Pelos caminhos de Portugal...

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Pelos caminhos de Portugal...

Mensagem por Lino »

Momento Reprise - Nomes de cidades em Portugal

Um amigo me pede por email um texto que eu escrevi há quase um ano sobre nomes de cidades portuguesas, e eu resolvi colocar novamente aqui. Os leitores antigos do Diário que me perdoem...

********************************************************************************

Não sei e nunca irei saber quais os critérios adotados para o batismo de uma cidade, região ou rua em Portugal. Tirando é claro, o óbvio e ululante, como as homenagens a gente famosa, heróis, políticos e escritores.

Olhar um mapa de Portugal numa hora de tédio é garantia de boas gargalhadas. No dia em que eu conseguir encontrar o Novo Dicionário Corográfico de Portugal (publicado em 1982 e esgotadíssimo há anos) em algum sebo eu vou me divertir por semanas...

Querem exemplos? Vamos lá. Já aviso que tem material aos montes.

Que tal sair de Lisboa e dar um passeio, digamos, de Fome Aguda até Carne Assada (Sintra)?

E que tal viver na Quinta das Porcas? Não? Ora temos também, Porqueira, Porqueiras, Porcalhota, e Cama da Porca! Que fica ao lado de Pocilgas! Perto de Casal da Porcaria. A poucos quilômetros de Barracão dos Porcos, que fica na mesma região de Pardieiro, de onde saiu a dupla fundadora de Casal do Pardieiro.

Por incrível que pareça esta é uma terra muito sexual: Coitos, Lambedoiro, Grota da Chouriça, Cima de Pele, Fundo da Rameira, Teso, Coito da Maria Esteves, Monte do Coito Grande, Regato da Coitada, Coito da Enchacana, Coito da Lareira...E quem reza na igreja matriz da cidade de Senhora do Coito pede o quê? Pode-se escolher entre Afurada de Baixo e a Afurada de Cima. E entre o Fofim de Além e o Fofim de Aquém. Ficou cansado? Pare em Casaldeita.

Sendo Portugal dramático como é, não podia deixar de haver sofrimento e tristeza: já pensou que horrível deve ser a vida dos habitantes de Angústias? E de Aflitos? E do Vale do Inferno Grande? Sem falar em Barranco dos Magros, Degolados, Cruz do Morto, Asno Morto, Cadela Morta, Boi Morto, Penedo do Homem Morto, Ponte da Morte, Chão da Morte, Alto da Mulher Morta, Fonte do Judeu Morto, Mortais da Outra Banda, Morte Negra, Mortais de Baixo, Mortais de Cima, Malada do Monte dos Mortos. E quem mora em Má Vontade será simpático? Quem nasce em Cabeça Perdida é o quê? E os habitantes de Mal Lavado serão pessoas limpinhas? E quem vive na Quinta do Catarro está sempre gripado? E quando melhoram mudam-se para Fanhões?

E há nomes que aparentemente são portugueses, mas qual o significado? Cocões do Concelinho? Crasto de Ciragata? Erinha Sosa? Enxabardinhas? Liçarças Fardosa? Pala da Paposa? Selada da Recusa?

E Linda a Pastora com certeza mudou-se para Linda a Velha (a cidade ao lado) quando envelheceu.

In http://thelisbongiraffe.typepad.com/dia ... prise.html

:lol: :lol: :lol: