bem comparar com um bombardeamento
É que segundo teorias modernistas (todas são válidas) a identidade e história da cidade faz-se também com as novas edificações.. e a cidade universitária do Estado Novo faz já parte da História de Coimbra..
Não se sabe, a analogia não deve ser feita dessa forma, no meu entender.. segundo me contam a zona do Castelo-Universidade era a mais dinâmica e viva da Alta, cheia de comércio, associações e estudantes, existia um belíssimo edifício do Governo Civil, grandes colégios como de São Bento, o largo da Feira (Sé Nova) era bem mais bonito, o Arco do Castelo dava uma outra graça à entrada da Alta.. Acho que o que se fez foi um crime e nunca deveria ter sido feito, principalmente tendo em conta que na altura espaço não faltava.. mas agora está feito, não sei se demolir e reconstruir seria uma boa opção..Ruizito Escreveu:E mesmo que haja essa razão forte, quem garante que ficava melhor? Olhem para o resto da Alta e digam lá com sinceridade em que é que está melhor do que a zona das faculdades.
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Pois, é sempre difícil comparar coisas completamente distintas. E também é bom não esquecer que essa Alta dinâmica e viva de há muitas décadas atrás, poderia perfeitamente hoje estar morta e degradada, mesmo sem a demolição.daniel322 Escreveu: Não se sabe, a analogia não deve ser feita dessa forma, no meu entender.. segundo me contam a zona do Castelo-Universidade era a mais dinâmica e viva da Alta, cheia de comércio, associações e estudantes, existia um belíssimo edifício do Governo Civil, grandes colégios como de São Bento, o largo da Feira (Sé Nova) era bem mais bonito, o Arco do Castelo dava uma outra graça à entrada da Alta.. Acho que o que se fez foi um crime e nunca deveria ter sido feito, principalmente tendo em conta que na altura espaço não faltava.. mas agora está feito, não sei se demolir e reconstruir seria uma boa opção..
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52