Morreu Fausto Correia

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Morreu Fausto Correia

Mensagem por Chong Li »

Imagem
Fausto Correia: causa da morte ainda por determinar

O eurodeputado socialista Fausto Correia, 55 anos, morreu hoje em Bruxelas, vítima de ataque cardíaco, disse à Lusa amigo da família, embora fonte partidária na capital belga tenha referido que a morte se deve a causas ainda desconhecidas.



A mesma fonte indicou que Fausto Correia terá falecido durante a noite no seu apartamento em Bruxelas, tendo o seu corpo sido encontrado hoje de manhã, pelo que será realizada uma autópsia para determinar a causa da morte.

Em Lisboa, o Gabinete do Parlamento Europeu lamentou a morte do eurodeputado, eleito em 2004 nas listas do PS.

Natural de Coimbra, Fausto Correia, foi deputado socialista, e nos governos de António Guterres foi sucessivamente secretário de Estado da Administração Pública, dos Assuntos Parlamentares, Adjunto do Ministro de Estado e Adjunto do Primeiro-Ministro.

Antigo presidente da Associação Académica de Coimbra-Organismo Autónomo de Futebol, Fausto Correia, licenciado em Direito, repartiu a vida entre a carreira de jornalista e de político.

Como jornalista integrou os quadros do República, foi um dos fundadores do diário A Luta e delegado da ANOP em Coimbra.

Mais tarde foi membro de vários Conselhos de Administração da RDP-Radiodifusão Portuguesa e entre Abril de 1992 e Outubro de 1995 foi Vice-Presidente da Direcção-Geral da Agência LUSA de Informação.

Além de eurodeputado, Fausto Correia era actualmente deputado à Assembleia Municipal de Miranda do Corvo e Presidente da Mesa da Comissão Política da Federação de Coimbra do PS, estrutura de que foi o líder entre 1978 e 1980 e entre Março de 2002 e Abril de 2003.

No Parlamento Europeu, era membro da Comissão Parlamentar das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos e membro suplente da Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.

Integrava ainda a delegação para as Relações com os Países da Comunidade Andina e era membro suplente das delegações para as Relações com o Mercosul e à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.

JPA/ACC/FPB

Lusa/fim

Antigo vice-presidente da direcção-geral da Agência Lusa, Fausto Correia foi secretário de Estado da Administração Pública (1995-1999), secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, secretário de Estado adjunto do ministro de Estado e secretário de Estado adjunto do Primeiro-ministro (1999-2002).

Nascido em Coimbra em 1951, Fausto Correia completaria 56 anos a 29 de Outubro.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Fogo, é mesmo verdade... num momento estamos bem e no outro sabe-se lá... :?

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Esse senhor costumava frequentar o Napolitano :!: Descanse Drº Fausto Correia :!:

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Lá se foi um "camarada" como diz o presidente da JS à qual eu pertenço...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

CriCri_BlaBla Escreveu:Lá se foi um "camarada" como diz o presidente da JS à qual eu pertenço...
e 2 :!:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Morreu o eurodeputado socialista Fausto Correia, vítima de ataque cardíaco. O advogado, de 56 anos, era deputado do Parlamento Europeu desde 2004.

Era também um dos homens fortes do aparelho socialista. Passou pelos Governos de António Guterres, onde exerceu funções de secretário de Estado da Administração Pública e dos Assuntos Parlamentares. Foi ainda secretário de Estado adjunto de Guterres.

Militante do PS desde 1974, fazia parte, actualmente, da Comissão Política Nacional do partido.

Mas fausto correia esteve sempre ligado à distrital socialista de Coimbra, terra natal. Foi mandatário distrital da campanha presidencial de Mário Soares.
Noticia TVI

Fonte:http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=863668

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Fogo o homem ainda era novo :?

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »


Cortejo fúnebre passará na sede do PS
O funeral de Fausto Correia realiza-se amanhã, às 15h00, a partir do Pavilhão da Solum até ao Cemitério dos Olivais e deverá passar junto à sede do Partido Socialista, na rua Oliveira Matos, e também junto à casa onde morava, na Cruz de Celas. A autópsia ao europedutado socialista foi efectuada ontem, mas apenas esta manhã o juiz responsável pelo processo deverá liberar o corpo. Assim, hoje ao início da noite, o corpo de Fausto Correia chegará ao Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, e ao contrário do que chegou a estar previsto não deverá ir ao Pavilhão Maçónico. Ao que o Diário de Coimbra apurou é possível que a cerimónia maçónica se realize numa área reservada daquele aeroporto antes da urna ser transportada para Coimbra.
O velório decorrerá, durante a madrugada e manhã, no Pavilhão da Solum, onde se realizará uma cerimónia religiosa às 15 horas. Aliás, Fausto Correia já teria confidenciado aos que lhe eram mais próximos que, quando a hora chegasse, entendia adequada a realização de uma cerimónia religiosa. Finda a cerimónia, segue-se o cortejo fúnebre rumo ao jazigo de família, no Cemitério dos Olivais. O percurso que ontem esta previsto contemplava a passagem pela rua dos Combatentes rumo à Praça da República de modo a passar junto à sede do PS na rua Oliveira Matos, onde se realizará uma pequena pausa. Depois, a caminho do cemitério dos Olivais a urna deverá rumar até à Cruz de Celas passando em frente à casa onde morava.

Minuto de silêncio
termina com palmas

Ontem, o Parlamento aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Fausto Correia e guardou um minuto de silêncio pela sua memória, terminando com uma salva de palmas.
O voto, subscrito por todas
as bancadas, sublinhou as «qualidades ímpares» de Fausto Correia, recordando a sua «entrega sem limites à causa pública».
«A sua morte constitui uma perda irreparável para a democracia portuguesa. Fausto Correia era um Homem de generosidade ímpar, com um coração generoso e bondoso que lhe permitiu deixar amigos e admiradores por todos os locais por onde passou», sublinha o voto.
«Fausto Correia encarnava na perfeição o serviço público, falando com quem quer que o procurasse, no sonho que tinha que era o de ser sempre útil à sua terra: Coimbra e Portugal», refere.
Fonte:http://www.diariocoimbra.pt/16911.htm