Ex-presidente iraquiano condenado à morte por enforcamento
Saddam Hussein foi condenado à pena de morte por enforcamento. A sentença daquele que é considerado o julgamento do século foi lida esta manhã, em Bagdade, numa sessão que durou cerca de 40 minutos.
O ex-ditador reagiu com indignação à decisão do alto tribunal iraquiano. Em voz alta Saddam declarou que "Deus é Grande" e gritou " longa vida para o Iraque".
O ex-presidente iraquiano foi considerado culpado pela morte de 148 xiitas na década de 80, na sequência de uma tentativa de assassinato de Saddam. O ex-ditador, de 69 anos, pode ainda recorrer da sentença.
Os restantes sete arguidos também já ouviram a sentença do tribunal. A pena de morte por enforcamento foi também sentenciada a um meio-irmão de Saddam Hussein, chefe dos serviços de informação do Iraque na altura dos crimes. A mesma sentença teve o antigo presidente do tribunal revolucionário iraquiano.
O ex-vice presidente iraquiano foi condenado à prisão perpétua. Três réus foram condenados a 15 anos de prisão. Apenas um dos réus foi absolvido.
Festejos em Najaf
Em Najaf, dezenas de iraquianos saíram à rua para festejar a pena de morte aplicada a Saddam Hussein. Os manifestantes gritaram "morte a Saddam", poucos minutos depois de ter sido lida a sentença.
Dezenas de carros encheram o centro de Najaf, onde foram queimadas bandeiras com o rosto do antigo presidente do Iraque.
In: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mund ... Saddam.htm
Xi, é a guerra civil!











