Troca de Alimentos por Petróleo

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Troca de Alimentos por Petróleo

Mensagem por Miguel_Silva »

Portugal/Venezuela: Protocolo assinado para multiplicar por 10 exportações portuguesas


Lisboa, 03 Fev (Lusa) - Portugal e Venezuela assinaram hoje um protocolo que cria condições para que as exportações portuguesas para este país possam ser multiplicadas por 10 até ao montante das importações de petróleo de empresas portuguesas.

"Através deste protocolo, que será seguido por um acordo entre os dois governos, Portugal cria condições para vender à Venezuela produtos diversificados num montante até às importações de petróleo de empresas portuguesas", declarou o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento em Lisboa.

De acordo com Manuel Pinho, a Galp Energia estima que em 2008 as exportações de petróleo da Venezuela podem ultrapassar os 300 milhões de dólares (202,7 milhões de euros), quando o valor de exportações de Portugal para a Venezuela é actualmente de apenas cerca de 20 milhões de euros.

O objecto do acordo é assim "a prazo, equilibrar a balança comercial", entre os dois países.

O ministro explicou que "vai ser constituído em Lisboa um fundo com um montante até ao valor das compras de petróleo à Venezuela, que servirá para financiar as exportações para a Venezuela de empresas portuguesas, de acordo com uma lista previamente acordada".

Dentro de 15 dias os venezuelanos devem indicar os produtos que integrarão a lista, tendo já sido acordadas áreas prioritárias, como produtos alimentares, energias renováveis, construção e engenharia civil, medicamentos e construção naval, adiantou.

Da parte da Venezuela o memorando de entendimento foi assinado pelo ministro da Energia e do Petróleo, Rafael Ramirez, que fez escala em Lisboa no regresso a Caracas só para assinar o protocolo, o que, declarou, prova a "urgência e importância" que o governo venezuelano atribui ao acordo.

Rafael Ramirez disse que o passo seguinte é a criação das comissões mistas (com elementos dos dois países) encarregues da "identificação das áreas e volumes de intercâmbio".

O ministro venezuelano indicou ainda que o acordo formal entre os dois governos será assinado quando o primeiro-ministro português, José Sócrates, visitar Caracas, o que, segundo Manuel Pinho, deverá ser no princípio de Abril.

Trata-se "de um salto muito importante no nosso intercâmbio comercial", salientou Ramirez, referindo as boas relações entre os dois países e a "muito numerosa e importante" comunidade portuguesa na Venezuela.

Manuel Pinho explicou que o acordo foi decidido na sequência da visita a Portugal do presidente da Venezuela, Hugo Chavez, em Novembro.

Na altura, a Galp Energia e a Petróleos da Venezuela assinaram um acordo visando projectos conjuntos na área do gás natural liquefeito.

Entretanto, decorreram encontros bilaterais entre Pinho e Ramirez e há duas semanas o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, esteve em Caracas acompanhado por duas dezenas de empresários portugueses.

"Para o progresso da economia portuguesa é, mais do que nunca, extremamente importante aumentar e diversificar as exportações e alargar o número das nossas empresas exportadoras", assinalou Pinho.

Por outro lado, salientou, "o aumento do preço do petróleo exige uma aposta nas energias renováveis e uma diplomacia comercial cada vez mais activa".

Segundo Pinho, Portugal está no bom caminho com "grandes resultados na área da energia, o que se traduz em acordos com a Argélia, Angola e Brasil".

O secretário de Estado Fernando Serrasqueiro e o presidente do Conselho Executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, estiveram presentes na assinatura do memorando de entendimento.

PAL.

Lusa/Fim


http://jn.sapo.pt/2008/02/03/lusa/portu ... inado.html
o que acham deste protocolo assinado pelo primeiro ministro??
eu acho um pouco absurdo, com tanto pessoal aí a quem não chega alimentação decente e eles em troca do petróleo vão enviar alimentos para lá :!:

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29

Mensagem por Infernalord »

Eu até era capaz de pensar "ah e tal... ate pode ser que assim o preço da gasolina desça"...

Yeah right... NOT! :roll:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Dois mafiosos juntos... :roll:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Por acaso eu até concordo, desde que baixassem os combustiveis e dessem mais apoios ao agricultores, nós temos excelentes condições para produzir bastante cereal, o problema é que o produtor é o escravo cá do sitio e quem enriquece é o vendedor final :?

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Lino Escreveu:Dois mafiosos juntos... :roll:
Que belo estereótipo tu tens do Sócrates :lol:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Acho bem esta troca. Se podemos produzir mais do que consumimos porque não aproveitar esse excesso em vez de andar a destruir alimentos quando as cotas são excedidas?
Sócrates e Chaves mafiosos? Não mais do que os outros trezentos e tal chefes de estado e de governo do mundo todo...