Panrico em dificuldades

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Panrico em dificuldades

Mensagem por Pedro »

Panrico suspende pagamento de salários em Espanha

A Panrico, empresa que comercializa os Bollycaos e os Donuts, anunciou nesta quinta-feira a suspensão temporária do pagamento de salários aos seus mais de quatro mil trabalhadores em Espanha.

Segundo a imprensa espanhola, a empresa procura assim ganhar tempo enquanto a gestão finaliza um plano de viabilidade que permita manter a Panrico em funcionamento. A medida não tem qualquer impacto na operação portuguesa, garantiu ao PÚBLICO fonte oficial da direcção da Panrico Portugal.

A medida afecta todos os funcionários da Panrico Espanha, que nos últimos quatro anos acumulou prejuízos na ordem dos 700 milhões de euros. Dados preliminares da empresa indicam que o exercício de 2013 poderia terminar com prejuízos operacionais de cerca de 13 milhões de euros.

Segundo o site economiadigital.es, a Oaktree, única accionista da Panrico, recusa injectar mais capital na empresa catalã, onde já investiu quase 100 milhões de euros, sem recolher dividendos.

A suspensão de pagamentos seria uma forma de manter a empresa em funcionamento até que a gestão (recentemente encabeçada pelo advogado e economista Carlos Gila) e o accionista chegassem a um acordo quanto a um plano de reestruturação que permita a sobrevivência da companhia.

A agência EFE, que cita fontes próximas da empresa, diz que a suspensão de pagamento de salários é a única forma de honrar os compromissos com os fornecedores e manter a empresa em funcionamento.

As vendas da Panrico ressentiram-se com a crise económica e com o aparecimento de produtos similares de marca branca.

Em Portugal, onde a empresa emprega 430 trabalhadores nas duas fábricas de Mem Martins e Gulpilhares, as tendências de vendas "são bastante positivas" e "os resultados estáveis" e a "gestão comercial, industrial e financeira, completamente autónoma", pelo que o sucedido em Espanha não tem qualquer implicação no funcionamento, nem nos pagamentos a trabalhadores e fornecedores, garantiu fonte da empresa.

As centrais sindicais C.OO e UGT já manifestaram o seu desagrado por esta medida e vieram a público exigir uma reunião com os dirigentes da Panrico, noticiou a Europa Press. Uma das críticas prende-se com o facto de a empresa ter anunciado a suspensão através de comunicado interno, sem ter sequer convocado os sindicatos para discuti-la.

O grupo Panrico está sedeado em Esplugues de Llobregat (Barcelona), tem fábricas em Portugal e Espanha, e comercializa pães e bolos há mais de 50 anos.

Fonte: Público
Outra surpresa em termos de empresas problemáticas. Tenho ideia que a Panrico é extremamente grande e popular e afinal... estão nas últimas. Esta decisão de suspender salários é de uma violência tremenda para os trabalhadores...

Responder