A educação (ou falta dela)
-
*estrelinha*
- Iniciado

- Registado: sexta-feira, 14 dezembro 2007 14:16
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
Já fiz cábulas na faculdade, maioritariamente não as uso. Cábulas de expressoes matemáticas para Biofisica ou então uma enchente de nomes ranhosos de farmacos que não conseguia decorar. Sinceramente, não acho que isso seja algo de extraordinário, já que em nunca fez com que estudasse menos para as cadeiras. Apenas há cadeiras (com 400 slides) cheios de nomes estranhos que nao querem dizer nada, às quais é necessario uma capacidade enorme de decoranço se não se recorrer as cabulas.
Mas no secundário, não tinha hábito de fazer.
Mas no secundário, não tinha hábito de fazer.
-
*estrelinha*
- Iniciado

Acabei de ver numa revista cor-de-rosa...tipico de mulheres lol, uma noticia sobre este caso:
"A agressão de aluna do 9ºano a uma professora á analisada por Quintino Aires (Psicologo)"
e o senhor diz em letras grandes:
"O comportamento que ali se vê revela claramente que o cérebro emocional desta jovem não evoluiu,ainda,além dos 2 anos de idade."
E depois dá a entender que todos fazem o Jogo do empurra para encontrar uma explicação para tal comportamento mas todos lavam as Mãos tal qual Pilatos o fez...
Alguém quer comentar?
"A agressão de aluna do 9ºano a uma professora á analisada por Quintino Aires (Psicologo)"
e o senhor diz em letras grandes:
"O comportamento que ali se vê revela claramente que o cérebro emocional desta jovem não evoluiu,ainda,além dos 2 anos de idade."
E depois dá a entender que todos fazem o Jogo do empurra para encontrar uma explicação para tal comportamento mas todos lavam as Mãos tal qual Pilatos o fez...
Alguém quer comentar?
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
Epa é mesmo a este ponto que quero chegar. Isto é uma realidade n os dias de hoje. Toda a gente sabe que acontece. Mas fazem-se surpreendidos e admirados por este tipo de assunto. Será que tb era preciso haver 1 reportagens sobre imigração em Portugal, par saber que andam prai carradas de imigrantes de leste? Sera que e preciso haver 1 reportagem que com as obras que vao aparecer por ai (Aeroporto e TGV) que ainda virao mais imigrantes pra ca? Sera que e preciso haver 1 reportagem sobre politica portuguesa para saber que mais de metade dos autarcas,deputadas e identidades politicas estão ligadas a corrupçao? Não saiam de casa não..... É a este ponto que quero chegar exactamente. Alem disso nesta situaçao bastava expulsar aluna e voila. Assunto arrumado.Pedro Escreveu:O facto de existirem não implica que tu tenhas de contribuir para a sua continuidade. Também existem imensos assaltos e não é por isso que eu vou andar aí a roubar carteiras. Eu considero as cábulas como uma das maiores mentiras que um aluno pode fazer a si próprio... há muitos que, se se aplicassem tanto a estudar como se aplicam a arranjar métodos para copiar, teriam boas notas. E digo-te que já dei zeros a alunos que apanhei a copiar, mesmo em testes... é aborrecido ter de o fazer, mas serviu de lição, porque a grande maioria não voltou a repetir a brincadeira. Aprenderam que mais vale uma nota mais fraquinha mas conseguida por eles do que um zero.dif88 Escreveu:Quanto a passar cábulas... Pedro, em que realidade é que vives? Existem desde sempre, assim como os casos de indisciplina.
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
dif88, a aluna não foi castigada por usar o telemóvel. Toda esta polémica gerada em torno deste assunto deve-se, não ao uso que ela estava a fazer do telemóvel mas, isso sim, ao comportamento que teve quando a professora lhe quis tirar o telemóvel.dif88 Escreveu:... quantos de nós já não estivemos a mandar SMS nas aulas? Ou isto é um fórum de santinhos, onde nunca ninguém fez asneira? Não estou a desculpar a atitude da aluna, que é totalmente condenável. Mas o erro que ela cometeu no que diz respeito ao telemóvel, quantos de nós já não o cometemos também? Sim, no meu 9º ano também fiquei sem o telemóvel até ao fim de uma aula de português, isso não faz de mim uma rebelde mal educada!
Quantos de nós já não tentámos ludibriar os profs, com esquemas simples ou marados? Mascar pastilha na aula disfarçadamente, mandar papelinhos aos colegas... Não sejam tão "paternalistas" e lembrem-se que já todos nós fomos alunos de ensino básico/secundário.
Volto a referir que só estou a falar em relação ao telemóvel e a erros que cometemos em salas de aula. A atitude da miúda em virar-se contra a prof é absolutamente condenável!
É óbvio que já todos tentámos enganar os professores: não falávamos com os colegas em voz alta, não copiávamos às descaradas, etc. A diferença é que todos (grande parte de nós) tinhamos respeito pelos professores e, embora cometessemos erros, sabiamos que estavamos a cometê-los e, se fossemos apanhados e chamados à atenção, na grande parte das vezes isso era suficiente para pararmos. Isso não acontece hoje em dia. Actualmente, há uma enorme falta de respeito e, por isso, acontecem coisas que, no meu tempo de estudante (ensino básico, entenda-se), eram impensáveis! Agora, não podes vir aqui dizer que já todos usámos o telemóvel dentro das salas de aula (eu só tive um telemóvel quando entre no ensino superior), que já passamos papelinhos e mais não sei o quê e dizer que isso é normal! Isso são quebras de regras de conduta numa sala de aula. Eu até admito que poderia passar papelinhos aos colegas, mas sei perfeitamente que isso era errado e que, se fosse apanhado, merecia ser castigado. Lá porque todos fizéssemos isso, não quer dizer que é um acto desculpável.
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
*estrelinha*
- Iniciado

banjix Escreveu:Agora, não podes vir aqui dizer que já todos usámos o telemóvel dentro das salas de aula (eu só tive um telemóvel quando entre no ensino superior), que já passamos papelinhos e mais não sei o quê e dizer que isso é normal! Isso são quebras de regras de conduta numa sala de aula. Eu até admito que poderia passar papelinhos aos colegas, mas sei perfeitamente que isso era errado e que, se fosse apanhado, merecia ser castigado. Lá porque todos fizéssemos isso, não quer dizer que é um acto desculpável.
exactamente banjix o ponto de vista dela é que estava achar que estávamos a ter uma reacção muito como é que hei-de dizer...de espanto quando na verdade isto que aconteceu já acontece...uso do telemovel papelinhos cábulas etc . Só que ninguém disse que era um acto desculpável a questão aqui é como tu referis-te...se pisasses o risco eras avisado e saberias que terias de parar se não eras castigado e a aluna pisou o risco foi avisada e partiu para a ignorância para a violência física e verbal.... o problema está aqui...porque é que tu no teu tempo , eu no meu e etc tinhamos capacidade para acatar a ordens e respeitar os outros e os miudos de agora não???
-
*estrelinha*
- Iniciado

Lino Escreveu:Já fiz cábulas, mas como bons auxiliares de memória que são no acto de as fazermos, não precisei delas no fim de contas, pois fazê-las ajuda a decorar as coisas... também já copiei (música), mas não aconselho a ninguém... levar uma gabardine no Verão é capaz de dar nas vistas...
lol e não deu nas vista a gabardine no verão???lol quanto ás cábulas acontecia-me o mesmo...passava para lá a matéria que não tinha conseguido decorar e no fim acabava por decorar o que tinha nos papelitus e não chegava a usar lol
-
luz
- Novato

- Registado: quarta-feira, 24 outubro 2007 20:36
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
rigor
- Veterano

- Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44
-
lily!
- Iniciado

- Registado: quarta-feira, 04 maio 2005 16:21
Cá para mim a unica diferença que existe entre o "teu" tempo e o "agora" tempo, é que agora existe uma tremenda facilidade de divulgação do que quer que seja.*estrelinha* Escreveu:o problema está aqui...porque é que tu no teu tempo , eu no meu e etc tinhamos capacidade para acatar a ordens e respeitar os outros e os miudos de agora não???
-
*estrelinha*
- Iniciado

-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Não usei a gabardine, mas era uma história que ouvia frequentemente...*estrelinha* Escreveu:Lino Escreveu:Já fiz cábulas, mas como bons auxiliares de memória que são no acto de as fazermos, não precisei delas no fim de contas, pois fazê-las ajuda a decorar as coisas... também já copiei (música), mas não aconselho a ninguém... levar uma gabardine no Verão é capaz de dar nas vistas...
lol e não deu nas vista a gabardine no verão???lol quanto ás cábulas acontecia-me o mesmo...passava para lá a matéria que não tinha conseguido decorar e no fim acabava por decorar o que tinha nos papelitus e não chegava a usar lol
-
luz
- Novato

- Registado: quarta-feira, 24 outubro 2007 20:36
Ex-professor da ministra faz a crítica da personagem:
http://ramiromarques.blogspot.com/2008/ ... ca-da.html
http://ramiromarques.blogspot.com/2008/ ... ca-da.html