Instalar auto-rádio

O geral das generalidades... para discutir tudo!
map
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30

Mensagem por map »

Pedro Escreveu:Amanhã passo pela Rádio Popular e pergunto, para ver se evito o "depende". :p
O mais fácil será realmente tirar o radio antigo e ver as fichas. O que poderá acontecer é ter que comprar um "adaptador/conversor" consoante a marca/modelo do carro e a marca do auto-radio, mas se o carro não for assim tão antigo é só ligar as fichas que vem com o rádio ás que estão no carro.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Onde é que nesta cidade posso comprar e instalar um auto-rádio? Tudo na mesma loja?
O que o Pedro mencionou no 1º post servia-me perfeitamente, mas queria que me instalassem também, não vá haver incompatibilidades do género que o Pedro mencionou.
A Norauto revelou-se um flop. Fui lá, mas a diversidade da escolha era fraquinha e quem me atendeu, pareceu-me perceber tanto daquilo como eu.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu ainda não tratei disso, por falta de tempo (no entanto, ainda bem que adiei a compra, porque o mesmo modelo está agora €20 mais barato). Reparei na Rádio Popular que eles têm no site uma indicação de que fazem a instalação de auto-rádios, mas não sei se é gratuito ou não. Alguém já experimentou?

Aproveitei e enviei e-mail à Rádio Popular, vamos ver se respondem.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Olha, pois, parece que a Rádio Popular faz montagem. Duvido que seja gratuito, mas isso também não me importa. Não há-de ser nenhuma fortuna.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

que idade tem o teu carro? menos de 10 anos tem fichas iso é plug & play.

se tem mais vais ter de adaptar/refazer ligações.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Tem menos de 10 anos... mas tem rádio da marca deles (VW)...
O problema é que eu nem sequer sei como tirar o rádio que lá está. Devem-no ter colado com super-cola 3.

Ah e outra coisa... os tamanhos dos autorádios não devem ser standards... como sei que comprando um, ele cabe no buraco que lá está?!

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Chong Li Escreveu:Tem menos de 10 anos... mas tem rádio da marca deles (VW)...
O problema é que eu nem sequer sei como tirar o rádio que lá está. Devem-no ter colado com super-cola 3.

Ah e outra coisa... os tamanhos dos autorádios não devem ser standards... como sei que comprando um, ele cabe no buraco que lá está?!
Também não sou nenhum expert na matéria, mas pelo que me tenho apercebido acho que o corpo em si é standard, a frente é que varia.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

Chong Li Escreveu:Tem menos de 10 anos... mas tem rádio da marca deles (VW)...

a maioria é standart, sao raros os casos que é necessarios espaçadores para por radios nao de origem.

se ele vai comprar blauckpunkt eles dao usn ferros com que se tira o radio e esse sistema é igual ao da grundig.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Pronto, decidi ir à Rádio Popular e já está tudo tratado. Comprei aquele que o Pedro queria, mas ainda há lá mais caixas :p Foram 59 aérios.
No sitio das caixas está lá esse preço, mas na montra (dos auto-rádios) ainda está (ou estava) o preço antigo (79 aérios).

Quanto à instalação, o rapaz que me atendeu ficou um pouco surpreendido quando lhe disse que no site estava escrito que a faziam... mas não levantou qualquer tipo de problema, disse que era fácil e que podia instalá-lo sem problema (gratuito). Foi ao meu carro para ver o tipo de ligações e viu que era tudo compatível (como disse o duffy, plug & play). O buraco também era à medida. Por isso comprei.

O único problema foi a caixa de CD´s. Apesar de nas instruções do rádio estar escrito que está preparado para ligar à caixa, a verdade é que não funciona. Tem a ligação, mas não reconhece a caixa de CD´s. O problema penso que seja da minha caixa só levar um CD de cada vez, e nas instruções do auto-rádio fala em "caixa de multi CD´s"...

