TGV - Coimbra
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
-
userN
- Lendário

- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
-
userN
- Lendário

-
bru_nex
- Experiente

Se puderes tirar algumas fotos e por aqui, era excelente. Se eu conseguir que o meu amigo lá vá, faço a mesma coisa.userN Escreveu:Sou pessoa para ir lá matar a minha curiosidade se tiver disponibilidade de tempo!bru_nex Escreveu:Estou cheio de curiosidade para ver o projecto que está na CMC. Vou tentar pedir a alguém que vá lá e que tire fotos. Se alguém do Fórum puder, óptimo. Vou pedir a uns amigos, entretanto.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Diário de CoimbraNova Estação de comboios a funcionar no final de 2015
O concurso para a parceria público-privada com vista à construção do troço do TGV Lisboa/Coimbra, que contempla a nova Estação Central, vai ser lançado no final deste ano, anunciou ontem António Laranjo, administrador da RAVE (Rede de Alta Velocidade), no final de uma reunião na Câmara Municipal de Coimbra.
De acordo com os prazos definidos pelo Governo, mesmo com adiamento da linha Lisboa/Porto anunciada pelo Governo, o Interface Modal, que substitui a Estação Velha (Coimbra-B), deverá estar a funcionar cinco anos depois do lançamento do concurso, ou seja, no final de 2015, integrado numa estratégia com um plano de urbanização, assinado pelo arquitecto espanhol Juan Busquets, que vai transformar a entrada poente da cidade.
A maqueta com as transformações previstas está montada no átrio dos Paços do Concelho para quem quiser ver de perto como vai ficar aquela que Busquets define como «a estação mais verde de Portugal», beneficiando da proximidade da Mata do Choupal e até do rio Mondego. «É funcional e muito bonita», explicou o arquitecto, certo que Coimbra tem potencialidades para ser uma espécie de Montpellier, uma referência nesta matéria.
A solução apresentada por Juan Busquets – autor do anterior projecto da gare intermodal e da requalificação da zona ribeirinha, no âmbito das “Estações com Vida” – prevê o atravessamento do rio Mondego em túnel, a hipótese preferida pela RAVE e pelo município de Coimbra, no entanto, é passível de transformação, não inviabilizando nada do que é sugerido. Recorde-se que estudo prévio indica também a possibilidade de construção de um viaduto, mas, segundo António Laranjo, só em Maio a Agência Portuguesa de Ambiente vai revelar o resultado do Estudo de Impacte Ambiental, indicando qual das possibilidades é para avançar.
No final da reunião com o arquitecto, o representante da RAVE e outros parceiros, João Paulo Barbosa de Melo, vice-presidente da autarquia, lembrou que a estação e o plano de urbanização envolvente são «projectos estruturantes» para Coimbra, que vão «mudar radicalmente a face da cidade», como tal, olhar a estação apenas como um espaço ferroviário «é demasiado limitador», completou António Laranjo.
Prevê-se que esta nova centralidade sirva, de igual modo, para desenvolver a actividade económica, como demonstra a construção de edifícios destinados a serviços, escritórios, um hotel e um pavilhão. Tudo isto poderá surgir em prédios de vários andares, com miradouro com vista sobre a cidade ou em edifícios com menos altura, adiantou Juan Busquets.
Na notícia ontem publicada no Diário de Coimbra, é mencionado o nome de Carlos Fernandes como o administrador da RAVE presente na Câmara Municipal, no entanto, António Laranjo foi o representante da Rede de Alta Velocidade nesta deslocação a Coimbra.
-
userN
- Lendário

-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
userN
- Lendário

Na zona da Auto Maran? Não é possível algo com coordenadas da estação?Ruizito Escreveu:Vai sem junto ao bairro antigo do Loreto, entre a rua que serve essa zona junto à capela e a vala do Norte.userN Escreveu:Será na zona da actual Triunfo +/-, correcto?
PS. Alguém acredita mesmo que isto estará pronto em 2015?
Acredito que para 2017 esteja a funcionar.
-
Ruizito
- Lendário

É que a declaração do administrador da RAVE não fala em 2015, diz que será cinco anos após o lançamento do concurso do troço Lisboa-Coimbra. Depois acrescenta que este concurso deverá ser lançado no fim do ano. Mas será mesmo?DaniFR Escreveu:Final de 2015, portanto 2016.Ruizito Escreveu:PS. Alguém acredita mesmo que isto estará pronto em 2015?
-
Ruizito
- Lendário

-
userN
- Lendário

-
Steve
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 15 abril 2010 16:46
-
bru_nex
- Experiente

Acho que não. O que acho que acontece e que o traçado português vai ter uma velocidade inferior ao traçado transiberico.
Quanto a estação nova, acabei de sair da CMC e posso dizer que gostei muito do que vi. Há ali poenores que estão altamente. Outros que não sei como funcionarao depois, mas a ver vamos. De qqr forma, a maqueta que esta na CMC e uma maqueta geral da cidade. Isto quer dizer que estão marcadas as ruas a pedonalizar, a intervenção das ruas com o Metro Mondego, a cnstrucao de edifícios na baixa e toda a envolvente a nova gare (linhas, urbanizações, túnel TGV, hotel, arena, etc.). Esta também representada a nova ponte pedonal e a nova ponte dedicada ao IC2. Estou no telemóvel pelo que não posso disponibilizar as fotos que estão na máquina fotográfica mas assim que chegar a casa trato disso.
De qualquer forma, recomendo que passem por lá porque há milhentos pormenores que as fotos não mostrarao.
Eu estive 45m a olhar para a maqueta a ver tudo ao pormenor.
Nova casa do sal, novas construções, alterações na rede viária, metro, etc. Esta tudo lá.
Quanto a estação nova, acabei de sair da CMC e posso dizer que gostei muito do que vi. Há ali poenores que estão altamente. Outros que não sei como funcionarao depois, mas a ver vamos. De qqr forma, a maqueta que esta na CMC e uma maqueta geral da cidade. Isto quer dizer que estão marcadas as ruas a pedonalizar, a intervenção das ruas com o Metro Mondego, a cnstrucao de edifícios na baixa e toda a envolvente a nova gare (linhas, urbanizações, túnel TGV, hotel, arena, etc.). Esta também representada a nova ponte pedonal e a nova ponte dedicada ao IC2. Estou no telemóvel pelo que não posso disponibilizar as fotos que estão na máquina fotográfica mas assim que chegar a casa trato disso.
De qualquer forma, recomendo que passem por lá porque há milhentos pormenores que as fotos não mostrarao.
Nova casa do sal, novas construções, alterações na rede viária, metro, etc. Esta tudo lá.
-
userN
- Lendário

Tenho de arranjar maneira de para a semana dar lá um pulobru_nex Escreveu:Acho que não. O que acho que acontece e que o traçado português vai ter uma velocidade inferior ao traçado transiberico.
Em relação ao tgv ser de velocidade inferior ao resto... Enfim... Já não vale a pena dizer nada, já vou tarde