aos médicos e enfermeiros

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

SMC, nunca tiveste um familiar que tivesse morrido por negligência médica, pois não? Foi um autêntico "cagar para a pessoa".

O pior não é quando cometem erros; é quando simplesmente querem ignorar alguém porque dá muito trabalho; e isso sim acontece!

Achas admissível que haja médicos que operam pessoas à perna quando ela tem um problema de rins e depois toda a ordem dos médicos defende esse médico?

Os médicos são como os árbitros: nunca têm culpa, são uns santos.

A empregada que partir algo paga ou é despedida, o advogado que perde os casos nunca subirá muito na carreira, o mecânico que rectifica mal um motor não recebe, o professor que se está nas tintas mais tarde ou mais cedo terá um processo; e o médico que manda um doente com um AVC para casa? O que é que lhe acontece?

Estás a por as coisas como se o trabalho que os médicos realizam fosse um grande favor que nos fazem e não como o trabalho que eles devem realizar e pelo qual são pagos. Se não queriam ter os problemas que os médicos têm não fossem para medicina.

TFMUC
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44

Mensagem por TFMUC »

São pagos mas o trabalho que fazem a responsabilidade que têm é IMPAGAVEL! Nunca tive, felizmente um familiar sujeito a um mau médico. E sim dou-te razao porque ficaria pior que estragada e faria de um tudo para ele ser punido e por mais que ele pudesse, eventualmente, ter razao eu nunca lhe daria essa hipotese porque era uma pessoa de quem gostava e eu queria, de certeza, punir alguem, mesmo que cegamente.
A empregada eh despedida? Vai ver ao codigo de trabalho para saberes o que precisas pra despedir uma empregada, vais surpreender-te. E se a despedires, mesmo que por justa causa, vai ver o que ainda tens que lhe pagar... E os médicos sao afastados de suas funçoes, andas mal informado quanto às punições. E eu ja estive a assistir a uma cirurgia em que a auxiliar da acçao medica ou sei lah o ke trocou as fichas dos pacientes. Se o medico n tivesse verificado era mais uma operaçao a um rim em vez de a um joelho... nao falem do que nao sabem... é o que digo: o mal e nao estarem no meio... e haver por ai mta dor de cotovelo da posiçao que os medicos têm em sociedado quando sao as proprias pessoas que os colocam no pedestal...

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54

Mensagem por DrUnKFiSh »

lol
Última edição por DrUnKFiSh em quarta-feira, 07 setembro 2005 15:45, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

SMC, o que o Staar disse é verdade. No pior dia da minha vida tive que assistir a esse espectáculo deprimente durante muito tempo e só não estive lá ainda mais por conhecimentos enquanto que um velho idiota estava à minha frente, porque não sabia quando devia tomar tal comprimido.

São responsabilizados? Uma pessoa tem um AVC, não se consegue por em pé, está sempre a cair, tem a boca torta, é deixado dias sentado numa cadeira das urgências sem ninguém se preocupar com ele, é mandado duas vezes para casa nessa situação, em 3 dias passa de um estado normal para morto. O que aconteceu ao médico? Nada. Portanto tem mais respeito com as pessoas antes de vires com essa de querer punir cegamente. Estás a ter a atitude que os médicos têm e da qual nos estamos a queixar.

E será que são mesmo punidos? Então diz-me por que é que sempre que alguém se vem queixar para a televisão de um erro médico aparece sempre o director do hospital a defender o médico e a querer fazer do paciente um idiota? Desculpa, mas a mim não me enganas.

