[EXPIRADO] ajuda!

Para quem quiser colocar anúncios de procura ou oferta de emprego
Bloqueado
Mariana Roxo
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registado: segunda-feira, 24 setembro 2007 21:00

[EXPIRADO] ajuda!

Mensagem por Mariana Roxo »

olá a todos! finalmente encontrei um part-time mas durante os primeiros seis meses vao-me pagar em recibos verdes. como nao estou por dentro deste assunto, peço a vossa ajuda para me informarem em k é k consistem estes recibos!
desde ja agradeço a vossa ajuda
beijinhos
Mariana

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Recibo verde só descontas para a segurança social e ganhas um salário normal :!:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Era bom que fosse assim...

Se tiveres rendimento superior a 10 mil euros anuais, tem de haver retenção de IVA (21%). A isto acrescenta-se ainda IRS, cujo valor a pagar depende dos rendimentos obtidos.
Última edição por Pedro em sábado, 27 outubro 2007 0:14, editado 1 vez no total.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Consistem em:

1 - Tens que ir as finanças abrir actividade como trabalhador independente.

2 - Tens que dizer que actividade vais ter, cada actividade tem um código.

3 - Tens que dizer um valor aproximado de quanto vais ganhar, se ultrapassar +- 10.000 euros és obrigada a cobrar IVA.
Em 2007 é pouco provável, mas se vires que em 2008 já ultrapassas tens que ir em janeiro as finanças dizer que passas a cobrar IVA.

4 - Depois de iniciar actividade compras um livro de recibos (que são azuis, mas toda a gente chama verdes :lol: ). Depois quando receberes preenches o recibo e entregas a quem te paga. E convém só passar o recibo mesmo quando receberes, senão ficam com um comprovativo em como te pagaram e se n forem de confiança podes ficar a ver navios...

5 - Os trabalhadores independentes têm que pagar segurança social, mas tens um ano de isenção, só daqui a um ano é que precisas ir à segurança social

5 - IRS - No primeiro ano não és obrigada a descontar para IRS, mas depois em abril/Maio de 2008 tens que entregar a declaração de IRS relativa aos rendimentos q tiveste em 2007, por isso podes ter que pagar ao Estado.
Fazem lá umas contas manhosas, quanto ganhaste, que despesas tiveste saúde, etc e podes ter que pagar.
Aconselho-te a poupar algum dinheiro para não te apanhar desprevenida, Se ganhas 500 tenta meter de lado uns 50-80 euros por mês.
De qualquer forma podes fazer uma simulação no site das finanças, preenches quanto ganhas e vês quanto terias q pagar.

Um conselho: pergunta tudo o que tiveres dúvidas, e se não ficares esclarecida tenta confirmar com outro funcionário! Sei de muitos casos de pessoas que tiveram más informações e depois têm que pagar multas porque não entregam as coisas dentro do prazo.
Pergunta sobre IVA, IRS, Segurança social, se tens que descontar ou não, que declarações tens q preencher e quando tens que as entregar. Isto é muito importante

Nas finanças e segurança social qualquer problema tem sempre uma solução simples: tu pagas multa :)

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Pedro Escreveu:Era bom que fosse assim...

Se tiveres rendimento inferior a 10 mil euros anuais, tem de haver retenção de IVA (21%). A isto acrescenta-se ainda IRS, cujo valor a pagar depende dos rendimentos obtidos.
Esqueci-me dessa parte do IVA, IRS é por tabela :!:

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Pedro Escreveu:Era bom que fosse assim...

Se tiveres rendimento inferior a 10 mil euros anuais, tem de haver retenção de IVA (21%). A isto acrescenta-se ainda IRS, cujo valor a pagar depende dos rendimentos obtidos.
É ao contrário Pedro, acima de 10.00 euros é que se cobra IVA.
(não é bem 10.000 euros é m+- 9975 , 2mil contos em euros).

Os termos correctos são:
Cobrança de IVA - porque é o Trabalhador que cobra valor+Iva

Retenção de IRS - porque é quem paga que paga Valor - IRS, já nem o chega a receber, fica retido.

Desconto para segurança social, aqui não há hipótese, sai mesmo do bolso.

Quem cobra IVA e faz retenção de IRS recebe:

Valor Bruto* (1+ 0,21%)* (1 - 0,20) = Valor liquido a receber
Depois deste valor que recebe tem que entregar o IVA que cobrou ao Estado de 3 em 3 meses, e tem que pagar a segurança social.

Mas normalmente só no segundo ano é que começam a cobrar iva e a fazer retenção de IRS, e a descontar para SS

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

JulesS Escreveu:É ao contrário Pedro, acima de 10.00 euros é que se cobra IVA.
Yeah, eu sei... my mistake, estava a pensar em "superior" e escrevi "inferior". Obrigado pela correcção.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Estava a pensar fazer uma formação sobre isto para trabalhadores independentes.
Trabalho em formação e a maior parte dos formadores recebe por recibos e há sempre muitas dúvidas sobre isto, sobre que despesas podem sser deduzidas no IRS etc...

Acham que tinha formandos? :lol:

Obturador
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: terça-feira, 11 setembro 2007 0:05
Localização: Coimbra

Mensagem por Obturador »

Jules podias contar com a mnh presença... daqui a um ano esta aqui mais um trabalhador independente e como tal dava jeito... principalmente aquelas dicas para não ter que pagar IRS :D

Cumps

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu também me iria inscrever...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

eu tb...

mary
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: terça-feira, 02 maio 2006 21:35

Mensagem por mary »

E mais duas coisas. Não terás direito a subsídio de desemprego porque és trabalhadora por conta própria. Porém, se tiveres horários de trabalho, um patrão e todas as características de uma trabalhadora por conta de outrém, quem te empregou está em falta...

Baya
Regular
Regular
Mensagens: 150
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 10:10
Localização: Cadeira à frente do PC

Mensagem por Baya »

Obturador Escreveu: principalmente aquelas dicas para não ter que pagar IRS :D
Vocês haviam de conhecer a minha chefe!.... :D

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Baya Escreveu:
Obturador Escreveu: principalmente aquelas dicas para não ter que pagar IRS :D
Vocês haviam de conhecer a minha chefe!.... :D
Ai sim?

Bloqueado