Cuidados de saúde no estrangeiro

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Cuidados de saúde no estrangeiro

Mensagem por Al Capone »

Alguem sabe onde é q tnh q ir pa tratar dessas cenas de cuidados de saude na uniao europeia? acho q é preciso 1 formulario klk nao é?

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Vai a um centro de saúde e pede o formulário E-111.
Não sei em que pé estão as coisas, mas em vez de te entregarem o formulário talvez te entreguem o cartão europeu de saúde. Está em fase de transição. Pelo menos estava há uns tempos... :roll:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O E-111 já foi, agora é o cartão europeu de saúde!

http://www.adse.pt/page.aspx?IdCat=328&IdMasterCat=123

Al Capone
Experiente
Experiente

Mensagem por Al Capone »

obrigado, tnh q ir la tratar disso

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

ADSE é so para funcionários da administração pública!!
Para os utentes do SNS (serviço nacional de saúde) acho que é na segurança social que se trata disso.
Tenho familiares meus q vão a segurança social buscar um documento qualquer para ir para o estrangeiro e ter direito a assistencia médica.

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Isso tem de ser tratado antecipadamente. O dito cartão demora cerca de 3 semanas a ser enviado (e convém fazer a birra do "mas eu tenho muita urgência nisso", senão habilitas-te a esperar 1 mês e tal).

Pode ser pedido na loja do cidadão, no balcão multi-usos do primeiro andar. Fica num canto e é ao lado da tvcabo ou netcabo ou qualquer coisa assim. As pessoas normalmente não sabem que isso também é balcão do ADSE...então está sempre vazio.

Por outro lado o cartão só é válido até Dezembro deste ano, depois terás de pedir outro.

No entanto aconselho a ires tratar-te a Portugal caso seja preciso :| Os hospitais no estrangeiro - Espanha pelo menos - descuram bastante em tudo o que é estrangeiro, especialmente se for estrangeiro e jovem.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

ADSE é so para funcionários da administração pública!!
E também descendentes dependentes (provavelmente até certa idade).

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Até aos 25 anos, penso eu (ou até arranjarem emprego).

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29

Mensagem por Uzumaki »

Bem, eu estou na Suica e ainda nao usei o meu, mas pelo que sei, aqui levam o cartao a serio, no sentido que se for a um hospital e' utilizavel como em portugal (mais coisa menos coisa). No entanto sei que em franca, por exemplo, ja' nao e' assim.

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Em Espanha também aconselho - se for mesmo preciso usar os serviços de saúde daqui. Eles até no soro fisiológico procuram roubar o próximo.

Ingersoll
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Mensagem por Ingersoll »

Em baixo segue uma circular que foi enviada a todos os colaboradores no meu local de trabalho. Espero que seja útil.

-----------------------------------------------------
Cartão Europeu de Saúde

Antes de viajar para a Europa, dirija-se à segurança social e peça o cartão de seguro de doença gratuito. Se precisar de assistência, tem os mesmos direitos dos cidadãos desse país.

A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111.

Em Portugal, desde 28 de Fevereiro último, é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito. Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão.

Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa.

Se os serviços não puderem enviá-lo a tempo, fornecem-lhe um certificado provisório.

O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal.

Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas. Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo). Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.

Onde posso utilizar?
Em qualquer dos 25 países da União Europeia. Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificar-se com o B.I. Se possível, refira que pretende tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.

Mais informação em:
Tudo sobre o Cartão de Saúde Europeu
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... dex_en.htm

A implementação do Cartão de Saúde Europeu
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... ion_en.htm

Base de Dados de instituições de Segurança Social
http://europa.eu.int/comm/employment_so ... itution.do

Al Capone
Experiente
Experiente

Mensagem por Al Capone »

amanha ja vou tratar disso a loja do cidadao, ha la 1balcao da ADSE, so espero é q aquilo seja rapido!
alguem tem informacoes sobre seguros de acidentes pessoais?

Fiquem Bem!