TFMUC
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44

Mensagem por TFMUC »

"A mim nao me enganas" - lol olha não estou aqui a enganar ou desenganar ninguém. É a minha opinião. E concordam comigo pelos vistos, há maus engenheiros e advogados mas nao estao a lidar com seres humanos. Pois não mas olhem que a ponte que caiu em entre os rios devia ter sido vistoriada por engenheiros e pelos vistos, por um erro humano morreram uma data de pessoas de uma vez. E a responsabilidade de lidar com seres humanos eh mto maior. Ainda bem que se contam piadas nos corredores dos huc. Gostava de ver em que depressao caiam todos os medicos que nao o fizessem, todos os dias a ver desgraças. Eu e os meus colegas só com piadas nao choramos a sorte de certas pessoas que vemos acamadas... Nao defendo todos os medicos. Defendo sim todos os que tem amor ah bata branca e sao responsaveis. Porque tambem tenho mtos amigos que saem ah noite e vao dar consultas no dia seguinte. Eu prefiro nao o fazer. Quase nao tenho vida de universitaria porque já dou consultas e quero estar em condiçoes quando tiver pessoas ah minha frente... "a mim nao me enganas" eu sei bem o panorama dos hospitais e sem bem qual eh o pretenciosismo e arrogancia de certos medicos mas também assisto aos que se importam, que ensinam e que sao os melhores medicos do pais. Agora se acham que os actuais nao servem, façam uma escolha ainda mais apertada, medias mais altas, porque nao?
E caso nao saibas é dever do director do hospital defender o médico. Faz parte da ética médica. Até porque errar, erramos todos. Só que há pessoas que soh desculpam os proprios erros.
Caramba, poem as coisas como se as pessoas fossem assassinas e quisessem errar de proposito! Erro humano existe! Talvez no futuro prefiram máquinas, abre aqui, cose ali. MAs por enquanto é o que temos. Humanos! Claro que eu desancava um se fizesse mal a alguem da minha familia. Mas o que quero fazer ver é que nao se pode generalizar e fazer dos médicos uns monstros... nao o sao, sao as pessoas que vos podem salvar em situaçao de aperto. E isso, nao há dinheiro que pague...
Continuem a chatear mto que qq dia nao ha kem keira a responsabilidade de operar ng nem tratar ng. E ai gostava de saber a quem iam recorrer...

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

SMC Escreveu:Continuem a chatear mto que qq dia nao ha kem keira a responsabilidade de operar ng nem tratar ng. E ai gostava de saber a quem iam recorrer...
Pergunta idiota, cá vai a respota: PRIVADOS como é normal.. se não fosse por ai hoje andava aos pulinhos apoiado em muletas... :roll:


ps: infelizmente o médico que me "salvou" fudeu-se num acidente de mota... o destino é estranho :?

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

SMS, eu não estou a acusar todos os médicos. Isso seria de idiota, por favor. Também tenho coisas muito boas (se bem que por acaso até tenho mais más, dado que me iam f... por uma coisita de nada, mas isso não interessa...) a contar sobre médicos. No entanto, tenho que discordar contigo quando vem o director de um hospital defender um médico que cometeu um erro grave colocando a pessoa que foi lesada e que tem direito em se defender em má posição; isso de humanismo não tem nada.

É lógico que os médicos erram, é lógico que não podem acertar sempre, mas tu também tens ignorado todos os casos em que contamos histórias de negligência que não se tratam de erros, de cansaço, etc... Foram desleixos brutais e, atrevo-me mesmo a dizê-lo, assassinos. Sim, assassinos! Deixaram uma pessoa a morrer. Isso para ti é o quê? Erro humano? Será que quem faz isso merece ser defendido? Tenhamos consciência.

Até admito que a prática da Medicina é cansativa. São horas e horas a ter que lidar com pessoas no seu pior estado. Mas, é como te disse: quem não quer isso não vá para Medicina! Um médico que se vem queixar que a sua vida social é afectada pela sua profissão tem que pensar seriamente se é isso que quer. São humanos, mas as pessoas sobre quem eles cometem erros também o são e não têm culpa de apanhar um médico cansado por ter ido beber uns copos na noite anterior.

Dizes que contam piadas para desanuviar o ambiente. OK, tudo bem! Ninguém vos disse para passarem 24 por dia carrancudos. Mas achas mesmo que alguém que faz piadas ao lado de uma pessoa que está a toda a horas aos berros cheia de dores se está realmente a preocupar assim tanto com o doente? Pode querer ajudá-lo, mas não sente realmente nada por ele; e muitos médicos deviam tentar ter mais esse humanismo, pois é muito essencial. Aliás, isto traz-nos de volta ao tema inicial da conversa: Medicina não devia ser avaliada por uma média extremamente alta, mas pelo humanismo das pessoas.

