Blackle: Versao do google amiga do ambiente

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Blackle: Versao do google amiga do ambiente

Mensagem por Exilada »

Nao sei se ja conheciam, mas existe uma versao do google amiga do ambiente, ou seja, um google com fundo preto.
No inicio havia apenas um "Blackle", agora ja ha varios de diferentes nacionalidades. O portugues encontra-se aqui:

http://pt.blackle.com/

A historia desta pagina encontra-se aqui:

http://www.blackle.com/pt/about/

Eu ja troquei a minha homepage do google para o blackle. Para ser perfeito, so faltam as opcoes de pesquisa avancada, pesquisa de imagens, etc, que existem no google. Para as pesquisas normais do dia-a-dia e perfeito.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Esse site não é uma versão do Google (e o Google já veio desmentir que foi criado por eles). Trata-se, isso sim, de uma maneira inteligente de a empresa que o criou (Heap Media) ganhar dinheiro.

Esse site utiliza o google para efectuar as pesquisas (através do programa "Google Co-Op"). Como provavelmente já repararam, ocasionalmente surgem resultados patrocinados (geralmente no topo). Cada vez que um utilizador carrega num desses links, o Blackle recebe dinheiro (funciona mais ou menos como os Google Ads).

Não me parece que a Heap Media tenha feito isto pelo ambiente, mas sim pelo dinheiro. É uma óptima ideia, pois além de ganharem dinheiro facilmente, as pessoas vão passando a mensagem sem eles terem de fazer publicidade, pensando que estão a contribuir para melhorar o meio-ambiente (pessoalmente duvido que a mudança para um fundo preto seja assim tão benéfica - para além de ser muito mais chato de usar, pelo menos na minha opinião).

Por isso, para terminar, fica a notificação de que pesquisem um pouco mais antes de passarem estas mensagens... não estamos perante uma versão "amiga do ambiente" feita pelo Google, mas sim perante uma campanha de viral marketing de uma empresa australiana (extremamente bem sucedida, diga-se de passagem).

Exilada
Experiente
Experiente

Mensagem por Exilada »

Hum... desconhecia! Eu pensava que era do google. Confesso que nao tinha pesquisado nada sobre o Blackle, mas pensava mesmo que tinha sido o google a criar aquilo.
Ja fui pesquisar na wikipedia e encontrei este artigo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Blackle.com

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Além de que um fundo preto num monitor LCD ainda aumenta o consumo deste, em vez de o diminuir :roll:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Acrescento ainda que, antes de mudarem a vossa página para o Blackle de modo a salvar o planeta, leiam este artigo. Reparem como os testes indicam que, na maioria dos monitores testados (LCD), o Blackle gasta ainda mais que o Google. Apenas existe poupança nos monitores CRT e nos LCD maiores (24")... os primeiros começam a entrar em desuso, os segundos são raros.

Leiam também alguns dos artigos que encontram por aí (por exemplo, os que são indicados na página da Wikipedia do Blackle, que a Exilada mostrou). E pesquisem sempre antes de passar os links que vos chegam por e-mail (vendo várias fontes), porque muitas vezes passam informações falsas sem saber (fartei-me de chatear os meus alunos com isto, é uma das regras básicas de utilização da Internet). E, tal como este caso mostra, há imensas pessoas e empresas que aproveitam a boa vontade dos utilizadores para fazer dinheiro sem escrúpulos... basta ver que a maioria das pessoas passa isto com vontade de poupar energia para ajudar o meio-ambiente e o mais provável é estar a gastar ainda mais (já para não falar que está a aceder a um site com funcionalidades inferiores).

Exilada
Experiente
Experiente

Mensagem por Exilada »

Poissss... me feels so lame right now! :wall: