Já tínhamos o deserto do sul do Tejo, agora também já temos petróleo.Petróleo em Alenquer e Aljubarrota
Há petróleo e gás natural em Alenquer e Alcobaça prontos a ser explorados. A convicção parte da empresa canadiana DualEx Energy Internacional que no próximo mês tem prevista a chegada a Portugal de uma plataforma perfuradora para escavar dois poços.
Um primeiro em Lapadouços (concelho de Alenquer) e um segundo em Aljubarrota (concelho de Alcobaça). Garry T. Hides, presidente e chefe executivo da empresa, confirmou ao CM “a chegada da plataforma em Dezembro”, proveniente da China. E avançou que “a empresa também planeia realizar prospecções com recurso à perfuradora no concelho de Torres Vedras”. A certeza de uma exploração rentável será obtida no próximo ano.
Garry Hides estima encontrar em Portugal “uma fonte potencial sem riscos” estimada em 2,5 triliões de pés cúbicos (TPC) de gás natural e em 40 milhões de barris de petróleo nos campos existentes em Alenquer e Alcobaça, a uma profundidade entre 1500 e 3500 metros. Estima ainda obter novo potencial de reservas em Torres Vedras.
A empresa faz questão de frisar que, para já, tudo isto são “estimativas”, mas logo que estejam verificadas “têm viabilidade técnica e económica para serem exploradas”. O responsável pelas estimativas da empresa é Kenneth Tompson que, esclarece a empresa, é membro da Sociedade Canadiana de Geólogos de Petróleo e da Associação de Engenheiros, Geólogos e Geofísicos de Alberta.
O presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Álvaro Gomes Pedro, confirmou ao CM o interesse da empresa pela região, mas adiantou que até “ao momento ainda não foi apresentado o projecto para a abertura de um poço de petróleo em Lapadouços”.
O trabalho da DuaLEx ocorre na área do Oeste concessionada à empresa norte-americana Mohave Oil and Gas Corporation. Esta empresa – que já gastou no nosso país mais de 50 milhões de euros – descobriu na zona de Aljubarrota a única jaziga de gás natural em 1999, mas optou pela não exploração. Em Torres Vedras, em 1955, foram extraídos 1600 barris de petróleo.
Fonte: Correio da Manhã
Espero é que o rendimento que vier daqui não seja usado para os deputados aumentarem as suas reformas, contratarem cinquenta acessores cada e poderem renovar as frotas de carros anualmente, como é provável vir a acontecer..