P.S.: Tira de vez da cabeça a ideia que estou a falar mal de todos os médicos. Não estou! Ninguém está! Agora, se vais defender médicos que deixam alguém sofrer - ou até mesmo morrer - por autêntico desleixo estás a ser tão boa quanto eles.

P.P.S.: Os culpados de Entre-Rios foram julgados. Não vi a Ordem dos Engenheiros a defendê-los.

TFMUC
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44

Mensagem por TFMUC »

Tinha defesa possível? O que por aí há mais são engenheiros. Se a ordem não for coesa em breve não teríamos médicos para salvar as pessoas. Tu falas nas pessoas com dores e não sei que, pois claro, muitas vezes estão com dores mas não se pode fazer nada! Sim, ser médico é cansativo, sim ser médico tira vida social... e eu ainda não me queixei. Disse que preferia assim, prefiro não sair e tratar bem dos meus doentes pela manhã. Se queres que te diga nao optei pela medicina geral porque levo pra casa demasiado dos problemas dos outros. E pensei que nao era isso que queria para a minha vida. Para seres um médico "humano" tipo o que eu queria ser envolves-te somente na profissao. E foi por isso que optei pela medicina dentária. Uma profissao mais "light" no que diz respeito a assistir a panoramas dramaticos. E mesmo assim as vezes chego a casa derreada pq há pessoas que nao têm dinheiro para uma protese. Quase todos os meus doentes têm o meu numero de telefone e ligam-me quando têm outras doenças... Por isso nao me fales de ser médico-humano... E isso de ser igual aos outros ou não se era tentativa de insulto deixa-me que te diga que não me considero nem melhor nem pior que ninguém. Sou diferente de todos e tenho valores diferentes. Logo penso e actuo de maneiras diferentes dos outros felizmente.
Claro que há medicos que nao querem saber, ja concordei contigo nesse ponto. Mas as pessoas tendem a generalizar e principalmente nao sabem o que pode estar por tras...
Para tu veres, fui parar ao hospital no Algarve vitima de uma gastroentrite e receitaram-me um antihemtico e um hipertensor. Ou seja... tinha a tensao baixa e estava a vomitar.... mas isso eram sintomas de uma infecçao no estomago que pedia era um antibiotico. Ate ficava mto indignada e chateada com o medico senao tivesse estado a conversar com ele e ver o estado em que o homem estava. Depois de ter feito noite e às 10h ainda n podia ir para casa porque o centro estava cheio e nao havia medicos para substituir... Aquele homem nao estava em condiçoes... mas nao havia mais ninguem!!! O que se pode pedir a este homem? Fora das horas de serviço a tentar resolver o problema das pessoas ali presentes? Eram imensas. A sala de espera nao chegava para tanta gente... O que se pode pedir a este medico? Dizemos para ir para casa para nao cometer erros? Ou que fique ali POR AMOR DE DEUS a tentar fazer alguma coisa porque nao ha mais ninguem?
Sao estas situaçoes que ninguém ve...

Ainda quanto ao factor humano... quem viver demasiado os problemas dos doentes das duas uma: ou fica maluco ou suicida-se... Imagina-te a viver os problemas de cada um dos doentes... principalmente no hospital em que entra um sai outro... é assim a realidade. Nao ha nada que a possa mudar. Há pessoas melhores outras piores mas é o que temos...
Aos medicos de familia é mais do que exigido que criem laços com os seus doentes. Agora no hospital? Como é possivel? Em 2 dias? Nem a organizaçao do hospital o possibilita. Os cirurgioes só vêm o doente na vespera, do dia e na pós cirurgia. A mais nao sao obrigados... e muitos se preocupam e voltam lah. outros nem por isso... mas o que vamos exigir?

