Na maioria das melhores cidades europeias as pessoas usam a ferrovia, quer comboio normal, metro, sub-urbano, para se deslocarem da periferia para o centro. Por cá é quase impossível em muitos dos sítios competir com o automóvel, sendo que o razoável é haver prioridade para transportes públicos. Isto levaria a poupança de combustível e menor poluição nas cidades, logo menos problemas com a subida dos combustíveis.Isto já vai num grande off-topic., mas não é bem assim, é verdade que temos bastantes AE's, mas essas também ajudam no desenvolvimento das regiões e sempre são mais fáceis de construir e dão mais vantagens a todas as pessoas do que as linhas férreas, além disso tu tens comboios para Castelo Branco, aliás, eu quando lá estudei cheguei a ir muitas vezes de comboio porque ainda é o unico transporte publico que tolero.
Os expressos, não sou frequentador, mas pelo que tenho visto nas AE's e mesmo a entrar para os terminais, as frotas têm sido renovadas, tenho visto autocarros da rede expressos novos e com aspecto de serem bastante confortáveis.
Por outro lado se quiseres ir até Viseu, ou vais de expresso ou vais para Mangualde de comboio e depois apanhas um expresso para Viseu. O interior do país está muito mal servido de ferrovia, quando se calhar era onde faria mais sentido agora apostar.
Olhamos aqui para Coimbra e há quantos anos andam a falar do Metro... e depois vemos a atitude que houve por o metro passar em frente ao João de Deus na Solum, que é indicativa de muita coisa. Os papás que se opuseram se pudessem até entravam de carro na sala de aula, por outro lado sempre que passo lá em hora de ponta não há lugar seguro naquela rua para se andar pois é só carros estacionados. Isto é bem mais perigosos que um metro a passar pois tapam a visibilidade e mais facilmente uma criança é atropelada por um carro que por um metro.
A Honda ontem lançou o primeiro carro a hidrogénio a ser comercializado para o grande público. Só falta arranjar forma rentável, rápida e vantajosa de obter hidrogénio sem produzir tanto CO2.