Conflito israelo-palestiniano

O geral das generalidades... para discutir tudo!

Quem tem razão?

Israelitas
5
22%
Palestinianos
4
17%
Nenhuns
12
52%
Ambos
2
9%
 
Total de votos: 23

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Conflito israelo-palestiniano

Mensagem por SilentNoise »

Estamos a testemunhar mais uma guerra. Não que nunca tivesse deixado de existir desde os tempos em que a ONU criou o novo estado israelita, mas pelos contornos mais violentos que tomou nos últimos dias.
Deixo a questão e proponho o debate de um assunto que estupidamente tem vindo a matar milhares de pessoas.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Epá esta guerra é idiota. Para libertar um prisioneiro matam dezenas de civis inocentes! :shock: Condeno movimentos terroristas, mas os israelitas também têm culpa. Neste caso a resolução era mesmo ir contra a vontade dos israelitas e criar o estado palestiniano de que tanto se fala. O problema são os interesses ocidentais que não o permitem... :roll:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Este conflito não está a ser entre Israel e os Palestinianos, mas sim entre Israel e o Líbano (mais propriamente, uma facção terrorista existente no Líbano). Israel foi provacada por um ataque que levou à captura de dois soldados e morte de outros oito... o Hezbollah estava à espera que eles ficassem parados? Israel reagiu como seria esperado de um estado que está sob ataques terroristas constantes, ainda para mais porque este não foi o único rapto dos últimos tempos e todos sabemos o ódio que os terroristas daquela área têm aos israelitas (duvido que os prisioneiros estejam em bom estado, se ainda estiverem vivos). É fácil dizer que Israel é a culpada, mas se nos acontecesse o que lhes aconteceu (outro país lançasse um ataque a uma das nossas bases, matando e capturando soldados nossos), duvido que não ficassem revoltados.

É uma guerra estúpida e desnecessária, que deverá durar pouco tempo, mas que foi praticamente "pedida" pelo Hezbollah (não confundir com o Hamas, esses sim são palestinianos). Aliás, o próprio Hezbollah já praticamente não tem motivos para existir, pois foi criado para combater a ocupação Israelita do Líbano... que já não existe, pois Israel retirou as suas forças progressivamente, em vários acordos de paz. Isto parece-me mais uma tentativa patética de reabilitar um movimento terrorista que não deveria existir... e, infelizmente, pelo meio estão a apanhar inocentes (o resto do governo do Líbano, por exemplo, não deseja a guerra).

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:... O problema são os interesses ocidentais que não o permitem... :roll:
O que significa os interesses do lobby judeu nas altas esferas do poder federal americano.
A criação do estado de Israel foi a maior embrulhada de sempre dos britânicos (e do resto dos Aliados da 2ª Grande Guerra).

Algumas curiosidades:
  • Israel ocupa uma área de 21 900 km², menos de um ¼ do território de Portugal. Ocupa uma área ligeiramente inferior ao Alentejo e a distância do extremo norte ao extremo sul de Israel corresponde á distância de Viseu a Portimão.
  • O plano da partilha da Palestina aprovado pela ONU em 1947, criando um Estado judeu e outro árabe, conferiu aos judeus mais de metade das terras, apesar de representarem apenas 1/3 da população.
  • O território controlado pelos israelitas tem vindo a crescer em relação ao inicialmente atribuido desde a Guerra da Independência de 1948. Neste ano Israel proclamava a sua independência sendo posteriormente invadido por exércitos dos países vizinhos.
  • Jerusalém é cidade santa para os cristãos, judeus e muçulmanos. No tempo das Cruzadas, quando o controlo desta cidade pertencia aos cristãos apenas a fé cristã era permitida. Durante o domínio árabe existia liberdade de culto.
Sei que tenho justificações para a agressão bastante polémicas mas sou absolutamente contra o terrorismo contra inocentes, por mais justa que seja a causa. Nada justifica a morte de pessoas que mal nenhum fizeram a ninguém, sejam judeus ou muçulmanos.

Independentemente disso devo confessar que a causa palestiniana parece-me justa. Ponham de lado séculos de cultura judaico-cristã e tentem colocar-se no lugar daquele povo.
Imaginem o que é viverem numa terra que já foi habitada pelo vosso avô, e pelo avô dele, e por séculos de antepassados. Logo, essa terra é sem dúvida a vossa pátria. Imaginem o que é verem a vossa pátria a sofrer a imigração em massa de indivíduos de outra religião e que se consideram os verdadeiros herdeiros dessas terras. Essas pessoas ao invés de se assimilarem na cultura existente optam por criar nichos da sua própria cultura. Imaginem ver esses nichos a crescer cada vez mais, essas comunidades a tornarem-se cada vez maiores. E em apenas meio século essa comunidade estrangeira proclama que mais de metade da vossa pátria é deles como estado independente.

Era aborrecido não era?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Israel só faz o que quer devido às costas quentes dos americanos, caso contrário, os conflitos do Médio-Oriente já tinha terminado à muito tempo.
A culpa de tudo isto para mim é dos judeus, que lideram os lobbys como o CoolSpot já referiu atrás, e que depois com isso dão a Israel liberdade total. O povo judeu nunca foi bem visto, aonde eles chegam rapidamente a economia passa toda para a mão deles.

O que o Hitler tentou fazer só veio ajudar ainda mais à causa judaica, que passaram assim a serem visto como um povo que foi perseguido e executado, logo as pessoas têm pena. Sempre que alguém fala nos judeus imaginam logo o Holocausto, mas nem imaginam nem de longe o poder que os judeus possuem no mundo :roll:

O Holocausto só ficou conhecido e foi amplamente divulgado porque não foram os americanos que o fizeram, e sim o Adolfo. Porque os holocaustos que os americanos fizeram, fazem e continuam a fazer ninguém fala e nem se sabe de nada.

E é claro no fundo, a guerra existe porque dá dinheiro :roll:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Cerca de 1000 milhões de dólares são gastos por ano em armamento no mundo inteiro. Alguém há-de enriquecer com isto... :roll:

Palestina deve existir como Estado mas sem recurso à violência!
E sobre o tamanho de Israel, já viram o tamanho e população de alguns países nas Caraíbas e Pacífico, e mesmo da Europa? A Holanda e Bélgica têm cada um cerca do tamanho do Alentejo...

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:E sobre o tamanho de Israel, já viram o tamanho e população de alguns países nas Caraíbas e Pacífico, e mesmo da Europa? A Holanda e Bélgica têm cada um cerca do tamanho do Alentejo...
A diferença é que a Palestina apesar da área reduzida consegue ter uma história de mais de 1000 anos de lutas fraticidas entre 3 religiões diferentes.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:Palestina deve existir como Estado mas sem recurso à violência!
O direito à existência do estado de Israel é extremamente relativo.
Para isso é preciso que a Autoridade Palestiniana e os Governos dos Estados árabes vizinhos reconheçam Israel como soberano no território que ocupa. Parece algo simples mas graças à história recente não é bem assim.


O território ocupado actualmente é superior ao decretado pela ONU em 1947.
Quando o estado de Israel é proclamado em Maio de 1948 é logo invadido pelos vizinhos árabes para inviabilizar esta nova situação. Inexplicavelmente este pequeno e recém nascido país ganha esta guerra em 6 meses. Vão ao Google Maps e vejam bem a dimensão relativa dos vizinhos. Com esta guerra conseguiram expandir o território inicial ocupando assim 75% da Palestina (1/3 a mais do decretado pela ONU). Sentindo-se intimidados 800 mil árabes fogem de Israel e tornam-se refugiados.

A partir de 1949 todo o judeu é considerado israelita, dispondo-se assim a acolher uma mar de gente naquela pequena faixa de terra (imaginem o Governo Português a tomar a mesma atitude em relação aos brasileiros). O estado de Israel floresce com a injecção de capital estrangeiro, nomeadamente de financiamento particular.

Em 1956 e por causa da crise do Canal do Suez, Israel alia-se à Grã-Bretanha e à França para retirarem o controlo do canal ao Egipto, ocupando a Faixa de Gaza e a península do Sinai acabando por retirar-se forçados pelos EUA e URSS.

Em 1967 Israel ganha a Guerra dos Seis Dias contra o Egipto, a Síria e a Jordânia, anexando a Península do Sinai (devolvida a 1982), a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, os Montes Golã e a zona oriental de Jerusalém.

A História mostra que política de Israel sempre foi (desde o século XIX com a criação do Movimento Sionista) a de impor a sua presença na Palestina, primeiro com a imigração em massa para aquela zona do Império Otomano e depois através da força militar após a proclamação do novo estado. Durante a administração britânica (após a II Grande Guerra) foram dadas esperanças de independência aos árabes da Palestina e em simultãneo os judeus sionistas eram apoiados nas suas intenções de criação de um estado judeu no mesmo território.