E para o amigo ali de cima... eu nao fiz nenhuma pergunta... só disse que gostava de saber. E ainda bem que podes ir as privadas e que tens dinheiro para isso. Porque há muitas pessoas que nao podem. Ate pagar as despesas no hospital publico (taxa moderadora) é um fardo para elas...

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

SMC Escreveu:E para o amigo ali de cima... eu nao fiz nenhuma pergunta... só disse que gostava de saber.
Pedoa-me ter respondido.
SMC Escreveu:E ainda bem que podes ir as privadas e que tens dinheiro para isso. Porque há muitas pessoas que nao podem. Ate pagar as despesas no hospital publico (taxa moderadora) é um fardo para elas...
Bem, entre ficar sem uma perna e pagar uma consulta privada não é muito dificil escolher, digo eu, pode haver quem prefira guardar o € da consulta pos garrafões do tintol :? . Mas pronto, este episódio já se passou à uns anos, as coisas já evoluiram (not)... como é possivel enfermeiros e médicos estarem a olhar para uma infecção resultante de uns pontos em que a desinfecção previa foi mal efectuada e não a reconhecerem? Bora defender os médicos :lol: .
Sim, para a maioria dos portugueses a taxa moderadora é um fardo, fazem de tudo para a evitar, os tostões que se poupam dão para mais outro garrafão do mesmo tintol ou para ir a Fátima ou .. whatever .. :roll:

TFMUC
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44

Mensagem por TFMUC »

Sabes... há pessoas mesmo pobres... e não é por beberem vinho ou irem a fátima... duvido que se tivessem pra isso andassem em pleno inverno com um casaquito de malha e umas botinhas de lã em vez de sapatos...

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Tiveste consciência, optaste com consciência, fizeste bem. O problema é que muitos não o fazem.

Também te conto um caso meu. Estive com problemas na garganta e febre alta. Fui à médica de família e ela receitou-me DOIS antibióticos e algo normal para tirar a febre que já não me recordo qual é; um dos antibióticos era genérico (a partir dessa altura deixei de confiar nos genéricos :roll: ) e fez com que eu escarrasse ranho de 5 em 5 segundos (não, não estou a exagerar com os 5 segundos); a febre continuava... E para ajudar a festa, apareceram-me aftas enormes (mesmo!) nos lábios. Decidi voltar lá para ser atendido por um médico que até é amigo da minha mãe. Só que até me atender, obrigou-me a estar a mim e à mãe uns bons 15 minutos (ou mais) à espera enquanto ele estava feito de parvo a mexer no telemóvel sem dizer uma única palavra (e isto com o ar condicionado a temperaturas negativas). Mas o problema nem foi esse, foi ter-me diagnosticado - mal - herpes. Disse para meter o zovirax (eu sei que não é assim que se escreve). Sabes tu muito bem que isso foi um diagnóstico merdoso, tanto que tal creme no fundo não cura nada. Passados uns dias voltei lá porque as aftas estavam cada vez piores, não conseguia ingerir nenhum tipo de alimento sem que me ardesse tudo. Apanhei uma médica que não conhecia e que me disse que aquilo não era herpes nenhum, mas sim estomatite aftosa; disse que não devia cortar assim com os antibióticos, por isso passei apenas a tomar meio comprimido. Além disso, receitou-me bucagel para os lábios, mais um xarope para a garganta (que estava toda branca de pus) e injecções de outro antibiótico. Os lábios acabaram por melhorar (apesar de da primeira vez mal ter conseguido dormir com o ardor), mas a febre e a garganta nem por isso. Entretanto continuava a ter que escarrar e/ou vomitar de 5 em 5 segundos (imagina o cansaço de estar sempre do quarto para a casa-de-banho, do quarto para a casa-de-banho, do q...). Com o tempo fui melhorando, apesar de lentamente, mas, no final, começaram a aparecer-me manchas vermelhas por todo o corpo. Voltei lá e um enfermeiro disse para tomar uma injecção de cortisona, porque, provavelmente, tinha apanhado uma espécie de alergia (não é bem este termo que procuro, mas pronto) à misturada brutal de antibióticos e outros medicamentos que tomei em tão pouco tempo. Apesar de tudo, as manchas pareciam não desaparecer, por isso fui ao hospital e a médica disse-me o que agora parece óbvio: não tomes mais nada e deixa passar. Apenas meti uns cremes na pele: acabou por passar tudo.