Mas pronto também agora já não se ouvem CD´s e quando trocar de carro meto o rádio que lá estava.

Gostei bastante do atendimento.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Então vou passar por lá e fazer a mesma coisa. :p A minha caixa de CDs é multi-CD, pode ser que funcione. Quanto ao rádio, quais as primeiras impressões?

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Quanto ao rádio ainda não tive muito tempo a experimentá-lo. Foi mesmo só na viagem de regresso a casa. Assim à primeira vista parece razoavelzinho. Também não convém ter um autorádio muito bom, por causa dos Betos Mãozinhas....

Ainda não testei o cartão. Houve uma coisa que já reparei e me lixou. Parece que não desliga quando tiro a chave da ignição. Ou melhor... desliga-se mas volta a ligar-se automaticamente. Tem que se carregar no botão para o off ser definitivo. Ou então, sou eu que ainda não domino aquilo bem.... é como digo, tenho que manuseá-lo mais um tempinho.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

Chong Li Escreveu:Quanto ao rádio ainda não tive muito tempo a experimentá-lo. Foi mesmo só na viagem de regresso a casa. Assim à primeira vista parece razoavelzinho. Também não convém ter um autorádio muito bom, por causa dos Betos Mãozinhas....

Ainda não testei o cartão. Houve uma coisa que já reparei e me lixou. Parece que não desliga quando tiro a chave da ignição. Ou melhor... desliga-se mas volta a ligar-se automaticamente. Tem que se carregar no botão para o off ser definitivo. Ou então, sou eu que ainda não domino aquilo bem.... é como digo, tenho que manuseá-lo mais um tempinho.
isso é da ligaçao que tens. tens de por a corrente principal do radio a vir do canhao da chave e nao da bateria.

agora é tunning B)

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Chong Li Escreveu:Parece que não desliga quando tiro a chave da ignição. Ou melhor... desliga-se mas volta a ligar-se automaticamente. Tem que se carregar no botão para o off ser definitivo.
O meu actual faz a mesma coisa. No meu caso, há uma solução simples... ele desliga-se sempre ao retirar o painel destacável. :p Esse deve ter o mesmo comportamento. Como eu já ganhei o hábito de o tirar e meter no bolso sempre que saio do carro...

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

dawn_to_dusk_ Escreveu: isso é da ligaçao que tens. tens de por a corrente principal do radio a vir do canhao da chave e nao da bateria.

agora é tunning B)
Isso ja é muita fruta... :mrgreen:
Pedro Escreveu:O meu actual faz a mesma coisa. :p No meu caso, há uma solução simples... ele desliga-se sempre ao retirar o painel destacável. Esse deve ter o mesmo comportamento. Como eu já ganhei o hábito de o tirar e meter no bolso sempre que saio do carro...
Pois assim ele desliga-se, só que eu não tinha esse hábito... deixava sempre o rádio no carro. Vou ter que ganhar esse hábito. No entanto, parece que é possível ligar/desligar através da ignição, segundo o livro das instruções. "Se o aparelho estiver correctamente ligado à ignição do automóvel e se não for desligado com a tecla 2, ele liga-se e desliga-se juntamente com a ignição".

Tenho que averiguar...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

Chong Li Escreveu:
Pedro Escreveu:O meu actual faz a mesma coisa. :p No meu caso, há uma solução simples... ele desliga-se sempre ao retirar o painel destacável. Esse deve ter o mesmo comportamento. Como eu já ganhei o hábito de o tirar e meter no bolso sempre que saio do carro...
Pois assim ele desliga-se, só que eu não tinha esse hábito... deixava sempre o rádio no carro. Vou ter que ganhar esse hábito. No entanto, parece que é possível ligar/desligar através da ignição, segundo o livro das instruções. "Se o aparelho estiver correctamente ligado à ignição do automóvel e se não for desligado com a tecla 2, ele liga-se e desliga-se juntamente com a ignição".

Tenho que averiguar...

isso do manual foi o que eu disse.