Este jogo político do Reino Unido (leia-se hipócrisia e sentimento imperialista) ajudou e muito a criar a situação actual. As perseguições ao povo judeu que sempre existiram no Velho Mundo não os deixaram integrar-se nas comunidades das nações onde prosperavam. Foram expulsos da Alemanha no séc. XII, de Inglaterra no séc XIII, de França no Séc. XIV e de Espanha e Portugal no séc. XV. Em Portugal, os judeus tiveram um papel bastante activo nos Descobrimentos e a sua expulsão foi no mesmo ano da chegada de Vasco da Gama à India. Coincidência ou não, na mesma altura em que já não precisavam dos seus conhecimentos.


Concluindo: por tudo o que passaram o povo judeu tem de facto direito à sua própria pátria. Já que tanta nação desprezou os contributos deste povo, parece-me merecido. Agora, não me parece correcto fazer isso às custas de outro povo, neste caso dos palestinianos.
De qualquer forma o estado de Israel é um facto consumado. Devem porém abandonar os territórios ocupados, respeitando a resolução 181 da ONU, restabelecendo as fronteiras definidas então, permintindo também a criação efectiva do estado independente da Palestina. Só então poderá haver paz.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O incrível é que este Estado foi decretado quando havia dúvidas sobre a sua localização, pois até havia quem dissesse que poderia ser na Argentina ou outros locais...

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:O incrível é que este Estado foi decretado quando havia dúvidas sobre a sua localização, pois até havia quem dissesse que poderia ser na Argentina ou outros locais...
É natural que para os Sionistas não existisse melhor lugar do que o território de origem, em redor da sua cidade santa: Jerusalém.

Avatar do Utilizador
Chetas
Regular
Regular
Mensagens: 141
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38

Mensagem por Chetas »

Cá por mim, são os judeus/israelitas os culpados por esta e por muitas outras situações que deixam muito a desejar quanto a direitos humanos e a honestidade!

E não venham cá com essas novelas de meia-tijela sobre o "tanto por que passaram". Creio que todos aqui, e não só, têm a capacidade de se informarem melhor a este respeito em vez de apenas engolir sem mastigar a propaganda judaica.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Chetas Escreveu:Cá por mim, são os judeus/israelitas os culpados por esta e por muitas outras situações que deixam muito a desejar quanto a direitos humanos e a honestidade!

E não venham cá com essas novelas de meia-tijela sobre o "tanto por que passaram". Creio que todos aqui, e não só, têm a capacidade de se informarem melhor a este respeito em vez de apenas engolir sem mastigar a propaganda judaica.
Acho que a informação que aqui deixei ajuda cada um de nós a formar uma opinião. Mas consultem a Wikipédia e formem a vossa opinião com base na História tal como eu fiz.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Eu partilho da opiniao o coolspot. Não tenho absolutamente nada contra os judeus, mas n posso aceitar o que se passa.

No entanto acho que há muito a fazer aqui mesmo à mão de semear. eu explico:

Desde miudo que me lembro do meu pai usar a palavra "intoxicação" referindo-se à comunicação social. Pois agora que já tenho cabecinha para pensar e capacidade de informar, entristece-me perceber perfeitamente o uso dessa palavra.

Epa... mas que raio... naterça li o publico... porra 7 ou 8 páginas de pura intoxicação... então mas que raio... israel não tem um primeiro ministro? um ministro da defesa? dos negocios estrangeiros?
Ninguem culpa ninguem... simplesmente se diz: "tentativa de desarmamento do ezbollah", "onu incapaz de comunicar com grupo terrorista"...
tão mas q c.... é esta m....
Desculpem-me falar assim mas estão pessoas a morrer, já vão em mais de 300, como ser humano sinto a obrigação de condenar isto.
Foi lá o enviadito da ONU ao libano tentar uma "solução diplomática" mas claro que já deu à sola... e tambem o gajo deve ter confundido coisas sérias com a "história da guerra" do raul solnado em que se telefonava ao inimigo para ele parar de bobardear.

Mas que raio é que querem fazer? então agora israel descarrega bomba para cima de pessoas, destruindo 34 pontes, aeroportos, portos, armazaes, comunicaçoes ( destruindo um país basicamente ), e causando mortos e agora é culpa de um rapto de dois soldados?

Epa.... é urgente acabar com a mentira.
A internet nesse aspecto pode ser um grande bem... fóruns, sites de informação independente, etc etc... já conseguimos a liberalização da tecnologia, apesar de ser uma luta constante acho que estamos no bom caminho, agora temos que conquistar a liberalização da informação.

Este fórum corre software open source e tem custos mantidos por uma ou duas pessoas em particular e pela comunidade ( publicidade ) , no entanto chega a milhares de pessoas e não pode aqui vir nenhum chico esperto dizer-nos o que devemos publicar online ou não. Pois isto não é deles. Por isso quem quiser viver num big brother gigantesco e fazer tal e qual o que os senhores da guerra querem, pode ficar quietinho. Quem não estiver disposto a prostituir a mioleira... traga outro amigo tambem!

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Gostaria de ressalvar que os soldados foram raptados quando já havia outro conflito contra outro rapto por parte de um movimento palestinano e consequente ataque, portanto diga-se que o Hezbollah apenas entrou numa guerra já existente.

Muito honestamente não acho que nenhum dos lados tenha razão, do lado do Hezbollah que atinge alvos civis quando devia concentrar os rockets contra as posições militares israelitas, do lado dos israelitas que destroem estruturas civis incluindo bairros inteiros sobre o pretexto de quererem impedir a fuga e rearmamento assim como eliminação dos dirigente (parece que precisam de um elefante para matar uma formiga). Já não falo das baixas civis, que a meu ver são imperdoáveis neste caso...

Acho piada à criação do estado de Israel... é que se formos pela mesma lógica, os Indios norte-americanos (e os restantes) também podiam reinvindicar a criação de naçõe índias.

No entanto o problema não começa depois da 2ª Guerra Mundial, vem já desde a 1ª na qual os ingleses usando a vontade de criação de um estado árabe por parte dos habitantes das suas colónias na zona, usaram o seu potencial para derrotar o Império Otomano (a tal história do Lawrence da Arábia, que é veridica), traindo depois da vitória os seus aliados e dividindo o território com os Franceses, traçando fronteiras com régua e esquadro (literalmente) em Versalhes, criando artificialmente muitos dos países que hoje conhecemos na zona.

Hyper_Viriato
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registado: terça-feira, 25 outubro 2005 22:30

Mensagem por Hyper_Viriato »

Eu não vou repetir o que tentos já disseram neste tópico mas digo no entanto o seguinte:
Se tiver que decidir de quem é a culpa claro que digo que são os israelitas:
-porque tomaram conta de um territorio que não lhes pertencia
-porque o tipo de sociedade que criaram subjogou as culturas que lá existiam
-porque sempre tiverem uma atitude expansionista e oportunista
-porque nunca deram valor à vida de ninguem que não fosse israelita

Quanto aos Palestinianos claro que tenho que dizer que não concordo com muita coisa...mas no entanto tambem não sou eu que perdi o país dos meus pais e avós e vivo subjugado pelos israelitas.

Os Alemães invadiram a França para fazer parte da grande Germania...os franceses perderam a guerra e deixaram de poder enfrentar os Alemães como um exercito convencional...organizaram-se na clandestinidade e colocavam bombas, matavam e raptavam alemães (militares e civis). Aos franceses chamamos Resistência aos Palestinianos chamamos terroristas!

Mas claro que a culpa é de muitos paises. Especialmente o Reino Unido e EUA.
Se era necessario dar aos judeos um pais...então que lhe dessem parte da Alemanha que foi culpada da morte de tantos judeus...e não tirar a terra a quem nada tinha a ver com isso!

Este problema não parece ter mesmo fim...o que eu gostava realmente é que alguem com juizo na ONU decidi-se levar o problema asserio:
-Dividia o territorio 50% para cada lado.
-Cada territorio tinha contacto com o mar e era conexo (não a piada que é hoje!).
-E Jerusalem a meio, sendo uma cidade-estado governada por um conselho das três religiões.
-Nessa cidade era assinado um pacto e ficava conhecida como o cidade da Amizade
-Os Palestenianos eram compensados pela perde de território com incentivos monetários que durariam decadas e uma aliança que defenderia esse pais de qualquer ataque à sua sobrania...e talvez mesmo um estender de mãos da UE para se tornar um estado membo se desejar.

Mas isso são sonhos...se fosse palestiniano talvez pensa-se diferente.