Interrupção na utilização do fórum

Notícias, regras e anúncios do fórum
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Interrupção na utilização do fórum

Mensagem por Pedro »

Como provavelmente já repararam, o servidor onde o fórum está alojado tem andado um bocado lento. O administrador do servidor tem estado a tentar resolver o problema, mas está complicado de identificar a causa. Fui informado que será hoje realizada uma operação de manutenção que deverá permitir detectá-lo. A operação terá lugar pela meia-noite, resultando numa interrupção nos serviços de uma a duas horas.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A operação mencionada anteriormente acabou por não conseguir resolver o problema na totalidade. Deste modo, o administrador do servidor sugeriu mudar os sites mais pesados (onde nós nos encontramos) para uma máquina mais rápida. Ontem foi efectuada essa operação mas, como provavelmente alguns repararam, ocorreram alguns problemas na mudança. Deste modo, foi necessário reactivar a cópia do fórum existente na máquina anterior. Vamos agora analisar o que se passou, para ver se detectamos o porquê desta falha. Entretanto, continuamos no servidor anterior, pelo que o funcionamento do fórum já deverá estar normal.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Mesmo assim isto ainda está muito lento... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Está lento porque não foi possível efectuar a mudança... tivemos de voltar ao servidor antigo. Estou à espera de um contacto do administrador do servidor, para ver qual o próximo passo a dar ou se ele consegue resolver o problema com este servidor.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Estive a dar uma ajuda ao administrador do servidor para ver se detectávamos a origem do problema e encontrámos duas possíveis fontes. A primeira reside numa outra conta que estava a monopolizar bastantes recursos e que foi movida para outro servidor. Vamos agora ver se isso ajudou a resolver o problema. Caso não resolva, será averiguada a segunda opção (detectei um número excessivo de ligações vindas de dois ou três IPs específicos, pelo que será realizada uma mudança na configuração do Apache para prevenir que se chegue a esse número).

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

mmmm... numero excecivo de ligacoes do mesmo ip...cheira um pouco a ataque....

Epa... quando eh que mudas isto para o SMF? toda a gente esta usar o smf, ou melhor ainda... o punBB. ;)

Na verdade... estive a dar uma vista de olhos no forum oficial do phpbb e parece que este software estä mesmo a dar as ultimas... teve o seu tempo... e foi grande, agora chegou a hora de dar lugar a outros softwares de comunidades mais avancados

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sim, provavelmente trata-se de pequenas tentativas de DDOS... há sempre miúdos com demasiado tempo livre.

Quanto a mudar, não contes muito com isso. :P Não gosto do SMF (já abandonei um fórum precisamente porque deixaram de usar o phpbb e mudaram para o SMF)... o phpbb é simples, rápido e tem a enorme vantagem de ser bastante usado, pelo que é comum (num fórum generalista isso é importante, porque há sempre utilizadores menos experientes). Resumindo, a versão actual do phpbb tem todas as bases importantes de um fórum, sem as "mariquices" que tornam outros softwares mais pesados sobre o servidor, o que é sempre importante (o tal site que está a causar problemas, por exemplo, é SMF).

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Epa... isto é um pouco de off topic...

posso concordar no ponto de ser simples. Mas rapido??? oh pedro... eh pa... sejamos realista, é lento. O SMF é bem mais rápido. eu já fui um grande adepto do phpbb mas os tempos mudaram.

Acho que o phpbb peca pela falta de algumas funcionalidades basicas. como por exemplo o link: "ver todas as respostas novas nos topicos em que participo"

Se me perguntasses a minha preferencia, há dois scripts que arrumam com todos os outros:
phorum e punbb, especialmente o segundo... a velocidade e a optimizacao de recursos são as principais vantagens. Mas isso são scrips c uma filosofia um pouco diferente.

O phpbb já foi lider a par com o vbulletim, e olha hoje hoje como ficou para trás. Parece que a pessoa que mais impulsionava o desenvolvimento deste script abandonou o projecto, ja se diz por aí que o phpbb morreu.

Até os forums do script coppermine gallery, que é desenvolvido pela mesma equipa que desenvolveu o phpbb, já mudou para o SMF, loool

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Eu se calhar também vou meter o bedelho e dizer que o Invision Power Board também não é nada mau...

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

banjix Escreveu:Eu se calhar também vou meter o bedelho e dizer que o Invision Power Board também não é nada mau...
Esse é pago e bem caro. Do mesmo segmento usaria antes o vbulletin que é bem mais barato e bem mais cool.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Epá estou num fórum alojado no Iphorum e também não é ideal...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder