De modo a tornar esta secção mais útil do que se fosse apenas um "repositório" de anúncios, decidi criar este post, para quem quiser partilhar o seu conhecimento sobre entrevistas de emprego. Podem ser experiências passadas, dicas que tenham lido algures e que funcionem, etc. Para abrir, um conselho muito simples: preparem-se sempre para um teste durante (ou após) a entrevista, porque provavelmente será feito. Embora a imagem que se segue seja um cartoon, não se espantem se tiverem algo equivalente a isto na vossa área.
Entrevistas de emprego
-
- Administrador
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Entrevistas de emprego
Última edição por Pedro em terça-feira, 05 junho 2007 23:06, editado 1 vez no total.
-
- Lendário
- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Bem.. eu já passei por algumas na minha incessante busca por um emprego...
A maioria obedece sempre ao mesmo padrão... perguntas típicas:
"fale-me de si"
"quais são as suas maiores qualidades e os maiores defeitos"
para mim esta é terrivel... porque não convém falar em defeitos que nos comprometam, mas temos que dizer alguma coisa (toda a gente tem defeitos)
Conselho: perguntem aos amigos...
Ultimamente é muito normal entrevistas de grupo, pq os candidatos são sempre muitos, e aproveitam para ver quem se realça dentro do grupo...
Chumbo sempre nesta eu muito caladita e quietita, nem dão por mim...
Normalmente é pedido para promover alguma coisa, tipo dividir em dois grupos, e um grupo convencer o outro a comprar alguma coisa. Ou simular algumas situações de conflito...
Já me pediram para me apresentar e ir fazendo um desenho num quadro...
Também já passei por entrevistas em que criam situações embaraçosas, tipo mandarem as pessoas gritar, os dois entrevistadores começarem na conversa um com o outro e ignorarem o entrevistado
"hello!! esqueceram-se de mim?"
No emprego onde estou actualmente tive uma entrevista individual, num dia horrivel, a minha mãe tinha capotado um carro de manhã , passei pelo acidente qdo ia para o antigo emprego, e ao meio dia ligam-me para estar na entrevista as 4h da tarde do mesmo dia...
Ia sem cabeça nenhuma para entrevistas... Estava meio anestesiada em choque, limitei-me a responder ao que perguntavam, sincera, ñem tive tempo de pensar "o que ficaria bem responder"...
E eles gostaram!
Quando menos esperamos, corre bem
A maioria obedece sempre ao mesmo padrão... perguntas típicas:
"fale-me de si"
"quais são as suas maiores qualidades e os maiores defeitos"
para mim esta é terrivel... porque não convém falar em defeitos que nos comprometam, mas temos que dizer alguma coisa (toda a gente tem defeitos)
Conselho: perguntem aos amigos...
Ultimamente é muito normal entrevistas de grupo, pq os candidatos são sempre muitos, e aproveitam para ver quem se realça dentro do grupo...
Chumbo sempre nesta eu muito caladita e quietita, nem dão por mim...
Normalmente é pedido para promover alguma coisa, tipo dividir em dois grupos, e um grupo convencer o outro a comprar alguma coisa. Ou simular algumas situações de conflito...
Já me pediram para me apresentar e ir fazendo um desenho num quadro...
Também já passei por entrevistas em que criam situações embaraçosas, tipo mandarem as pessoas gritar, os dois entrevistadores começarem na conversa um com o outro e ignorarem o entrevistado
"hello!! esqueceram-se de mim?"
No emprego onde estou actualmente tive uma entrevista individual, num dia horrivel, a minha mãe tinha capotado um carro de manhã , passei pelo acidente qdo ia para o antigo emprego, e ao meio dia ligam-me para estar na entrevista as 4h da tarde do mesmo dia...
Ia sem cabeça nenhuma para entrevistas... Estava meio anestesiada em choque, limitei-me a responder ao que perguntavam, sincera, ñem tive tempo de pensar "o que ficaria bem responder"...
E eles gostaram!
Quando menos esperamos, corre bem
-
- Administrador
Outra útil é saberem responder a uma pergunta do género "porque é que a empresa não pode continuar sem o contratar?" ou "dê-me um bom motivo para o contratar". Eu de vez em quando faço entrevistas na condição de entrevistador e gosto de começar por esta... fica-se logo a saber se o candidato sabe do seu valor, sabe alguma coisa do que a empresa faz e sabe como pode contribuir.
Já agora, vão sempre com um valor em mente para a vossa remuneração. Esse é um assunto que costuma ser abordado e respostas do género "não sei, quanto acha que me devem pagar?" não são muito bem-vindas (representa uma atitude de passar a bola para outro e uma falta de conhecimento do valor próprio). E lembrem-se que o máximo que a empresa irá pagar é o que vocês pedirem, por isso não esperem negociar uma subida.
Já agora, vão sempre com um valor em mente para a vossa remuneração. Esse é um assunto que costuma ser abordado e respostas do género "não sei, quanto acha que me devem pagar?" não são muito bem-vindas (representa uma atitude de passar a bola para outro e uma falta de conhecimento do valor próprio). E lembrem-se que o máximo que a empresa irá pagar é o que vocês pedirem, por isso não esperem negociar uma subida.
-
- Mítico
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
- Mítico
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Eis um site sobre etiqueta para entrevistas de emprego (e nós de gravata também!):
http://www.renascerfloripa.com.br/opi_moda_002.php3
http://www.renascerfloripa.com.br/opi_moda_002.php3
-
- Veterano
- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Bem na ultima entrevista que fiz...fizeram cada pergunta...que só apetecia desatar a rir.
Tipo...perguntar quem é o Hugo Chavez...n me lembrava dessa mas por acaso o gajo q me fez a pergunta pelos vistos também n sabia, disse me q era o presidente da Argentina tava pior q eu.
Depois as perguntas mais estranhas...gosta mais do Tintin ou do Lucky Luke? Ou o que representa para si o Pato donald e o Gastão....lol sinceramente. Para a próxima tenho de ler uns livros de BD para estar preparado para este tipo de questões looool
Tipo...perguntar quem é o Hugo Chavez...n me lembrava dessa mas por acaso o gajo q me fez a pergunta pelos vistos também n sabia, disse me q era o presidente da Argentina tava pior q eu.
Depois as perguntas mais estranhas...gosta mais do Tintin ou do Lucky Luke? Ou o que representa para si o Pato donald e o Gastão....lol sinceramente. Para a próxima tenho de ler uns livros de BD para estar preparado para este tipo de questões looool
-
- Lendário
Bem.. nesse caso, de certeza que eles não queriam saber mesmo o que achavas dos bonecos, mas era para ver como reagias numa situação embaraçosa e inesperada.
Ja estive numa entrevista, que por acaso detestei os entrevistadores, eram irónicos e chegavam mesmo a humilhar as pessoas, perguntaram a um rapaz que estava na mesma sala que eu e mais pessoas, o que ele ia fazer no domingo a noite, ele disse que gostava de ir para lisboa (porque os seleccionados iriam iniciar na semana seguinte uma formaçao) e eles viram-se para ele: e sexo?! nao faz sexo??... o gajo não gostou nada... e deu uma resposta do género : não tem nada a ver com isso e... não o vi na semana seguinte na formação
Brevemente preciso de ir a umas entrevistas... tenho que mudar de emprego!
Ja estive numa entrevista, que por acaso detestei os entrevistadores, eram irónicos e chegavam mesmo a humilhar as pessoas, perguntaram a um rapaz que estava na mesma sala que eu e mais pessoas, o que ele ia fazer no domingo a noite, ele disse que gostava de ir para lisboa (porque os seleccionados iriam iniciar na semana seguinte uma formaçao) e eles viram-se para ele: e sexo?! nao faz sexo??... o gajo não gostou nada... e deu uma resposta do género : não tem nada a ver com isso e... não o vi na semana seguinte na formação
Brevemente preciso de ir a umas entrevistas... tenho que mudar de emprego!
-
- Administrador
Só há uma resposta possível a essa pergunta... "nenhum, o Son Goku é melhor que ambos". Numa situação dessas, penso que a única forma de reagir é gozar também... ficar irritado por causa de uns idiotas não vale a pena.Lion Escreveu:Depois as perguntas mais estranhas...gosta mais do Tintin ou do Lucky Luke?
-
- Experiente
- Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52
-
- Lendário
Eu sou Licenciada em Economia e foram empregos dessa área, alguns para bancos.
Para quem não sabe, um processo de recrutamento normalmente envolve várias fases, sobretudo hoje em dia, em que há muitos desempregados e os candidatos a um lugar são mais que muitos! E tb é diferente quando são empresas de recrutamento ou a propria empresa a conduzir o processo
-Provas de grupo: normalmente pedem ao grupo que faça alguma coisa, debater um assunto, ou fazer uma simulação. p ex numa candidatura para um banco deram-nos uma situaçao e cada um fez de cliente e de funcionario
-Entrevistas de grupo - em que cada pessoa fala um pouco de si
- Testes escritos: psicotécnicos, de cultura geral, de lingua portuguesa, de inglês, de conteudos especificos para o trabalho.
- Entrevista individual com psicólogo
- Entrevista com alguém da empresa
Para quem não sabe, um processo de recrutamento normalmente envolve várias fases, sobretudo hoje em dia, em que há muitos desempregados e os candidatos a um lugar são mais que muitos! E tb é diferente quando são empresas de recrutamento ou a propria empresa a conduzir o processo
-Provas de grupo: normalmente pedem ao grupo que faça alguma coisa, debater um assunto, ou fazer uma simulação. p ex numa candidatura para um banco deram-nos uma situaçao e cada um fez de cliente e de funcionario
-Entrevistas de grupo - em que cada pessoa fala um pouco de si
- Testes escritos: psicotécnicos, de cultura geral, de lingua portuguesa, de inglês, de conteudos especificos para o trabalho.
