fonte: As BeirasVISEU - Cidade portuguesa com a melhor qualidade de vida
Estudo da DECO coloca a cidade de Viseu no topo nacional e em 17.º lugar a nível europeu.
O presidente da Câmara de Viseu argumentou ontem que, quando a cidade surge no topo das urbes portuguesas com melhor qualidade de vida, isso "é mais um desafio" que uma razão para "adormecer à sombra dos louros".
Comentando um estudo da Deco, cujos primeiros resultados foram conhecidos quarta-feira, Fernando Ruas disse que "olhar para estes resultados faz bem ao ego" dos viseenses, porque se tem conseguido criar "condições para que os cidadãos possam viver com qualidade".
No entanto, o autarca enfatiza que "há sectores onde existe uma margem para evoluir de forma significativa", mas aponta que nestes sobressaem aqueles em que a "responsabilidade é da administração central", como são os casos da saúde e dos transportes.
O estudo da Deco vai ser publicado na revista Proteste de Julho/Agosto e emerge de um inquérito que abrangeu 18 capitais de distrito do continente, com o emprego, a segurança e o combate à criminalidade, o acesso a cuidados de saúde e a habitação a serem os factores que mais influenciaram a satisfação dos inquiridos com o local onde vivem.
Ruas aproveita para sublinhar que este estudo revela que "os impostos locais estão a ser bem aplicados", mas sobre os que os cidadãos de Viseu pagam para o todo nacional, como o IVA, "não estão".
E explica o raciocínio: "No capítulo da saúde é a administração central a que competem os investimentos mais significativos e este estudo revela que Viseu ainda tem muito para andar, mas o mesmo se passa nos transportes, quer ferroviários, onde a cidade não tem ligações, quer nos rodoviários, onde falta uma auto-estrada que ligue Viseu a Coimbra".
O inquérito foi também realizado em Espanha, Itália e Bélgica, num total de 76 cidades, incluindo as portuguesas.
No ranking total, o melhor lugar de uma cidade portuguesa foi para Viseu, que ficou em 17.º, e o pior para Setúbal – que a par de Lisboa e Porto são as menos bem colocadas no país –, no lugar 74.º, precedida apenas por Nápoles e Palermo, em Itália.
O autarca faz questão de sublinhar o "honroso" 17.º lugar de Viseu no universo das 76 cidades europeias inquiridas, muitas em países "com outro dinamismo e poder económico", e aproveita ainda para lembrar que, "apesar destes resultados", ainda há quem "continue a dizer mal da cidade", num claro recado para a oposição.
Por acaso concordo com a falta de uma auto-estrada que ligue Viseu a Coimbra. O IP-3 devia ser uma alternativa e não a única solução.
Estou curioso para saber em que lugar ficou Coimbra



