Bush confunde Austrália com Áustria
O presidente dos Estados Unidos continua a somar gaffes. Desta vez aconteceu na Austrália, onde, segundo um texto publicado pela agência Associated Press, George W. Bush terá tido «um dia muito mau», confundindo a própria Austrália com a Áustria.
O lapso ocorreu em pleno edifício da ópera de Sidney, onde Bush discursava no âmbito da cimeira do Fórum de Cooperação Económica (APEC). O líder norte-americano começou mesmo por confundir a sigla: «Senhor primeiro-ministro, obrigado pela sua apresentação», disse, referindo-se a John Howard e prosseguindo, «obrigado por ser um anfitrião de tão excelente cimeira da OPEP». O deslize provocou gargalhadas na assistência e Bush reagiu: «Perdão, APEC. Convidem-me para a próxima conferência da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo», gracejou ao seu jeito.
Talvez abalado por este erro, um pouco depois Bush recordou a visita de Howard às tropas «austríacas» no Iraque. Na realidade, o primeiro-ministro australiano esteve no Iraque para contactar com os mais de 1500 soldados australianos, mas este aspecto não foi corrigido pelo americano. Este foi um discurso estranho, que começou dez minutos depois da hora marcada, uma vez que os funcionários da APEC estiveram algum tempo a tentar encontrar pessoas para encher o auditório.
Esta visita de Bush à Austrália não está mesmo a correr bem. Esta sexta-feira já tinha começado com a presença de um sósia de Bin Laden junto ao local onde se realizou a cimeira. Tratava-se de uma personagem criada por um programa de TV cómico, que aproveitou para ironizar.
Fonte: Portugal Diário
Ouch, duas seguidas...
