Coimbra..3ª Cidade em Competitividade

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Eu não li esse estudo, mas a partida os resultados não vão ao encontro da opinião que tenho. Já vivi em Coimbra, agora estou em aveiro, e conheço relativamente bem o Porto.
Não sei quais foram os critérios...
Competitividade a que niveis??

Esses indicadores generalistas muitas vezes não passam de números manipulados.

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

daniel322 Escreveu:ui como isto ja vai... acho que voces se podem matar e esfolar que no fim cada um fica com a opinião que tem na mesma.....
Daniel não te preocupes com isso, que eu matar me dispenso agora enquanto sou novo! Gostava de saber qual é a opinião que conta se é de um Político ou dum cidadão.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

não contam as duas igualmente? (ou não deveriam contar?)

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

JulesS Escreveu:Eu não li esse estudo, mas a partida os resultados não vão ao encontro da opinião que tenho. Já vivi em Coimbra, agora estou em aveiro, e conheço relativamente bem o Porto.
Não sei quais foram os critérios...
Competitividade a que niveis??

Esses indicadores generalistas muitas vezes não passam de números manipulados.
Não me parece...o estudo foi realizado por dois investigadores da Universidade do Minho, com os critérios usados pelo Forum Economico Mundial para avaliar a competitividade ..de países por exemplo.

Quanto a "luta" que aqui se instalou..acerca de Porto/Coimbra..apenas tenho a dizer que das vezes que fui ao Porto..não me pareceu uma cidade muito convidativa..é muito escura..comparada com a generalidade das cidades portuguesas.

Gosto muito mais de Lisboa e Coimbra.
Isso não invalida o facto de as pessoas do Porto serem muito simpáticas. :wink:

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

MIG-L Escreveu:
JulesS Escreveu:Eu não li esse estudo, mas a partida os resultados não vão ao encontro da opinião que tenho. Já vivi em Coimbra, agora estou em aveiro, e conheço relativamente bem o Porto.
Não sei quais foram os critérios...
Competitividade a que niveis??

Esses indicadores generalistas muitas vezes não passam de números manipulados.
Não me parece...o estudo foi realizado por dois investigadores da Universidade do Minho, com os critérios usados pelo Forum Economico Mundial para avaliar a competitividade ..de países por exemplo.

Quanto a "luta" que aqui se instalou..acerca de Porto/Coimbra..apenas tenho a dizer que das vezes que fui ao Porto..não me pareceu uma cidade muito convidativa..é muito escura..comparada com a generalidade das cidades portuguesas.

Gosto muito mais de Lisboa e Coimbra.
Isso não invalida o facto de as pessoas do Porto serem muito simpáticas. :wink:
Exactamente. Nas férias preferimos o Algarve :wink:

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E contudo na minha opinião o Porto é uma das cidades mais bonitas de Portugal =)) Coimbra competitiva? Até pode ser que sim, talvez esse estudo seja uma base para atrair mais coisas para a nossa cidade...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

tb acho o Porto uma das cidades mais bonitas do país. É estranho o Porto estar em ultimo da lista agora com os investimentos no metro e no aeroporto :?

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re:

Mensagem por the_celtic »

Realeza Escreveu: Isso digo eu, vê lá com quem andas falar, sou uma pessoa de bem ouviste.
LOL alguem disse que eras uma pessoa de mal? Por amor de Deus, cresçam !
Tenho dito e nao vou comentar mais este assunto.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Voces estão a falar de coisas que não tem nada a ver, cidade bonita, pessoas simpáticas....

Pelo que li este estudo baseia-se em critérios diferentes, e uma noção "nova" de competividade
Os resultados deste estudo não são relativos a riqueza, poder de compra, industrialização ou desenvolvimento - por exemplo, o Porto é uma cidade mais rica, com maior poder de compra e maior grau de industrialização que Évora.

"Há uma nova perspectiva de competitividade, que é uma perspectiva dinâmica", disse ao PÚBLICO Paulo Mourão, um dos autores do estudo. Ou seja: o estudo não pretende dizer que Évora é "melhor" ou "pior" que o Porto - apenas avaliar os seus potenciais de competitividade nessa definição "dinâmica".

