Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Peregrina de 51 anos morre atropelada na zona de Cernache

GNR procura condutor do automóvel de cor escura que fugiu após acidente no IC2.

Uma peregrina que se dirigia para Fátima morreu ontem de manhã no IC2, em Coimbra, na zona de Cernache, colhida por um automóvel. O condutor fugiu após o acidente, deixando para trás a vítima mortal e ainda um ferido ligeiro.

Fernanda Maria da Costa Monteiro Gomes, de 51 anos, circulava na berma esquerda da estrada, de frente para as viaturas que transitam de Sul para Norte, numa zona em que a velocidade máxima está limitada a 50 quilómetros/hora. O acidente, ocorrido pouco depois das 6h00, verificou-se num troço perto da empresa Litocar, no sentido Condeixa-Coimbra, de uma só faixa de rodagem mas que antecede um via de aceleração, com duas faixas e velocidade permitida até 90 km/hora.

Fonte: Diário de Coimbra
Não é das zonas que considero mais perigosas, mas andar a pé naquela berma da estrada representa um risco razoável, pois muitos condutores não cumprem aí o limite estabelecido. Em todo o caso, para muitas pessoas não há outra alternativa.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Carol »

É de lamentar realmente esse tipo de atitudes por parte de condutores que atropelam alguem e fogem...

Mas também há que salientar que os peregrinos na maior parte das vezes não têm cuidado nenhum a andar nestas estradas, muitas vezes vão fora da berma, ou preferem ir em grupos que em vez de circularem em fila, alastram-se para o meio da estrada para manter a conversa. Já tive algumas situações em que me apeteceu fazer-lhes umas tangentes para ver se aprendem, é bastante irritante.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Entretanto o Núcleo de Investigação de Acidentes Rodoviários da GNR de Coimbra, já encontrou o carro e constituiu arguido o respectivo proprietário.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

“Tapetes” à espera do visto prévio

A Câmara de Coimbra aguarda o visto do Tribunal de Contas para dar início ao alcatroamento das ruas da cidade. O designado “plano de tapetes 2013” foi aprovado no início do ano mas arrisca-se a ser concretizado “em cima” da campanha eleitoral para as eleições autárquicas.

O concurso público foi publicado a 13 de fevereiro. O valor base é de 700 mil euros (mais IVA). O objetivo é a pavimentação em revestimento betuminoso a quente de diversas vias do concelho, com predominância na cidade, que se apresentam muito degradadas, incluindo a reposição da sinalização horizontal e, pontualmente, a execução de drenagens e de passeios.

Dezena e meia de propostas deram entrada na Câmara Municipal, com valores que variam entre os 489 mil euros e os 675 mil euros.

Fonte: As Beiras
Bem, de certeza que vai ser concretizado até às autárquicas, duvido que deixassem escapar isto para depois.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Carrinha ficou presa no túnel da Estação Velha

Uma carrinha de transporte de carnes ficou ontem retida no túnel junto à Estação Velha, em Coimbra, provocando a interrupção temporária da circulação no local. A viatura vinha da Geria e ao entrar no túnel deparou-se com outro veículo pela frente. Para evitar a colisão, o condutor encostou a carrinha mas a caixa de carga embateu na parte superior do túnel e desprendeu-se, caindo na estrada.

Fonte: Diário de Coimbra
Tendo em conta as dimensões do túnel, é algo que acaba por não surpreender. Acho que nas últimas autárquicas (ou nas anteriores) ficou lá presa a carrinha de campanha de um dos candidatos.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Passadeiras com relevo direcional em várias ruas

Uma passadeira especial, com relevo e pequenas luzes LED, ficou ontem concluída junto à Escola EB1 de Santo António dos Olivais, enquanto outras duas, na rua Bernardo de Albuquerque e junto ao centro escolar de Montes Claros, estão em execução.

As passadeiras fazem parte de um lote de sete dezenas, a colocar em várias freguesias da cidade, com base numa adjudicação da Câmara Municipal de Coimbra realizada há um ano. Na altura, os primeiros pavimentos podotáteis (designação técnica) foram colocados na Praça 8 de Maio e Av. Emídio Navarro. Entretanto, também já existem na rua do Brasil e av. Fernão Magalhães.

Fonte: As Beiras
Junto a escolas ou em zonas problemáticas, parece-me uma boa ideia em relação às passadeiras normais.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Despiste causa ferido grave no IC-2

Um condutor ficou ontem à tarde ferido com gravidade no IC-2, na sequência de um despiste. Sem colidir com nenhuma outra viatura, o condutor, que seguia no sentido Sul-Norte, perdeu o controlo da carrinha comercial e, logo após a “curva do ratinho”, em Trouxemil, subiu a barreira protectora, imobilizando-se depois na via. O embate, violento, deixou a vítima encarcerada.