- Entrevista individual com psicólogo
- Entrevista com alguém da empresa
-
- Veterano
- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
-
- Experiente
- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
O site do Expresso dedicado ao emprego (expressoemprego.clix.pt) tem uma série de dicas interessantes sobre todos os aspectos relacionados com o emprego, nomeadamente com entrevistas. Dêem um salto a este link para verem uma série de dicas interessantes.
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Epá,eu não fui a muitas,mas as que fui,não fui nada bem sucedida.
Desisto de ser simpatica,pois tratam-me como se fosse indiferente.
Olham de cima abaixo,nem um sorriso de olá, perguntaram-me o que fazia nos meus tempos livres e ainda tive pessoas que me perguntaram se tinha namorado. Quando respondi que não disseram ainda bem,pois procuravam alguem para se dedicar bem...
Isto há uns anitos.
Recentemente antes da abertura do dito centro comercial dolce vita, fui a uma entrevista de grupo como dito pela Jules e fizemos um teste e depois esperamos cá fora e no fim duas pessoas selecionadas: eu e outra moça. Disseram às duas que nos iam contactar para ir para as lojas. Quanto à outra moça eu não sei,mas quanto a mim,podia esperar até hoje.
Nunca mais disseram nada,não ligaram,fui semanas seguidas ao centro de emprego para saber o que se passava e não me davam luz nenhuma.
O dolce vita abriu e fui saber com a gerente da loja o que se passava.
Marca-me entrevista para o dia seguinte,faz-me duas ou três perguntas, avisa-me que realmente estavam a precisar de pessoal e disse-me que se em 3 dias ou assim não dissessem nada,não tinha sido selecionada.
Não fui.
Vim a saber que 3 raparigas que conheço tavam la a trabalhar e desde o inicio praticamente,segundo duas delas. É positivo.
Também nunca mais vi a tal "gerente" por lá.
Conclusão: Rejeitei um trabalho,por causa deste e tinham me chamado so pela inscrição.
Aprendi,obviamente
Desisto de ser simpatica,pois tratam-me como se fosse indiferente.
Olham de cima abaixo,nem um sorriso de olá, perguntaram-me o que fazia nos meus tempos livres e ainda tive pessoas que me perguntaram se tinha namorado. Quando respondi que não disseram ainda bem,pois procuravam alguem para se dedicar bem...
Isto há uns anitos.
Recentemente antes da abertura do dito centro comercial dolce vita, fui a uma entrevista de grupo como dito pela Jules e fizemos um teste e depois esperamos cá fora e no fim duas pessoas selecionadas: eu e outra moça. Disseram às duas que nos iam contactar para ir para as lojas. Quanto à outra moça eu não sei,mas quanto a mim,podia esperar até hoje.
Nunca mais disseram nada,não ligaram,fui semanas seguidas ao centro de emprego para saber o que se passava e não me davam luz nenhuma.
O dolce vita abriu e fui saber com a gerente da loja o que se passava.
Marca-me entrevista para o dia seguinte,faz-me duas ou três perguntas, avisa-me que realmente estavam a precisar de pessoal e disse-me que se em 3 dias ou assim não dissessem nada,não tinha sido selecionada.
Não fui.
Vim a saber que 3 raparigas que conheço tavam la a trabalhar e desde o inicio praticamente,segundo duas delas. É positivo.
Também nunca mais vi a tal "gerente" por lá.
Conclusão: Rejeitei um trabalho,por causa deste e tinham me chamado so pela inscrição.
Aprendi,obviamente
-
- Lendário
- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
Sobre as dicas do Expresso:
" Agora imagine que o entrevistador refere que vai contactar os seus empregadores anteriores para confirmar o salário. Esta situação é quase impensável, mas pode acontecer e, nesse caso, desculpe a sinceridade, mas pense melhor em continuar interessado nesse emprego.
A posição do entrevistador é, certamente, intimidá-lo, mas não se esqueça de exigir o mínimo de respeito. Afinal, a sua palavra está a ser colocada em causa."
Gosto especialmente desta.
" Agora imagine que o entrevistador refere que vai contactar os seus empregadores anteriores para confirmar o salário. Esta situação é quase impensável, mas pode acontecer e, nesse caso, desculpe a sinceridade, mas pense melhor em continuar interessado nesse emprego.
A posição do entrevistador é, certamente, intimidá-lo, mas não se esqueça de exigir o mínimo de respeito. Afinal, a sua palavra está a ser colocada em causa."
Gosto especialmente desta.
-
- Experiente
- Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
expressoemprego.clix.pt Escreveu: As perguntas que deve fazer
[...]
Há possibilidades de evolução dentro da empresa?
Existem benefícios extra?
[...]
São umas belas dicas...expressoemprego.clix.pt Escreveu: Tem alguma pergunta?
[...]
O que não perguntar:
Não faça perguntas sobre o salário;
Não pergunte nada sobre dias de férias;
Se existem benefícios extra.
[...]