Desde 98 (e até antes disso) altura em que foi chumbado o aborto livre que o estado teve muito tempo para preparar a educação sexual nas escolas, através de psicologas, acções de formações, debates, passa-palavra, etc.
E Nada fez, acho caricato dizerem que se o sim ganhar o governo vai mexer-se nessa matéria.
Se o sim ganhar ( o que tenho as minhas dúvidas, mas também não me choca) espero que o serviço nacional de saúde / governo / estado não comparticipe abortos.
Quem os quiser fazer que faça em clínicas privadas a seu próprio custo. Peça factura (para que ambos paguem o iva e a empresa irc) e que esta não seja dedutível em despesas de saúde.
Se não há dinheiro nem condições para manter urgências e maternidades (serviços primários de saúde) também não deve haver para financiar abortos livres.
Outro motivo é porque não considero justo que por vontade própria pessoas passem à frente de listas de espera de doentes com doença reais
E penso que qualquer pessoa concordará comigo.
Concluindo, já devia estar delineado o que fazer caso o sim ganhe (e vice-versa).
A pergunta (que está mal formulada) deveria ter mais alíneas para o caso de concordar e englobar isto do sns.
Somando pós e contras vou votar não
PS: Não sei se viram esta sondagem:
http://dn.sapo.pt/2007/01/31/nacional/6 ... s_sns.html
Acho um vergonha 66% defenderem que seja feito no sns...
Referendo 11 de Fevereiro sobre o aborto!
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
A informação que mulheres surdas não podiam tomar a pílula foi me dita por vários médicos, no entanto, hoje tentei confirmar isso e de facto é apenas um receio que certos médicos têm. Não tendo assim fundamento.
Não quis dizer mentiras, mas de facto era o que me tinha sido dito.
já agora, a minha mãe engravidou em 1996. Tinha 40 anos e a gravidez não foi esperada, a primeira coisa que lhe perguntaram foi se queria abortar e deram-lhe o contacto de uma clínica na figueira da foz. Isto foi bem antes do 1º referendo, e acredito que continue a ser assim agora...
Resumindo a minha opinião existem outros assuntos bem mais importantes que o da pratica da IVG.(já sei que ao dizer isto me vão cair em cima...mas pronto, é a minha opinião)
Não quis dizer mentiras, mas de facto era o que me tinha sido dito.
já agora, a minha mãe engravidou em 1996. Tinha 40 anos e a gravidez não foi esperada, a primeira coisa que lhe perguntaram foi se queria abortar e deram-lhe o contacto de uma clínica na figueira da foz. Isto foi bem antes do 1º referendo, e acredito que continue a ser assim agora...
Resumindo a minha opinião existem outros assuntos bem mais importantes que o da pratica da IVG.(já sei que ao dizer isto me vão cair em cima...mas pronto, é a minha opinião)
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Então também não devia de haver dinheiro para os kit's dos drogados, assim como se tu te magoares por negligência tua começas também a pagar todos os cuidados em vez de apenas pagares a taxa moderadora! Assim como também deveria acabar o subsidio que dão aos ciganos, e as casas aos que moram ns bairros de lata e por aí fora...Pretender Escreveu: Se não há dinheiro nem condições para manter urgências e maternidades (serviços primários de saúde) também não deve haver para financiar abortos livres.
Mas quem é que passa a frente de quem? Não percebi esta, mas se é o que estou a pensar, em relação às listas de espera de cirurgia, para realizar a IVG não necessita de nenhuma cirurgia nem passa a frente de ninguém!Pretender Escreveu:Outro motivo é porque não considero justo que por vontade própria pessoas passem à frente de listas de espera de doentes com doença reais
E penso que qualquer pessoa concordará comigo.
Concluindo, o pessoal do Não pegaram nestes argumentos e ficaram sempre a bater na mesma tecla, so mudando um pouco a maneira como os apresentam.
Só espero que se o não ganhar que o governo siga na mesma para a frente e mude a lei!
-
Leia
- Lendário

Concordo com o Duffy.
Já agora, as urgências não estão a ser fechadas por falta de dinheiro.Estão a ser fechadas por redundancias de serviços ou então pelo facto de existir proximo uma urgencia com melhores condições ou de mais faceis acessos.
Está previsto a abertura de serviços de urgência (penso que de serviços mesmo preliminares) em sitios mais isolados do pais.
Já agora, as urgências não estão a ser fechadas por falta de dinheiro.Estão a ser fechadas por redundancias de serviços ou então pelo facto de existir proximo uma urgencia com melhores condições ou de mais faceis acessos.
Está previsto a abertura de serviços de urgência (penso que de serviços mesmo preliminares) em sitios mais isolados do pais.
-
Big_Little
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
-
Leia
- Lendário

Tomar um comprimido é uma cirurgia? Algumas IVG podem ser realizadas dessa forma. Depende do tempo de gestação e de possiveis contra-indicações.
O que o duffy disse, ou pelo menos penso que tenha sido isso que queria dizer, é que uma IVG não é realizada no mesmo serviço que uma cirurgia (por exemplo oftalmica ou torácica). Assim sendo, serviços diferentes => listas de espera diferentes.
O que o duffy disse, ou pelo menos penso que tenha sido isso que queria dizer, é que uma IVG não é realizada no mesmo serviço que uma cirurgia (por exemplo oftalmica ou torácica). Assim sendo, serviços diferentes => listas de espera diferentes.
-
Briooosa
- Banido
- Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58
nao,pelo que o pessoal "informado" esta a dizer é só chegar lá e a está feito,nao envolve consultas antes,nem tratamentos ou consulta depois,acompanhamentos medicos,etc.logo deve ser por esse motivo que nao passam á frente de ninguem...e nem envolve custos nenhuns.Big_Little Escreveu:Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?
um aborto fica o mesmo preço que em media 2 cirurgias...mas o ppl diz que nao e nao passam á frente de ninguem nem que seja nas consultas nem nada...lol...esperam 2 anos como alguns se calhar...
-
Briooosa
- Banido
entao sempre há listas de espera...esperemos é que nao sejam muito longasLeia Escreveu:Tomar um comprimido é uma cirurgia? Algumas IVG podem ser realizadas dessa forma. Depende do tempo de gestação e de possiveis contra-indicações.
-
Leia
- Lendário

-
duffy
- Lendário

Cirurgia? Tu sabes como se processa uma IVG? Se não sabes não arranjes argumentos descabidos e sem fundamento! Existem várias especialidades na medicina, o aborto insere-se na parte da obstetricia e ginecologia, não tem nada a ver com a cirurgia! Se não sabes como se processa uma IVG procura no google.Big_Little Escreveu:Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?
-
duffy
- Lendário

Onde é que foste buscar a ideia que um aborto fica ao preço de duas cirurgias? Ou se leste em algum lado sempre podias colocar a fonte. Por este andar estão a dizer que a mulher tem que ser internada um dia antes, levar anestesia geral, ser operada com uma equipa de dois cirurgiões, e depois ficar no hospital uma semana a recuperarBriooosa Escreveu:nao,pelo que o pessoal "informado" esta a dizer é só chegar lá e a está feito,nao envolve consultas antes,nem tratamentos ou consulta depois,acompanhamentos medicos,etc.logo deve ser por esse motivo que nao passam á frente de ninguem...e nem envolve custos nenhuns.Big_Little Escreveu:Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?
um aborto fica o mesmo preço que em media 2 cirurgias...mas o ppl diz que nao e nao passam á frente de ninguem nem que seja nas consultas nem nada...lol...esperam 2 anos como alguns se calhar...
-
Big_Little
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
duffy Escreveu:Cirurgia? Tu sabes como se processa uma IVG? Se não sabes não arranjes argumentos descabidos e sem fundamento! Existem várias especialidades na medicina, o aborto insere-se na parte da obstetricia e ginecologia, não tem nada a ver com a cirurgia! Se não sabes como se processa uma IVG procura no google.Big_Little Escreveu:Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?
E quem te disse a ti, que nao é uma cirurgia? E quem te disse que nao sei o que se passa numa IVG? Que em muitos casos (nao todos) se trata de uma cirurgia trata! Sabes que tirar um sinal (por mais minimo que seja) também é uma cirurgia?
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
So pra acrescentar lenha na fogueira fazer um aborto pode ser relativamente facil...mas tb pode dar problemas facilmente
http://www.womenonwaves.org/set-1020.191-en.html
pros que aida tem duvidas
http://www.womenonweb.org/
http://www.womenonwaves.org/set-1020.191-en.html
pros que aida tem duvidas
http://www.womenonweb.org/
-
duffy
- Lendário

E pronto... eu não estou aqui para contrariar ninguém, é a tua opinião.Big_Little Escreveu:duffy Escreveu:Cirurgia? Tu sabes como se processa uma IVG? Se não sabes não arranjes argumentos descabidos e sem fundamento! Existem várias especialidades na medicina, o aborto insere-se na parte da obstetricia e ginecologia, não tem nada a ver com a cirurgia! Se não sabes como se processa uma IVG procura no google.Big_Little Escreveu:Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?
E quem te disse a ti, que nao é uma cirurgia? E quem te disse que nao sei o que se passa numa IVG? Que em muitos casos (nao todos) se trata de uma cirurgia trata! Sabes que tirar um sinal (por mais minimo que seja) também é uma cirurgia?
Já agora a IVG até às 10 ou 12 semanas pode ser feita com medicamentos, ou então através do método da aspiração, isso também é considerado cirurgia? Já agora sabes porque existem as listas de espera na especialidade de cirurgia?
-
Briooosa
- Banido
é assim,pelos valores ate agora apresentados e pelos preços que sao praticados por exemplo em espanha,um aborto fica entre os 350 e 400 euros,e estima-se que em portugal se gastem 10 a 15 milhoes de euros por ano se o sim ganhar,esta em todo o lado,se tens internet procura se quiseres,nao estou pra andarem a dizer que as minhas fontes sao manipuladas,etc.duffy Escreveu:
Onde é que foste buscar a ideia que um aborto fica ao preço de duas cirurgias? Ou se leste em algum lado sempre podias colocar a fonte. Por este andar estão a dizer que a mulher tem que ser internada um dia antes, levar anestesia geral, ser operada com uma equipa de dois cirurgiões, e depois ficar no hospital uma semana a recuperar
dito isto,e tendo em conta que existem muitos tipos de cirurgias simples que nao chegam por exemplo a 100 euros,e existem listas de espera...