no seguimento de um topico que entre outras coisas falou-se nas despesas causadas por doenças prolongadas,em que se falou nos impostos que nós pagamos,etc.
segundo a nossa constituiçao,todos os portugueses tem direitos e deveres.
um dos direitos é à protecção da saúde e o dever de a defender e promover,Através de um serviço nacional de saúde universal e geral,"tendencialmente gratuito".
daqui eu percebo que todas as pessoas tem direito a serem tratadas gratuitamente.ora se isto é assim porque é que sempre que vamos ao hospital nos é pedida uma taxa de 7 euros penso eu.
ja todos pagamos impostos,se tiverem o azar de ter de ir ao hospital 2 vezes num mes sao mais 14 euros,a mim parece mais uma vez um roubo.
alguem me esplica o que é a adse,penso que é um sistema de saude para os funcionaris publicos,nao será isto inconstitucional??. se o estado defende um sistema de saude geral,tendencialmente gratuito,como podem ter um apenas para eles dentro do proprio estado??
agora uma pequena historia:num hospital alguem teve que recorrer ás urgencias,devido a uma queimadura,como era urgencia nao foi pedida a taxa moderadora,mas foi enviada para casa da pessoa uma carta com a taxa moderadora e mais 30 euros de serviços prestados para pagar.
a carta foi imediatamente para o lixo.
passado 2 meses outra carta,pro lixo tambem.
passado bastante tempo,vem uma carta onde diz que divido á nao liquidaçao da divida estava uma advogada a tratar do caso.
a pessoa deslocou-se á administraçao do hospital,pediu esplicaçoes sobre o porque daquela conta,tinha os impostos em dia e devia ter acesso gratuito a cuidados,pelo menos nas urgencias.
o hospital disse que afinal nao era para pagar os servicos,apenas a taxa moderadora.
mas porque??
resumindo nao pagou nada,veio embora e nunca mais recebeu carta nenhuma.
conclusao,ou o hospital suportou os custos,lol,ou andamos todos a ser enganados,para variar...
sistema nacional de saude....
-
Briooosa
- Banido
- Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
knight
- Regular

- Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
O facto do SNS ser tendencialmente gratuito não invalida o pagamento de uma taxa de acesso aos cuidados de saúde (a taxa moderadora). Se alguns de vocês só recorrem aos serviços de saúde (à urgencia em particular) quando reconhecem que a situação em causa tem uma gravidade que o justifique, a grande maioria não o faz dessa forma, e literalmente consome os recursos de uma forma completamente voraz. Por isso a aplicação de uma taxa de acesso (que é, acreditem, irrisória, comparada com os custos da generalidade dos procedimentos médicos ou de enfermagem, suportados pelo estado) funciona como uma medida disciplinadora para aqueles que, na verdade, não precisam de os solicitar. Se não houvesse taxa moderadora, podes ter a certeza que os serviços entravam em colapso, de tão congestionados que ficavam, e em vez de esperares 2 ou 3 horas por uma situação de gravidade mínima ou 2 ou 3 meses por uma consulta num centro de saúde, esperarias muito mais.
Alem disso existe isenção de pagamento da taxa moderadora para muitos dos casos que, reconhecidamente, necessitam de uma assistência médica mais apertada, ou de menores rendimentos, como é o caso das grávidas, crianças, alguns pensionistas com reformas mais baixas, pessoas com rendimento abaixo do mínimo nacional, portadores de doenças crónicas, etc...
Por isso acho que é perferitamente justificavel aplicar uma taxa moderadora nessas condições.
Em relação a ADSE, é um subsistema de saude como tantos outros (existe para a Força Aerea, Marinha, funcionarios dos Bancos e Ministerio da Justiça, que me recorde) e estão perfeitamente regulados, por isso não sao inconstitucionais. Eu desconto do parte do meu ordenado pra ADSE para alem do desconto pra Segurança Social, por isso pago mais impostos, e é natural que tenha mais benefícios por esse motivo, ninguem me está a dar nada.
Alem disso existe isenção de pagamento da taxa moderadora para muitos dos casos que, reconhecidamente, necessitam de uma assistência médica mais apertada, ou de menores rendimentos, como é o caso das grávidas, crianças, alguns pensionistas com reformas mais baixas, pessoas com rendimento abaixo do mínimo nacional, portadores de doenças crónicas, etc...