Agora pensa, estes médicos não estavam cansados porque eu sei; não tiveram nenhum problema pessoal porque eu sei; não tinham nada de nada. O facto é que acabaram por tornar uma coisita de nada num problema destes que me fez perder uns 8 quilos.

Que desculpa têm?

Mas eu também te falo de coisas muito boas de médicos! O meu avô esteve muito mal, praticamente a morrer, já ninguém dava nada por ele. Um grande (e jovem) médico operou-o; esteve muitas vezes por desistir, mas nunca o fez e ficou a operá-lo durante... 12 horas! O meu avô safou-se e até hoje anda por aqui. Mas claro, ele é um dos melhores e sabia o que fazia.

TFMUC
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44

Mensagem por TFMUC »

Pronto! Então ainda nem tudo está perdido ;)
Mas o que tiveste pela descrição foi estomatite herpética... mas este herpética não tem nada a ver com herpes... dá é lesões aftosas semelhantes... O médico devia saber que o herpes não dá ulceras mas sim vesículas ou bolhas. Quando estas ulceram são de outra etiologia!
E viva a estomatologia :D
Sabes que o problema dos médicos de família (alguns também conheço outros bastante bons) é que tiram o curso e depois não estudam mais nada. Uma pessoa quando se inscreve em medicina tem que pensar que vai andar a vida toda a estudar... ver-se sempre com um livro debaixo do braço e não andar a passear pelos congressos... quando são no Brasil, claro porque nos do Porto ou atrás de um monte qq, mesmo que mto mais produtivo não põem lá os pés...

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54

Mensagem por DrUnKFiSh »

looool
Última edição por DrUnKFiSh em quarta-feira, 07 setembro 2005 15:45, editado 1 vez no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

StAaRFfiSh Escreveu:ve-se claramente que andam ai estrangeiros com cursos de medicina e enfermagem e andam ai a fazer outros oficios mas mesmo assim sao humildes mesmo tendo akele curso e fazem um trabalho se calhar mt mais duro e mesmo assim sao pessoas educadas, não se exibem com vaidade para humilhar os outros....e claro que esta mentalidade vai sempre existir ,...é uma verdadeira doença crónica dos tugas....
vou gastar um post so para dizer q te apoio! :P

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

StAaRFfiSh Escreveu: ...as vezes pergunto-me porque é ke cada vez há mais médicos estrangeiros em portugal? porque em santiago de compostela as médias para entra em medicina são mais baixas? não sei axu ke deviamos criticar isto de forma a arranjar soluções , a minha sugestão era começarem a fazer uma selecção mais rigorosa das pessoas que vão para medicina e não só porque sabia a matéria toda de quimica e biologia e pronto consegiu a media de 18 e tal ...
Há cada vez mais médicos estrangeiros porque temos poucos médicos portugueses!!!
Porque há poucas vagas para medicina, e é isso que faz com que as médias sejam altas!!
Exº Se só entram os 10 melhores, a média do 10º aluno colocado será maior do que a média do 30º (se houvessem 30 vagas)
Isto porque um aluno de medicina requer um investimento muito maior por parte do Estado, do que um aluno de Economia por exemplo, em termos de material etc..
Não estou muito bem certa do que vou dizer a seguir, mas penso que as verbas distribuidas as faculdades sao calculadas com base num valor X por aluno, entao imaginem o peso da verba para faculdades de medicina em relaçao as outras... depois há poucas vagas...

Em Portugal, os doentes é que precisam dos médicos, afinal há tão poucos, noutros paises em q o nº de medicos per capita é maior não se nota tanto esse estatudo, porque os médicos também precisam dos pacientes, torna-se como outras actividades , em que o profissional tem que demonstrar competência para ter sucesso, e não dormir há sombra da bananeira...