Combustíveis

O geral das generalidades... para discutir tudo!
lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

Chong Li Escreveu:Pois, também reparei nessa... já estão a fazer a aproximação ao preço dos outros lados.
Autoridade da Concorrência (AdC) investiga Galp em negócio de combustíveis

Em causa estão oito bombas que a Galp desistiu de comprar à Sonae em 2008 e que agora têm a sua marca

Ano de 2008. É anunciada em Fevereiro a intenção de compra pela Galp à Sonae de oito postos de abastecimento de combustível do Continente, herdados da aquisição do Carrefour. Em Agosto, a Autoridade da Concorrência (AdC) anuncia, por sua vez, uma investigação aprofundada ao negócio, por este ser "susceptível, à luz dos elementos recolhidos, de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva em alguns dos mercados". A AdC disse ao i que não chegou a emitir qualquer parecer na altura porque o negócio não avançou - a Petrogal apresentara a desistência a 14 de Janeiro de 2009.

Julho de 2010. As mesmas oito bombas que a Galp quis comprar em 2008 (Braga, Vila Nova de. Gaia, Aveiro, Coimbra, Montijo, Portimão, Paços de Ferreira e Torres Novas) aparecem agora com os logos da Galp e a vender o seu combustível. Acrescidas de mais duas, também em hipermercados, em Valongo e Famalicão.

Segundo o porta-voz da Galp Energia, Pedro Marques Pereira, a operação de 2008 "não avançou porque com a aquisição entretanto concretizada das redes ibéricas da Agip e da Esso, os oito postos do Continente deixaram de ser tão importantes na estratégia de expansão da rede".

Ceder a exploração O que aconteceu? É o que a AdC quer perceber. Fonte da entidade, contactada pelo i, informa que a Autoridade está "a investigar a situação e já pediu esclarecimentos às empresas envolvidas".

Ao i, a Galp nega ter adquirido directamente qualquer bomba da Sonae e diz ter sido contactada por revendedores interessados em vender a sua gasolina, com a sua bandeira, sem que estes postos integrem a rede própria da marca.

Contactada, a Sonae informou apenas que, por não fazer parte do seu core business, "decidiu ceder a exploração da sua rede de postos de abastecimento de combustíveis, em funcionamento junto dos hipermercados Continente". Acrescenta que esta cedência de exploração foi feita "a favor de um conjunto alargado e diferenciado de concessionários, em qualquer dos casos empresas com experiência na distribuição retalhista de combustíveis". Sobre a ligação contratual esclarece que se estabeleceu um "contrato de locação de estabelecimento comercial" com os revendedores, embora não especifique por quanto tempo.

Preços Mesmo não sendo os postos propriedade da Galp, importa perceber como são definidos os preços finais, já que estas bombas praticavam até aqui preços mais baixos. E aqui surgem versões contraditórias. Fonte da Anarec (Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis) diz que, em postos com bandeira de uma grande marca, o revendedor "sujeita-se às regras do contrato impostas pela petrolífera, até ao limite". Neste caso, seria "a Galp a definir os preços praticados".

Pedro Marques Pereira refuta: os revendedores nos postos Sonae "são totalmente independentes da Galp, tendo a liberdade de definir todos os elementos da política comercial". Essa liberdade "inclui a definição dos preços de venda ao público". Assim, "não sabe a Galp, nem dela depende, a política de preços" seguida. "A Galp apenas fixa um preço máximo de venda, que o comercializador é obrigado a respeitar".

Avatar do Utilizador
|Johnnywalker|
Veterano
Veterano
Mensagens: 741
Registado: terça-feira, 11 janeiro 2005 15:55

Mensagem por |Johnnywalker| »

a pois é! Nada que eu já não estivesse a espera! :?

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

não sei porque mas cheira-me que se vai acabar o que era bom... se começarem a praticar os preços da galp so nos resta o jumbo e a cepsa no fundo da avenida do forum mas essa estava barata porque tinha concorrência se não tiver hummm

lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

nunorfa Escreveu:não sei porque mas cheira-me que se vai acabar o que era bom... se começarem a praticar os preços da galp so nos resta o jumbo e a cepsa no fundo da avenida do forum mas essa estava barata porque tinha concorrência se não tiver hummm
Penso que a CEPSA também irá subir lentamente o preço, será apenas uma questão de tempo.
Autoridade da Concorrência? Pois...

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Pai Natal, Coelhinho da Pascoa, alguém acredita?

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

sinceramente, desde que continue a ter o jumbo e o intermarchê em Condeixa, estou pouco querendo saber...Em 3 depósitos que coloquei nas novas bombas "golpe" do continente do fórum, obtive sempre médias superiores ao normal na casa dos 0,8 a 1l por cada 100km :twisted:

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Hal9000 Escreveu:sinceramente, desde que continue a ter o jumbo e o intermarchê em Condeixa, estou pouco querendo saber...Em 3 depósitos que coloquei nas novas bombas "golpe" do continente do fórum, obtive sempre médias superiores ao normal na casa dos 0,8 a 1l por cada 100km :twisted:
1 litro a cada 100km? mas que carro é que tens não conheço nenhum que faça essa media!

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

nunorfa Escreveu:
Hal9000 Escreveu:sinceramente, desde que continue a ter o jumbo e o intermarchê em Condeixa, estou pouco querendo saber...Em 3 depósitos que coloquei nas novas bombas "golpe" do continente do fórum, obtive sempre médias superiores ao normal na casa dos 0,8 a 1l por cada 100km :twisted:
1 litro a cada 100km? mas que carro é que tens não conheço nenhum que faça essa media!

Eu disse médias superiores ao normal na casa de 0,8 a 1l :wink:

Ou seja, se antes tinha uma média de 5,0l/100, agora tenho entre 5,8 a 6,0/100 :wink:

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Hal9000 Escreveu:
nunorfa Escreveu:
Hal9000 Escreveu:sinceramente, desde que continue a ter o jumbo e o intermarchê em Condeixa, estou pouco querendo saber...Em 3 depósitos que coloquei nas novas bombas "golpe" do continente do fórum, obtive sempre médias superiores ao normal na casa dos 0,8 a 1l por cada 100km :twisted:
1 litro a cada 100km? mas que carro é que tens não conheço nenhum que faça essa media!

Eu disse médias superiores ao normal na casa de 0,8 a 1l :wink:

Ou seja, se antes tinha uma média de 5,0l/100, agora tenho entre 5,8 a 6,0/100 :wink:
Ha bom ja tava a ver que tinhas um carro que andava a agua :P falando a serio em termos de media para mim o gasóleo em Portugal que me faz mais km, fazendo o mesmo tipo de condução é o da repsol, é tb caro...

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Já repararam que afinal a Autoridade da Concorrência (AdC) não investiga nada a nova Galp do forum, porque os preços não tem baixado, no jumbo por exemplo o gasóleo ja esta 1,069 e lá ainda esta a 1,109..... esta a verificar-se o que muita gente aqui temia :S
por enquanto com uns vales do continente de -5cent e eles a darem os vales também para compras no continente ainda compensa por enquanto....

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

nunorfa Escreveu:Já repararam que afinal a Autoridade da Concorrência (AdC) não investiga nada a nova Galp do forum, porque os preços não tem baixado, no jumbo por exemplo o gasóleo ja esta 1,069 e lá ainda esta a 1,109..... esta a verificar-se o que muita gente aqui temia :S
por enquanto com uns vales do continente de -5cent e eles a darem os vales também para compras no continente ainda compensa por enquanto....
Passei lá à pouco e está a 1,099€.

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Pronto então deve ter baixado 1cent mas ainda nao esta nos valores que praticava quando era continente ou carrefur!!

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

nunorfa Escreveu:Pronto então deve ter baixado 1cent mas ainda nao esta nos valores que praticava quando era continente ou carrefur!!
Nem vai voltar a estar.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Galp entra no mercado dos combustíveis «low-cost»

Primeiro posto da rede «Galp base» de combustível de baixo custo já entrou em funcionamento em Setúbal

A Galp anunciou esta segunda-feira, que vai apostar numa rede de postos de «baixo custo», onde será vendido combustível sem aditivos, tal como nos hipermercados, de forma a não perder terreno para estes grandes concorrentes.
A rede, denominada Galp Base, já tem um posto em funcionamento em Setúbal, onde a gasolina sem chumbo de 95 Octanas é vendida a 1,27 euros e o gasóleo a 1,06 euros, o mesmo preço praticado pelo maior hipermercado da cidade.
"É uma espécie de um teste ao mercado, uma vez que há esta receptividade, por parte dos consumidores, em que o único requisito é que haja um preço baixo e não exigem todo o tipo de serviços que é prestado nos postos Galp, nem sequer um combustível de qualidade superior", explica, à Rádio Renascença, Pedro Marques Pereira, porta-voz da petrolífera.

"Galp reconhece razão da ACP"

O Automóvel Club de Portugal (ACP) disse hoje que a decisão da Galp de criar uma rede de postos com preços baixos dá "razão" à suas críticas sobre o alto preço dos combustíveis em Portugal.
"Ao ver-se obrigada a concorrer diretamente com os postos detidos pelos hipermercados, a Galp vem reconhecer a razão do ACP", disse em comunicado a instituição, acrescentando que "isto acontece precisamente uma semana depois de" ser conhecido que "Portugal é o segundo país da União europeia onde os combustíveis são mais caros antes de impostos".
De acordo com a imprensa de hoje, a Galp está lançar uma rede de postos de combustível de baixo custo denominada Galp Base, onde serão vendidos combustíveis sem aditivos, tendo já aberto o primeiro posto em Setúbal
A atual posição da petrolífera é contraditória com políticas anteriormente defendidas, argumenta o ACP: "Não deixa de ser no mínimo caricato [a Galp] dizer que vai vender combustíveis mais baratos por não ter aditivos, característica que sempre recusou por alegadamente não possuir a mesma qualidade."
Neste comunicado, o Automóvel Clube de Portugal volta a reiterar que o combustível vendido nas bombas de hipermercados cumpre "todos os requisitos de qualidade e certificação europeias".

Autoportal

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Vão colocar o lettering da Galp nos postos dos hipermercados como já colocaram nas bombas do continente :lol: