O que Coimbra precisa?

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bru_nex
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O que Coimbra precisa?

Mensagem por bru_nex »

Bem, pessoal. Todos damos sugestões e opiniões, mas está na hora de fazer uma compilação. Afinal de contas, de que é que Coimbra precisa?
Como certamente as sugestões de cada um darão origem a comentários, para ser mais fácil indentificar as sugestões ao longo da página, ponham-nas a Bolt, pode ser?

As minhas sugestões são:

Metro Mondego (comboios mais modernos do que os do Porto, de preferência. É vital para requalificar grande parte da baixa);

Requalificação dos prédios devolutos da baixa (podem ser comprados pela autarquia e transformados em residências universitárias, por exemplo, no sentido de transformar a baixa numa zona nobre com prédios novos e com pessoas);

Construção da nova Gare intermodal que deverá substituir Coimbra B (Coimbra espera esta obra há muitos anos. Está na hora de ser construída uma Gare mais bonita do que a Gare do Oriente);

Alteração do traçado do IC2 (dentro em breve deixa de ser necessário entrar em Coimbra para seguir no IC2. Fica a faltar a nova travessia junto ao Açude que permita descomplicar o nó da Casa do Sal. Espera-se que o Choupal seja devidamente acautelado);

Construção de uma nova travessia sobre o Mondego (deve fazer a ligação a Castelo Viegas e deverá dar ligação a uma estrada directa a Penela, por exemplo. Deve servir a população de Castelo Viegas, de Almalaguês, Portela do Gato, Rio de Galinhas e Penela. A estrada que existe hoje em dia, EN110, é digna de 3º mundo);

Pode passar pela construção da estrada do Pinhal Interior, prevista para Coimbra.

Aproveitamento dos terrenos da actual Penitenciária (mais um projecto que vai lavar a cara da alta da cidade);

Aeroporto (digamos o que dissermos, o facto do Novo Aeroporto de Lisboa NAL ser construído em Alcochete em deterimento da Ota abriu novas prespectivas para Coimbra. Um aeroporto na região centro. Cernache é uma boa alternativa. Monte Real é ainda melhor, embora para Coimbra não seja tão boa aposta por ficar mais longe. Seja como for, nos próximos anos espera-se que um novo aeroporto comece a funcionar. Mais tarde esse aeroporto deve abrir à aviação civil e, mais do que nunca, Coimbra vai receber ainda mais turistas!);

Centro de Congressos (está para breve e é uma prioridade!);





De momento é isto... À medida que se lembrarem de coisas, adicionem à lista.

DaniFR
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Re: O que Coimbra precisa?

Mensagem por DaniFR »

Concordo. Todos esses projectos são essenciais para o desenvolvimento de Coimbra.
bru_nex Escreveu:Um aeroporto na região centro. Cernache é uma boa alternativa.
Só uma pequena correcção: o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto localiza-se em Antanhol e não em Cernache.

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

Claro! Antanhol...
Com o tempo e à medida que se fala sobre o assunto, criei o (mau) hábito de me referir ao aeródromo como "aeródromo de Cernache"... Mas sim, é isso mesmo. :o

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userN
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Mensagem por userN »

Melhorar a estrada até à zona da geria, parece que ninguém se lembra desse lado da cidade.
Um traço estilo ic2 era fundamental.

daniel322
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Re: O que Coimbra precisa?

Mensagem por daniel322 »

bru_nex Escreveu:As minhas sugestões são:
Não me leves a mal o comentário bru_nex.. mas o que escreveste não são as tuas sugestões.. são projectos ou em curso ou previstos..

O Metro Mondego está em execução..

O Centro Histórico de Coimbra está sob intervenção da SRU..

A nova gare intermodal está prevista há anos.. falta a execução.. mas de qq modo neste ponto deixa-me acrescentar que não é necessário uma estação mais bonita que a Gare do Oriente, é necessário sim uma estação eficaz às necessidades de Coimbra, que a Gare do Oriente é uma estação incómoda.. é fria, desconfortável e bastante desagradável em dias de chuva.. mas pronto, é bonita..

A alteração de traçado do IC2 está em execução..

A ligação a Penela está prevista e agendada.. é o IC3..

A ligação do Pinhal Interior está em execução.. é o IC6..

A Penitenciária está ainda em suspenso, mas é certamente alvo de atenções camarárias..

O aeroporto é uma possibilidade já bastante discutida, existe até um grupo de especialistas locais a estudar as possibilidades há uns meses..

por fim o Centro de Congressos tem já previstos apoios comunitários..



Mas para este post ser contributivo para a discussão, deixo algumas sugestões que não sei se estarão já planeadas:

* Ligação rodoviária de São João do Campo a Taveiro

* Pressionar o governo para que o IC3, ao passar por Coimbra, siga para Viseu, transformando-se numa verdadeira AE Coimbra-Viseu ao invés do que querem construir (AE Mealhada-Viseu), ligando Coimbra à A25 e A24

*Insistir numa ligação ferroviária à Covilhã e Castelo Branco.

* Celebrar um protocolo com a UC para uso comum dos espaços universitários, como por exemplo transformar o Observatório Astronomico num espaço de utilização universitária e comunitária, constituindo-se como o grande parque verde do Alto de Santa Clara. (Penso que já foi tentado/proposto pela JF Santa Clara)

* Requalificação da Mata do Choupal e espaço envolvente (também já vi uns projectos relativos a isto, mas nunca é demais lembrar)

* Apostar numa campanha publicitária a nível nacional, numa primeira fase, em que se mostre uma imagem de cidade tradicional mas igualmente moderna, de modo a cativar possíveis futuros investimentos, contrapondo a imagem actual de cidade parada no tempo, imagem que apesar de tudo, é injusta para com esta cidade..

* Criar condições dignas nos parques industriais de Eiras e Taveiro com taxas reduzidas para atracção de novas empresas, não focando somente atenções no iparque.. porque não se iludam, o iparque apenas está, até agora, a deslocar empresas que já existiam em Coimbra..

* Transformar a Praça do Comércio numa "Plaza Mayor" de Coimbra, com a aplicação de beneficios fiscais a novos estabelecimentos de restauração/bebidas de modo a dar vida à Baixa.. tendo atenção aos horários de fecho dos bares/restaurantes, obviamente..

..não me lembro de mais..

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Alexrd
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Mensagem por Alexrd »

Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

Claro.. Mas o facto de serem projectos em curso não significa que não sejam coisas que eu ache que Coimbra precisa. Concordo contigo.

Ampliava os benefícios fiscais a toda a baixa e não só à Praça do Comércio.

A questão da linha ferroviária até Castelo Branco falhou-me completamente, mas é uma das prioridades.
Aliás, nesse campo, acho que o Governo central tem andado de costas voltadas com Coimbra. Já imaginaram se Coimbra tivesse um sistema de transportes suburbanos a ligar Coimbra às cidades à volta, como acontece no Porto. Acho que era uma oportunidade excelente para atrair pessoas para Coimbra.

A campanha publicitária para chamar pessoas de todo o país a Coimbra é muito importante, também. Acho que até era interessante uma entidade fazer uma proposta a vários hotéis da Cidade a propósito da vinda dos U2 a Coimbra. Sabendo nós que a maior parte das pessoas que vêm ver o concerto vêm para Coimbra e vão embora no mesmo dia ou optam por dormir cá uma noite, porque não fazer uma promoção: compre 2 noites, durma 3. Os hotéis não iriam perder dinheiro, porque a grande maioria das pessoas (sem a promoção) iria ficar em Coimbra 1 ou 2 noites, no máximo, e era uma forma de fazer com que as pessoas ficassem na cidade mais tempo.

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

Fica aqui um mapa (feito às três pancadas) que mostra o que eu digo acerca dos transportes suburbanos de Coimbra, tal como acontece no Porto, por exemplo. Dêem as vossas sugestões.
A traço contínuo estão as linhas já existentes. A traço descontínuo estão linhas que teriam de ser construídas.


http://maruco.no.sapo.pt/mapa.png

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

Alexrd Escreveu:Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...
Na minha opinião precisa. Um sistema de metro melhora a mobilidade numa cidade. E neste caso o metro vai também melhorar as viagens entre a Lousã e Coimbra. Esta linha passara a ser servida por composições modernas numa linha electrificada. Quem viaja nesta linha vai poder sair na baixa ou Coimbra-B, ou então fazer o transbordo para a Linha Amarela e seguir até aos HUC passando pelo centro da cidade.

:)

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

DaniFR Escreveu:
Alexrd Escreveu:Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...
Na minha opinião precisa. Um sistema de metro melhora a mobilidade numa cidade. E neste caso o metro vai também melhorar as viagens entre a Lousã e Coimbra. Esta linha passara a ser servida por composições modernas numa linha electrificada. Quem viaja nesta linha vai poder sair na baixa ou Coimbra-B, ou então fazer o transbordo para a Linha Amarela e seguir até aos HUC passando pelo centro da cidade.

:)
Além disso a questão do Metro não é ser preciso agora, mas sim no futuro. Se hoje é muito complicado mandar abaixo meia baixa para abrir um corredor para o Metro imagina construir uma coisa do género daqui a 50 anos! Ia ser impossível! A infraestrutura fica feita enquanto há tempo, é mais isso. Digamos que é uma forma de salvaguardar o crescimento da cidade. Além do mais a sociedade Metro Mondego já fez estudos no sentido de identificar corredores onde pode haver e onde está a haver crescimento urbano e construir novas linhas de metro, o caso do corredor Coimbra - Condeixa, por exemplo.
Eu acompanhei este projecto mesmo antes de o Álvaro Maia Seco ser o presidente. Já assisti a duas apresentações do projecto e achei uma coisa muitíssimo bem pensada e com pernas para andar.

A importância do Metro vai ainda mais longe no caso da baixa. Quase metade da baixa vai ser requalificada e, em princípio, resolve-se o problema da poluição da Av. Fernão de Magalhães, uma das avenidas mais poluídas da Europa! Passa no site da Metro Mondego e dá uma olhadela nas imagens virtuais. Aquilo vai ficar muito bonito!

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userN
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Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
Alexrd Escreveu:Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...
Na minha opinião precisa. Um sistema de metro melhora a mobilidade numa cidade. E neste caso o metro vai também melhorar as viagens entre a Lousã e Coimbra. Esta linha passara a ser servida por composições modernas numa linha electrificada. Quem viaja nesta linha vai poder sair na baixa ou Coimbra-B, ou então fazer o transbordo para a Linha Amarela e seguir até aos HUC passando pelo centro da cidade.

:)
e mais uma vez só se lembram de uma zona da cidade :)

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:
DaniFR Escreveu:
Alexrd Escreveu:Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...
Na minha opinião precisa. Um sistema de metro melhora a mobilidade numa cidade. E neste caso o metro vai também melhorar as viagens entre a Lousã e Coimbra. Esta linha passara a ser servida por composições modernas numa linha electrificada. Quem viaja nesta linha vai poder sair na baixa ou Coimbra-B, ou então fazer o transbordo para a Linha Amarela e seguir até aos HUC passando pelo centro da cidade.

:)
e mais uma vez só se lembram de uma zona da cidade :)
Olha que não. Repara nisto que está nas FAQ do site do metro mondego:
17. Além destas linhas vão existir outras?

Está já a ser estudada a expansão destas linhas a outras zonas, nomeadamente:
• A ligação de Celas à Solum, via Olivais;
• A ligação da Solum até ao Parque de Campismo, passando pelo Pólo II da Universidade;
• A ligação do Pediátrico à Casa do Sal;

Está também em estudo a eventualidade de outras expansões:
• A expansão para Norte até à Adémia;
• A expansão para Sul passando no planalto de Santa Clara até Coimbra i Parque.
Por agora apenas vou construir duas linhas (Linha verde (Lousã) e Linha amarela (Hospital)), mas futuramente já estão a prever expansões da rede de metro para outras zonas da cidade.

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Alexrd Escreveu:Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...
se me permites a intromissão: em que zona moras e como te deslocas diariamente?

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anaallo
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Mensagem por anaallo »

Penso que ainda ninguém falou nisto, e creio que ainda não exista por cá.

Mas penso que a criação de uma boa ciclovia seria premente. Acho que seria interessante e uma melhoria na qualidade de vida daqueles que por aqui moram.

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DaniFR Escreveu:
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Alexrd Escreveu:Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...
Na minha opinião precisa. Um sistema de metro melhora a mobilidade numa cidade. E neste caso o metro vai também melhorar as viagens entre a Lousã e Coimbra. Esta linha passara a ser servida por composições modernas numa linha electrificada. Quem viaja nesta linha vai poder sair na baixa ou Coimbra-B, ou então fazer o transbordo para a Linha Amarela e seguir até aos HUC passando pelo centro da cidade.

:)
e mais uma vez só se lembram de uma zona da cidade :)
Olha que não. Repara nisto que está nas FAQ do site do metro mondego:
17. Além destas linhas vão existir outras?

Está já a ser estudada a expansão destas linhas a outras zonas, nomeadamente:
• A ligação de Celas à Solum, via Olivais;
• A ligação da Solum até ao Parque de Campismo, passando pelo Pólo II da Universidade;
• A ligação do Pediátrico à Casa do Sal;

Está também em estudo a eventualidade de outras expansões:
• A expansão para Norte até à Adémia;
• A expansão para Sul passando no planalto de Santa Clara até Coimbra i Parque.
Por agora apenas vou construir duas linhas (Linha verde (Lousã) e Linha amarela (Hospital)), mas futuramente já estão a prever expansões da rede de metro para outras zonas da cidade.
Espero bem que sim, pois os factos são estes:

Lousã dormitório, ok precisa de tranportes; para mim não de metro, bastava que a linha fosse electrificada e andassem lá carruagens iguais às do sub-urbano, o metro é só para parecer bonito pois o centro da cidade na minha opinião precisava de uma rede melhorada de autocarros isso sim (apesar de terem evoluído muito os smtuc nos últimos anos).

Mas já que se seguiu com o metro tudo bem, há que pensar no exemplo do porto, bom parece-me...

Porque é que a zona de Ançã, Cantnhede e por aí fora estão uma lástima em transportes? Os horários da transdevjoalto, são uma miséria, não é toda essa zona um grande dormitório também?; acho que o metro e volto a referir o exemplo do porto deveria num futuro próximo abranger não Coimbra, mas a zona metropolitana de Coimbra, o nosso erro é não ver Coimbra como metrópole...