Rede Multibanco em baixo

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Rede Multibanco em baixo

Mensagem por Pedro »

SIBS: Rede Multibanco fora de serviço em todo o país

A rede Multibanco tem estado a funcionar em «regime reduzido» esta segunda-feira devido a um problema técnico que afecta todo o país, anunciou a SIBS, entidade gestora do sistema, em comunicado.

A SIBS diz que o problema está identificado e que o sistema será restabelecido a 100% dentro de algumas horas.

Fonte: Diário Digital
Fica o aviso... hoje não deve ser um dia bom para depender do multibanco.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Por isso é que há bocado, quando fui levantar dinheiro, o talão que saiu tinha apenas o montante levantado e não apresentou o saldo contabilístico e disponível!!!

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

banjix Escreveu:Por isso é que há bocado, quando fui levantar dinheiro, o talão que saiu tinha apenas o montante levantado e não apresentou o saldo contabilístico e disponível!!!
Isso não quer dizer nada...nessas situações foi apenas a máquina em questão que não conseguiu comunicar com o teu banco. O que se passou nesta situação foi mesmo os serviços não funcionarem quase a 100%: Nada de pagamentos, a maior parte das máquinas MB fora de serviço, etc...

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Hal9000 Escreveu:
banjix Escreveu:Por isso é que há bocado, quando fui levantar dinheiro, o talão que saiu tinha apenas o montante levantado e não apresentou o saldo contabilístico e disponível!!!
Isso não quer dizer nada...nessas situações foi apenas a máquina em questão que não conseguiu comunicar com o teu banco. O que se passou nesta situação foi mesmo os serviços não funcionarem quase a 100%: Nada de pagamentos, a maior parte das máquinas MB fora de serviço, etc...
Isso deve ter afectado tanta gente! :shock:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Segundo o que li jornal a avaria temporaria deveu-se a uma operaçao de actualizaçao e melhoria tecnologica mais demorada do que o previsto.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

RuiSantos Escreveu:
Hal9000 Escreveu:
banjix Escreveu:Por isso é que há bocado, quando fui levantar dinheiro, o talão que saiu tinha apenas o montante levantado e não apresentou o saldo contabilístico e disponível!!!
Isso não quer dizer nada...nessas situações foi apenas a máquina em questão que não conseguiu comunicar com o teu banco. O que se passou nesta situação foi mesmo os serviços não funcionarem quase a 100%: Nada de pagamentos, a maior parte das máquinas MB fora de serviço, etc...
Isso deve ter afectado tanta gente! :shock:
Bem..no meu caso tive de deixar um pacote de fraldas na caixa do continente :lol:

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Hal9000 Escreveu:Isso não quer dizer nada...nessas situações foi apenas a máquina em questão que não conseguiu comunicar com o teu banco. O que se passou nesta situação foi mesmo os serviços não funcionarem quase a 100%: Nada de pagamentos, a maior parte das máquinas MB fora de serviço, etc...
Se calhar não conseguiu comunicar com o banco devido a essa avaria, não?

Até porque por notícias que já li, os levantamentos eram possíveis apenas porque os cartões possuem alguma informação na banda magnética (uma delas é o saldo disponível) e os levantamentos eram feitos baseados nessa informação. Se calhar por isso é que no recibo que saiu do multibanco não vinha descrito o saldo contabilístico e disponível. Apenas a quantia levantada.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

banjix Escreveu:
Hal9000 Escreveu:Isso não quer dizer nada...nessas situações foi apenas a máquina em questão que não conseguiu comunicar com o teu banco. O que se passou nesta situação foi mesmo os serviços não funcionarem quase a 100%: Nada de pagamentos, a maior parte das máquinas MB fora de serviço, etc...
Se calhar não conseguiu comunicar com o banco devido a essa avaria, não?

Até porque por notícias que já li, os levantamentos eram possíveis apenas porque os cartões possuem alguma informação na banda magnética (uma delas é o saldo disponível) e os levantamentos eram feitos baseados nessa informação. Se calhar por isso é que no recibo que saiu do multibanco não vinha descrito o saldo contabilístico e disponível. Apenas a quantia levantada.
A banda magnética não guarda o saldo disponível, tu levantaste dinheiro e isso ficou registado localmente naquela máquina. Aliás estas avarias podem dar azo a saldo negativos. Ou seja a pessoa tem 50€ na conta, mas levanta 200€. Quando houver sincronização, a pessoa fica com saldo negativo de 150€. Quando tudo funciona essa verificação é feita no momento.

Confesso que sou depende da rede Multibanco :oops:. Raramente ando com dinheiro (quase como no filme The Weather Man, onde ele andava sempre com uma nota de 1 dólar :-) ) mas também raramente ando com saldo disponível para grandes compras. Isso tem a vantagem de que não faço gastos desmedidos e se houver algum problema com o cartão (clonagem, por exemplo) também ficarão desiludidos :D

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

banjix Escreveu:
Hal9000 Escreveu:Isso não quer dizer nada...nessas situações foi apenas a máquina em questão que não conseguiu comunicar com o teu banco. O que se passou nesta situação foi mesmo os serviços não funcionarem quase a 100%: Nada de pagamentos, a maior parte das máquinas MB fora de serviço, etc...
Se calhar não conseguiu comunicar com o banco devido a essa avaria, não?
Pode ser, como não..só que esta avaria deixou mesmo as máquinas multibanco sem funcionarem (salvo raras excepções) :wink:

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Hal9000 Escreveu:
RuiSantos Escreveu:
Hal9000 Escreveu:
banjix Escreveu:Por isso é que há bocado, quando fui levantar dinheiro, o talão que saiu tinha apenas o montante levantado e não apresentou o saldo contabilístico e disponível!!!
Isso não quer dizer nada...nessas situações foi apenas a máquina em questão que não conseguiu comunicar com o teu banco. O que se passou nesta situação foi mesmo os serviços não funcionarem quase a 100%: Nada de pagamentos, a maior parte das máquinas MB fora de serviço, etc...
Isso deve ter afectado tanta gente! :shock:
Bem..no meu caso tive de deixar um pacote de fraldas na caixa do continente :lol:
Ahah! Que situação! :lol:

Avatar do Utilizador
map
Regular
Regular
Mensagens: 191
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30

Mensagem por map »

Nem a propósito... O pessoal a discutir cartões multibanco, e eu 'aos arames' que já é o segundo dia à procura do meu e hoje à noite vou de viagem.. (ahaha)