Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Acho que na Casa do Sal os semáforos apenas atenuam o caos diário. Na minha opinião o que deviam ter feito na zona da agrária era uma passagem desnivelada e não a "rotunda dos acidentes".

Jo@o
Experiente
Experiente
Mensagens: 284
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39

Mensagem por Jo@o »

pelo que sei a rotunda do Almegue foi uma solução improvisada face à não aprovação da nova ponte sobre o Choupal, daí estar a bela obra que está

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

obviamente que vias desniveladas era a solução para o Almegue, no entanto, a colocação de semáforos só vai piorar o que já é actualmente mau.

Solução mesmo, é deitar abaixo e fazer bem, com remendos ou "soluções provisórias" é que não se vai a lado nenhum.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Chong Li Escreveu:
Semáforos são a solução para a rotunda do Almegue
Ou seja, está-se a caminhar para aquilo que todos já prevíamos: a solução provisória é cada vez mais definitiva...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Os semáforos vão reduzir o número de acidentes na rotunda.
Não me parece que esta solução se torne definitiva. Aquela rotunda vai continuar a dar muitos problemas, por isso terão que fazer o que estava previsto, nem que seja daqui a uns anos.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu:Os semáforos vão reduzir o número de acidentes na rotunda.
Não me parece que esta solução se torne definitiva. Aquela rotunda vai continuar a dar muitos problemas, por isso terão que fazer o que estava previsto, nem que seja daqui a uns anos.
O problema é precisamente esses muuuuiiiittttooooosssss anos.

Avatar do Utilizador
Mrboss81
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43

Mensagem por Mrboss81 »

Hoje vinha no jornal, nao me recordo se beiras ou se diario, que vão programar instalar solução de semaforos. Não estou a ver a coisa melhorar. a não ser que cada um dos semaforos faça intervalos de sentidos de 1 minuto, sendo um minimo de espera de 2 ou 3 para cada sentido.....

Vou continuar a usar a feira dos 7 e 23.....

Avatar do Utilizador
jjmaia
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 12 junho 2009 12:48

Mensagem por jjmaia »

Odeio a febre do natal... Tinha que ir ao Deborla trocar uma pistola mas a fila vem até à via rápida (de quem vem de Coimbra) e precisava de ir ao fórum comprar uma escova para o carro, mas está ainda pior.
Azar o meu que não tenho a mota cá... :x

Não percebo como é que esta gente consegue aproveitar um feriado dentro de um centro comercial.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Está a chover,vento,dias com muito frio...
Há quem consiga estar em casa e na boa e não duvido que muita gente aproveita em casa à lareira,ou a ver filmes.
Para outros,depois de uns dias ou até semanas a trabalhar, com a mesma monotonia todos os dias, ir ao shopping nem é assim tão má opção.
Casa-trabalho todos os dias, ir ao shopping é mais do que compras, é ver gente,talvez comer algo diferente,ver um filme e no caso do fórum até jogar bowling.
Se tivesse calor,entendia..mas com este tempo não existem grandes opções.

Avatar do Utilizador
jjmaia
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 12 junho 2009 12:48

Mensagem por jjmaia »

São opiniões, eu encontro muito mais opções para me entreter com ou sem amigos/familiares do que e encafuar num shooping, mas isso sou eu...

pasa
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 91
Registado: terça-feira, 30 setembro 2008 11:40

Mensagem por pasa »

Subbuteiro Escreveu:
joaovrb Escreveu:Ladeira das alpenduradas só dá para descer, não para subir. Acho que querias dizer ladeira do seminário!
Sim, é a Ladeira do Seminário, claro. Erro meu...

Blueestrattos, às 9 da manhã há lá alguns carros, mas não é por esse motivo que apanho fila. As pessoas já se aperceberam, que caso empatem o trânsito por causa do colégio, acaberá por vir um agente da PSP, chamado por alguém. À hora que passo, a fila que apanho é pelo motivo que mencionei...


A principal causa é mesmo os colégios.
Ainda hoje pelas 9h, iam alguns carros à minha frente e o transito não andava.
Foi quando percebi que iam para o colégio S. Teotónio, então só pidia entrar um de cada vez e para entrar, tinham que esperasse que outro saísse e conseguisse entar na estrada para o sentido contrário.
Assim com meia dúzia de carros, perdi 5 minutos em 50 metros. Isto porque os carros que iam à minha frente queriam entrar no colégio e esperavam que outros saissem. Isto não é impatar o trânsito? E onde estava afinal a PSP?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

A PARTIR DO INÍCIO DO PRÓXIMO ANO
Passagem a pedonal da João das Regras
obrigará a abertura de nova avenida

