Pingo Doce é o mais barato

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Pingo Doce é o mais barato

Mensagem por Pedro »

Escolha de super poupa 700 euros

Os consumidores podem poupar até 700 euros por ano se escolherem o supermercado mais barato. O alerta surgiu da Deco, que visitou 572 estabelecimentos em todo o País.

Esta organização de defesa do consumidor comparou mais de 66 mil preços, recolhidos em 133 localidades de Norte a Sul do País e ilhas, e chegou à conclusão que a cadeia Feira Nova é a mais barata.

Tendo em conta que os hábitos de compra dos consumidores são variados, a Deco formou três cabazes: um com 100 produtos e marcas definidas, para quem privilegia as marcas; outro com 81 produtos, para quem escolhe os mais baratos; e um terceiro composto por 64 produtos de marca própria das superfícies.

Na primeira classificação, a melhor opção em supermercados é o Feira Nova, seguido pelo Continente, que se mantém no segundo posto desde o ano passado. Já as cadeias E. Leclerc, Ecomarché, Jumbo, Minipreço e Pão de Açúcar ocupam o terceiro lugar.

Em termos de lojas individuais, a Deco concluiu que os mais baratos de todo o País são os Intermarchés das Caldas das Taipas, em Guimarães, e da Covilhã. Estes são seguidos pelo de Mafra e de Portalegre.

No terceiro cabaz, a cadeia Feira Nova vence novamente, seguida pelo Minipreço e pelo Pingo Doce.

Por último, quem escolhe só os produtos mais baratos e não liga a marcas “a Aldi estreou-se da melhor maneira”, defende a Deco, adiantando que esta cadeia, juntamente com a Plus – outra “loja de desconto” –, partilha o primeiro lugar, destronando desde 2004 as lojas Lidl, que aparecem na terceira posição. O segundo lugar é ocupado pelo Minipreço.

De acordo com o estudo da associação dos consumidores, o Norte e o Centro do País têm os preços mais baixos. No Sul, os supermercados mais baratos são: Intermarché de Portalegre e o Continente do Fogueteiro. A lista com a morada do estabelecimento ou cadeia que pratica os preços mais baixos em cada cidade foi publicada na edição de Setembro da revista Deco Proteste.

DIFERENÇAS

OS MAIS BARATOS

Nas cidades de Coimbra, Porto e Lisboa, o Pingo Doce é o mais barato. Por outro lado, em Faro, é o Feira Nova o estabelecimento mais em conta, seguido pelo Pingo Doce e pelo Modelo.

OS MAIS CAROS

Os supermercados mais caros encontram-se na região de Lisboa. São eles, o Polisuper, situado em São João do Estoril, e o El Corte Inglês, na Avenida António Augusto Aguiar.

Fonte: Correio da Manhã
Fiquei muito surpreendido com os resultados deste estudo (ou, pelo menos, com a versão resumida deste artigo). Sempre tive a noção que o Pingo Doce era dos mais caros... e, desde que abriu, o Jumbo pareceu-me mais barato que o Continente. Por outro lado, espanta-me também não ver o Carrefour nesta lista (apesar de já ter sido comprado pela Sonae, continua a existir... duvido que acabe de um dia para o outro).

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Por acaso eu sempre gostei de fazer compras no Pingo Doce, e acho que a fruta e legumes lá são muito boas, comparadas com o continente que nota-se que as frutas foram apanhadas verdes e amadureceram nas câmaras frigorificas...

os iorgurtes deles sao bons e baratos....

e não se perde muito tempo nas compras porque está sempre mais vazio que os outros

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Acho que o Carrefour parece ser um bocado careiro, pelo menos vou lá às compras e comparativamente com o Continente, sinto que é um pouco mais caro.

Sobre o Pingo Doce a opinião que me fez abrir este tópico mantém-se.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Tenho a revista comigo. Posso dizer que em Coimbra os mais baratos são:

1º - Pingo Doce (Rua João de Ruão) [nem sei onde é isto!!] 108
2º - Jumbo - 110
3º - Modelo (Eiras) - 112
4º - MiniPreço (Retail Parque) - 115
5º - Continente - 116
6º - Ultramar - 122

À frente encontra-se o índice que eles atribuem.
Não percebo como não está lá o Carrefour.
Note-se que isto é segundo o cabaz por eles escolhido [embora os produtos sejam os mais comuns].... cada um tem que analisar o que compra e ver onde compensa.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Tb tenho a revista, mas não dá para scannar caso queiram. Quando for a coimbra, la pra setembro posso fazer isso.

De facto, nao aparece o Carrefour, porque nao devem ter ido lá, ou entao nao obtiveram a autorização necessária.

Devo referir que é necessário algum cuidado com tais estudos. São preços validos apenas para aquela loja e consoante o que se compra. Por exemplo, gasto bem menos indo ao Carrefour do que ao Continente ou ao Pingo Doce.

Uma prima minha possui um Intermarché na Sertã, e lá foi dito que o supermercado da concorrencia era mais barato. Ora, ela já foi verificar e decidiu comprar exactamente os mesmo produtos no supermercado da concorrencia tendo verificado que alguns produtos não estavam disponiveis naquela loja e que na sua vasta maioria o Intermarché era mais barato que o dito da concorrencia (que nao cito apenas porque nao sei o nome).

EDIT: a rua joao de ruao é esta

EDIT2: Obrigada Chong Li, assim nao se estraga a formatação, como disseste :)
Última edição por Leia em terça-feira, 28 agosto 2007 18:08, editado 1 vez no total.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Ah é o Pingo Doce da baixa.
Olha, já agora substitui o teu link, por este para a página não ficar desformatada....

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Chong Li Escreveu:1º - Pingo Doce (Rua João de Ruão) [nem sei onde é isto!!] 108
2º - Jumbo - 110
3º - Modelo (Eiras) - 112
4º - MiniPreço (Retail Parque) - 115
5º - Continente - 116
6º - Ultramar - 122
Este ranking já me parece mais de acordo com a ideia que tinha (tirando o primeiro lugar do Pingo Doce).

kortese
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Desde que passei a fazer as compras mensais no Pingo Doce, ou seja, desde o inicio do ano, as minhas despesas passaram para....

Quase metade (comparativamente com o que fazia no continente)!

Costumo ir ao da Rua do Brasil com parque subterraneo gratuito.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

kortese Escreveu:Desde que passei a fazer as compras mensais no Pingo Doce, ou seja, desde o inicio do ano, as minhas despesas passaram para....

Tambem temos de ver que o tamanho conta um pouco. Ves mais coisas, compras mais coisas...

Por exemplo, quando vou ao minipreço nunca caio em tentaçao de comprar tanta coisa como no continente!

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

CriCri_BlaBla Escreveu:
kortese Escreveu:Desde que passei a fazer as compras mensais no Pingo Doce, ou seja, desde o inicio do ano, as minhas despesas passaram para....

Tambem temos de ver que o tamanho conta um pouco. Ves mais coisas, compras mais coisas...

Por exemplo, quando vou ao minipreço nunca caio em tentaçao de comprar tanta coisa como no continente!
Se levares uma lista não cais na tentação! Eu levo sempre uma lista de compras, e cumpro-a rigorosamente. Não está na lista não entra no carrinho

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Já agora, nao é ultramar mas Ulmar. :)

Eu faço as compras no Pingo Doce de Celas, e não acho nada barato (mas é mais barato e tem mais escolha que o ulmar)

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Eu gosto do Carrefour.
Pingo doce pra mim é bem caro e o carrefour ate agora tem me feito poupar imenso mesmo.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Eu tb gosto do carrefour. Só faço as compras no pingo doce porque moro em Celas e não tenho carro, porque senao não tenho duvidas que iria ao Carrefour.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Tambem não tenho carro, eles entregam em casa.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:tem mais escolha que o ulmar
onde é esse ulmar?