O objectivo do Índice de Competitividade das Cidades é avaliar a "competitividade associada à sustentabilidade do nível de vida das cidades" - particularmente avaliar as diferenças entre o litoral e o interior. Tradicionalmente considera-se que há uma grande disparidade - favorável ao litoral - em termos de competitividade.
Assim entendo que Évora esteja no topo, porque é uma cidade interior e tem um nivel de vida elevado (caro), mas na minha opinião isso não significa competividade.

É discutivel...
Acho que é mais uma maneira de apresentar as conclusões que eles queriam manipulando de certa forma os resultados...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Porto têm muito industria relação ao alentejo e algarve porque relação Centro do país e até Lisboa, Santarém nem de longe!

Évora cidade cara na qualidade de vida não creio, porque Coimbra é mais cara na Habitação que noutro lugar qualquer, blá blá.

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

epa,o que ja me ri a ler este topico..um diz k oliveira de azemeis e ao pe do porto e o outro que coimbra têm a habitabilidade masi cara :lol: lolol...

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Arranjem o link estou com curiosidade de ver isso...se o estudo for feito por alguém conceituado é sempre uma boa notícia desde que n tenha sido algo encomendado e feito mesmo para dar esses valores. Mas pronto para Coimbra é bom...o que não é bom é haver empresas a querer investir em Coimbra e a CMC conseguir assusta las e faze las perder tempo...é do conhecimento comum que o maior problema de Coimbra é mesmo a CMC não em termos políticos, visto seja de que cor partidária for a CMC, o problema mantem se...era bom que alguém desse uma vassourada na CMC para que abram os olhos e para que vejam as oportunidades que estão a perder...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

cjnmc Escreveu:epa,o que ja me ri a ler este topico..um diz k oliveira de azemeis e ao pe do porto e o outro que coimbra têm a habitabilidade masi cara :lol: lolol...
Coimbra a cidade mais cara na habitação, ou duvidas??? Para isso pesquisas sobre um estudo do mês passado no sic noticias, sobre o ranking da Habitação, Coimbra estava em primeiro como é a cidade mais cara!

P.S. Vais às imobiliárias e pergunta qual a cidade mais cara ao m2, que é Coimbra. No algarve as casas são ao dobro mais baratas relação a Coimbra.

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Lion Escreveu:Arranjem o link estou com curiosidade de ver isso...se o estudo for feito por alguém conceituado é sempre uma boa notícia desde que n tenha sido algo encomendado e feito mesmo para dar esses valores. Mas pronto para Coimbra é bom...o que não é bom é haver empresas a querer investir em Coimbra e a CMC conseguir assusta las e faze las perder tempo...é do conhecimento comum que o maior problema de Coimbra é mesmo a CMC não em termos políticos, visto seja de que cor partidária for a CMC, o problema mantem se...era bom que alguém desse uma vassourada na CMC para que abram os olhos e para que vejam as oportunidades que estão a perder...
Concordo plenamente, o grande problema em Coimbra é a CMC.

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Em termos imobiliários depende...passem por exemplo pelo site da remax e comparem os preços...em termos de venda os imóveis no centro das grandes cidades estão equiparados, agora em termos de arrendamento por exemplo é impossível comparar...o centro de Lisboa tem preços muito acima dos praticados no centro de Coimbrta.

O problema é que Coimbra ainda vive muito à base da fama dos Doutores e advogados, quem se situar numa classe média ou média baixa não consegue comprar no centro de Coimbra....

Não se percebe o facto de existir uma enorme oferta de imóveis e uma procura reduzida e continuar a praticar os preços altissimos...pela lógia a oferta teria de se adaptar à procura, o que n acontece...vejam o artigo que saiu no JN em que o vereador diz que entre projectos licenciados e em vias disso temos fogos habitacionais para 60 anos...

Depois têm se o facto de a cidade ser apenas uma cidade de serviços quer públicos quer privados (não deve haver cidade com mais funcionários públicos) ora tendo em conta que é no sector dos serviços onde o emprego é mais estável é normal que as pessoas possam ter algum poder de compra...mas pronto às custas de Coimbra, lugares como Cantanhede, São Silvestre, Montemor, Pereira, Condeixa e Cernache estão a ter cada vez mais Urbanizações e a ter cada vez mais procura....Em Condeixa compram se apartamentos novos T3 na ordem dos 110000€, agora digam onde é que em Coimbra se consegue arranjar preços destes...