Fonte: Diário de Coimbra
Se for a zona que eu estou a pensar, subir a barreira protectora não é tarefa fácil...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acidente entre camiões corta IC2 em Condeixa

Imagem

Um acidente entre dois veículos pesados teve lugar hoje, ao início da tarde, em Venda Nova (Condeixa-a-Nova). A colisão frontal provocou o corte do trânsito no sentido Sul Norte durante algumas horas.

Apesar do aparato, houve apenas a registar dois feridos ligeiros.

Fonte: As Beiras
Tendo em conta a foto, diria que foi sorte apenas feridos ligeiros.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Não sei se já repararam, mas andam a colocar temporizadores nos semáforos da cidade. Depois da promessa da turbo-rotunda e da iluminação pública integralmente em led, os temporazidores foi a única a ir para a frente (em véspera de eleições :whistle: ).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Reparei hoje nos de Celas. É girito e tal, mas não me parece algo absolutamente prioritário. Também não funcionam quando o semáforo está verde, que parece-me a situação em que seriam mais úteis (é preferível saber quanto tempo falta para o vermelho do que ter apenas o amarelo como aviso).

Reparei também que há mais uma cobertura no passeio central da subida para o Hospital. Não sei se é recente, porque já não ia aquela zona há muito tempo... mas já perdi a conta às decorações diferentes que já lá colocaram. Será que vale a pena organizar apostas para ver quanto demora a chegar a próxima...? :roll:

DriftPT
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 75
Registado: sexta-feira, 02 setembro 2011 15:18

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por DriftPT »

Nessa zona em que está a ser reparada a estrada de acesso aos HUC dou 1 mês após a abertura oficial da via para que comece haver Street Racing na mesma de rotunda a rotunda como havia antigamente na circular externa. xD
E algo me diz que aquela via em tempo de chuva vai ser propicia a formação de lençóis de agua. :x

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Beneficiação do piso na A1 condiciona trânsito

A beneficiação do pavimento do sublanço da A1 (Autoestrada do Norte) entre Coimbra Norte e Coimbra Sul, a decorrer entre hoje e 27 de setembro, vai condicionar a circulação automóvel durante a noite daqueles dias, informou a Brisa Concessão Rodoviária.

A concessionária da via sublinha, em nota hoje divulgada, que os trabalhos serão “realizados em período noturno” – entre as 21H00 e as 07H00 – de forma a “minimizar os impactes para os automobilistas”.

Os condicionamentos na circulação automóvel, que ocorrerão naquele período, implicarão desvios de trânsito em ambos os sentidos em troços do sublanço, em função do curso dos trabalhos.

Fonte: As Beiras
Com o decréscimo de trânsito que tem ocorrido nas auto-estradas, o impacto deve ser reduzido.
Mulher morre atropelada em passadeira “tapada”

Passadeira na rua Bernardo Albuquerque ainda não tinha sido pintada desde o alcatroamento. Vítima tinha 61 anos e morava em S. Mamede, Penacova.

Maria Baptista dos Santos, 61 anos, e residente em S. Mamede, Penacova, morreu ontem atropelada na rua Bernardo Albuquerque, entre Celas e os Olivais, em Coimbra.

Fonte: Diário de Coimbra
Voltar a colocar as marcações das passadeiras devia ser um cuidado prioritário nestas situações... mas geralmente vai para o fim da lista. Conheço casos em que nem sequer voltaram a pintar, apesar de a sinalização vertical continuar lá...

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por LIC »

Ricky147 Escreveu:Não sei se já repararam, mas andam a colocar temporizadores nos semáforos da cidade. Depois da promessa da turbo-rotunda e da iluminação pública integralmente em led, os temporazidores foi a única a ir para a frente (em véspera de eleições :whistle: ).
Eu reparei foi no semáforo da Fernão Magalhães à saída da Central de Camionagem.
Até que enfim, aquele piso é que é demasiado escorregadio (parece-me), além de mal centrado com a passadeira.

Será que o gajo que desenhou o piso não se lembrou de ver no terreno antes de dizer: "tá feito. Não mexe mais"?

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

LIC Escreveu:
Ricky147 Escreveu:Não sei se já repararam, mas andam a colocar temporizadores nos semáforos da cidade. Depois da promessa da turbo-rotunda e da iluminação pública integralmente em led, os temporazidores foi a única a ir para a frente (em véspera de eleições :whistle: ).
Eu reparei foi no semáforo da Fernão Magalhães à saída da Central de Camionagem.
Até que enfim, aquele piso é que é demasiado escorregadio (parece-me), além de mal centrado com a passadeira.

Será que o gajo que desenhou o piso não se lembrou de ver no terreno antes de dizer: "tá feito. Não mexe mais"?
Esses semáforos em frente à Rodiviária estão colocados há meses, mas... permanecem desligados.

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Re: Condução em Coimbra

Mensagem por Lopes »

http://www.asbeiras.pt/2013/09/passadei ... um=twitter

Se estacionar o meu carro no local onde antes era possível estacionar, e agora está uma passadeira, será que sou multado ??