Referendo 11 de Fevereiro sobre o aborto!

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pretender
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18

Mensagem por Pretender »

Desde 98 (e até antes disso) altura em que foi chumbado o aborto livre que o estado teve muito tempo para preparar a educação sexual nas escolas, através de psicologas, acções de formações, debates, passa-palavra, etc.
E Nada fez, acho caricato dizerem que se o sim ganhar o governo vai mexer-se nessa matéria.

Se o sim ganhar ( o que tenho as minhas dúvidas, mas também não me choca) espero que o serviço nacional de saúde / governo / estado não comparticipe abortos.
Quem os quiser fazer que faça em clínicas privadas a seu próprio custo. Peça factura (para que ambos paguem o iva e a empresa irc) e que esta não seja dedutível em despesas de saúde.

Se não há dinheiro nem condições para manter urgências e maternidades (serviços primários de saúde) também não deve haver para financiar abortos livres.

Outro motivo é porque não considero justo que por vontade própria pessoas passem à frente de listas de espera de doentes com doença reais
E penso que qualquer pessoa concordará comigo.

Concluindo, já devia estar delineado o que fazer caso o sim ganhe (e vice-versa).
A pergunta (que está mal formulada) deveria ter mais alíneas para o caso de concordar e englobar isto do sns.

Somando pós e contras vou votar não

PS: Não sei se viram esta sondagem:
http://dn.sapo.pt/2007/01/31/nacional/6 ... s_sns.html

Acho um vergonha 66% defenderem que seja feito no sns...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A informação que mulheres surdas não podiam tomar a pílula foi me dita por vários médicos, no entanto, hoje tentei confirmar isso e de facto é apenas um receio que certos médicos têm. Não tendo assim fundamento.

Não quis dizer mentiras, mas de facto era o que me tinha sido dito.

já agora, a minha mãe engravidou em 1996. Tinha 40 anos e a gravidez não foi esperada, a primeira coisa que lhe perguntaram foi se queria abortar e deram-lhe o contacto de uma clínica na figueira da foz. Isto foi bem antes do 1º referendo, e acredito que continue a ser assim agora...

Resumindo a minha opinião existem outros assuntos bem mais importantes que o da pratica da IVG.(já sei que ao dizer isto me vão cair em cima...mas pronto, é a minha opinião)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pretender Escreveu: Se não há dinheiro nem condições para manter urgências e maternidades (serviços primários de saúde) também não deve haver para financiar abortos livres.
Então também não devia de haver dinheiro para os kit's dos drogados, assim como se tu te magoares por negligência tua começas também a pagar todos os cuidados em vez de apenas pagares a taxa moderadora! Assim como também deveria acabar o subsidio que dão aos ciganos, e as casas aos que moram ns bairros de lata e por aí fora...

Pretender Escreveu:Outro motivo é porque não considero justo que por vontade própria pessoas passem à frente de listas de espera de doentes com doença reais
E penso que qualquer pessoa concordará comigo.
Mas quem é que passa a frente de quem? Não percebi esta, mas se é o que estou a pensar, em relação às listas de espera de cirurgia, para realizar a IVG não necessita de nenhuma cirurgia nem passa a frente de ninguém!

Concluindo, o pessoal do Não pegaram nestes argumentos e ficaram sempre a bater na mesma tecla, so mudando um pouco a maneira como os apresentam.

Só espero que se o não ganhar que o governo siga na mesma para a frente e mude a lei!

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Concordo com o Duffy.

Já agora, as urgências não estão a ser fechadas por falta de dinheiro.Estão a ser fechadas por redundancias de serviços ou então pelo facto de existir proximo uma urgencia com melhores condições ou de mais faceis acessos.

Está previsto a abertura de serviços de urgência (penso que de serviços mesmo preliminares) em sitios mais isolados do pais.

Big_Little
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29

Mensagem por Big_Little »

Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Tomar um comprimido é uma cirurgia? Algumas IVG podem ser realizadas dessa forma. Depende do tempo de gestação e de possiveis contra-indicações.

O que o duffy disse, ou pelo menos penso que tenha sido isso que queria dizer, é que uma IVG não é realizada no mesmo serviço que uma cirurgia (por exemplo oftalmica ou torácica). Assim sendo, serviços diferentes => listas de espera diferentes.

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Big_Little Escreveu:Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?
nao,pelo que o pessoal "informado" esta a dizer é só chegar lá e a está feito,nao envolve consultas antes,nem tratamentos ou consulta depois,acompanhamentos medicos,etc.logo deve ser por esse motivo que nao passam á frente de ninguem...e nem envolve custos nenhuns.

um aborto fica o mesmo preço que em media 2 cirurgias...mas o ppl diz que nao e nao passam á frente de ninguem nem que seja nas consultas nem nada...lol...esperam 2 anos como alguns se calhar...

Briooosa
Banido

Mensagem por Briooosa »

Leia Escreveu:Tomar um comprimido é uma cirurgia? Algumas IVG podem ser realizadas dessa forma. Depende do tempo de gestação e de possiveis contra-indicações.

O que o duffy disse, ou pelo menos penso que tenha sido isso que queria dizer, é que uma IVG não é realizada no mesmo serviço que uma cirurgia (por exemplo oftalmica ou torácica). Assim sendo, serviços diferentes => listas de espera diferentes.
entao sempre há listas de espera...esperemos é que nao sejam muito longas

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

LOL... como se pode dizer que existem listas de espera de algo que ainda nem sequer existe?

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Big_Little Escreveu:Fazer um IVG não é uma cirurgia?!?! Então em que situação médica se enquadra? Num tratamento?!!?
Cirurgia? Tu sabes como se processa uma IVG? Se não sabes não arranjes argumentos descabidos e sem fundamento! Existem várias especialidades na medicina, o aborto insere-se na parte da obstetricia e ginecologia, não tem nada a ver com a cirurgia! Se não sabes como se processa uma IVG procura no google.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Briooosa Escreveu:
nao,pelo que o pessoal "informado" esta a dizer é só chegar lá e a está feito,nao envolve consultas antes,nem tratamentos ou consulta depois,acompanhamentos medicos,etc.logo deve ser por esse motivo que nao passam á frente de ninguem...e nem envolve custos nenhuns.

um aborto fica o mesmo preço que em media 2 cirurgias...mas o ppl diz que nao e nao passam á frente de ninguem nem que seja nas consultas nem nada...lol...esperam 2 anos como alguns se calhar...
Onde é que foste buscar a ideia que um aborto fica ao preço de duas cirurgias? Ou se leste em algum lado sempre podias colocar a fonte. Por este andar estão a dizer que a mulher tem que ser internada um dia antes, levar anestesia geral, ser operada com uma equipa de dois cirurgiões, e depois ficar no hospital uma semana a recuperar :lol:

Big_Little
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29

Mensagem por Big_Little »

duffy Escreveu:
Cirurgia? Tu sabes como se processa uma IVG? Se não sabes não arranjes argumentos descabidos e sem fundamento! Existem várias especialidades na medicina, o aborto insere-se na parte da obstetricia e ginecologia, não tem nada a ver com a cirurgia! Se não sabes como se processa uma IVG procura no google.

E quem te disse a ti, que nao é uma cirurgia? E quem te disse que nao sei o que se passa numa IVG? Que em muitos casos (nao todos) se trata de uma cirurgia trata! Sabes que tirar um sinal (por mais minimo que seja) também é uma cirurgia?

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

So pra acrescentar lenha na fogueira fazer um aborto pode ser relativamente facil...mas tb pode dar problemas facilmente

http://www.womenonwaves.org/set-1020.191-en.html

pros que aida tem duvidas

http://www.womenonweb.org/

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Big_Little Escreveu:
duffy Escreveu:

E quem te disse a ti, que nao é uma cirurgia? E quem te disse que nao sei o que se passa numa IVG? Que em muitos casos (nao todos) se trata de uma cirurgia trata! Sabes que tirar um sinal (por mais minimo que seja) também é uma cirurgia?
E pronto... eu não estou aqui para contrariar ninguém, é a tua opinião.
Já agora a IVG até às 10 ou 12 semanas pode ser feita com medicamentos, ou então através do método da aspiração, isso também é considerado cirurgia? Já agora sabes porque existem as listas de espera na especialidade de cirurgia?

Briooosa
Banido

Mensagem por Briooosa »

duffy Escreveu:
Onde é que foste buscar a ideia que um aborto fica ao preço de duas cirurgias? Ou se leste em algum lado sempre podias colocar a fonte. Por este andar estão a dizer que a mulher tem que ser internada um dia antes, levar anestesia geral, ser operada com uma equipa de dois cirurgiões, e depois ficar no hospital uma semana a recuperar :lol:
é assim,pelos valores ate agora apresentados e pelos preços que sao praticados por exemplo em espanha,um aborto fica entre os 350 e 400 euros,e estima-se que em portugal se gastem 10 a 15 milhoes de euros por ano se o sim ganhar,esta em todo o lado,se tens internet procura se quiseres,nao estou pra andarem a dizer que as minhas fontes sao manipuladas,etc.

dito isto,e tendo em conta que existem muitos tipos de cirurgias simples que nao chegam por exemplo a 100 euros,e existem listas de espera...