Possibilidade de interrupção de serviço

Notícias, regras e anúncios do fórum
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Possibilidade de interrupção de serviço

Mensagem por Pedro »

Recebi há pouco uma notificação do nosso host a avisar que o fórum encontra-se a passar os limites de utilização previstos, pelo que será necessário procurar uma alternativa. Ainda não me foi indicado quanto tempo será fornecido para encontrarmos essa alternativa, mas não deve ser muito (foi-me dito que somos o domínio mais pesado no servidor). Esta é uma notícia que eu não esperava, pelo que não sei se será possível fazer uma transição para outro serviço sem uma interrupção temporária no funcionamento do fórum (é necessário procurar uma boa alternativa, garantir que temos condições financeiras, etc).

Assim que tiver mais novidades, aviso.

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

Dá uma olhadela no serviço www.synhosting.com. Para o preço creio que tem muito boas funcionalidades e tendo em conta que tenho lá um fórum bastante concorrido que nunca gerou avisos deste género, talvez sirva para o forumcoimbra.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Pode-se também tentar arranjar patrocinadores para o Fórum (empresas de Coimbra, autarquia, etc.) ou até criar um link para donativos.

Penso que este fórum é uma mais-valia para quem vive nesta cidade e o seu desaparecimento não é uma alternativa :D

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

Tendo em conta o numero de utilizadores e de visualizações diárias acho que não será difícil haver patrocínios...
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

qual é o teu host?

tenho há já algum tempo alugado nos EUA um servidor dedicado com espaço e largura de banda ilimitada... se me ajudares no pagamento podes passar para lá o site.
cumps.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Estou neste momento a estudar alternativas para o manter na mesma empresa de alojamento, mas num sistema dedicado (VPS, provavelmente). Apesar deste aviso, o funcionamento do fórum nesta empresa tem sido sempre estável, pelo que não queria estar a arriscar uma mudança para uma empresa que desconheço (que, em web hosting, pode sempre resultar mal... já tive duas más experiências anteriormente).

Quanto aos custos, é uma situação que terei de analisar. Neste momento, os custos de alojamento são cobertos pela publicidade... mas, com a necessidade de mudar para um sistema dedicado, essa situação deixará de se verificar, pelo que terei de procurar alternativas. Como nunca tivemos uma oferta de patrocínio para o fórum, em princípio irei manter os Google Ads... possivelmente colocando um banner adicional algures, para ver se há mais clicks. Em todo o caso, ainda irei analisar essa questão. Para já, a prioridade é mesmo arranjar um novo sistema que permita manter o forum em funcionamento antes de atingir um nível de recursos proibitivo que leve a uma suspensão.

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

Só por curiosidade, qual é a ordem de grandeza do tráfego mensal do fórum? E qual é o principal problema actualmente, o tempo de processador ou a largura de banda gasta?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O tráfego mensal vai variando entre os 30 e os 50 gb. O problema é com tempo de processador, porque ainda temos largura de banda de sobra.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Numa actualização em relação a este tema, existe uma forte possibilidade de virmos a passar brevemente (no espaço de duas semanas) para uma nova "casa". Assim que tiver novidades definitivas, irei colocar mais uma mensagem... mas fica já uma notificação dada.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O novo servidor já está preparado para receber o fórum. Estou a fazer alguns testes adicionais para garantir que a transferência irá decorrer sem problemas e para ter uma estimativa do tempo aproximado que irá demorar. Assim que tiver uma data definida, aviso.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Os testes já foram concluídos. Estou a pensar fazer a transferência amanhã por volta da hora de almoço, aproveitando um período que costuma ter poucos utilizadores. Contem com uma a duas horas de downtime (mais eventual tempo de propagação da informação de DNS, que costuma ser de poucos minutos na maioria dos casos).

Durante a transferência, o Forum será desactivado para evitar inconsistências entre as duas bases de dados (a de origem e de destino), sendo substituído por uma página a indicar o estado da mudança.

Caso haja alterações, indico aqui.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Como poderam reparar, tivemos um problema com o fórum. O servidor MySQL deixou de responder correctamente devido a um problema de memória, pelo que optei por colocar o fórum em baixo antes que pudesse ocorrer alguma corrupção da base de dados. A situação já foi resolvida e agora parece estar tudo a funcionar correctamente... se detectarem algum problema, avisem-me.

A mudança deverá ocorrer amanhã, como planeado.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A mudança vai sofrer um ligeiro atraso, embora deva continuar a ser hoje. Como é normal, aviso quando tiver novidades.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Mais um update. Se tudo correr bem, a mudança deverá ser em breve (entre as 19h e as 21h, para ver se apanhamos o pessoal fora do fórum a jantar :p).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Como provavelmente já adivinharam por ainda estarem a aceder ao fórum, surgiu mais uma complicaçãozita que atrasou a mudança (embora esta seja mais porque estou a ser extremamente cuidadoso para garantir que corre tudo bem, porque a mudança poderia ser feita na mesma... but better safe than sorry :P).

Como já estamos a ficar demasiado próximos do "prime time" do fórum (21h-24h), ainda vou ponderar se faço a mudança hoje ou se será deixada para amanhã à hora de almoço (assumindo que não surge mais nada de especial).

Bloqueado