Autarquia em negociações com Universidade de Coimbra para que a artéria atravesse o Estádio Universitário. Rotunda junto ao Portugal dos Pequenitos será deslocada
A obra do Convento de S. Francisco vai obrigar, já a partir do início do próximo ano, a uma espécie de revolução em toda zona envolvente ao monumento, tanto no que respeita ao enquadramento urbanístico, como de trânsito, sendo a alteração mais significativa a passagem a pedonal da Avenida João das Regras e a criação de uma nova artéria que ligará a Guarda Inglesa à Ponte de Santa Clara, que atravessará parte do Estádio Universitário.
Paulo Leitão, vereador responsável pelas Obras e Infra-estruturas Municipais e pelo Trânsito, garantiu ao Diário de Coimbra que o projecto de execução desta nova artéria será feito durante o próximo ano, estando também previsto o arranque da obra para 2011.
Para já, a autarquia está em negociações com a Universidade de Coimbra, uma vez que a intenção é que esta nova estrada possa ocupar uma parcela de terreno do Estádio Universitário entre o Pavilhão 1 e a praça, junto à Ponte de Santa Clara, que hoje serve de estacionamento automóvel, onde deverá ser construída uma rotunda.
Esta alteração, integrada no Plano de Urbanização da zona envolvente ao Convento de S. Francisco, implicará também o “recuo” da rotunda da estátua de Bissaya Barreto, em frente ao Portugal dos Pequenitos, para a Guarda Inglesa, de modo a poder permitir o acesso a esta nova artéria e também facilitar as entradas e saídas do estacionamento subterrâneo do monumento, que ocupará parte do solo da faixa mais à direita da variante da Guarda Inglesa, precisamente aquela onde, neste momento, se faz a circulação automóvel.

Alterações ao trânsito obrigam ao abate de 23 choupos
Aliás, de acordo com Paulo Leitão, o mais tardar em Fevereiro, esta faixa será cortada ao trânsito, avançando para ali o estaleiro da obra do Convento – que neste momento se encontra junto ao passeio – para que se iniciem as escavações para a construção do estacionamento, com capacidade para mais de 500 viaturas e quatro pisos subterrâneos.
Nessa altura, continuou o vereador, o trânsito passará a circular pela faixa mais à esquerda da Guarda Inglesa, que funcionava como estacionamento e que, neste momento, se encontra vedada depois de a autarquia ter procedido ao abate de 23 dos choupos que se encontravam junto à vedação do Estádio Universitário.
Esta é uma operação que merece críticas por parte de dirigentes do núcleo de Coimbra da Quercus (ver caixilho), mas o vereador garante que a autarquia «não tinha outra alternativa», uma vez que, para além de se prever a passagem, naquela zona, da futura variante à Avenida João das Regras, todas as infra-estruturas de águas e saneamento que se encontram na faixa mais à direita da Guarda Inglesa vão agora ser transferidas para aquela zona. «Seria extremamente delicado manter ali as árvores, nomeadamente por causa das raízes», concluiu Paulo Leitão.

Quercus considera
que abate seria “evitável”
O núcleo de Coimbra da Quercus critica a decisão da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) de abater 23 dos choupos que se encontravam junto à vedação do Estádio Universitário virada para a Guarda Inglesa, considerando que estas árvores, «com várias dezenas de anos e de grande porte», tinham «grandes vantagens para uma zona poluída como aquela, para além de serem uma barreira sonora».
«É uma pena», afirmou Paulo Andrade, membro do núcleo de Coimbra da Quercus, e que alertou o Diário de Coimbra para esta operação, confirmando que, dos contactos efectuados, nomeadamente com o director da secção de obras da autarquia, lhe foi dito que esta operação está integrada «no Plano de Urbanização daquela zona» no âmbito da obra do Convento de S. Francisco.
«Penso que talvez fosse evitável», afirmou, apenas lamentando, «uma vez que o acto está consumado». De qualquer modo, vai adiantando que «talvez fosse melhor, em futuros planos de urbanização, haver a preocupação de manter as árvores que já lá se encontram, para além de colocar outras novas. Não nos podemos esquecer que, neste caso, são árvores com cerca de 40 anos», rematou.
fonte: DC

Então e estas obras ? Acham que vai melhorar alguma coisa ?

Aquelas obras que já cortaram o estacionamento ao longo da Guarda inglesa, está relacionado com isto ?
E a demolição do prédio ao lado o Portugal dos Pequenitos, em que havia uma pastelaria à esquina, também está relacionado ?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Hmmm, uma avenida a passar pelo meio do Universitário? Isso provavelmente vai ter um forte impacto nas infraestruturas disponíveis... não me parece que vá ser positivo.

Já agora, fica o aviso que estão a realizar obras na descida no final da Rua do Brasil (após o Colégio Rainha Santa Isabel), com o corte de parte da via da direita... quem for por aí deve contar com mais trânsito que o normal.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu: Já agora, fica o aviso que estão a realizar obras na descida no final da Rua do Brasil (após o Colégio Rainha Santa Isabel), com o corte de parte da via da direita... quem for por aí deve contar com mais trânsito que o normal.
Essas obras já estão a decorrer há meses, nunca causaram problemas de trânsito porque na hora de maior fluxo já estão as duas faixas disponíveis :wink:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

bluestrattos Escreveu:
Então e estas obras ? Acham que vai melhorar alguma coisa ?

Aquelas obras que já cortaram o estacionamento ao longo da Guarda inglesa, está relacionado com isto ?
E a demolição do prédio ao lado o Portugal dos Pequenitos, em que havia uma pastelaria à esquina, também está relacionado ?
Sim, o isolamento do estacionamento já é relacionado com as obras e pelo que me disseram na parte inicial vão desviar o trânsito para as duas faixas que se encontravam "desactivadas" e onde se passa agora também vai ser fechado. Avizinham-se uns meses de trânsito complicado por aqueles lados :?