Saddam condenado a enforcamento

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Saddam condenado a enforcamento

Mensagem por Lino »

Sentença de Saddam

Ex-presidente iraquiano condenado à morte por enforcamento

Saddam Hussein foi condenado à pena de morte por enforcamento. A sentença daquele que é considerado o julgamento do século foi lida esta manhã, em Bagdade, numa sessão que durou cerca de 40 minutos.

O ex-ditador reagiu com indignação à decisão do alto tribunal iraquiano. Em voz alta Saddam declarou que "Deus é Grande" e gritou " longa vida para o Iraque".

O ex-presidente iraquiano foi considerado culpado pela morte de 148 xiitas na década de 80, na sequência de uma tentativa de assassinato de Saddam. O ex-ditador, de 69 anos, pode ainda recorrer da sentença.

Os restantes sete arguidos também já ouviram a sentença do tribunal. A pena de morte por enforcamento foi também sentenciada a um meio-irmão de Saddam Hussein, chefe dos serviços de informação do Iraque na altura dos crimes. A mesma sentença teve o antigo presidente do tribunal revolucionário iraquiano.

O ex-vice presidente iraquiano foi condenado à prisão perpétua. Três réus foram condenados a 15 anos de prisão. Apenas um dos réus foi absolvido.

Festejos em Najaf

Em Najaf, dezenas de iraquianos saíram à rua para festejar a pena de morte aplicada a Saddam Hussein. Os manifestantes gritaram "morte a Saddam", poucos minutos depois de ter sido lida a sentença.

Dezenas de carros encheram o centro de Najaf, onde foram queimadas bandeiras com o rosto do antigo presidente do Iraque.


In: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mund ... Saddam.htm


Xi, é a guerra civil! :shock:

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Epa... sinceramente. Que espalhafato do carago. E uma noticia destas... acabam por sentenciar uma morte por enforcamento. Isso não é crime?

Pa... não sei para que serve esta noticia. O homem era um ditador sanguinário, agora estão a condena-lo pela morte de 148 marmanjos, concerteza fez mal a muita mais gente... mas... isto tudo? para quê? isto é tão inconsequente. Noticiam isto como se isto viesse repor alguma coisa àqueles que sofreram os horrores da ditadura e opressão.

E o gajo... "longa vida ao iraque, deus é grande".... sabe muito... agora quer compaixão. Impressionante. Porque é que não o deixam preso e o ignoram? O que é que vão resolver com este enforcamento?
Que coisa mais marada.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Por um lado, merece ser morto pelo que fez, mas por outro lado o homem vai ser considerado um Mártir... e ainda vai ser condenado por mais crimes e pode recorrer...
Sò sei que vai haver batatada... isto está a ser outro Vietname...

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Lino Escreveu:Por um lado, merece ser morto pelo que fez...
Eu nem vou comentar isto (já estou a fazê-lo)...
Que mentalidade é essa? Quem costuma pensar assim são os fundamentalistas como o Saddam, o Bush, o (pseudo-defunto) Osama...
Vamos ser como eles e seguir as regras deles?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ele merece por um lado porque torturou e matou milhares de pessoas... ele até torturava os jogadores da selecção iraquiana caso eles não ganhassem. :shock:

Meca
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

Cultura é cultura. A nossa é uma a deles é outra. O enforcamento para eles talvez não tenha o mesmo significado que para nós. A cultura é tudo. Ao menos que sirva de exemplo para futuros candidatos a ditadores...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Mas a cultura não é desculpa para fazer pessoas sofrer, como as mulheres a quem aplicaram a excisão genital...

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

O homem foi um pequeno demónio, mas condená-lo á morte e enforcá-lo, para mim é descer ao nível dele... Então faz-se justiça...com mais uma morte?

(Como já devem ter percebido não sou a favor da pena de morte em país nenhum)

Meca
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

Eu claramente também não sou a favor da pena de morte, mas o nosso modo de a ver não é o mesmo que o deles. Ainda para mais se tiverem familiares torturados, presos ou mortos por culpa do Saddam... É uma cultura em que a vingaça é algo aceitável. O contrário pode até ser desonroso!

Eu estive este ano que passou num ambiente cultural e físico completamente diferente do nosso e das maiores lições que aprendi foi esta das diferenças culturais. O mundo é muito vasto e... nós humanos somos mesmo muito diferentes na forma de encarar os mesmos assuntos, sejam eles a morte, doença, família, casamento, alimentação, etc.

Discordo da decisão do tribunal mas sinceramente não me parece descabida tendo em conta o país e a cultura que é.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Eu sou claramente a favor da pena de morte, para aqueles que não fazem cá falta nenhuma.
O Saddam, entre muitos outros, é um deles.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu sou contra a pena de morte, definitivamente. Acho que um merecido castigo era torturá-lo, todos os dias, até ao final da vida.

Condená-lo à morte não vai resolver coisa alguma, uma vez que os problemas que existem no Iraque e em todo o Médio Oriente vão continuar a existir. Não é a morte de Saddam que vai trazer a paz ao mundo nem tão pouco resolver qualquer conflito. Antes pelo contrário, poderá dar azo a outros problemas, uma vez que, como já alguém disse, muita gente poderá vir a considerá-lo um mártir e, com isso, fomentar as ideologias de Saddam. Assim, não só não ficamos sem o «problema Saddam» como ficamos com ainda mais «problemas Saddam», com todas as implicações que isso irá trazer!

É certo que a maneira de ver a mesma coisa depende de cultura para cultura. Se calhar, a pena de morte vista pelos iraquianos é a pior condenação que alguém pode ter, mas... Pode também não ser! E que ela não vem resolver nada, isso é certo, independentemente do ponto de vista que se adopte.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

A pena de morte vai impedir que ele volte ao poder, que é o maior receio das pessoas neste momento. Todo este processo de captura, julgamento e execução de uma sentença de Saddam (seja ela qual for), está sempre sujeita a repercussões. A pena de morte marca simbolicamente - seja correcto ou não, não estou a julgar isso - o fim de um período que trouxe vários problemas ao Iraque. E impede-o de voltar ao poder, coisa bastante receada.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

banjix Escreveu:Acho que um merecido castigo era torturá-lo, todos os dias, até ao final da vida.
Também é uma solução do meu agrado.
Mas torturá-lo a sério. A esse e outros.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Imagem

É à medida do freguês. :shock:

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Por outro lado, a Guerra no Iraque marcou a entrada da Al-Qaeda num território onde dantes não metia os pés, piorou a vida das pessoas sem sabermos se a curto, médio ou longo prazo e temos agora um país fundamentalista muçulmano (ao passo que o Iraque de Saddam com todos os seus defeitos tinha muito maior liberdade religiosa, só de ver que um dos braços direitos de Saddam era "cristão") onde não está assim tão longe a hipótese de mais um 'Afeganistão' taliban, com tudo o que isso trás de mau para as mulheres e restantes religiões.

Como li um político estado-unidense que agora não me recordo e que já foi ao programa do Jon Stewart, não se pode derrubar um ditador como Saddam num país como o Iraque.
Todo um fundamentalismo religioso estava amordaçado pela ditadura repressiva e se se queria alterar o Estado, ter-se-ia que ir dando apoio a grupos pró-ocidentais democratas e se calhar esperar pela sucessão de Saddam, que se calhar seria o melhor momento para um golpe de Estado interno (e sem Xiitas radicais).
Podem argumentar que tal visão faria com que muitas pessoas continuassem a ser torturadas... aceito, mas também acho que a solução encontrada acaba por provocar muito mais mortes e a solução para o problema está muito mais difícil.