Linha do Tua - O que é que se passa?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Linha do Tua - O que é que se passa?

Mensagem por banjix »

No espaço de 1 ano e meio já houve 4 acidentes na Linha do Tua, sendo que o mais grave deles todos foi em Fevereiro de 2007, onde morreram 3 pessoas. Hoje houve mais um, no qual morreu uma criança e várias pessoas ficaram feridas, na sequência de um descarrilamento.

Não querendo partir para teorias da conspiração, a verdade é que dá a impressão que desde que saiu a notícia de que iria ser construída uma barragem e que parte da Linha do Tua iria ficar submersa, que os acidentes se têm verificado. Acho curioso (e ao mesmo tempo estranho) que numa linha com mais de 100 anos, em que os acidentes se contam pelos dedos das mãos, só agora isso aconteça e cada vez com mais frequência! A alimentar esta estranheza, existem mais alguns factores, nomeadamente o facto de, em Junho, quando se registou o último acidente nesta linha, a secretária de Estado dos Transportes (Ana Paula Vitorino), ter considerado insustentável manter esta linha em funcionamento. Segundo uma notícia no Expresso, "em 120 anos de existência, a Linha do Tua não tinha registado acidentes graves até 12 de Fevereiro de 2007, quando descarrilou uma carruagem numa ravina de 60 metros para o rio, matando três pessoas."

Acho toda esta situação muito triste, por várias razões:
- A primeira, é que têm morrido pessoas por incúria das entidades responsáveis pela segurança desta linha;
- A segunda, é que ninguém assume as responsabilidades e as culpas, como já é normal, acabam sempre por morrer solteiras;
- A terceira, é que tratando-se de uma linha com um extremo potencial turístico, seja votada ao abandono;
- A quarta, é quando vemos que na maioria dos países da Europa há uma grande aposta no transporte ferroviário e, em Portugal, é esta miséria. Estive no mês passado na Suíça e não vi uma única linha de comboio que não fosse electrificada. Linhas que passam em sítios incríveis, todas elas electrificadas. Em Portugal, é comboios velhos, é linhas sem manutenção, enfim...

Se uma linha não tem condições, a solução é reabilitá-la, devolvendo-lhe a segurança que é exigida, não é mandar encerrar como já disse a Secretária de Estado dos Transportes (daí eu ter referido o facto de só após sair a notícia da barragem, isto parecer ter descambado)! Para mim, isto é inadmissível!

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Curiosamente:
Aveiro - quinta-feira, 21 de Agosto de 2008

Dois acidentes em passagens de nível sem guarda

“Vouguinha” chocou, no espaço de pouco tempo, com um automóvel, em Eixo, e com um camião, em Águeda

A Linha do Vouga foi ontem palco de dois acidentes, em Eixo, e Alagoa, no concelho de Águeda. As colisões deram-se durante a manhã, em passagens de nível sem guarda, e provocaram feridos ligeiros.
http://www.emaveiro.com/scid/emAveiro/d ... cleID=3368

Big_Little
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29

Mensagem por Big_Little »

Como alguns dos elementos do forum sabem, sou Trasmontana e moro muito perto de Mirandela.
Aqui já há muito tempo se fala na barragem e no que tem acontecido desde o seu anuncio. Comenta-se que há muitas pessoas que querem ter a barragem, visto que os terrenos que têm não valem um tostão agora e só dão despesas, com a construção da barragem e a expropriações dos terrenos iriam ganhar uns €€.
Eu não sou nada fã das teorias de conspiração e tudo relacioando com elas, mas infelizmente desta vez, começo mesmo a pensar nisso..
O que mais me revolta é (se a teoria for verdadeira) o que as pessoas fazem para atingirem os fins.. inclusivé matar pessoas! Enfim...

Tenho mesmo muita pena, porque a Linha do Tua tem uma paisagem maravilhosa e única!

polarsun
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 08 setembro 2008 12:56

Mensagem por polarsun »

posso só perguntar como sabes que as linhas eram todas electrificadas? :wink:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O que acho é que para isto acontecer com tanta frequência é que os donos dos terrenos, para poderem vender os ditos cujos devido à tal barragem, andam ali a fazer porcaria... é teoria da conspiração, mas é a mais plausível... e que é a mais possível neste país que já vem viciado desde o dia em que os comparsas do Viriato receberam dinheiro para o matar...

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Lino Escreveu:O que acho é que para isto acontecer com tanta frequência é que os donos dos terrenos, para poderem vender os ditos cujos devido à tal barragem, andam ali a fazer porcaria... é teoria da conspiração, mas é a mais plausível...
Essa hipótese é macabra! :shock:

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

RuiSantos Escreveu:
Lino Escreveu:O que acho é que para isto acontecer com tanta frequência é que os donos dos terrenos, para poderem vender os ditos cujos devido à tal barragem, andam ali a fazer porcaria... é teoria da conspiração, mas é a mais plausível...
macabra mas realista, já o meu pai tem a mesma opinião do Lino :!:

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Miguel_Silva Escreveu:
RuiSantos Escreveu:
macabra mas realista, já o meu pai tem a mesma opinião do Lino :!:
Tendo em conta que há pessoas para tudo, se calhar até têm razão :o

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Teorias cada um pode ter as que quizer, mas que a manutenção da linha é deficiente lá isso é. Não é por acaso que um grupo de miúdos que por lá andou, recolheu um cesto de parafusos que seguram os carris, depois de os ter desenroscado à mão e com a maior das facilidades.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

durante cento e tal anos aconteceu um unico acidente na linha do tua, nestes ultimos aconteceram vários.

eu acho que são pressoes das pessoas que querem aprovar a barragem e por consequencia tirar o unico meio de mobilidade que existe para meia duzia de aldeias....

googlem 1 beca e descobrem mtas coincidencias que eu nao me lembro de tudo.