Viseu: cidade com melhor qualidade de vida

O geral das generalidades... para discutir tudo!
bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Viseu: cidade com melhor qualidade de vida

Mensagem por bluestrattos »

VISEU - Cidade portuguesa com a melhor qualidade de vida

Estudo da DECO coloca a cidade de Viseu no topo nacional e em 17.º lugar a nível europeu.

O presidente da Câmara de Viseu argumentou ontem que, quando a cidade surge no topo das urbes portuguesas com melhor qualidade de vida, isso "é mais um desafio" que uma razão para "adormecer à sombra dos louros".
Comentando um estudo da Deco, cujos primeiros resultados foram conhecidos quarta-feira, Fernando Ruas disse que "olhar para estes resultados faz bem ao ego" dos viseenses, porque se tem conseguido criar "condições para que os cidadãos possam viver com qualidade".
No entanto, o autarca enfatiza que "há sectores onde existe uma margem para evoluir de forma significativa", mas aponta que nestes sobressaem aqueles em que a "responsabilidade é da administração central", como são os casos da saúde e dos transportes.
O estudo da Deco vai ser publicado na revista Proteste de Julho/Agosto e emerge de um inquérito que abrangeu 18 capitais de distrito do continente, com o emprego, a segurança e o combate à criminalidade, o acesso a cuidados de saúde e a habitação a serem os factores que mais influenciaram a satisfação dos inquiridos com o local onde vivem.
Ruas aproveita para sublinhar que este estudo revela que "os impostos locais estão a ser bem aplicados", mas sobre os que os cidadãos de Viseu pagam para o todo nacional, como o IVA, "não estão".
E explica o raciocínio: "No capítulo da saúde é a administração central a que competem os investimentos mais significativos e este estudo revela que Viseu ainda tem muito para andar, mas o mesmo se passa nos transportes, quer ferroviários, onde a cidade não tem ligações, quer nos rodoviários, onde falta uma auto-estrada que ligue Viseu a Coimbra".
O inquérito foi também realizado em Espanha, Itália e Bélgica, num total de 76 cidades, incluindo as portuguesas.
No ranking total, o melhor lugar de uma cidade portuguesa foi para Viseu, que ficou em 17.º, e o pior para Setúbal – que a par de Lisboa e Porto são as menos bem colocadas no país –, no lugar 74.º, precedida apenas por Nápoles e Palermo, em Itália.
O autarca faz questão de sublinhar o "honroso" 17.º lugar de Viseu no universo das 76 cidades europeias inquiridas, muitas em países "com outro dinamismo e poder económico", e aproveita ainda para lembrar que, "apesar destes resultados", ainda há quem "continue a dizer mal da cidade", num claro recado para a oposição.
fonte: As Beiras

Por acaso concordo com a falta de uma auto-estrada que ligue Viseu a Coimbra. O IP-3 devia ser uma alternativa e não a única solução.

Estou curioso para saber em que lugar ficou Coimbra

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Realment Viseu tem dado grandes pulos... apesar dos maus acessos para Coimbra e da idiota falta da linha férrea (não sei porque raio querem fazer um tgv sem que todas as capitais de distrito, pelo menos, tenham ligação ferroviária.
Tem crescido imenso e é uma cidade com qualidade de vida, é limpa, está mais conservada, as pessoas têm orgulho de ali viver (tenho família lá, sei do que falo!), e tem boas estradas! Só demoliria o prédio da Segurança Social. :shock:
É uma 2ª casa para mim, vou lá desde sempre. :)

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Lino Escreveu:Realment Viseu tem dado grandes pulos... apesar dos maus acessos para Coimbra e da idiota falta da linha férrea (não sei porque raio querem fazer um tgv sem que todas as capitais de distrito, pelo menos, tenham ligação ferroviária.
Tem crescido imenso e é uma cidade com qualidade de vida, é limpa, está mais conservada, as pessoas têm orgulho de ali viver (tenho família lá, sei do que falo!), e tem boas estradas! Só demoliria o prédio da Segurança Social. :shock:
É uma 2ª casa para mim, vou lá desde sempre. :)
Por acaso também costumo ir a algumas vezes a Viseu, e esse prédio da SS é algo de que toda gente se queixa.

Penso que a Visabeira, seja, em parte, responsável por este avanço da cidade em Viseu.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sim, e um presidente influente junto do poder central que sabe mobilizar meios para a sua região...