Por isso acho que é perferitamente justificavel aplicar uma taxa moderadora nessas condições.
Em relação a ADSE, é um subsistema de saude como tantos outros (existe para a Força Aerea, Marinha, funcionarios dos Bancos e Ministerio da Justiça, que me recorde) e estão perfeitamente regulados, por isso não sao inconstitucionais. Eu desconto do parte do meu ordenado pra ADSE para alem do desconto pra Segurança Social, por isso pago mais impostos, e é natural que tenha mais benefícios por esse motivo, ninguem me está a dar nada.
-
Briooosa
- Banido
ai descontas parte do ordenado,deves pensar que fazes uma grande coisa ou que és o unico que o faz,acho que nao é preciso dizer-te quantas pessoas descontam do ordenado e nao tem um sistema como a adse,se para ti 7 euros é uma quantia irrisória,para algumas pessoas nao o é,7 euros para estar nao sei quanto tempo para ser atendido,e depois ter alguns minutos de assistencia e cobram 7 euros.acho que é um bocado.
se é como tu dizes,essa taxa moderadora é apenas para evitar o caos nos hospitais,vou continuar a fazer o mesmo que fiz na historia que contei em cima.eu só recorro aos hospitais em ultimo caso,felizmente os meus pais tem uma assistencia muito boa do mesmo estilo da adse,que é o sams,e raramente recorro a hospitais a nao ser em urgencias.
ora eu como estudante,nao tenho rendimentos,nao vou ao hospital todos os dias,quando acontecer ter que ir podem ter a certeza que nao pago a taxa moderadora de caos hospitalar.
se é como tu dizes,essa taxa moderadora é apenas para evitar o caos nos hospitais,vou continuar a fazer o mesmo que fiz na historia que contei em cima.eu só recorro aos hospitais em ultimo caso,felizmente os meus pais tem uma assistencia muito boa do mesmo estilo da adse,que é o sams,e raramente recorro a hospitais a nao ser em urgencias.
ora eu como estudante,nao tenho rendimentos,nao vou ao hospital todos os dias,quando acontecer ter que ir podem ter a certeza que nao pago a taxa moderadora de caos hospitalar.
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Ele desconta ainda mais do ordenado para o subsistema de saúde da ADSEBriooosa Escreveu:ai descontas parte do ordenado,deves pensar que fazes uma grande coisa ou que és o unico que o faz,acho que nao é preciso dezer-te quantas pessoas descontam do ordenado e nao tem um sistema como a adse.
Se as empresas privadas realmente se preocupassem com os empregados também teriam planos de saúde para estes (e julgo que há algumas que o têm).
A taxa moderadora julgo que não seja fixa e depende dos rendimentos da pessoa (ou pelo menos era algo do género que iam fazer, ou deviam).
-
knight
- Regular

Sinceramente acho que te estás a passar um bocado, não fui agressivo contigo, limitei-me a dar a minha opinião, mas se soubesse que ias responder assim nem sequer me tinha dado ao trabalho de o fazer.Briooosa Escreveu:ai descontas parte do ordenado,deves pensar que fazes uma grande coisa ou que és o unico que o faz,acho que nao é preciso dizer-te quantas pessoas descontam do ordenado e nao tem um sistema como a adse,se para ti 7 euros é uma quantia irrisória,para algumas pessoas nao o é,7 euros para estar nao sei quanto tempo para ser atendido,e depois ter alguns minutos de assistencia e cobram 7 euros.acho que é um bocado.
Não me considero alguem especial por descontar pra ADSE, como outros milhares de portugueses fazem, simplesmento o faço porque considero ter vantagens para mim a ponto de dispensar parte do meu ordenado no fim do mês. E afinal estas a reclamar à boca cheia dos funcionarios publicos terem ADSE, quando afinal tu proprio dizes que beneficias de um subsistema de saude, como o SAMS, quando vai dar basicamente ao mesmo.
E se leres bem o meu texto anterior verás que eu não disse que o preço da taxa moderadora é irrisório em termos absolutos, o que eu disse foi que é de facto IRRISÓRIO EM COMPARAÇÃO com os preços dos procedimentos médicos, ou julgas que ir a urgencia fazer umas analises, um RX, uma TAC ou simplesmente dar 3 ou 4 pontos numa ferida qualquer não fica infinitamente mais caro que isso?? O problema é que o estado paga isso tudo e as pessoas nem se apercebem, julgam que é de graça.
E mais não digo, porque não vou continuar a discutir com alguem que não sabe aceitar opinioes diferentes sem começar a mandar vir.
-
Briooosa
- Banido
desculpa nao queria ser agressivo,se achas que fui agressivo desculpa.knight Escreveu:
Sinceramente acho que te estás a passar um bocado, não fui agressivo contigo, limitei-me a dar a minha opinião, mas se soubesse que ias responder assim nem sequer me tinha dado ao trabalho de o fazer.
como é logico respeito a tua opiniao,como outra qualquer.
eu beneficio de uma asistencia,mas é de um privado,é ai que eu acho que existe diferença.
e nao sei como isso se processa,mas nunca vi perguntarem qualquer tipo de informaçao sobre a condiçao social antes de dizer que é para pagar a taxa moderadora,a mim nao me perguntaram...
nao deixes de comentar um topico pelo qual te interessas por eu ter sido agressivo,como ja disse respeito a tua opiniao,mas temos ideias diferentes.
nao queria pensem que só disse isto para denegrir os funcionarios publicos seja de que area forem.
só lançei este topico porque acho os nossos impostos sao mal aplicados,e sao cada vez mais altos. nao só na saude,mas em tudo.
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Briooosa devias ir fazer uma visita aos EUA, onde não te aceitam sequer num hospital caso o teu seguro de saúde não cubra os tratamentos ou análises que tens que fazer 
Cá isto não é perfeito, mas também não é dos piores.
Por mim nisto e como em quase tudo acho que se deve pagar de acordo com as possibilidades de cada um... utopicamente ninguém pagava.
Repara que muitos pagam impostos... mas muitos também não pagam e enganam o fisco por acharem que os impostos não servem para nada... ora se todos pagassem impostos honestamente teriamos educação grátis, serviços de saúde grátis, boas estradas, bons serviços de transporte público, boas actividades culturais, bons municipios...etc (isto claro, se depois quem estivesse no poder também fizesse algo de jeito).
E agora um aparte (que nem é tão off-topic quanto isso), vocês viram o novo recorde de lucros da Galp? em 4 anos conseguiram triplicar os lucros ... agora já todos sabemos quem anda a sustentar estas empresas e a perder poder de compra à custa de aumentos desnecessários... são esses e os bancos coitadinhos...
Cá isto não é perfeito, mas também não é dos piores.
Por mim nisto e como em quase tudo acho que se deve pagar de acordo com as possibilidades de cada um... utopicamente ninguém pagava.
Repara que muitos pagam impostos... mas muitos também não pagam e enganam o fisco por acharem que os impostos não servem para nada... ora se todos pagassem impostos honestamente teriamos educação grátis, serviços de saúde grátis, boas estradas, bons serviços de transporte público, boas actividades culturais, bons municipios...etc (isto claro, se depois quem estivesse no poder também fizesse algo de jeito).
E agora um aparte (que nem é tão off-topic quanto isso), vocês viram o novo recorde de lucros da Galp? em 4 anos conseguiram triplicar os lucros ... agora já todos sabemos quem anda a sustentar estas empresas e a perder poder de compra à custa de aumentos desnecessários... são esses e os bancos coitadinhos...
-
knight
- Regular

Eh pah, na paz!Briooosa Escreveu:desculpa nao queria ser agressivo,se achas que fui agressivo desculpa.
como é logico respeito a tua opiniao,como outra qualquer.
Em relação as isenções de pagamento, nao sei se elas sao aplicadas ou nao (provavelmente em muitos casos não, ate porque se calhar muita gente não sabe disso e nao se informa, e tambem porque quem devia perguntar tambem nao se da a esse trabalho), mas que elas estão previstas estão
Em relação aos funcionários públicos e aos impostos... Bem, acho que nesse aspecto todos sabemos como funcionam as coisas em Pt (:D) mas tb nao podemos enfiar tudo no mesmo saco. Ha muita coisa que pode ser feita para melhorar o SNS, mas a minha opinião pessoal é que a abolição da taxa moderadora não ia melhorar em nada o sistema, antes pelo contrário. O que não quer dizer que esteja de acordo com a forma como aumentou... Enfim, é o sistema que temos, mas no geral, concordo com o corsário, acho que não é preciso ir pra muito longe pra vermos que até nem estamos mal servidos.